Tempo de leitura: < 1 minuto

Os números do emprego em junho revelam que Ilhéus abriu mais vagas de trabalho do que Itabuna no mês em que o Brasil atingiu marca histórica. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o país gerou 1.473.320 novos empregos no primeiro semestre de 2010. É a melhor marca brasileira em um semestre dentro da série histórica medida pelo ministério.
Enquanto isso, Ilhéus abriu 102 novos empregos em junho, ante Itabuna 99. No acumulado dos seis primeiros meses de 2010, Ilhéus abriu 759 novos postos de trabalho. Já Itabuna, 493.
Os setores que mais geraram novas oportunidades em Ilhéus foram os de indústria (338) e comércio (216 vagas). Em Itabuna, foram a construção civil (319 vagas) e a indústria (253). Em compensação, o setor de serviços eliminou 165 empregos com carteira assinada.

9 respostas

  1. Deve ser por isto que ainda estou desempregado.
    Que triste.
    Deveriam contabilizar as bocas de fumo, essas tem emprego toda hora.
    E ainda não querem que a viol~encia urbana aumente.
    Triste brasil…

  2. Sim e você quer o que? Se Ilhéus teve mais empregos que Itabuna, é da competência da cidade, em vez de vc criticar este resultado, deveria dar os parabéns a Ilhéus, seja mais justo com nossa terra, pois em seu site, acessam diariamente diversos internautas ilheense e merecemos mais respeito por vocês do blog, espero que tenha a coragem e dignidade de aprovar o meu comentário.
    Atenciosamente,
    Alfredo Escobar

  3. Pergunta-se uma coisa:
    Entre esse pessoal que supostamente foi demitido, estariam alguns que foram contratados temporariamente, …?!?!?!
    Essas informações teriam como fonte …?!?!?!
    O fato de Itabuna e Ilhéus serem cidades vizinhas, próximas, há como mensurar se os empregos gerados em Ilhéus e/ou Itabuna são realmente ocupados por pessoas, de Ilhéus e/ou Itabuna (onde será gasto o dinheiro), …?!?!?!
    Por exemplo: No caso do atacadão, por ser tão próximo a Itabuna, mas está localizado – geograficamente – em Ilhéus, os empregos, mesmo sendo gerados teoricamente em Ilhéus, podem – não sei se efetivamente são – ser ocupados, na maior parte, por pessoas de Itabuna. Nesse caso, o que conta? A origem do emprego (posto de trabalho), ou da pessoa empregada (onde irá aplicar os recursos), …?!?!?!
    Outros exemplos são: A UESC e a CEPLAC (os postos de trabalho teoricamente pertencem a Ilhéus, mas as pessoas nem sempre residem por lá), …!!!
    Resolvam, pois eu estou aguardando a resposta, …!!!
    Da Redação: Sérgio, as contratações temporárias não são computadas.

  4. É TRISTE VER ITABUNA SEMPRE ATRÁS DE ILHÉUS,NÃO QUE ILHÉUS NÃO MEREÇA CRESCER, MAS ITABUNA FICA EM UMA COLOCAÇÃO GEOGRÁFICA MELHOR QUE ILHÉUS, POIS ESTÁ NO MEIO DO CAMINHO.
    SÓ ISSO JA SERIA SUFICIENTE, MAS AS DUAS ULTIMAS ADMINISTRAÇÕES DE ITABUNA NUNCA ACREDITOU NO PODER DO COMÉRCIO GRAPIUNA,
    SEMPRE ACHARAM QUE AS FABRICAS TRIFIL E KILDARE,
    JÁ ERAM SUFICIENTE, POR CONTA DISSO HOJE PAGAMOS O PREÇO DA FALTA DE CAPACIDADE DESTES SENHORES QUE MAIS SÃO VENDEDORES DE ILUSÃO QUE ADMINISTRADORES. AGORA É NESCESSÁRIO QUE ADMITAMOS A CULPA PELA FALTA DE CAPACIDADE NOSSA, EM ESCOLHER UMA PESSOA SÉRIA PARA GOVERNAR O NOSSO MUNICIPIO.
    O CERTO É QUE,¨QUANDO A CABEÇA NÃO PENSA, O CORPO PADECE¨.

  5. Caro blogueiro acho que você deveria respeitar mais a nossa inteligencia animal.Seja um pouco mais imparcial.Chega de puxar o saco de Lulinha,dilminha Waguinho e Cia Ltda.Deixe a análise por conta do leitor.
    Da Redação: Blog é, essencialmente, opinião, senhor “Eduardo Barros”. Recomendamos fazer uso do nome verdadeiro nos próximos comentários. Não há puxa-saquismo – como o sr. deseja fazer crer. Não há puxa-saquismo, mas tradução das informações. Se isso é ruim para um quadro que o senhor desejava ou para os seus “negócios”, nada podemos fazer.

  6. Bem, o setor que mais emprega em Itabuna é o comércio e todos sabemos o que está ocorrendo na principal praça do nosso município ( os transtornos da “revitalização” da Cinquentenário estão afastanto os consumidores e com isso diminuindo os lucros dos comerciantes os quais demitem ou não contratam funcionários).
    Acredito que os “empregos” criados em Itabuna devem ter ocorridos na nossa generosa prefeitura, é só ir lá e perceber a quantidade de gente “trabalhando” nas secretarias.
    Será que todos são concursados?

  7. Caros Itabunenses:
    Não se preocupem, o nosso Grande prefeitinho irá resolver o probelama, senão vejamos:
    a) Distribuirá lotes de terra para a população carente, que o povo plante as sementinhas que o mesmo prometera na campanha(fonte de renda);
    b)Distribuirá o bolsa de renda municipal para as famílias carentes e desempregados ( promessa de campanha);
    c)Prefeitura Móvel- atender ao povo, com cestas básicas,receitas médicas, contas de luz e água etc… promessa de campanha;
    d)Todos os candidados a motoristas estão sendo convidados às escolas, leia-se auto-escolas, para que de posse da carteirinha de habilitação, serão condutores dos Jegues e Mulas que serão contratados pela Prefeitura;
    d)E agora a grande novidade – Criar empresas que contratarão condutores de Jegues e mulas e “carregos” para transportar as compras dos Itabunenses das Redes Makro e Atacadão.
    Com essas medidas não teremos mais a sombra do desemprego, numa Terra em que representantes são policiais e deputados, leia-se, prefeito Azevedo e Capitão Fábio, outros candidatos policiais e tantos outros inelegíveis, na lista negra da corrupção aguda.
    Triste Terra Grapiuna !
    “Sem” anos de Cultura e Desenvolvimento!

  8. É mentira!
    Itabuna não gerou 99 vagas!
    Gerará depois do dia 28 de julho dia do “Sentenário” da nossa terrinha.
    É que o alcaide, pensou, pensou e… reuniu-se com o Secretário “todo poderoso”, diga-se, seu escudeiro, questionando-se: o que vou fazer? Mas que de repente, uma luz, daquelas que só ilumina os prefeitinhos de Itabuna e Ilhéus: se tenho 100 mulheres na folha da prefeitura, posso e devo, demití-las, mas, só demitirei as 99 ovelhinhas e deixarei apenas uma no “aprisco”.
    Pois, meu amigo e Secretário: Itabuna é a vencedora de títulos brasileiros: O maior marajá; um dos piores IDHs; escolas da Rede estadual com índices do IDEB inferiores a 2,0; os maiores índices de Dengue; os maiores índices de violência na juventude; proporcionalvente violência maior que a da Capital do Estado, eu não poderia deixar de ser fato histórico, contratei minhas CEM mulheres para os quadros do meu “aprisco”, associando-se ao Centenário de Itabuna, ficarei registrado nos anais Itabunenses como o maior prefeito, que contratou mulheres para a prefeitura.
    De uma cajadada só matarei vários coelhinhos, senão vejamos:
    a) Fiquei de bem com minhas CEM mulheres;
    b) Fiquei de boa com os organismos femininos do Brasil e do esterior;
    c) Desmentirei esse tal de “seu pimenta” que diz que Itabuna criou só 99 empregos, criei CEM;
    d) Demitirei as 99 gatinhas após o “Sentenário”, e o Senhor, meu Secretário e amigo, as NUTRIRÁS com o suco que a imprensa está dizendo que foi desviado, assim, a mídia terá o “focú” desviado e esquecerá o problema, as 99 ovelhinhas estarão nutridas e prontas para o próximo abate.
    Viva o “SENTENÁRIO” de Itabuna!
    PS.: Cansei de digitar Sentenário com aletra C, e acho, que a rotima me liberárá de colocar, inclusive as aspas pra proteger a nossa língua.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *