Tempo de leitura: < 1 minuto

Muita gente está a se perguntar o que o secretário da Educação Gustavo Lisboa quis dizer quando afirmou, segundo release distribuído hoje pela Prefeitura, que “(…)A expectativa é que a categoria analise os dados, avalie as finanças, não com base nas informações da prefeitura, mas nas informações do BB e do MEC. Procedendo esta análise com base nos dados reais, os professores vão descobrir que estamos concedendo um reajuste superior ao que qualquer município teria dado (…)”.
O texto é sobre a proposta da SEC, de reajuste de 12% aos professores de nível 1 da rede municipal. Para os de níveis 2 e 3, os 12% seriam ainda divididos em duas vezes (abril e outubro). No texto o secretário apelava aos profissionais da educação para não acreditar em suas palavras, mas que fossem a outras fontes, em busca de dados reais. A negociação é com o Sindicato do Magistério Público Municipal (Simpi), que pede em sua contraproposta, um reajuste médio de 12,5% .
Pela proposta aprovada pelos professores em assembléia, o reajuste seria de 13% para os professores do nível 1 e 12% para os níveis 2 e 3. Os professores aceitam a proposta de parcelamento em duas vezes, mas em outras bases: o nível 1 receberia 12% agora e 1% em agosto. Os outros receberiam 9% agora e 3% em agosto. Algum professor tem saudade dos tempos da API?

10 respostas

  1. O problema é que nós estamos cansados de tantas mentiras e injustiças neste municpio e não perspectiva de melhora!
    Dados reais??? Nós sabemos, mas não sabemos mais a quem apelar!!!

  2. Kd João Rodrigues?, Virgilio Alberto? Aldacir?
    essas pessoas enterraram a API/APLB!
    Essa diretoria nem apresentou uma proposta, nem foi para o embate politico com o SIMPI.
    A pergunta não é “Algum professor tem saudade dos tempos da API?”
    e sim KD a API/APLB?

  3. Meu salário do estado nem se comprara com o do município, isso é, as vantagens que temos no estado.
    Não há nenhuma vantgem quanto incentivo do magistério na rede municipal de Itabuna. Sindicado??? Serve apenas para o bem estar e interesse de pouco que não fazem naaaaaaaaaaaada!!!

  4. Eu acho uma pena o Secretário de Educação dizer que não tem municipio que dê um reajuste melhor do que Itabuna… Ai, ai… Se ele levantasse da cadeira macia e do ar condicionado de sua confortável sala e fosse ver de perto as escolas perdidas nas periferias da cidade, pensaria duas vezes antes de falar isso.
    OH professor Universitário, professor municipal ganha pra sobreviver e não viver.

  5. Ele sabe disso tudo, que há escolas que parecem mais uns chiqueiros, os alunos e professores estudam e trabalham em condição de TRISTEZA, para não dizer miséria.

  6. O sindicato, SIMPI, não tem mais o que fazer está procurando brechas e pede anulação do concurso de 2002. Pode anular sim, sim vocês quiserem, mas não esqueçam de indenizar esse pessoal, depositar o FGTS e tudo que os professores têm direito. Oh sindicato sem graça!!!

  7. Porque saudades? Se a API/APLB sempre esteve ao lado dos interesses políticos de determinado partido!A categoria não deve esquecer que foi negociada na gestão do ex prefeito Geraldo Simões, quando criou um plano de carreira fajuto e “meteu” guela abaixo dos professores, em troca de uns miseros cargos. Dona Miralva Moitinho, presidente na época foi a mais beneficiada.
    Porque saudades? Se API/APLB a pouco tempo tentou impedir a greve dos professores do estado, levando funcionários da Direc para assembléia, querendo intimidar os professores. Quem deve sentir suadades da vaca gorda é Miralva e seus capachos!

  8. Defesa em quatro pontos:
    1.É lamentável a posição equivocada de alguns “companheiros e companheiras” em relação a luta do Sindicato, principalmente em relação a API.Quem hoje faz alguma crítica a luta que sempre travamos nesta rede, possívelmente estava tomando algum partido ou não tomava partido nenhum, nem se quer o seu próprio partido – a sua valorização. São os chamados em cima do muro.Conhece a história, mas não se reconhece nela porque dela nunca participou.
    2.Não discutimos o outro sindicato, até porque não o reconhecemos como sindicato de luta, pois os seus representantes sempre foram omissos nos momentos mais conflitantes da Rede Municipal e outros que são da Rede Estadual também se comportaram e se comportam da mesma forma.
    3.Se enganam aqueles que pensam que a API pertencem a algum partido. Os seus membros sim, pertencem a seus partidos em que acredita e isto não é segredo.Isto porque são sujeitos da história e sujeitos políticos. Há os que dizem que não tomam partido, mas, agem politicamente surrateiramente enganando aos outros e não si mesmo.
    4.Por fim, os 12% apresentado pelo Secretário de Educação por nós já era esperado, pois, ele continua seguindo a mesma estratégia dos últimos quatro anos. Acompanhar o valor do Salário Mínimo. Em 2004 o nosso Piso era de 1.3 do Salário Mínimo. Hoje é 1.0003, ou seja, R$ 4,00 acima do Salário Mínimo.O que fazer? Rebelar-se.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *