Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje, a prefeitura de Itabuna convocou o vice-presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Itabuna (Avai), Márcio “Ikita” Higino, para uma reunião no centro administrativo Firmino Alves, e exigiu-se dele que decidisse, sozinho, para onde vão os camelôs que hoje atuam na avenida do Cinquentenário.

Aqui, abrimos parêntese: na última segunda-feira, 12, a prefeitura convocou os ambulantes para justamente definir, em assembleia, para qual lugar iriam. Deu praça Camacan. E a prefeitura acordou, com tudo registrado em ata.

Voltemos à reunião de hoje, pela manhã, na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo: Foi enorme a pressão em cima do rapaz, gente humilde e uma liderança dos ambulantes. A certa altura, se disse que os camelôs terão até a próxima segunda-feira, 19, para deixar a Cinquentenário. É isso, ou sentirão o peso da repressão policial. E como se trata de um governo de militares, seria bom não duvidar da promessa, senhor “Ikita”. Mas ele resistiu.

A pressão psicológica, conforme relatos chegados a este blog, constou de tapa (nem tão leve) no ombro da liderança dos informais, seguido de um adjetivo que só os mais baixos dos senhores podem atribuir a um homem: “frouxo”.

O homem do tapinha (ou tapão) é conhecido por ser, digamos, “de fino trato”. É de família tradicional e ocupa terceiro escalão no governo. Muitos o conhecem apenas pelo sobrenome: Bittar. Disse que Ikita era frouxo e que não servia para liderar os camelôs, pois, do contrário, decidiria, sozinho, pelos demais. A ferro e fogo. Sabe como é que é, no estilo dele.

Com a calma e a resistência de Ikita – e a explicação de que ele decide, sim, mas em grupo -, os prepostos da prefeitura não tiveram outra saída a não ser oferecer duas novas opções para os camelôs. A praça Camacan foi descartada.

As novas possibilidades são a Alameda da Juventude (na Beira-Rio) e a praça em frente ao antigo Sesp, no “Cantinho da Mentira”. A decisão sai em assembleia na próxima terça, 20. Resta saber se os camelôs não serão chamados à uma nova assembleia.

(Ao secretário Carlos Leahy, da Indústria, Comércio e Turismo, e ao prefeito Capitão Azevedo, recomendamos mais atenção em relação aos seus colaboradores.)

29 respostas

  1. Esqueceram qual a origem?
    DITADURA=ARENA=PDS=PFL=DEM.eles do governo atual tem essa origem do FERRO E FOGO.É NA BASE DOS SEUS INTERESES, A PRAÇA OTÁVIO MANGABEIRA JA É PROPIEDADE DA PIZZARIA QUE É GENTE DELES.MIM PROVE AO CONTRARIO.GOSTARIA DE VER A RELAÇÃO DAS EMPRESAS QUE PARTICIPARAM DA LICITAÇÃO PARA USAR AQUELE ESPAÇO NAS NOITES.ESPAÇO MUITO VALIOSO.ENQUANTO ISTO OS CAMELOES VÃO PASTANDO DE UM LADO PARA O OUTRO ELES NÃO TEM PADRINHO FORTES.

  2. perdão, mas tem que tirar mecismo eles de lá, a cinquentenario ficou inviavel para os donos de loja que pagam impostos em dia sobreviver. mas há uma solução facil, retirar eles de lá e colocar em um lugar afastado, no entanto teriam que retirar todos os produtos “importados” da cinquentenario e ruas adjacentes, se quer ficar na cinquentenario e ruas vizinhas que pague todos os impostos e so trabalhe com produtos legalizados, por que se a cinquentenario ficar coalhada de lojas de 1,99, falsificados e contrabandeados uma rua exclusiva para camelos longe dali fica inviavel.

  3. Não entendo vocês do Pimenta: primeiro reclamam porque o Governo teria afrouxado e que a praça Camacã seria destruída e que a atual administração não tem pulso…blá blá blá…
    Agora insinuam que Governo está sendo “militar”, que vai fazer e acontecer…(um Governo que dialoga, não se omite).
    Acho que vocês já perceberam que esta administração está tentando fazer algo que o PT em Itabuna não fez: desenvolvimentismo, por isso, esta marcação em cima da atual administração.
    Pois é, está parecendo “dor de cotovelo”rsrsrs. Tomem SE-MANCOL.

    Da Redação: “Wallace”, releia o texto. A destruição citada pelo senhor, e da qual lembramos, não pode ser creditada à chegada dos camelôs. A praça está abandonada há muito tempo. Fonte que não funciona, pedras do piso soltas, falta de limpeza… A falta de pulso não dever ser entendida como ‘falta de força’. Não confunda alhos com bugalhos.

  4. O blogueiro pode até manifestar sua opinião, afinal de contas o blog é seu, mas daí a inflamar uma discursão tão importante quanto essa acho exagero.
    Se não vejamos: Percebo que de vez em quando o caro blogueiro muda o visual do seu blog, sempre procurando aperfeiçoá-lo, mas nem sempre agradando a todos.
    Assim é o caso da cinquentenário, o coração da nossa cidade, que precisa mudar seu visual e aperfeiçoá-la, também a Pça Camacan. Logo acho um contra-senso enorme deixar os camelôs na nova avenida e tão puco na praça.
    Também concordo que os camelôs não são bandidos, mas também por força de uma situação que é nacional precisam ganhar o pão de cada dia.
    O que não é justo é termos que dividir espaço com eles na calçada ou até mesmo andar pela rua correndo risco, quando todos sabem que o passeio é para transito de pedestres.
    Que se crie uma solução que atenda aqueles que são camelôs de verdade ( e não vendedores de muamba) em local adequado e respeitando o direito de todos os cidadãos que é o de ir e vir.
    Não adiantará fazer o que se fez com os camelôs da Pça Camacan antiga e transferir para outro lugar o mesmo problema que é no caso aquela favelização em cima do canal( herança maldita de FG).

    Da Redação: “Lula”, melhor seria se o senhor relesse o texto. Não nos posicionamos contra a mudança. Acreditamos que as calçadas devem estar livres para os pedestres (e livres tanto daquelas bancadas de lojistas quanto de barracas de camelôs). Do que reclamamos? Do tratamento dispensado àqueles que, aparentemente, não têm força frente ao governo. Apenas isso.

  5. Por favor no beira rio não, Vai poluir o rio cachoeira ainda mais. Coloca no estacionamento da prefeitura lá tem 2 bancos, tem secretários cheio de dinheiro, os funcionários recebem em dia, estar dentro do maior bairro de Itabuna.
    Na praça em frente o Sesp tambem não, porque vai encomodar os alunos da FTC e os doentes que andam naquela unidade de saúde.

  6. A praça Rio Cachoeira realmente é uma solução maravilhosa, inteligentíssima. Realmente, estamos em um governo de “gênios”!!!!!

  7. wallace sergio ta doido? desenvolvementismo nesse governo? que ação voce viu que te inspira um pensamento deste? não vi este governo fazer nada ainda, o que já uma vantagem considerando que tudo que o anterior fez foi destruir…

  8. atraiu novas industrias? não
    dinamizou o comercio? não
    fez alguma obra de infra estrutura que crie condiçoes para o desenvolvimento da cidade? não
    influenciou positivamente qualquer setor agricola? não
    teve alguma ação pro setor de serviços? não
    e como anda a criaçãode empregos? pifia

    sinceramente wallace sergio não sei de onde voce tirou esse desenvolvementismo. ele só é um governo razoavel se comparado com o anterior e o caos e roubo da saude daquele.

  9. cara o que voce falou foi tão absurdo que nem deu para rir. tava tentando lembrar das coisas boas que esse governo fez e sinceramente so consegui lembrar da atual ampliaçaõ da ponte do bairro de fatima e da reurbanização do são pedro, obras que se arrastam a perder de vista e que tem sido feitas porcamente (no caso do são pedro). tirando isso eu não vi nada. a ampliação em 30 cm das calçadas da cinquentenario é apenas cosmetica, bobagem pouca que não terá reflexo positivo algum, quanto a tiras os camelos, o reflexo provavelmente será negativo, assim como foi a limitação do tamanho das placas em são paulo, até será bom para mim que quero transitar livremente, mas não sei o que vai acontecer quando os trocentos ambulantes nao conseguirem mais sustentar as familias. já dei uma sugestão e acredito que seja a melhor, retirar dali, colocar em uma rua pouco conhecida e sem muito movimento e proibir muamba (pirateados (cds, dvds) ou contrabandeados (lojas de 1,99)na cinquentenario e adjacencias, isso irá quebrar umas 5 ou 6 (traduzindo em 20 ou 30 funcionarios na pior das hipoteses) lojas que terão que mudar de ramo (recontratando 20 ou 30 funcionarios a depender do setor) ou viver dentro da lei e não a margem dela, mas em compensação irá dinamizar uma nova area da cidade como area de produtos “importados” e salvar trocentos camelos, alem disso de quebra terá mais espaço para novos camelôs. Agora se tirar dali, jogar para uma rua distante e sem passagem para carros, e a cinquentenario ficar coalhada de lojas de produtos “importados”, é obvio que vai acontecer o que aconteceu com os antigos camelos padronizados (que foram feitos no governo de quem mesmo? quem foi desenvolmentista então?), vão se tornar meros depositos e os camelos vão ser obrigados a ocupar a cinquentenario de novo.

  10. Dizem que é sempre muito fácil opinar sobre a dór dos outros. Se houvesse por parte de algumas pessoas o mínimo de entendimento sobre relações sociais, geração de emprego e renda, a discussão tomaria outro rumo e, não, essa ridícula avaliação: a favor ou contra a administração (Prefeitura). Precisamos enfrentar nossos problemas com o minímo de conhecimento da realidade e visão de futuro. A administração de forma negocial, precisa encontrar agora uma saída temporária e, evidar esforços para apresentar uma solução definitiva. Querer usar apenas o poder de polícia do município em nome de devolver passeios para pedestres, como querem alguns, é empurrar uma gama de trabalhadores que vive a margem dos direitos sociais, direto para a instituciuonalização do crime. Que me perdõe Carlos Lhay e seus defensores: “Diante do primeiro problema real, o secretário se mostrou incompetente, inábil, pau mandado, sem conhecimento e pouco propositivo”!

  11. porque a prefeitura não desapropia uma área dos kauffmam ao lado do
    centro administrativo e coloca esses camelôs por lá??
    nunca vi uma discussão tão idiota por uma comunidade informal que so
    faz poluir a cidade e vender coisas ilegais. e olhe lá se não vendem
    tambem coisas mais proibidas ainda. palhaçada.

  12. Sinceramente…Acho que esse governo hipócrita deveria se preocupar mesnos com que cara a cinquentenário vai virar em seus 100 anos e preocupar-se mais com a saúde, saneamento, segurança, eduacação..Não esses filhos de uma e….fazerem nada que preste…Tem pessoas morrendo em hospitais por incompetência médica e falta de estrutura..Tem crianças e adolescentes virando marginais nessas escolas públicas pois não existe salários dignos para profesores e muito menos segurança….Tem uma morte a cada dia nessa cidade de jovens por causa das drogas e ficam querendo gastar MILHÔES em um projeto cretino de deixar BUNITINHA aquela avenida??…E outra coisa, não é só os camêlos que não pagam inpostos ali não viu..Se forem fiscalizar direitinho tem muitas lojas por ali que parece ser o que não é…Quer saber, essa reforma é mais uma maneira de garantir um aumento na aponsentadoria desses incompetentes..Ou vcs acham mesmo que vão tudo para aquela maquiagem???..Acordemmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!1

  13. Que os camelôs deveriam sair da Cinquentenário, é FATO! Por todos os motivos já citados: desorganização, impostos não pagos, ilegalidade nas mercadorias, falta de espaço para pedestres. Ali na Praça Adami, em frente a Loja Insinuante, passo com medo, segurando minha bolsa com força. Já vi pequenos furtos acontecendo ali… Mas tb é fato, que os camelôs não podem ser jogados em qq lugar, primeiro pq eles retornariam para a Cinquentenário, e segundo pq com a falta de emprego na cidade, eles fariam o q para sustentar suas famílias? Pq então as “autoridades” não buscam exemplos de soluções em outras cidades?? Conquista, por exemlo: tem uma praça onde os camelôs trabalham, com infraestrutura para eles, padronizados. Já que os daqui possuem até uma associação, essa mesma ficaria incubida de fiscalizar a chegada de novos camelôs. O problema maior é q cada um busca resolver a situação tentando tirar proveito próprio. Assim não se resolve problema de camelôs, de Prefeiura, de lojistas, de pedestres…ou seja, a população perde…E o q Itabuna ganha no seu Centenário?!?!?!

  14. “As novas possibilidades são a Alameda da Juventude (na Beira-Rio) e a praça em frente ao antigo Sesp, no “Cantinho da Mentira”. A decisão sai em assembleia na próxima terça, 20. Resta saber se os camelôs não serão chamados à uma nova assembleia.”

    PELO AMOR DE DEUS!!!!
    QUEREM MESMO “ENFEIAR” A CIDADE DE UMA VEZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Esse blog não sabe o que postar.

    Se os camelô fossem para a praça Camacan, vcs estaria falando. Agora se vão tirar, vcs também falam. De que lado vcs estão ???

    Da Redação: Adriana, nossa crítica foi ao método (ou métodos) utilizado pelos representantes municipais para pressionar os camelôs. Dá uma nova lidinha na nota.

  16. ma itabuna voce esta certo/a boa parte das lojas ali contrabandeia tudo são lojas de “importados”, são lojas de roupa made in braz, são lojas de computadores que compram tudo no paraguai… o negocio é impor a legalização 100% na cinquentenario. quer ficar num local privilegiado? fica, mas vai ter que ser dentro da lei e não a margem, com pesadas e duras cobranças. quem quiser ficar ilegal migraria para outra rua longe do centro.

  17. Gente,nós estamos lidando com pessoas que precisam ganhar o pão de cada dia ,no caso os ambulantes.Precisamos achar uma solução para o grande problema que é o LOCAL ,onde esses trabalhadores ambulantes irão ganhar dignamente o sustento para suas familias.Não adianta ficar querendo achar culpados ou malfeitores.Também a POPULAÇÃO exige que o governo municipal (Sr.PREFEITO DE ITABUNA)encontre uma solução viavel para o problema.Sem o interferimento desses secretários incompetentes,e nós elegemos o prefeito,para que ele fosse o GESTOR de fato e de direito de Itabuna.Afinal são esses ambulantes,pessoas humildes que o elegeram.Não adianta passar a responsabilidade para quem o povo não elegeu e nunca elegerá,essa cambada de PUXA-SACO.Que o povo fique de olho neles em 2012,pois só falta 2 anos e meses.Então daremos nossa resposta na URNA……..

  18. Sei não, mas parece que os camelôs não são todos assim tão necessitados… Muita gente ali é filial da pirataria explícita e outras “cositas mas”… Eles mesmos deviam considerar o centenário da cidade; podiam e apresentar sugestões interessantes. Esse povo ignorante só quer se impor, dizendo que tem direitos. E os direitos dos outros que pagam impostos, arrumam suas lojas, mantém funcionários, e tem que suportar aquelas quinquilharias na cara? Ao menos que se respeite isso! Conheço pessoas que se tocaram e montaram suas lojinhas nos bairros e estão se dando bem, enquanto os renitentes ficam ali na pirraça dizendo que são vítimas do desemprego.

  19. Soph, em um ano e quatro meses é difícil você conseguir atrair tudo que me perguntou, mas o primeiro passo é tornar a cidade atrativa. Seja com uma cidade mais bonita, com a principal rua do comércio reestilizada, seja com um tânsito mais fiscalizado (apesar do aumento absurdo de veículos em circuação), seja com os camelôs no local certo, seja abrido vias (Como a Amélia Amado) para desafogar o trânsito…
    Temos que esperar para criticar!
    Abraço.

  20. sao apenas 79 pais de familia e donas de casa buscando o sustento para sua familia tem camelo que tem mais de cinquenta anos naquela avenida concordamos com a reforma apesar que nos bairos na saude e etc presia de prioridade nessa gestao existe produto legal e inlegal na avenida os 79 sao os que sao cadastrado na associasao e que trabalha com produto legal estoao querendo tirar os camelo da avenida sem da o minimode estrutura fisica para que eles podem vender seus produto e dar o minimode conforto e segurança aos seus clientes a soluçao e facil de rasover e so da estrutura a texa o imposto mingem esta recusando de pagar precisamo de PAZ tranquilidade existe pessoas ipocrita que nao sabe o que fala nao tem conhecimento e nem sensibilidade para falar no assunto e fica falando besteira da boca pra fora a questao e politicas publicas para esse povo digno que busca altenativa para sobreviver com dignidade em nome desse povo umilde e desprotegido que pesso busque alternativa mais rapido e resolva a situaçao desse povo

  21. BITTAR, KKKKkkkkkkkkkkkkkk, FAMÍLIA tradicional e DE fino trato KKKKKKKKKKK mas que piada, esssssa vai para o centenário mesmo KKKKKKKKKKKKK
    Nem a ala feminina nunca levou nem leva esse título kkkkkk finura passa longe deles e a muitas gerações.

    Da Redação: Ironia, Digo, ironia…

  22. ESPERO QUE O RAPAZ NAO TENHA MEDO, E SE VENDA.
    TIVEMOS NO COMEÇO DO GOVERNO UM MP , DEMOSTRANDO QUE IRIA AGIR EM FAVOR DA POPULAÇAO , POREM ESTE GOVERNO QUE ESTA AI, PARECE QUE RETIRARAM O ANIMO DO DR. ESTAMOS APARENTIMENTE VIVENDO SEM O MP OU QUE O OUTRO DR F. AINDA ESTA POR AQUI OMISSO.
    NAO QUERO DIZER COM ISSO QUE SOU CONTRA RETIRA OS CAMELOS (TRABALHADORES) PAIS DE FAMILIAS, ELEITORES QUE ELEGEAM O PREFEITO QUE HOJE ENGANA E MENTE OS MESMO ELEITORES QUE ELE CORRIA ATRAZ PARA CHUPA O PESCOÇO E FAZER PROMESSAS MENTIROSSAS.
    E OBRIGAÇAO DELES SABEREM O QUE DE MELHOR PODERAM FAZER COM ESTES TRABALHADORES, QUE TEM FAMILIAS EM CASA ESPERANDO POR ELES.
    DESTE GOVERNO QUE NAO TEM COMPROMISSO NEHUM COM O SOCIAL, SÓ ESPERO O PIOR, ESPEREMOS OS PROXIMOS CAPITULOS DESTA TRISTE NOVELA DO MUNDO REAL.
    INFELIZMENTE ELES NAO VAO PARA A PÇA CAMACAN. VAO PARA ONDE O AZEVEDO E SUA EQUIPE KKKKKKK MANDA , COM O APOIO DA POLICIA. ESPERO QUE O BLOG. APROVE MEU COMENTARIO. HERALDO

  23. NÃO SÃO BANDIDOS MAS SÃO INVASORES, MAIS NEM POR ISSO DEVEM SER TRATADOS COM TRUCULÊNCIA, POIS A CULPA DE TUDO ISSO SÃO OS PREFEITOS QUE POR AQUI PASSARAM. O PARADOXO DE TUDO ISSO É QUE TODOS ELES VOTARAM EM AZEVEDO, PORQUE TINHAM MEDO DA CANDIDATA PETISTA FAZER O QUE AZEVEDO ESTÁ FAZENDO AGORA. LEMBRO-ME Q TINHA UM CAMELÔ COM UMA KOMBI ENFEITADA COM ADESIVOS DE MARCOS GOMES, FOI UMA FORMA QUE ELE ENCONTROU DE SE TORNAR INTOCAVEL, COISA QUE É COMUM AQUI NA BAHIA,MAS QUANDO PASSA A ELEIÇÃO TODOS VOLTAM A SER VUNERÁVEL.
    E AGORA SRS, CAMELÔS PELO VISTO VCS NÃO TEM APOIO DE NINGUÉM, OS COMERCIANTES ESTÃO DOIDOS PARA SE VÊ LIVRES DE VCS, A POPULAÇÃO LHES DESCRIMINA E O SEU PREFEITO QUE DEVERIA AMPARA-LOS, LHES ENXOTA A CACETADA. ETA PREFEITO BONZINHO, HUMILDE E HONESTO É ESTE AZEVEDO.

  24. wallace, 1 ano e quatro meses é mais do que um terço do governo, muita coisa mesmo, e até agora nada. retirar camelos é atitude correta, desde que seja planejada, o problema é que a retirada ja começou e ninguem ainda não tem a minima ideia de para onde vão manda-los, ou pior o projeto é mandar para a beira rio ou para a praça camacã… ai sim enfeiando a cidadde, os dois cartões postais da cidade coalhados de vendedores ambulantes. antes que fiquem na cinquentenario mesmo q pelo menos tem um perfil de 25 de março/braz (SP)com publico mais popular e portanto necessita mais de preços e volume de vendas e de pessoas do que beleza em sí. Do jeito que está, tão tentando deixar a cinquentenario com o perfil de uma avenida paulista, coisa que não vai acontecer nunca, visto que a paulista é centro cultural e empresarial e a cinquentenario é centro comercial. Já os locais de descanso apos as compras na cinquentenario vão ficar cheio de ambulantes (beira rio/camacã). errou feio, não por retirar os ambulantes (até sou a favor disso), mas por fazer isso de maneira burra e não planejada.
    e a amelia amado não foi aberta por este governo mas sim pelo anterior que alias detonou uma rua mais ou menos agradavel da cidade. Centro embelezado por centro embelezado o pt era mestre nisso e por isso mesmo duramente criticado, inclusive por mim.
    voce fala de ruas mais agradaveis… mas podiam começar podando as arvores e capinando as praças que estão uma vergonha.
    Mas voce está certo, 1 ano e quatro meses não daria para fazer tudo isso, mas tambem já era para ter feito algo, e até agora nada, nada pros serviços, nada pro comercio, nada pra industria, nada pra agricultura. onde voce viu desenvolvementismo? desenvolvementismo é o aplicado pelo governo lula (inclusive sou contra a boa parte da politica dele). O que o prefeito está esperando para começar a fazer alguma coisa? o segundo mandato? virou moda so fazer as coisas no segundo mandato?. Dinhero disponivel tem e muito, muito mesmo, dinheiro federal a rodo, só faltam bons projetos, a pouco tempo mandei um email com sugestões, (até um mini-zoologico de baixo custo sugeri), mas nada de resposta.

  25. Acabei de ler os comentários e percebi uma guerra política. Todos somos interessados na questão rua da Lama, rua do Buri, rua Sete de Setembro e finalmente na decada de cinquenta avenida do Cinquentenário e agora futuramente avenida Centenário. Acho que o homem de um modo geral é um eterno insatisfeito, vou defender a atual administração em um ponto, que é a de alguma forma tentar melhorar um pouco a cinquentenário, e repetir o slogan de alguem “DEIXA O HOMEM TRABALHAR”. Agora na escola e na vida aprendi que:

    1-RUA É PARA CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS.
    2-PASSEIO PARA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES.
    3-PRAÇA, PARQUE E JARDINS PARA LAZER DA POPULAÇÃO DE UMA CIDADE.
    4-ESTABELECIMENTO COMERCIAL PARA DESENVOLVER ATIVIDADES LIGADAS AO COMÉRCIO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *