Tempo de leitura: 2 minutos
Coronel Ivo sob artilharia (Foto Google).

Azedou de vez a relação das autoridades da segurança pública da Bahia com a Câmara de Vereadores de Ilhéus. Convidadas uma semana antes a participar de uma audiência para debater a violência no município, as autoridades não compareceram nem deram justificativa, deixando cerca de 150 pessoas no meio de uma “troca de tiros” entre o presidente da Câmara, Jailson Nascimento, e o coronel Ivo Silva Santos, do 2º Comando de Policiamento Regional Sul da PM, acusado pelo primeiro de provocar o desgaste.

Tudo teria começado, segundo comenta o presidente da Câmara, pelo fato do coronel Ivo não ter sido convidado para a audiência. “Como ele é o comandante em Itabuna, pensamos que seria suficiente convidar o secretário estadual de Segurança Pública, o comando geral da PM na Bahia, o comando do II BPM, com sede em Ilhéus, e os comandantes das Companhias Independentes existentes na cidade”, revelou Jailson.

Pode ter sido uma falha. Mas pode ter sido também uma provocação. A PM em Ilhéus passou recentemente a ser comandada por Itabuna e isso tem provocado um desgaste para o governador Jaques Wagner. Historicamente as duas cidades são cheias de rivalidades.

Os políticos de Ilhéus resistem à medida. Primeiro por que estariam perdendo terreno para Itabuna. Segundo, por que acham um absurdo transformar o segundo batalhão de polícia da Bahia – portanto com valor histórico – em uma mera corporação comandada pelo vizinho município.

Confira toda a história da pendenga no Bahia Online (clique aqui).

5 respostas

  1. Amigos leitores do blog, faço questão de salientar que a PM em Ilhéus não é comandada por Itabuna, por assim dizer. O que ocorre é que foi feita uma reestruturação administrativa na Polícia Militar, desde o ano de 2002 aonde foram criados Comandos Regionais (antes somente existia um comando do interior em Salvador), cabendo ao Comando Regional Sul, sediado, como sempre foi, na cidade de Itabuna, gerenciar administrativamente as ações conjuntas de interesse de segurança pública ostensiva e planejamento dessas mesmas ações quando em âmbito estratégico, entre as unidades da região sul. Salienta-se que as unidades operacionais continuam tendo autonomia administrativa e financeira, em algumas situações, pois somente algumas são gestoras de recursos. No mes de abril do ano passado, o governador criou através de lei publicada no diário oficial do Estado, cinco Companhias Independentes, que abrangeram toda a área relativa ao 2º Batalhão, histórico que não foi extinto e sim transformado em BATALHÃO ESCOLA, responsável pela formação de policiais militares para a região. Deve-se observar que existe projeto correlato para o desmembramento do 15º Batalhão de Itabuna em companhias independentes, assim como feito em Ilhéus, Vitória da Conquista e outras cidades, para uma melhoria do policiamento e maior proximidade com a comunidade. Portanto, não é necessário qualquer temor em relação a reestruturação feita pelo governo do Estado.

  2. EU SOU DA TEORIA DE QUE NINGUEM É INOCENTE E MUITO MENOS O VEREADOR JAILSON!!!!
    SE O INTERESSE É BUSCAR SOLUÇÕES PARA A CRECENTE VIOLENCIA NA CIDADE DE ILHEUS, QUANTO MAIOR O NUMERO DE AUTORIDADES POLICIAIS PRESENTES NO DEBATE MELHOR!!!
    ENTÃO PORQUE NÃO CONVIDAR O CORONEL IVO???
    ATITUDES COMO ESTA REALMENTE ATRAPALHAM E MOSTRAM O INTERRESE ELEITOREIRO TIPICO DE QUEM NÃO TEM PROJETOS DE VERDADE!!!
    ENQUANTO A CAMARA E O COMANDO NÃO SE ENTENDEM O CRIME ESTA CADA VEZ MAIS ORGANIZADO!!!!
    E ILHEUS ASSIM COMO ITABUNA SÃO REFENS DAS SUAS PESSIMAS ESCOLHAS POLITICAS!!!

  3. O que se reclama no momento não a reestruturação e sim as condições como foi realizada, sem viaturas, combustível e sem efetivo. As sedes das companhias não tem mobiliário para se desenvolver o trabalho administrativo. Além do fim da Companhia Especial

  4. É uma desinformação imensa por parte de quem informou que Ilhéus é comandada por Itabuna, primeiro que Itabuna é uma cidade e não uma pessoa(hehehehe) depois que o comando regional é sediado em Itabuna, Coronel Ivo é responsavel não só por Itabuna e Ilhéus, mas por outras cidades que fazem parte da região a qual comanda. Então sejamos critériosos ao falar de assuntos importantes como esse.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *