Tempo de leitura: 2 minutos

Nélis Araújo: morte de colega para acobertar crimes.

A operação que levou para trás das grades o ex-delegado regional de Itabuna, Nélis Araújo, prendeu também outras quatro pessoas envolvidas na morte do delegado André Serra, em 29 de outubro do ano passado, informa a Secretaria de Segurança Pública.
A quadrilha era envolvida num esquema criminoso de partilha de terras na região que compreende os municípios de Ubatã e Maraú, e também defendia os negócios de Nélis Araújo.
Além de Nélis, foram presos ontem e levados para Salvador os pistoleiros Manoel Tercino de Araújo, Manoel Barreto, Antônio Calumby e o ex-delegado calça-curta Luís Santos Neto, conhecido como “Neto de Arlindo”.
Um dos integrantes da quadrilha, Antônio Calumby havia sido flagrado por circuitos de tevê na praça onde  André Serra foi executado. A vítima relatou a colegas ter visto Calumby várias vezes próximo à delegacia.
O assassinato foi encomendado após o delegado morto avançar nas investigações de crimes cometidos pela quadrilha na qual Nélis Araújo teria participação. Em Ubatã, o delegado preso ontem atuou na década passada e tinha projetos políticos naquela região. Sonhava tornar-se prefeito do município.
A polícia ainda apurou o envolvimento de Manoel Tercino e Manoel Barreto. Eles teriam envolvimento com alguns crimes. Tercino e Barreto são, respectivamente, pai e sogro do pistoleiro Magno Nogueira da Silva, autor dos disparos fatais contra o delegado André Serra.
FUGA CINEMATOGRÁFICA

Barreto e Tercino, presos ontem (Foto Jorge Cordeiro).

Magno foi morto 12 dias depois do assassinato do delegado, num confronto com a polícia em uma fazenda na região de Ipiaú e Itapitanga (confira aqui). Ele ficou conhecido ao comandar uma fuga cinematográfica no presídio Ariston Cardoso em Ilhéus e escapar de um cerco policial montado pelo próprio Nélis, na ponte do Fundão, episódio que deixou o então delegado regional de Ilhéus, Jorge Santos, furioso.
A polícia apurou o papel de Calumby no esquema. Ele atuava dando proteção à suposta quadrilha do delegado, ainda integrada pelo ex-calça-curta Neto de Arlindo, hoje pistoleiro. Duas pessoas estão foragidas.
O crime contra Serra teria sido encomendado após a vítima assumir a delegacia em Ipiaú e investigar as ações de Nélis naquela região. Descobriu-se, conforme a polícia civil, que Nélis recebia presentes e dinheiro para acobertar os crimes praticados pelo pistoleiro Magno Nogueira e o grupo. O delegado preso ontem, então, teria encomendado a morte de André Serra.
– O mando do crime foi devido às divergências no caso de Mauricio Cotrim e também pelas investigações da ligação de Nélis com Magno. Serra havia descoberto crimes nos quais Nélis estaria envolvido, além de irregularidades administrativas – afirma o delegado regional de Conquista, Odilson Pereira, responsável pelas investigações que levaram a quadrilha para a cadeia.
Conforme o secretário de Segurança Pública, César Nunes, será instaurado processo administrativo para apurar a conduta de Nélis Araújo enquanto servidor público, que “poderá ser demitido”.

29 respostas

  1. Taí uma das razões de Itabuna estar entre as cidades mais violentas do Brasil!
    Tinha um delegado bandido e chefe de uma quadrilha.
    De parabéns está a Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, ao identificar os meliantes e prendê-los.

  2. Quero parabenizar a secretaria de segurança pública por tirar esses bandidos de circulação, usando métodos civilizados, em vez de fuzilá-los, como comumente esses marginais, quando delegados etc…, fazem. O que mais me causa revolta é saber que parte da população ainda aplaudem esses bandidos travestidos de justiceiros. É preciso não confundir vingança com justiça.

  3. Nossa!! Até agora tô pasma com essa história do delegado Nélis. Ainda está fresca na nossa memória as operações que ele fazia em Itabuna, estava sempre na tv mostrando seus feitos e nós telespectadores, achavamos que ele era o paladino da justiça. Que decepção!! Realmente, quem vê cara não vê coração…

  4. Os esquemas no complexo policial .As extorsões.Gente que era presa mas tinha que ir em bancos efetuar saques.Foram várias representações , empresários que sofriam coação para adquirir serviços de segurança ( coisa da Máfia Russa).Poucos foram os que lutaram na época para remover esse câncer de Itabuna.A justiça tarda mais não falha.

  5. Como fica as mortes acontecidas em Itabuna na epoca do Delegado Nelis conhecida como mortes dos corretores, foram mortos Adeildo mardque, Gerson Barracho, Jose Raimundo e outros, sera que essas mortes não tem a haver com o ex delegado, e colocou laranjas para incrimina-los, cade a secretaria de segurança publica investigar, pois deixar nas mãos dos colegas de Nelis não vamos ter resposta alguma.. e se apertar mais mortes vão aparecer, pois só descobriram de Nelis porque o tal mandou matar um ex colega, que quase na epoca iria botar a boca no mundo sobre O NELIS ARAUJO….

  6. Que história imunda!!!
    Se não fosse real, parece ter sido inspirada em filmes de terror.
    Minha solidariedade à familia do Delegado André Serra!
    Parabéns à Secretaria de Segurança Pública e ao Delegado de Conquista que presidiu às investigações.

  7. Lamentável essa história, quando os policiais e outras pessoas que estão no poder, vão entender que não cabe mais essa história de enriquecer as custas do sofrimento alheio?Qual a necessidade que esse rapaz tinha de cometer tantos crimes em troca do vil metal? Uma vergonha!!! Ser mandante de um assassinato do próprio colega? Será que o delegado de Salvador, Clayton Leão, sofreu um mero assalto que veio a tirar sua vida?? O crime não se justifica, mas entende-se que pessoas com baixo padrão de vida, desempregados e envolvidos com drogas socorra-se deste artífio, mas um funcionário público,uma autoridade policial?? Mau- caráter, desonesto, criminoso e outros tantos adjetivos pejorativos para este homem.Dificil compreender certas atitudes…

  8. É bom esse delegado André Serra tomar cuidado pq parte da quadrilha pode está por aí solta.
    Do jeito q as coisas estão, sei não.
    Só Deus.

  9. Não posso acreditar que existem pessoas de Itabuna que fazem esse tipos de comentários…
    Quando ele estava aqui fazendo de Itabuna sua cidade, todos souberam parabenizar, entregando titulos de “Cidadão”, jornais e principalmente o proprio site Pimenta na Muqueca parabenizava-o pelo seu trabalho.
    Quando ele servia aqui em nossa cidade, ele prestava…
    A impressa tem sua liberdade, mas nem tudo é verdade.
    Mas a verdade vai ser mostrada e torço muito por ele e por seus familiares.
    Da Redação: Não havia elogio. Noticiávamos as ações.

  10. Concordo,
    quando ele trabalhou diminuindo a violência daqui de Itabuna todo mundo gostava
    duvido que exista prova contra Dr.Nelis
    Mas Deus é maior, vamos juntos meu Dr!

  11. Que trabalho esse indivíduo realizava em Itabuna ?armações? Sai nos jornais porque pagava jabá.Vivia de/na mídia.Tanto bandido , político aparece na mídia como o salvador da pátria! A verdade é clara.Só cego não quer ver.O Secretário de segurança Cesar Nunes deu entrevistas nas rádios de Salvador , televisão.Disse não haver duvidas da participação criminosa do meliante.Isso serve de exemplo para Itabuna.Cidade que tem o costumes de recepcionar esses tipos.Acabou!Foi grampeado.

  12. Bem… é bom que todos saibam que se Nelis tivesse feito concurso para promotor de justiça, nem teria sido investigado. Agora resta saber a verdade sobre a morte do Delegado de Camaçari Clayton Leão que a polícia considera concluído o caso da sua morte, mas tal conclusão não satisfaz a ninguem.

  13. O interessante José Carlos é que vc se diz tão maduro o suficiente para julgar as pessoas e não tem a maturidade de não acreditar em tudo que se ver…
    Quem sou eu para dizer quem esta certo ou errado, mas confio no trabalho do Delegado e sei que ele fez o melhor.
    Se é tão facil pra bandidos aparecer na TV, vc esta perdendo tempo.!

  14. Prof.Roberto, a casa caiu rapaz. Veja que ironia..Ele armou para um cidadão aqui dizendo que o cara era mandante de um crime.E agora,ele é acusado de ser mandante. Gostava tanto de aparecer na imprensa humilhando àqueles que prendia, inventava operações midiáticas.Agora é execrado pela própria imprensa.Nada como um dia após o outro.
    Indicações de filmes para aula do professor :
    1- Olhos de Serpente de Brian de Palma ,
    2- Dia de Treinamento de Antoine Fuqua
    3- Os Infiltrados de Martin Scorcese

  15. Toda Polícia Civil já estava sabendo do envolvimenro de Nelis Araújo, não só no assassinato do delegado André Serra, como também em outros assassinatos, Além de outros crimes. Basta ver que ninguém do meio policial saiu em sua defesa.Nem mesmo a ADPEB – Assossiação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia, se manifestou contra a prisão. Se houvesse qualquer dúvida com certezaa ADPEB saíria em favor de seu associado.
    È muita coisa contra Nelis. Alias, a expulsão dele da polícia é uma questão de pouco tempo.

  16. FICO PENSANDO COMO É FÁCIL DENEGRIR A IMÁGEM DE UMA PESSOA. QUANDO O DR. NELIS ESTAVA TRABALHANDO EM ITABUNA PRENDENDO FAZENDO E ACONTECENDO, ISSO DESPERTOU INVEJA NOS SUPERIORES DELE E APARTIR DAI FOI TRASNFERIDO PARA AGRADAR O PREFEITO FERNANDO GOMES, PORQUE O DR. NELIS TEVE CORAGEM E PRENDEU O FILHO DO PREFEIRO QUE MATOU O VAQUEIRO. BULIU COM GENTE GRANDE E POR ISSO ARMARAM ESSA PARA ELE. MAS ESTAMOS TODOS RESANDO PARA QUE TUDO SEJA ESCLARECIDO, POIS SABEMOS QUE O SENHOR É INOCENTE.

  17. FICO INCONFORMADO COM ESSAS COISAS QUE AS PESSOAS FAZEM PARA SE VINGAR DE QUEM TRABALHA CERTO. É POR ISSO QUE O MUNDO ESTÁ DO JEITO QUE ESTÁ. É MELHOR SER CONIVENTE COM TUDO DEIXAR TUDO PARA LÁ QUE AÍ NINQUEM MEXE COM VOCE. MAS O DR. NELIS FOI PRENDER O FILHO DO PREFEITO DE ITABUNA MARCOS GOMES DEMOROU MAS A VINGANÇA CHEGOU, FERNANDO GOMES COLOCOU ELE NO MESMO LUGAR ONDE O FILHO DELE ESTÁ ATRAZ DAS GRADES. MAS COM UMA DIFERENÇA O FILHO DELE MATOU O VAQUEIRO E O DR. ESTÁ INJUSTAMENTE E ISSO VAI SER PROVADO. ESPEREM PARA VER.

  18. ESTOU PERPLEXA COM TANTA BABOSEIRA QUE FALAM DO DR. NELIS. PORQUE A POLICIA CIVIL NAO TEVE CORAGEM DE PRENDER O VERDADEIRO MANDANTE DO CRIME DO DELEGADO ANDRE SERRA E COLOCOU COMO BOLA DA VEZ O DR. NELIS. O ´DR. CAUSOU MUITA INVEJA EM MUITA GENTE DESVENDANDO INUMEROS CRIMES E ISSO FEZ COM QUE A VAIDADE DE MUITOS FOSSE ATACADA E FIZERAM ISSO PARA SE VINGAR, JUNTAMENTE COM O APOIO DO EX PREFEITO DE ITABUNA FERNANDO GOMES QUE DR. NELIS PRENDEU O FILHO. ACORDA MINHA GENTE E ENXERGA A VERDADE. SE DR. NELIS FOSSE MATAR ALGUEM IRIA SE COLIGAR A EX PRESO PAI DE PRESO SOGRO E MAIS SETE PESSOAS PARA MATAR UM COLEGA DELEGADO E FICAR NA MAO DE TODOS ELES. BURRO EU SEI QUE ELE NAO É PORQUE ANTES DE SER DELEGADO ELE É FORMADO EM DIREITO.

  19. ESSA INJUSTIÇA QUE FIZERAM COM O DR.NELIS VAI SER DESMACADO. ESPEREM E VERÃO. TUDO ISSO PORQUE ELE PRENDEU O FILHO DO EX PREFEITO DE ITABUNA MARCOS GOMES QUE COINCIDENCIA AGORA ELE MORA EM VITORIA DA CONQUISTA E O DELEGADO DO CASO DE DR. NELIS É COORDENADOR DE VITORIA DA CONQUISTA….. REFLITAM…

  20. SR. ELIAS JR. LI SEU COMENTÁRIO E LHE DIGO QUE FOI TUDO BEM ARMADO CONTRA DR. NELIS ATÉ O CRIME QUE IMPULTARAM A ELE FOI CONTRA OUTRO DELEGADO PARA A CLASSE NEM PODER SE MANIFESTAR. MAS TUDO ISSO VAI SER RESOLVIDO E A VERDADE VAI VIR A TONA. É UMA PENA QUE A MEMÓRIA DO BRASILEIRO É TAO CURTA QUE ESQUECEU DE TUDO QUE ELE FEZ DE BOM PARA ITABUNA COMO NA ÉPOCA OS CIDADAOS ANDAVAM NA RUA TRANQUILAMENTE COMO ELE PRENDEU O FANTASMA DO PCC, DESVENDOU O CASO DE TACIANA CAMBOIM ETC.ETC. AGORA DIZEM QUE ELE MANDOU UM EX-PRESO DA SUA DELEGACIA E OUTROS SETE COMETER UM ASSASSINADO CONTRA OUTRO DELEGADO. ELE ACOSTUMADO INVESTIGAR A PRENDER QUADRILHAS IRIA SE COLIGAR A TANTA GENTE PARA COMETER UM CRIME DE TAMANHA REPERCUSSÃO. PENSEM NISSO.

  21. È uma pena pessoas que pensam dessa forma como Manoel achando que por pessoas defenderem o Dr.Nelis fazem parte da quadrilha. Segundo a Constituição Federal todos tem direito a defesa e as pessoas são acostumadas a acreditar em tudo que vê na TV é uma pena mas… Sabemos que Dr. Nelis é inocente e que isso foi uma armação para acabar com sua imagem. Coincidência ele ser desafeto do atual Sec. Cezar Nunes.Abraços.

  22. Trabalhei com Dr. Nelis, conheço seu trabalho, sua postura e sua competência, um homem inteligente como ele jamais mataria um colega em praça publica e com testemunhas, teria outras maneiras para executar, se fosse o caso, pois confio na sua inocência, visto que as vezes que saíamos para diligência ele não permitia que matássemos os bandidos, avalie uma colega… ademais uma pessoa que fez parte da investigação que aqui não cabe revelar disse que no processo não tem nenhuma prova que incrimine o Dr. Nelis, seu grande problema é cativar inimigos com a mesma facilidade que cativa amigos. JUSTIÇA SEJA FEITA!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *