Tempo de leitura: 2 minutos

Curva da Morte finalmente ganha sinalização vertical (Fotos Roberto Benjamin).

Os apelos da comunidade de Camacan e do produtor rural e engenheiro agrônomo José Roberto Benjamin finalmente sensibilizaram a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). O órgão colocou a sinalização vertical, chamando atenção para os riscos do trecho da BR-101 conhecido como Curva da Morte, quilômetro 595 da rodovia.
No último dia 25, Benjamin denunciou aqui, no Pimenta, o desleixo do Dnit e as nove mortes ocorridas na Curva da Morte somente neste ano, sendo duas delas neste ano. A sinalização foi colocada nos dois sentidos da pista. “Estamos ainda solicitando a colocação de um dispositivo – sonorizador ou similar – compulsório de redução da velocidade”, diz Benjamin.
Benjamim havia feito um relato emocionado sobre o que considera um “matadouro” e a falta de ação do Dnit ao que vinha acontecendo naquela curva (veja aqui). O diretor do Dnit na Bahia, Saulo Pontes, atendeu aos últimos apelos e a sinalização foi providenciada em menos de uma semana.

Curva perigosa, sobre um riacho, registrou nove mortes neste ano.

7 respostas

  1. Tudo bem, sempre assim, só depois que a imprensa denuncia é que Dr. Saulo Pontes de Souza, coordenador do DNIT toma as atitudes. Só quero ver se ele vai trazer as vidas daqueles que sofreram tragedias, as os parentes, será que ele já foi alguma vez dá uma palavra de sentimento?

  2. PELO QUE POSSO OBSERVAR NESTA FOTO NÃO VEJO NENHUM PERIGO NESTA CURVA, MESMO PORQUE ELA NÃO É UMA CURVA ACENTUADA AO CONTRARIO,É UMA CURVA DE ANGULO ABERTO E COM BASTANTE VISIBILIDADE.
    NA REALIDADE O PERIGO SEMPRE ESTÁ ATRÁS DO VOLANTE QUE CONDUZ O VEÍCULO, O HOMEM, QUE NA MAIORIA DAS VEZES ENTRAM NAS CURVAS COM VELOCIDADES ACIMA DO PERMITIDO, MUITAS VEZES FAZENDO ULTRAPASSAGENS INDEVIDAS.
    DIGO ISTO,PORQUE SOU REPRESENTANTE E ESTOU SEMPRE NA ESTRADA E VEJO AS IRRESPONSABILIDADES COMETIDAS POR CONDUTOURES, INCLUSIVE EM FEVEREIRO QUASE FUI VITIMA DE UMA COLISÃO FRONTAL QUANDO UM MOTORISTA FEZ UMA ULTRAPASAGEM EM UMA LOMBADA, SE DEUS NÃO FOSSE POR MIM E MINHA FAMILIA, QUE ME FEZ DESVIAR PARA FORA DA PISTA E COLIDIR COM UM BARRANCO, COM CERTEZA NESTE MOMENTO EU E MINHA FAMILIA SERIA MAIS UM NUMERO NAS ESTATISCAS DE ACIDENTES DE 2010.

  3. existe um eng. responsavel pelo trecho, um eng. residente e um eng. supervisor e precisou o superintendente estadual tomar as providencias. Onde está o comprometimento desse pessoal que precisa chegar no chefão para trabalhar.

  4. Em 2004 realizei um trabalho sobre a quantidades de acidentes e mortes ocorridos na br 101, no trecho entre Gandu a ponte de Rio Jequitionha a este trabalho dei o nome Vida nas Curvas mostrando como as curvas da BR 101 estavam carente de sinalização, com pocos recursos mobilizamos algumas empresas e junto com a PRF e reforçamos a sinalização das 16 curvas mas perigosas da região onde a queda no numero de acidentes foi consideravel, este trabalho obteve recconhecimento nacional pois naquele ano ganhei o Premio Nacional Volvo de Segurança no Trânsito.6 anos depois vemos que a comunidade e quem continua a ter que identificar e se manifestar quanto ações que garanta a segurança para quem queira trafegar neste trecho da Br 101, prezados senhores cumpram o que determina o CTB quanto as suas obrigações de poder de circunscriçao sobre a via a vida humana agradece

  5. POSTEI ESSA MSG NO XILINDROWEB MAS,COMO ATÉ AGORA NÃO SAIU O VOTO DA MODERAÇÃO;
    CONSIDERANDO QUE ESTE (PIMENTA) BLOG É MUITO LIDO, APROVEITO A DEIXA PARA FAZER CHEGAR A QUEM INTERESSAR POSSA…
    Mutilações, mortes, danos materiais etc, tudo isso é lamentável porque pode ser evitado. Aproveito para sugerir AÇÕES EDUCATIVAS para melhorar/humanizar o trânsito em Itabuna. É só fazer de conta que estamos em campanha eleitoral e contratar um marqueteiro, mas para focar o tema TRÂNSITO-RESPONSABILIDADE DE TODOS, procurando alcançar os condutores de toda espécie de veículos e também os pedestres. Mas uma campanha CONSTANTE, para evoluirmos a caminho da melhoria total (se começar, algum dia se conseguirá!). Recursos existem, basta competência para elaborar o projeto e vontadade para executá-lo. As faixas que foram pintadas nas ruas estão é trazendo riscos de morte, pois a maioria de todos os usuários das vias nunca ouviu falar sobre seu significado. Não é pra apagar, não! Mas tem que divulgar para que servem. EDUCAR vale mais do que simplesmente aplicar multas como vem ocorrendo. Que pensem nisso aqueles que institucionalmente podem fazer alguma coisa, e que algum dia esta cidade possa deixar de ser chamada de coitada.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *