Tempo de leitura: 2 minutos

Blog do Paixão Barbosa:
Iniciada oficialmente a campanha eleitoral para o pleito do dia 3 de outubro próximo, os principais candidatos ao governo da Bahia ainda não deslancharam suas atividades nas ruas, mas os seus assessores estão se preparando com intensidade para esta fase final, que ganhará ainda mais importância após o início do horário eleitoral gratuito, no dia 17 de agosto. As mais recentes pesquisas mantiveram o quadro registrado desde o final de 2009, com o governador Jaques Wagner (PT) à frente, seguido pelo ex-governador Paulo Souto (DEM) e, bem mais distante, o deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB).
A expectativa das equipes de Souto e Geddel é que, nesta fase decisiva, o quadro sofra modificações, com a estabilização ou queda de Wagner e o crescimento de ambos, aproveitando-se do fato de que a legislação eleitoral impõe limites na visibilidade do ocupante de cargo que disputa a reeleição. Desta forma, os dois oposicionistas consideram que o jogo agora fica mais igual, o que pode lhes beneficiar.
Quem, por motivos óbvios, mais está apostando nesta etapa da campanha oficial é a candidatura do PMDB, até porque é a que realmente precisa crescer de forma sólida, e rápida, para se garantir no segundo turno eleitoral, superando a candidatura da coligação DEM-PSDB. Os analistas com quem tenho conversado não acham descabida a pretensão peemedebista, levando em conta que Geddel Vieira Lima m0stra ter mais recursos, financeiros e logísticos, para enfrentar esta fase do que Paulo Souto.
Além da grande coligação, com 11 partidos, que o apóia, o peemedebista tem conseguido atrair um número razoável de prefeitos e lideranças municipais, o que poderá fazer a diferença no chamado “corpo-a-corpo” desta etapa final. O planejamento da campanha de Geddel é justamente em torno deste esforço para ultrapassar Paulo Souto e se aproximar o suficiente de Jaques Wagner para garantir a presença no segundo turno.
É claro que, em política, cálculos matemáticos (como número de apoiadores, por exemplo) podem não significar nada em termos de resultados eleitorais. O único fato concreto é que os três, mais os postulantes dos pequenos partidos, sabem que o calendário eleitoral chegou a um momento decisivo para o futuro de todos eles e que, de agora em diante, não há mais espaço para erros ou amadorismo. A hora é dos profissionais.

9 respostas

  1. É equivocado dizer-se que Geddel trabalha para ultrapassar Paulo Souto. O trabalho de todos do PMDB e coligados é para Geddel,vencer no prmeiro turno. Quem tiver dúvidas, consulte a memória e veja o que aconteceu na eleição passada.
    O jôgo está apenas começando, como Paulo Souto foi governador por duas vezes e Jaques Wagnner está no mandato, naturalmente são os mais conhecidos. No decorrer dos debates, dos comícios e da natural curiosidadedos dos eleitores de quererem saber quem são os candidatos, Geddel vai crescer e se agigantar ,porque é o novo e tem melhores propostas para dirigir a Bahia. Quem foi o melhor Ministo de Lula e disso o Presidente não pede segredo, pode ser também o melhor candidato para a Bahia. O Futuro dirá!

  2. Ele já está ultrapassando. Geddel começou muito bem sua campanha, as pessoas aos poucos vão se dar conta de que ele é a melhor opção. Falo isso pq reeleger os que já estão ou estiveram, pra mim, está fora de cogitação.

  3. Para mim não há dúvida de que Geddel é mais forte que Paulo Souto. Souto já esteve no governo e pouco ou nada fez. Wagner, por sua vez, parte com vantagem, pois tem todo o estado para lhe servir.

  4. todo mundo já sabe que não tem pra ninguém! é geddel no segundo turno, pra acabar com essa palhaçada que wagner chama de governo! o meu voto e de toda minha família ele tem! e com certeza o povo baiano não vai deixar barato pra wagner!

  5. Pela minha análise, Geddel vai ultrapassar Souto e alcançar Wagner, provavelmente ganhando do petista no segundo turno. O baiano tá cansado do feijão-com-arroz incompetente, tá querendo sangue novo sem medo de mexer nas coisas estagnadas. E nisso, Geddel vai despontar como o candidato mais indicado pro momento.

  6. o gideo vc lembrou bem o povo tem memoria curta geddel beneficiou muito a bahia meu filho quando foi ministro então fiqui quietinho no seu canto por que geddel vai ganhar, ofuncionario publico ta retado com oladrão do rio viva geddel,lucio e renato ecesar borges

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *