Tempo de leitura: < 1 minuto

O arquiteto Fred Costacurta, da Parkia Consultoria, zanzou por oito anos com seu projeto de revitalização da Lagoa Encantada, na zona norte de Ilhéus. Uma proposta grandiosa, capaz de inserir no mapa do ecoturismo internacional uma região belíssima, mas absurdamente ignorada.
Costacurta disse ter procurado, ao longo de todo esse tempo (quase uma década!) uma série de instituições do poder público – do estado e do município – e em nenhuma delas encontrou o apoio necessário ao projeto.
Recentemente, o arquiteto decidiu exibir o plano à iniciativa privada, que costuma ser muito mais rápida do que os governos para enxergar o que é bom e agir. A empresa procurada pelo homem da Parkia foi a Bahia Mineração, que construirá um terminal de embarque de minério na região da Ponta da Tulha, também no litoral norte ilheense. A Bamin solicitou de pronto que a Parkia formatasse a proposta para que as ações pudessem ser empreendidas.
Pode-se dizer que o projeto, apresentado hoje em uma reunião da Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), está quase “redondinho”. No setor hoteleiro, prevalece o entendimento de que a revitalização da Lagoa Encantada será a primeira grande ação planejada em prol do turismo ilheense, um setor no qual sempre prevaleceu o improviso e o amadorismo.
Finalmente, parece que essa história começa a mudar.

7 respostas

  1. Só quero ver se a BAMIM vai continuar tão gentil depois que sair a licença ambiental, ou quando estiver se aproximando o período aproximado de 15 anos em que a mina que vai explorar deixará de existir.]

  2. isso me lembra romario com aquela frase:
    “entrou no onibus agora e quer ficar na janelinha”
    Ora, dzr q a a primeira grande ação planejada em prol do turismo ilheense, um setor no qual sempre prevaleceu o improviso e o amadorismo, é no minino uma agressão a minha pessoa e a muitas q fazem pelo turismo ilheense.
    por fvr senhores, vamos mudar o discurso, os que chegaram agora já estão encontrando meio caminho andado.
    o Pet completou 10 anos http://www.costadocacau.com.br/pet.htm
    grato
    afonso zeni
    costadocacau
    12 anos promovendo e divulgando a região.

  3. Muito obrigado pelas palavras de incentivo! Mas dou razão a meu amigo Afonso Zeni. O PET (Plano Estratégico de Turismo) está, sim, sendo considerado e respeitado neste projeto, assim como praticamente tudo que trata de Lagoa Encantada e, de alguma forma, está disponível (a metodologia previa a montagem de um banco de dados minucioso). Todos estão convidados a opinar. Vamos comemorar, sim, que teremos um plano para um atrativo importante, mas ainda há muito por fazer para o turismo da região. Sei que a janelinha do ônibus é disputada, não faço, mesmo, questão de estar nela. E vamos, lado a lado, conquistar novos recursos para mais e mais planos. Para todos que estão nesse ônibus serem beneficiados, não é? Ah, o trocadilho com meu nome até que ficou simpático!

  4. Bola para a frente Fred Costacurta!
    Sucesso no incentivar o turismo da regiao a ver se antigos projetos ate agora encantados, se desencantam! Vale o trocadilho!
    A julgar pelo nome deve ser mesmo bonita a regiao da Lagoa Encantada!
    Vou acompanhar o andamento e torcer para a conclusao do projeto!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *