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A provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna tem audiência, nesta segunda-feira, 15, com o secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla, em Salvador.
O provedor Renan Moreira vai rediscutir os valores repassados pelo Estado à Santa Casa, mensalmente. Se o tom do encontro for o mesmo da reunião de ontem na provedoria, Renan vai, como poderia se dizer na área médica, com o bisturi afiado.
Ele quer um aumento considerável do repasse médio mensal de R$ 3,2 milhões da Sesab para a Santa Casa. É isso ou fecha o Hospital Manoel Novaes para atendimento pelo SUS, por exemplo. Sustentará que os valores repassados não cobrem custos.
Terá pela frente o argumento-diagnóstico de que o problema da Santa Casa é de gestão:
1 – Um levantamento ao qual o Pimenta teve acesso revela que a instituição filantrópica recebeu entre julho de 2009 e julho deste ano R$ 37,7 milhões pelos serviços de média e alta complexidade.
2 – Dos três hospitais da Santa Casa, apenas o Manoel Novaes atende conforme o pactuado com a Sesab. No Calixto Midlej Filho, o cumprimento do rezado em contrato estaria abaixo de 20%, reforçando imaginário recente de que aquele hospital não é para pacientes do SUS.
Há ainda um outro detalhe: conforme relatório da provedoria mostra, nos últimos anos – e apesar da terceirização de serviços, a Santa Casa teria aumentado o número de funcionários de 1.200 para 1.800.
Que impere o bom senso na audiência.

18 respostas

  1. A culpa era do município pois não sabia gerir a gestão plena.
    O que Solla queria era meter a mão do dinheiro daqui e transferir para conquista e conseguiu graças a turma do quanto pior melhor, e agora nãoestão dando o braço a torcer que entraram no conto da carochinha.
    O golpe foi grande a saúde contínua a mesma, vendo o dinheiro que era daqui ir pra outro lugar, a turma barulho tem que ficar comendo tampado e calado, pois senão não ficam com as migalhas do patrão.

  2. Ha muito tempo a Santa Casa deixou de ser entidade filantropica.Posam de “bons samaritanos”, e esquecem que filantropia nao pode ter fins lucrativos(bem engraçadinhos ele né?).Penso que o provedor é um tremendo mercenario e nao sabe nada de gestao.Abaixo Renan!

  3. Salvador, 14 de agosto de 2010
    A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia informa que está sempre a disposição para atender qualquer prestador. No entanto, a afirmação de que existe uma reunião agendada com os dirigentes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna para a próxima segunda-feira, dia 16 de agosto, não procede.
    Ascom/Sesab

  4. Essa Santa Casa de Santa ñ tem nada, terceiriza tudo ñ tem serviço com a comunidade, recebe tanto dinheiro, mais leve alguém passando mal pro Calixto que eles mandam pro hospital de Base, o que é CRIME ñ atender já que recebe os repasses do SUS.
    O que dar pra ver e que contra fatos ñ existem argumentos que a Santa Casa além de passar o calote no município ñ pagando água, passa no estado também ñ atendendo o paciente devidamente o que é um ABSURDO, tudo terceirizado, gente Itabuna realmente é uma cidade sem lei, o ministério publico ñ faz nada, ninguém faz nada os Itabuneses morrendo por falta de assistência médica.
    Itabuna comemora 100 anos do que mesmo? È muita falta de vergonha em um lugar só.

  5. O Pimenta como blog regional deveria investigar primeiro o que está realmente acontecendo com a Santa Casa. conhecer mais profundamente o contrato do Estado com a mesma, as normas e exigências de atendimento do SUS. O prejuizo gerado de R$700.000,00 mês no Manoel Novaes em função do atendimento SUS, promessas eleitoreiras, etc. a partir daí, irá perceber que independente da gestão atual, hoje seria melhor retirar o conceito filantrópico para hospital particular. Atualmente é a unica cadeia hospitalar que existe em Itabuna, prestando pelo menos um serviço decente aos usuários. O Hospital de Base já administra sucatas com improvisações, sob o véu e permissividade dos orgãos de classe. O governo preferiu investgir no Hosital Regional de Ilhéus com 4,5 milhões em contra partida ao Hospital de Base 1,5 milhoes atualmente com movimento cerca de 1/3 dos nossos hospitais.
    Da Redação: “Santo”, se o sr reler a nota, verá que é reconhecido o papel do Novaes no atendimento. Aliás, o sr. viu ameaça de suspensão dos serviços do Calixto Midlej ao SUS? Não, né? Captou? Erra o governo do estado ao privilegiar entidades filantrópicas em vez de priorizar as unidades públicas, como bem cita o senhor. Veja o caso do Hblem. Mas ali percebe-se um tremendo problema de gestão combinado a falta de recursos (seja o baixo repasse estadual, seja a falta de complementação por parte da prefeitura).

  6. DESDE QUE O SUS FOI CRIADO EM 1988, TODO SERVIÇO PRESTADO POR HOSPITAIS DE TODO O BRASIL PASSOU A SER REMUNERADO PELO GOVERNO, DEIXANDO DE EXISTIR A CHAMADA FILANTROPIA. ENTRETANTO, COMO ESTAMOS NO BRASIL, FOI DADO UM JEITO PARA CONTINUAREM SENDO TRATADOS COMO FILANTRÓPICOS, PASSANDO A RECEBEREM UM TRATAMENTO DIFERENCIADO, COM AJUDAS FINANCEIRAS ATRAVÉS DE REPASSES DE DINHEIRO DO MINISTÉRIO, A EXEMPLO DO “REFORSUS”, ISENÇÃO DE DETERMINADOS IMPOSTOS, ETC. HOJE ASSISTIMOS A GRUPOS PRIVADOS ASSUMINDO O CONTROLE DE VÁRIOS SERVIÇOS DENTRO DESSES HOSPITAIS, AINDA CHAMADOS FILANTÓPICOS, SENDO BENEFICIADOS PELA ISENÇÃO DE DETERMINADOS IMPOSTOS E LEVANDO AO CAOS A SITUAÇÃO DESSES CITADOS HOSPITAIS. O DINHEIRO REPASSADO PELA SESAB PARA A SANTA CASA DE ITABUNA ESTÁ AO ACESSO DE QUALQUER CIDADÃO, PRINCIPALMENTE DOS MÉDICOS,QUE SÃO OS MAIS INTERESSADOS EM SABER PORQUE RECEBEM COM QUASE 3 MESES DE ATRASO. O QUE NÃO SE PODE É NEGAR A INCOMPETÊNCIA DA GESTÃO DO HOSPITAL ITABUNENSE.

  7. É uma falta de vergonha o que o Governo do Estado está fazendo com a saúde de Itabuna. Atendemos a 3 milhões de pessoas, de 121 municípios. A mesma Política de Saúde aplicada na capital deveria ser aplicada no nosso município. O Fórum da Saúde acontecerá no dia 30/08, na FTC. Será um evento aberto ao público. Temos que participar em peso, para pedir ajuda. Se o Estado for sério, e tiver intenções de chegar a uma solução, ele deverá enviar representantes, com poder de decisão. Chega de promessas.

  8. Diferente do que está sendo apresentado pelo Pimenta neste post, a Santa Casa de Itabuna enfrenta sim um problema de subfinanciamento dos serviços prestados ao SUS, passando longe do indicativo de falta de gestão argumentado. Apesar de ter preferido omitir os detalhados argumentos da instituição que justificam a solicitação do aditivo financeiro em questão – documento amplamente divulgado na imprensa regional e também enviado a este veículo – colocamo-nos, mais uma vez, à disposição para quaisquer esclarecimentos. Em tempo, aproveitamos para solicitar a publicação do referido material, que, inclusive, extrapola as reivindicações exclusivas da Santa Casa e contextualiza a crise vivida pelos prestadores de serviços de saúde na cidade (refletindo consequencias previstas em documento da Sociedade Civil Organizada ao Ministério da Saúde, em Novembro de 2009). A aguardada divulgação do texto cumpre, para além do exercício de princípios jornalísticos, o mínimo zelo pela história desta instituição pré-centenária.
    Assessoria de Imprensa da SCMI
    Da Redação: Se há subfinanciamento, como argumenta a assessoria, ele ocorre não agora, mas desde a década de 90, período, aliás, que a Santa Casa lançou o seu plano de saúde próprio, o Plansul, como alternativa de receita para o enfrentamento da crise. Mas aqueles que usam do plano se queixam, imagine, pois, os conveniados do SUS. A questão do subfinanciamento dos serviços do SUS é histórica, mas adotou-se um viés, no mínimo, estranho. Quem determina valores pagos é o Ministério da Saúde, onde deveria ocorrer a grita pela correção.
    Quanto a reproduzir material vindo de assessoria, este blog prioriza a produção própria de conteúdo ou de veículos co-irmãos, abrindo espaço para materiais institucionais quando o julgamos como prestação de serviço. O material enviado pela Santa Casa, no entanto, nos servirá como sinalizador de uma boa pauta, ouvindo os dois lados da questão.

  9. ESPERO QUE DIVULGUE!!!!
    Concordo plenamente em dizer que o repasse é pouco,para a demanda existente, porém precisa de uma preparação entre os gestores na relação salarios de funcionários dos setores administrativos e diretores. pois eu nunca vi em lugar algum do mundo salários super alto do corpo interno administrativo, chegando a receber salários acima do valor que um médico que tem um conhecimento diferenciado, com qualificações indiscutives e serviços que repassa a população, recebe o mesmo que administradores, só de nome, que qualificação sabemos que não existe são:(verdadeiros cabides de emprego dos poderosos chefões da alta sociedade) como os funcionários do hospital SANTA CRUZ ( calixto midlej) e HOSPITAL DE BASE LUIZ EDUARDO MAGALHÃES) DIGO: parte administrativa, pois os funcionarios de serviços de saúde recebem o salario teto estabelecido pelo sindicato, até menos as vezes, realmente o dinheiro que vem do estado não dá para cobrir a folha. Agora se pessoas de bem administrase tais instituições que sabe não mudaria o quadro que se encontra, pois de um lado um dos diretores de um grupo formado para administrar o hospital de Base, está envolvido em roubo, desvio de verba, falsificação de licitãções, super faturamento em notas, chegando a comprar um litro de soro por r$ 3,00, sendo que preço em média chega a custar no máximo r$ 0,98 centavos, entre outros desvios com materiais descartaveis,medicamentos… mostrando a todos um enriquecimento ilicito, realmente não da para pagar a folha, com tantos desvios, de um outro lado, um gestor que so pensa em terceirizar os serviços da santa casa tornando a instituição escrava e réfem dos fornecedores,( apadrinhados por ele mesmo, pois até a empresa que faz a coleta de matreriais biologicos aqui no municipio é do filho do gestor da santa casa, assim deixando uma instituição de luxo para os planos de saúde da propria instituição (que pertence ao grupo de gestores da propria santa casa) e de outro plano que conhecemos qual é. tornando um hospital particular, mas que utiliza do registro de filantrópico para sonegar os impostos, com certeza o recurso que vem do estado, não dá para pagar a conta de tantas mordomias e desvios dos chefões das administrações existentes.
    ESPERO QUE PUBLIQUE ESTE EMAIL, POIS ESTOU ENVIANDO CÓPIA PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE, DEFENSORIA PÚBLICA FEDERAL E SECETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO, POIS ALQUEM DEVE TOMAR UMA PROVIDÊNCIA SOBRE ESSES DESVIOS, LOCAL DE BANDIDO É NA CADEIA, OU PELO MENOS TIRE OS BANDIDOS DO PODER.

  10. Vários cenários, todos ilusórios.
    O dinheiro da saúde de Itabuna, não vai para outro lugar não,fica em bolsos itabunenses.

  11. É CHEGADA A HORA DE COLOCAR ESSES IRRESPONSAVEIS NA CADEIA POR OMISSÃO,A SANTA CASA FOI CRIADA PARA DAR ASSISÊNCIA AOS MENOS FAVORECIDOS,E ERA ADMINISTRADA POR UM CIDADÃO COMUM, A EXEMPLO DE CALIXTINHO,AILTON MESSIAS. MAIS OS MEDICOS MUDARAM O ESTATUTO ,E O QUE ESTAMOS VENDO É LOBO TOMANDO CONTA DE OVELHAS, ELES VÃO QUERER SEMPRE MAIS E MAIS DINHEIRO PARA SUSTENTAR AS SUAS AMBIÇÕES PRATICULARES,E A POPULAÇÃO SEM PRONTO SOCORRO E SEM ATENDIMENTO DIGNO ,DIGNO TAMBÉM É A ASSESSORIA DE UM DEPUTADO QUE SEMPRE CONSEGUE VERBAS PARA ESSES MEDICOS EMPRESÁRIOS. ENQUANTO ISSO O HOSPITAL DE BASE QUE ATENDE SÓ PELO SUS, AGONIZA PARA SOBFREVIVER COM A METADE DE RECURSOS DESSE HOSPITAL PARICULAR.QUEIRA DEUS QUE NESSA REUNÃO O SECRETÁRIO RESOLVA DIRECIONAR ESSES RECURSOS PARA O HOSPITAL DE BASE QUE NÃO É DE FERNANDO GOMES ,É DO POVO DE ITABUNA E REGIÃO E ESSES MEDICOS EMPRESÁRIOS VERÃO QUE ELES NÃO SÃO MAIS MOCINHOS COMO NO PASSADO E SIM ,VILÕES,BANDIDOS E INIMIGOS DO POVO.

  12. OS VERDADEIROS DONOS DA SANTA CASA: VACA LEITEIRA DE POUCOS.
    RENAN MOREIRA…
    DR SILVIO PORTO(RESONANCIA/TOMOGRAFIA)já viram a reforma e o espaço que é só dele?????
    DR FABRICIO MESSIAS(ENDOCOPIA/BARIATRICA)
    MARIA DAS GRAÇAS PLASSUL
    ATÉ PACIENTES DO PLANO DE SAÚDE DA SANTA CASA PLASSUL SÓ ENTRA NA TORRE DE MARFIM SE FOR PARA SER INTERNADO E CORRER GRANDE RISCO DE MORRER DE INFECÇÃO HOSPITALAR.
    O PLASSUL DE 15 ANOS ATRÁS, AGORA OS PACIENTES PAGAM E NÃO PODEM IR PARA O PRONTO ATENDIMENTO DO CALIXTO,VAI PARA O SÃO LUCAS SE FOR INTERNAR TIPO PERTO DE MORRER É TRANSFERIDO.
    E O MINISTÉRIO PÚBLICO NEM AÍ.

  13. Antes de falarem mal da Santa Casa eu sugiro que se informem realmente da situação, cada um fala o que quer mas a realidade só quem vive sabe. Sou funcionária desta instituição e sei o quanto seus funcionários são capazes de realizar por uma vida! Só pra refletir, no Manoel Novaes o SUS cobre apenas 250 partos por mês, mas o Novaes realiza 500 partos por mês! Quem paga esses 250 excedentes??? O SUS paga numa consulta uma média de 10,00 reais a Santa casa paga ao médico essa mesma consulta 20,00 reais! E aí? Será que isso não é filantropia???? Procurem se informar antes de falarem bobagens sem fundamentos!

  14. Sr@ CISSA, realmete devem se informar sobre a real situação da santa casa, pois você ou não sabe de nada, ou acha que os leitores são idiotas, quantos profissionais estã envolvidos em um parto? pelas técnicas médicas são 5: será que no parto estão todos presentes, mas mesmo assim a santa casa fatura pelo procedimnto do obstetra, enfermeira, anestesista, pediatra, téc/enfermagem, pois existe os codigos para cada um procedimento desse profissionais a serem faturados durante um parto, ingênua a santa casa não é? que tal realizar uma sindicância? ou melhor mudarmos a administração que você tanto defende. ta comendo do mesmo prato não é?

  15. Secretaria da Saude do Estado da Bahia
    Nota de Esclarecimento sobre os recursos da Sesab para a Santa Casa de Misericordia de Itabuna/BA
    Em resposta a postura que a provedoria da Santa Casa de Misericordia de Itabuna vem
    adotando frente aos seas funcionarios e a toda a nonulacao da reeiao. declarando ser
    insuficiente os recursos financeiros repassados pela Secretaria da Saude do Estado da
    Bahia (Sesab) para a disponibilizacao de servicos de saude a populacao, esclarecemos
    quc:
    O conjunto de recursos financeiro referentes a prestayao de servicos de saude, para
    procedimentos de media e alta complexidade em Itabuna passou de R$ 48 milhoes em
    2006 para R$ 74 milhoes em agosto de 2010, sendo que de dezembro de 2008 a agosto
    de 2010, esse aumento significou R$ 11 milhoes a mais para a saude do municipio. Alem
    desses recursos provenientes do Ministerio da Saude/SUS, foram investidos em Itabuna
    mais 26 milhoes do Tesouro Estadual, totalizando cerca de 100 milhoes de reais.
    Neste cenario, entre julho de 2009 a junho de 2010, foram repassados pela Sesab a Santa
    Casa de Misericordia de Itabuna cerca R$ 37.7 milhoes, uma media de R$ 3,2 milhoes
    por mes. Para se ter ideia, este valor e cerca de 50% superior aos repassados pela Sesab
    ao Hospital Regional de Juazeiro (R$2.4 milhoes/mes) e ao hospital Regional de Santo
    Antonio de Jesus (R$2,3 milhoes/mes), que apresentam excelentes desempenhos de
    produpao de servicos de media e alta complexidade, prestando atendimento exclusivamente para o SUS. Portanto, fica clara quc o problema da Santa Casa de Misericordia de Itabuna e de gestao.
    A Sesab vem contribuindo com diversas awes para auxiliar esta instituig5o na ampliaçâo
    Do seus serviços, a exemplo da habilitação em cardiologia, disponibilização de novos serviços
    `para a realizagao de cirurgias bariatricas e na obtenção de novos equipamentos.
    Recentemente, foram encaminhados equipamentos para a ampliacao da UTI neonatal,
    totalizando um investimento de cerca de R$ 2 milhoes.
    Apesar das condições favoráveis para a garantia da oferta assistencial proporcionadas pela Sesab, os indicadores de producao da Santa Casa nao refletem a responsabilidade da administracao da unidade para a assistencia necessaria a populacao da regiao. Tendo o maior contrato financeiro entre os prestadores filantropicos da Sesab, a Santa Casa nao vem atingindo as metas contratualizadas, mesmo assim vem recebendo pontualmente o valor integral do contrato pre-fixado.
    Os investimento feito pela Sesab para estimular o fortalecimento da Santa Casa de
    ltabuna, nao encontrarn resposta da gestao da unidade em disponibilizar assistencia para
    populapaao. especialmente nos hospitais Calixto Midlej e Sao Lucas, que nao cumprem,
    respectivamente. mail que 1 7,5% e 51.5% das metas estabelecidas atraves de contrato
    tirmado corn a SESAB. E de extrema importancia ter a clareza que a Santa Casa de Miscricordia de ltabuna nao possui apenas os recursos financeiros provenientes da Sesab como fonte de sua receita total.
    Vale acrecentar que o Hospital São Lucas, que passou a fazer parte do Complexo Santa Casa
    De Misericórdia de Itabuna, reaberto com o apoio da Sesab para que pudesse ser uma grande porta de entrada para o atendimento de urgência e emergência para toda
    região. Esta unidade, alem de não reaiizar o servico propostos, atinge apenas 20% do
    atendimento pactuado para a populacao, refletindo no alcance de apenas 5% das metas financeiras estabelecidas. Estes dados evidenciam e confirmam que o problema da Santa Casa de Misericordia de Itabuna é de gestão administrativa.
    Ja o Hospital Manoel Novaes tem tido um bom desempenho em relacao as metas contratualizadas, especialmente na internacao obstetrica, sinalizando para a Sesab a necessidade de uma reavaliacao do contrato pactuado. 0 reconhecimento do desempenho desse hospital pela SESAB levou a inclusao desta instituicao no Projeto da linha de cuidado materno-infantil do Estado.
    Para finalizar, fica claro que a SESAB nao tem poupado esforcos para qualificar a
    assistencia a saude no municipio de Itabuna, o que pode ser comprovado pelos elevados
    investirnentos feitos. Na intencao de que os principios e diretrizes do SUS sejam
    assegurados, o Governo do Estado nao fugiu da sua responsabilidade no momento em
    que a gestao do municipio de Itabuna apresentou dificuldades em cumprir o seu papel.
    Em respeito aos profissionais da Santa Casa de Itabuna, que recebem seus salarios
    constantemente atrasados pela a administracao desta instituicao sob a alegacao que a
    SESAB nao repassa os recursos financeiros, e para dar conhecimento a populacao,
    apresentamos o extrato de repasses financeiros a Santa Casa de Misericordia de Itabuna
    HISTbRICO DE PAGAMENTOS
    SANTA CASA DE MISERICORDIA DE ITABUNA
    14,349.740/0001-42
    at CONTRATO N° 006/2009 ALTA COMPLEXIDADE
    ANO COMPETENCIA TOTAL
    VALOR DATA CREDITO NUMERO OB. VLR.ALTA COMP. DATA NUMERO OR.
    NOVEMBRO RS 1.500.000.00 985.245.45 952.485-24545
    2073 DEZEMBRO RS 1.500.000.00 945.017.13 652.445.017.13
    SUB-TOTAL 2008 R$ 3.000.000 00 1.930.262 58 R$ 4.930.262 58
    JANEIRO R5 1.500 000,00 903,02401 101312009 9923/1 – 9922/1 RS 2.403.024.01
    FEVEREIRO 55 1.500.000.00 954.617.73 32,3/2309 16448/1 – 16447-1 R$ 2.454.617.73
    MAR O R$ 2.177.032,76 13/4/2009 20094/1 1 021.632.86 29/4/2009 9$3198665.62
    ABRIL RS 2.177.03276 21/5/2009 32938/2 1 063.686,76 2815/2009 35101/1 – 35100/1 9$3240719.52
    MAIO 65 2.177.032,76 18/6/2009 41436/1 930.453.94 6/7/2009 45285/1 -45286/1 R$3 107 486970
    JUNTO 95 2.177.032 76 13/7/2009 47976/1 1 148.832.73 30/7/2009 53964/1 – 53401/1 RS 3 325 865949
    2009 JULHO RS 2177.032,76 20/8/2009 59871/1 1.1 06.129,10 25/8/2009 51559/1-61560/1 9$3.283.16186
    AGOSTO RS 2 177.032,76 9/9/2009 65516/1 1 066 54586 2110/2009 73831/1 – 73831/1 003.243.578 62
    SE`EMBRO RS 2.078.507.01 15/10/2009 76512/1 1.036.141 07 3/11/2009 83274/1-83275/1 62 3 114 648 08
    0000860 65 2.1 11 299 95 17/11/2009 8680411 966.585,49 Vi 2/2009 91752/1 – 913108/1 R$ 3.077 885,44
    NOVEMBRO 65 2.010.756.23 16/1272009 97148/1 1. 144.990.77 22/12/2209 99654.1-99655/1 RS 3155747.00
    DEZEMBRO RE 2.106.273.15 9/2/2210 1082,1 1 174.292.71 RS 3.280.56586
    SUB-TOTAL 2009 RS 24.369.032 90 12.516.933 03 RS 36.885.965 93
    JANEIRO 68 2.108.918.43 22/2/2010 4606/1 1 111.192.84 3/3/2010 770411 – 7705/1 983220.11127
    FEVEREIRO 6$ 2.099.149,45 9/3/2010 9883/1 1,091 197936 1 26/0302010 15244/1 – 15245/1 RS 3.190.346,81
    MAR O R$ 2.082.603,29 12/4,2010 18417/1 1.190.402,58 28/4/2010 23814/1.24985/1 RS 3273. D05,87
    2010 ABRIL RS 2.103.01674 7/5/2010 26648/1 1.181.036,37 26/5/2010 34341/1 – 35080/1 9$3.284.051,11
    MAIO R$ 2.098639.66 12/6/2010 38710/1 1 288254 14 29/6/2010 43048/1 – 43754/1 R$ 3.386.893.82
    JUNTO RS 2.111.447.59 9/712010 46233/1 1.215621.54 30/7/2010 52966,1-52967/1 RS 3.327.069,13
    ‘UI HO R$ 2.110.592.51 10/8/2012 56011 1 852 110 592951
    SUB-TOTAL 2010 RS 14.714.365,65 7.077.704,83 8$ 21.792.070,52
    TOTAL GERAL 42,083.398,59 21.524.900,44 63.608.299,03
    11 ) Refer,-se an cumulexo Santa Casa de Miser,cord,a (HU$p!/al C,,IIV0. Marcel Nocaus c Sao Lucas,

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