Tempo de leitura: < 1 minuto

A indústria de pneus Michelin, que possui uma fábrica no baixo-sul da Bahia, é alvo de ação milionária na Justiça do Trabalho. Na ação, a empresa é acusada de firmar um contrato suspeitíssimo com um pequeno empresário ilheense.
O cidadão teria sido orientado pela Michelin a abrir a empresa, com capital inicial de R$ 15 mil, exclusivamente para intermediar a compra de borracha na região. Para manter o negócio, ele teve ainda que contratar cerca de 30 funcionários, sendo que o pagamento do produto e da mão-de-obra foi feito pela multinacional ao longo de seis anos, mediante depósito na conta de seu contratado em Ilhéus.
Este ano, a Michelin teria mudado seu “modus operandi”, deixando o pequeno empresário com o ônus de arcar com a quitação do passivo trabalhista de dezenas de funcionários e uma monstruosa dívida de natureza fiscal. O homem está desesperado e luta por uma reparação na justiça, alegando que na verdade era apenas um encarregado da poderosa indústria. 
A multinacional já contestou a ação, mas os representantes do autor só terão acesso ao documento no próximo dia 23. O processo tramita na 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus, sob o número 000336.74.2010.5.05.0491.

4 respostas

  1. Caro blogueiro, a Michelin não possui uma fábrica no baixo-sul/Costa do dendê, possui uma fazenda de Seringueira para a produção de Látex no município de Igrapiuna.

  2. Grande reportagem. Finalmente alguém nesta região teve coragem de denunciar o esuqema armado pela multinacional MICHELIN PNEUS, onde monopolisa a compra de borracha de todo interior da bahia, sempre realizando manobras para enganar o fisco e adquirir benefícios, em cima da desgraça dos outros.
    seria interessante a sefaz eo ministerio publico do trabalho tomar providencias quanto a isto, para não mais acontecer este procedimento envolvendo verdaeiros laranjas. fiscalização neles. processo já existe. parabens ao ilheense.

  3. A Michelin está querendo monopolizar o Estado de São Paulo assim como já monopolizou a Bahia só que Heveicultor Paulistano não é tonto não, tem poucos tontos aqui em SP…..jão estão percebendo as laranjadas no pedaço…………..Parabéns ao Ilheense….

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *