Tempo de leitura: 2 minutos

Uma equipe da TV Itabuna foi barrada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), quando fazia reportagem sobre o sucateamento da unidade médico-hospitalar, nesta manhã de segunda-feira.
A direção do Hblem chamou a polícia militar e a Guarda Municipal para expulsar a equipe formada pelo jornalista Ederivaldo Benedito, a estagiária Ingrid Bárbara e o cinegrafista Léo Brandão.
Os jornalistas viram de tudo e boa parte não puderam registrar. Desde cobra no hospital a macas enferrujadas, pacientes usando talas improvisadas com pedaços de papelão, matagal e lixo.
Ederivaldo Benedito definia o cenário como “degradante”, algo que o estimulou a (tentar) fazer a reportagem.
Um batalhão de assessores do hospital e da Secretaria Municipal de Saúde foi acionado para barrar a equipe. Houve ameaça de agressão física com a tentativa de tomar, a força, as imagens gravadas no hospital.
O jornalista Ederivaldo Benedito conta que a ação repressiva dos assessores identificados como Leonardo e Giovani começou logo após contato com o diretor do Hospital de Base, Antônio Costa. Apesar de ter agendado entrevista com a produção da tevê, Costa teria refugado diante da câmera.
A equipe de reportagem esteve na sala do dirigente e este disse que não concederia entrevista gravada. Enquanto falava com Benedito, Costa mirava o cinegrafista Leo Brandão e desconfiava que estivesse sendo filmado. “Você tá me filmando, não quero dar entrevista”, disse.
Embora o chefe da reportagem o tranquilizasse de que não estava gravando, Costa não arredou pé. Benedito, conta, despediu-se do diretor e informou que iria colher imagens do hospital.
Nem bem começou a filmar o cenário de guerra no Hblem e a equipe recebeu dois leões-de-chácara, que tentaram afanar o conteúdo gravado. A polícia e até o prefeito Capitão Azevedo foram acionados.
Benedito conta que não suportou a ameaça de “polícia”:
– Leonardo [Soussa] disse que iria chamar polícia pra mim, respondi: “Chame a polícia para outros que estão aí na área”.
Referia-se a um esquema de superfaturamento de produtos do hospital.

25 respostas

  1. Isto já está virando uma palhaçada pois período de política sempre tem que arrumar uma notícia de corrupção.Provas concretas ninguém tem.A saúde não anda bem das pernas não só aqui em Itabuna mas no Brasil todo.Porque não falam da Santa Casa?Onde falta támbem materias hospitalares e até mesmo papel higiênico,e tem alguns médicos que fazem pouco caso de pacientes.Mas não sempre colocam o HBLEM como palco das palhaçadas.Qualquer um que entra na administração daquele Hospital será denigrido como ladrão,mesmo sem roubar.Apontem as provas e provem as acusações.E poupem-nos de informações desnecessárias.

  2. Boa Tarde Ederivaldo,
    Agora voce podera mostrar para toda a população de Itabuna o que é esta Administração do HBLEM,mais uma vez é confirmado que neste Hospital, errei, neste Campo de Concentração não tem nenhum compromisso com a população tanto de Itabuna como da região, esta na hora de ser convocada uma manifestação para a retirada imediata desta administração nefasta a nossa cidade, será que o prefeito não está vendo isto? Fora pessoas só comprmissadas com interesses de Grupos.Quando estava a Adm. anterior, o GAC lá foi com a s TVs.,e Raimundo do Caixão não impediu o acesso as instalações do ainda Hospital,mas como hoje lá é um Campo de Concentração o Comandante (COSTA) a exemplo dos NAZISTAS,IMPEDE A DIVULGAÇÃO, ISTO É TERRORISMO, com a palavra os Sindicatos onde estão voçes? vamos protestar, e tirar estes maus Gestores, pois Hospital é coisa séria, cuida de vidas e temos vidas sendo ceifadas em virtude da INCOMPETENCIA DESTA ADMINISTRAÇÃO,
    PARABENS BENEDITO,
    FORA COSTA ,
    ACORDA ITABUNA

  3. uma pouca vergonha é a condição dos hospitais na bahia.Não só em itabuna, em visita ao doente no hospital geral de Camaçari pude ver o descaso com a saude o hospital jogado as traças.Se tratando dos hospitais de Itabuna, todos estão na uti, até 1984 os hospitais de Itabuna eram exemplos e orgulho para todos nós Itabunense, hoje é uma vergonha os politicos locais tão enfiando o dinheiro da saude no bosso a tempos acorda meu povo.

  4. Porque o “jornalista” Ederivaldo Benedito não foi fazer a sua reportagem quando uo seu sobrinho que e um dos afastados supeitodos do dito esquema do hblem. Ou so foi agora em represalia a suspensão do sobrinho

  5. Vai tentar mostrar os pacientes amontoados, espalhados nos corredores dos Hospitais estaduais em Salvador para ver se vocês conseguem, …?!?!?!
    Tá a mesma porcaria em tudo quanto é lugar, …!!!
    Ninguém se iluda, …!!!

  6. Na verdade, faltou critividade. Bastava entrar com um equipamento portátil, escondido, trnsmitindo para um veículo do lado de fora, como nós estamos cansados de ver nas outras emissoras, Brasil afora, …!!!
    Amadorismo puro, …!!!

  7. PORQUE O GAC CRUPO DE ACAO COMUNITARIA DE ITABUNA NAO FALA, FICARAM MUDOS, É O SEU PESSOAL OS RESPONSÁVEIS PELO SUCATEAMENTO DO HBLEM, ONDE ESTAO OS OPEROSOS FISCAIS DA SOCIEDADE HIPÓCRITA DE ITABUNA, VAO JOGAR O LAMAÇAL EM BAIXO DO TAPETE.
    COM A PALAVRA O GAC, A CAMARA DE VEREADIRES DE ITABUNA OMISSA, O CONSELHO DE SAUDE OMISSO, O MINISTPERIO PÚBLICO OMISSO.

  8. Ederivaldo Benedito você está preocupado porque seu sobrinho ficou no gancho por trinta dias tambem foi ?
    Acorda pra vida ninguem jogue pedra no telhado dos outros e principalmente quem tem telhado de vidro…

  9. Que eu saiba o governo do estado tá construindo novos hospitais e logo quando forem inaugurados irão desafogar a merda deixada pelas décadas de carlismo. O resto é conversa pra boi dormir, ainda querendo justificar ROUBALHEIRA.
    Ladrões!

  10. Olhe pimenta não é só o hospital de base não. O centro de reabilitação e desevolvimento humano (CREADH)que fica no bairro São Judas aqui em Itabuna está acabado um caos total. Os deficientes estão sofrendo com a falta de estrutura física e humana, sabemos que a verba vem, mas o centro a cada dia que passa está se acabando. Se possível dê uma passadinha por lá e verifique o que eu estou falando. Pelo jeito os governantes pouco importam com as pessoas que ali frequentam e precisam daquele atendimento. Ninguém responsável pelo orgão apareçe por lá para vê a situação do centro.
    Eu sou mãe de uma criança especial, e estou triste de ver o centro se acabando aos poucos, e ninguem toma providência.
    Muito obrigado..

  11. Itabuna cidade centenária apontada para o futuro, tema do seu centenário. Como chegar ao futuro? Nós estamos vivendo o momento politico aonde a moda é blogeiro tirado a jornalista sem nunhum compromisso com a responsábilidade e sem coragem de se identificar e asumir a veracidade das noticias ou do boatos ou das leviandades e calunias que leva a denegrir a imagem das pessoas, sem se importar se são verdadeiras, sem procurar a defesa e as explicações cabivéis e nesseçarias para que possa fazer justiça digna e não fazer o uso de um meio tão justo, tão respeitado e digno que é a imprensa, que tem como objetivo informar com lealdade a população e aqueles que a procura para formar a sua opinião e não se aproveitar para tirar lucros politiqueiros. A imprensa de Itabuna é digna, justa e estar acima destas pessoas que se aproveita para fazer mau uso.Aqui em Itabuna não tem espaço para João Carlos as pessoas que faz parte da imprensa de Itabuna não deixa este tipo de inoculação porque o compromisso principal é com a verdade, doa a quem doer.Politica se decide no voto popular e tem que ser respeitada, não é criando chifre na cabeça de cavalo e colocar a público calunias e defamacões e que vão conseguir. A era de João Carlos que estorquia e ganhava dinheiro fazendo acusações levianas e irresponsáveis terminou na cadeia e aqui em Itabuna tem que pegar uns que tem costumes joão Carlista e colocar no lugar da responsábilidade da dignidade do respeito com a sociedade do compromisso com a verdade. E assim respeitando o direito do cidadão a nossa cidade vai de passos largos para o futuro, deixando para tráz os novos coroneis que não se sustenta das lavouras de cacau e sim da fome do poder público e assim fazer posse das suas verbas ou tirar proveito, porque foi o meu candidado que ganhou! Vou conseguir um emprego! Vou pedir favoritismo!Basta. Vamos deixar de ti ti ti e deixar as pessoas que nos itabunense escolhemos trabalhar e nós na proxima eleição vamos julgar.

  12. O jornalista Ederivaldo quase chegou a levar um tapa do Sr. Geovani, cunhado do Dr. Vieira secretário de saúde do município.Uma vez perguntado por Ederivaldo se ele era o Sr.Geovani? O patronato e favorito do Sr secretário de saúde municipal? reagiu de forma agressiva querendo intimidar o jornalista, dizendo: Geovani- voçê esta me ameaçando? e partiu pra cima do jornalista sendo contido pelos policias que ali estavam .
    Qual tipo de ameaça Sr. Geovani estava se referindo? Será se é porque ele tem medo da lei do nepotismo? O ministério público sabe que ele cunhado do secretário de saúde? a população de Itabuna sabe que Veira emprega seus familiares? Será se isso é justo com a populãção que luta por um emprega mais as vagas estão preenchidas pelos parentes do Dr.Secretário? Espero que ele Geovani ¨O PATRONATO E FAVORITO DO SECRETÁRIO¨se comporte assim RAIVOSO na frente do promotor público quando chegar a hora deste quetionamento no Ministério Público, pra ele ir para o xilindro. VALENTÃO!!!

  13. Infelizmente não vi um comentário que se preocupe com a população. Todos os comentários postados acima está a defender interesses pessoais. O GAC, O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE e muito mesnos O MINISTÉRIO PUBLICO, são omissos, omissa mesmo é a CAMARA DE VEREADORES, pois legisla tendp como principal objtivo os interesses do Vereadores.Ainda estamos sujeitos às ameças da Santa Casa de Misericordia de Itabuna, que fca fazendo chatagem, inclusive torcendo para que o Hospital de Base pare suas atividades para que ela a Santa Casa deixe de atender ao SUS, como o unico objetivo de causar um caus na saude do Municipio.
    Precisamos urgentemente é que seja feita uma revisão no processo de implantação da Saude plena, para podermos saber se naquela época o Municipio tinha condições de abrigar outros 123 Municipios. No mais o que estamos vendo é uma grande guerra, onde a principal interessada de quanto pior melhor é a Santa Casa.

  14. Estive no hospital de base semana passada para levar uma pessoa que não tem plano de saúde e constatei que realmente está precisando de cuidados em todos os setôres, porém o que mais me chamou atenção foi que o único hospital que a recebeu e deu o atendimento necessário foi o Base,e mais, ví moradores de rua malcheirosos sentados na recepção cada um aguardadando sua vez de serem atendidos e todos os profissionais que ali estavam os respeitaram (é claro que deveria assim), mas no geral não é isso que acontece.Portanto o HBLEM precisa de COLABORADORES e não de críticos e oportunistas politícos!!!!!!!!!!!!!

  15. OS OMISSOS – CONSELHO DE SAUDE, MINISTERIO PUBLICO, CAMARA DE VEREADORES E ESSE GAC, QUE SE REUNE SÓ PARA “ALMOÇOS”
    A SANTA CASA DE ITABUNA TÁ QUERENDO É QUE O HBLEM SE ESPLODA MESMO, QUANTO PIOR PRO BASE, MELHOR PRA ELA(SANTA CASA).
    SÃO UNS VERDADEIROS CHANTAGISTAS DE BRANCO.
    A SANTA CASA, QUERIA EM 2006 QUANDO FECHOU A PEDIATRIA DO NOVAES, DEIXAR AS CRIANÇAS MORREREM A MINGUA, A SALVAÇÃO FOI A PROVIENCIA INTELIGENTE DO SECRETÁRIO JESUINO QUE SEM ELES ESPERAREM CONSEGUIU O IPEPI E ELES FICARAM FOI RETADOS PORQUE NAO CONSEGUIRAM TRAZER O CAUS PARA O MUNICÍPIO.
    NAO SATISFEITOS O PROVEDOR ERIC ETINGER FECHOU O PRONTO-SOCORRO DO CALIXTO E DEIXAR O BASE ABARROTADO DE GENTE.
    TUDO DE CASO PENSADO.

  16. Ocorreto é investigar e prender os criminosos, e criar uma nova gestão com competência técnica e reponsabilidade ética e cidadã! Mas no Brasil tudo vira pizza!

  17. MOSSO ESSE MARCELO DIRETOR ADM , E ALDAMIR CHEFE DO ALMOXARIFADO DEVERIA NUNCA MAIS ADENTRAR EM UMA REPARTIÇÃO PÚBLICA POR IMPROBIDADE….ESSE ESQUEMA PESADO DESSA MARFIA PESA MUITO AOS COFRES PÚBLICOS. ESSE ANTONIO COSTA JA SE MOSTROU INCAPAZ DE ADMINISTRAR NEM PARA PROFESSOR ELE PRESTOU…FICA HORAS E HORAS ESCUTANDO E ADMINISTRANDO FUXICO. BASTA TEMOS QUE FAZER UMA LIMPEZA GERAL LÁ….. KD A ÉTICA…

  18. Haaa Fuxico ele (Costa )sabe administrar muito bem é a sua especialidade , o fuxico ele sabe averiguar e as outras coisas ele faz de conta que não vê , coitado ele surdo cego e mudo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *