Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão de Itabuna, Frankvaldo Lima, irritou-se com uma cobrança feita pelo Pimenta. Para o blog, é imperioso que o Stert se manifeste sobre a demissão do radialista Henrique Queiroz da Rádio Nacional, o que a entidade ainda não fez.
Há uma dificuldade para Lima, que tem programa na mesma Rádio Nacional, portanto está também subordinado ao empregador que demitiu Queiroz. Este radialista disse hoje ao Pimenta que não cometeu qualquer transgressão à lei eleitoral em seu programa da última quinta-feira, 26. Seu “delito” foi mesmo ter aberto o programa “Nacional Verdade” com um editorial em que teceu críticas ao presidente da Câmara de Itabuna, vereador Clóvis Loiola.
Segundo consta, o presidente designou um funcionário para acompanhar os principais programas de rádio em Itabuna e verificar quem está falando mal dele. Quem incorrer no “deslize” corre o risco de ficar sem mesada. Queiroz dançou porque falou demais… Não de campanhas ou pesquisas, mas de Loiola. E Barbosa, que faz rádio “por amor à causa”, não contou conversa.
O Pimenta procura fazer jornalismo com decência e jamais aceitou pressões ou favores para adotar qualquer posição. É regra no blog não misturar questões comerciais com o conteúdo editorial, pois entendemos que no dia em que cairmos (jamais!) nessa tentação maligna, neste exato momento o blog perderá toda a sua essência e razão de ser.
Por conta dessa firmeza, o Pimenta está sempre recebendo ataques de todos os lados e até daqueles que nem imaginávamos. Mas é assim mesmo, faz parte da vida e as posturas alheias, embora às vezes nos decepcionem, não vão nos deprimir.
Hoje pela manhã, o diretor da Nacional, Barbosa Filho, também irritado (ô gente mau-humorada!) com a crítica feita pelo blog contra a demissão de Queiroz, atacou o blog de maneira transversal, enviesada. Chegou a comparar os operários desta fábrica de notícias ao blogueiro do “Pura Extorsão”, João Andrade Neto!
Suspiramos, olhamos para o alto, pedimos sabedoria a Deus para responder sem chutar a canela de ninguém, pois é preciso manter o nível. Pensamos em exigir ao autor da leviandade que provasse o que disse a sua língua ferina, mas não nos demos a esse trabalho porque a afirmação – como dito – foi enviesada (quando vier direta e sem disfarces, a interpelação judicial será feita tranquilamente).
Depois, veio o amigo Frankvaldo Lima, o presidente do Stert, que não gostou de ser chamado à responsabilidade para com um companheiro seu. O programa  de Lima na Nacional de Barbosa foi dedicado hoje a criticar o jornalismo do Pimenta.
 O presidente do Stert e a nossa também querida amiga Kelly Dourado, sua esposa, chegaram a oferecer-se para dar a estes blogueiros aulas de como fazer jornalismo com ética, isenção e qualidade editorial. É claro que ficamos felizes com tamanha demonstração de solidariedade, sobretudo em meio a tanta pancada, e ficamos a esperar ansiosamente pelas aulas, que certamente hão de enriquecer o nosso cabedal jornalístico.
Como é sempre bom renovar, vamos jogar no lixo os manuais e os ensinamentos que recebemos de Luiz Conceição, Daniel Thame, Walmir Rosário e reaprender jornalismo com o casal Frankvaldo Lima e Kelly Dourado. Vocês não têm noção da ansiedade que nos domina neste momento!
 

49 respostas

  1. Maravilhoso texto,isso que é jornalismo…
    sou fã do Pimenta,por que acredito na isenção de suas matérias com aliados políticos…
    Para mim vocês do pimenta merecem um premio:Jornalismo CQC Baiano.
    Abraço e boa sorte contra os invejosos….

  2. É emociante, irradiante, intrigante ver a verve jornalistica que Ricardo Ribeiro demonstra no Pimenta. É, numa respeitosa metáfora, um manga larga, um puro sangue, um árabe no jornalimso grapiúna.
    Ainda nos bons tempos de “Tia Alba” do Gama, competíamos. Hoje, tiro o chapéu. Reverencio-o. Ao (verdadaeiro) mestre, com carinho,
    Alex Miranda, seu díscipulo.
    Jornalismo de “cabra-homi” ainda se faz assim!

  3. Boa tarde,
    Caro PIMENTA, não se preocupem; Todas as emissoras de rádio de Itabuna são politicas….
    É obrigatório uma puxação de saco, para não cair. E o presidente do sinticato, não foge a regra…
    A pimenta…

  4. Quem é Barbosa Filho?
    Sempre foi um zero nessa cidade, aparece hoje como o dono de uma TVI despreparada, sem jornalismo independente e com “profissionais” duvidosos!
    Um ex secretário, por exemplo, tinha um programa sobre Contabilidade, sem saber se o mesmo tinha ou tem ÉTICA!!!!
    Essa TVI, felizmente POUCOS tem acesso, só assiste ou tem coragem de assitir quem tem TV Cabo!!
    O Pimenta tem TODA credibilidade, por saber que aqui nesse bloq não existe interesse ou EXTORSÃO, por saber que aqui ninguém se vende!
    Jornal Agora, TVI, Rádio Nacional, são LIXO!!!!!

  5. PARABÉNS, JORNALISMO DE VERDADE SE FAZ COM ÉTICA, ISENÇÃO E PRINCIPIO! A FALTA DESSES VALORES INFELIZMENTE AINDA FAZ PARTE DE ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E PROFISSIONAIS DE NOSSA CIDADE.
    ALGUNS PODEM ATÉ ESTRANHAR O PRINCIPIO, MAS ESSE VEM DE BERÇO… E É ESSENCIAL EM QUALQUER PROFISSÃO, EM QUALQUER PESSOA!
    PARABÉNS PIMENTA…
    A POPULAÇÃO ESPERA UMA ATITUDE DO PRESIDENTE DO SINDICADO… OU ENTÃO CONVOCA UMA ASSEMBLÉIA E PEDE PRA SAIR… OMISSÃO NÃO COMBINA COM COMUNICAÇÃO!

  6. Primeiramente gostaria de parabenizar o Pimenta pelo texto, eu como recém formada em Jornalismo, acredito no tipo de Jornalismo praticado por este blog, mas cabe aqui também fazer algumas observações quantas as pessoas envolvidas neste triste e corriqueiro episódio, quando se fala em meios de comunicação “dirigidos” por Barbosa.
    Eu fico pasma diante desta atitude do casal Frankvaldo e Kelly, principalmente ele que, quando não tinha ligação com o Grupo Multiação vivia com um carro de som na porta da TV Itabuna, denunciando os muitos abusos cometidos pelo patrão Barbosinha e defendendo a classe. Agora o defende veementemente.
    E para completar o cenário de absurdos, ainda tem a coragem de tecer criticas a este blog, que ganhou notoriedade na região pela credibilidade.
    Pois bem, fica aqui o meu recado, para o casal que nunca passou nem pela porta de uma faculdade de jornalismo e portanto não conhece os conceitos éticos da profissão.

  7. Seu Pimenta, pergunta pro Frankstain Lima quando é que ele vai convocar as rádios pra a negociação salarial de 2010. É porque já estamos em agosto e ele não tá nem aí pros nossos salários. Teve rádio que já deu aumento em março porque não quis mais esperar o sindicato. Como seu Frankstain tá com o bolso forrado, nóis ó!

  8. o termo TRANSVERSAL usado no texto não tem nada a ver com enviesado. Muito pelo contrário.
    o modo TRANSVERSAL DE VER AS COISAS significa, o contrário>
    é um modo ABRANGENTE, PROFUNDO, SÉRIO, CIRCULAR, TOTALIZANTE E PLENO E TRANSPARENTE.
    FICA AQUI, PORTANTO, ESTA IMPORTANTE ADVERTÊNCIA. NO SENTIDO DE CONTRIBUIR COM A MÍDIA GRAPIÚNA, TORNANDO=A CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL E SISTÊMICA. ATUANDO EM PROL DA MELHORIA DE UMA VISÃO ESTRATÉGICA E UMA AÇÃO COMUNICATIVA CLARA

  9. Maria Eduarda. parabens pelo seu comentario. essas trés radio só tem jabazeiro. no bolso de vereadores radialista é por isso que o Legeslativo esta nessa putaria. respeitem o povo de itabuna…

  10. Não levará muito tempo… E toda a conhecida imprensa (rádio, jornal e até TV) será esmagada pela Rede Mundial de Computadores.
    Hoje, o JB, o jornal mais sério do Brasil, tirou do prelo sua última edição. Fechou as portas. Sua tiragem caiu de cerca de 100.000 exemplares diários para algo em torno de 20.000.
    O Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas foi o primeiro passo na direção da democratização dos meios de comunicação.
    Vem muito mais por aí!
    Brevemente, estaremos com a Banda Larga em todo o território brasileiro. Vamos poder acessar, conversar, mostrar imagens, saber tudo que acontece no mundo, em qualquer ponto desse País, utilizando um pequeno aparelho na palma da mão. Dentro de pouquíssimo tempo os “lap”, “net”, “palm” e “iph” da vida (e o que vier…) estarão sendo vendidos como banana em quitandas.

  11. Rapaz por isso que hoje em ilhéus tem um sindicato a altura, sou radialista e membro do stert, seu pimenta continue assim na linha de frente da defesa da liberdade e da etica. joselito alves martins
    DRT/ba1979

  12. RHOD1 ou XPTO, sei lá… O termo transversal tem várias acepções e não se prende apenas ao conceito acadêmico de transversalidade. O que disse foi que o ataque não foi direto, veio meio de banda, por uma via secundária, uma transversal…Ufa! É isso aí.

  13. anônimo…talvez você precise conhecer melhor os radialistas de itabuna pra não falar o que não deve,ainda tem radialista sério em itabuna sim,procure conhecer um por um,não faça julgamentos precipitados ok! Por falar,pra você querer falar de radialistas primeiro se identifique,assine quem é o senhor,anônimo pode ser qualquer um,até mesmo um dog!

  14. Zelão diz: – O avesso do avesso!
    “Se entrar “atravessado” dói!
    A “transversatilidade” que acabou se tornando foco da questão em épigrafe, é irrelevante, diante da “transvessa agressão” aos profissionais do Pimenta, quando o mesmo só saiu em defesa de um profissional da comunicação, que a “priori” deveria ter sido defendido pelos membros do sindicato da categoria a que pertence.

  15. este blog e o numero um e o primeiro que eu leio depois vem os outros,o presidente do sindicato deveria não trabalhar em radio enquanto fosse presidente,um abraço para familia pimenta na muqueca!

  16. tss, tudo isso me fez pensar uma reuniao em familia, onde uma certa jornailista de uma grande emissora de TV, frente a MEDICOS, ADVOGADOS, ASSITENTE SOCIAL, ENGENHEIROS E eu PEDAGOGA,ouvimos ela dizer que “JORNALISTA E A MASSA PENSSANTE DA BAHIA”.
    Imaginei entao que a comunicaçao e feita so entre eles.leitor e jornalista ou politico.ou talvez nem saibam o que sao.

  17. O PIMENTA ME FAZ SENTIR QUE AINDA PODEMOS LUTAR POR UMA DEMOCRACIA E POR JUSTIÇA SOCIAL.
    SUAS MENSAGENS INDEPENDENTES SEM NENHUM TIPO DE BAJULAÇAO POR “A” OU “B”, CONTINUE ASSIM PIMENTA QUE COM CERTEZA VAI ARDER MUITO NO OLHO DESSES JABAZEIROS DE PLANTÃO, INFELIZMENTE FRANKVALDO É MAIS UM QUE ESTÃO A MERCÊ DESSES POLITICOS DE ITABUNA, UMA CAMÂRA DE VEREADORES QUE NÃO SE RESPEITA NEM RESPEITA O CIDADÃO UMA EMISSORA QUE NÃO RESPEITA SEUS FUNCIONÁRIOS NÃO MERECE CREDIBILIDADE E UM PRESIDENTE DE UM SINDICATO QUE NÃO RESPEITA SEUS ASSOCIADOS TAMBÉM NÃO MERECE. CREDIBILIDADE

  18. O sindicado existe para que? Se em situações como essa não se faz presente!…Ou melhor, está presente do lado quem lhe convém.
    Prefeitos e vereadores de índole duvidosa são freqüentes em nossa cidade, e meios de comunicação subordinados a eles (alternando o partido) é um fato!…Até aí nada de novo, a não ser o uso ou abuso de poder de Barbosa Filho, conhecido na cidade por ser gente da melhor espécie!.. Tenho pena de seus funcionários, que ganham mal, usam equipamentos defeituosos além de enfrentar longas jornadas de trabalho pela falta de material Humano!…Que por sinal é suprido por pobres estagiários…
    Enfim, Parabéns PIMENTA!!!

  19. resumindo tudo,em palavras do povão,itabuna nao tem radio competente,tem alguns profissionais eu mim envergonho em morar em uma cidade que as pessoas se acham o dono de tudo e de todos calma gente a época dos coronéis acabou,ou ainda estamos vivendo na época do chicote nas costas?fale mesmo pimenta na muqueca,pois eles estao no bolso de barbosinha

  20. Olha, gostei da dose APIMENTADA de IRONIA destilada…
    Com todo respeito aos radialistas que merecem credito e respeito, pela postura ética e competência (que não parece ser o caso dos citados), temos que separar a figura do jornalista com a do radialista. Porquanto um jornalista pode acumular as funções de
    radialista, o inverso nem sempre é verdadeiro.
    Infelizmente, temos muitos elementos atuando no radio itabunense que são meros aspirantes a radialista, mas que se posicionam como se fosse um Orlando Cardoso, não sabendo eles que precisam estudar muito e aprender regras de conduta e convivência democrática.

  21. SINDICATO , SINDICATO , SINDICATO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    PARABENS PIMENTA, ´´SÓ JOGAM PEDRAS EM ARVORES QUE TEM FRUTOS , E VC TEM FRUTOS MUITOS BONS.
    CUIDADOS COM ESTES POVO , POIS SAO HERDEIROS DA DITADURA.
    NECESSITAMOS URGENTE DE UMA REFORMA POLITICA, CONSTITUCIONAL. MINISTERIO PUBLICO E PRINCIPALMENTE NO JUDICIARIO DO BRASIL E EM ESPERCIAL NO JUDICIARIO DA NOSSA BAHIA.
    ESPERO QUE VC NAO SE INTIMIDE COM ESTAS ATITUDES DESTES POLITIQUIROS DE PLANTAO, JUIZES E MINISTERIO PUBLICO LOCAL. DEUS OS FORTALEÇA CADA VEZ MAIS . EFESIO 6, 10 AA.

  22. Na última semana, reçebi um convite para a posse da nova diretoria do sindicato, que seria no sabábo dia 12. Fique surpreso, pois não sabia, não fui comunicado( assim como os outros colegas)que houve eleição.Aliás, outros colegas que trabalham comigo, também não foram comunicados.Ou seja, reçebemos convite para a posse, mas não reçebemos convite para votar. Há muita coisa estranha neste sindicato.

  23. Djalma Querido,
    Você está aquivocado quando diz que “jornalista pode acumular função de jornalista… Afinal, nem existe lei para JORNALISTA e sim um DECRETO LEI que existia e foi derrubado… destruído.
    Já para rádialista a lei 6.615/78 garante e ressalto: Lei não pode ser DERRUBADA… Hoje gatos e cachorros se dizem JORNALISTAS.
    Quanto ao NOBRE casal, meus amigos, ela Professora universitária e ele estudante de direito, ambos BONS RADIALISTAS, ouvi o programa ´de rádio e questionáram por que o PIMENTA na MUQUECA não ouviu o Presidente do Sindicato antes de tecer críticas sem fundamento ao Presidente que foi reeleito com unanimidade pelos companheiros.
    Quando o filho de Juçara Feitosa foi preso com dinheiro falso, o PIMENTA tratou de ouvir a mãe do acusado PRONTAMENTE… ISSO É Jornalismo SÉRIO?
    Espero que Não recusem esta POSTAGEM
    Da Redação: É mentira de quem propaga que este site ouviu a Juçara sobre a detenção de Tárcio Feitosa. Basta conferir nossos arquivos, senhor “Sandoval” (esse Sandoval, aliás, é conhecido!). Aqui saiu a versão do pai do acusado que, aliás, prontamente emitiu uma nota oficial. Não foi o caso do dirigente do grupo Multiação. Não coloque o carro à frente dos bois, please.
    Outro ponto: Quanto ao presidente do Sindicato, apenas afirmamos que ele deveria se pronunciar sobre o caso. Não houve crítica ao presidente. Não sabemos porque o nobre radialista se abespinhou. Não deveria.

  24. Não sei mais em quem confiar.Segundo comenta-se no interior da rádio que trabalho o Sr Frank fez uma reunião de “portas fechadas” e ninguém ficou sabendo o que houve.Seu Pimenta esqueceu de citar o guru da comunicação:Ramiro Aquino.
    Um recado para o presidente do STERT:POR FAVOR,SEJA PELA CLASSE!
    Em relação ao cometário-de forma negativa-em relação a alguns radialistas,conheço excelentes profissionais principalmente no rádio em Frequência Modulada.

  25. Sobre inteligentes que somos e nossas incríveis capacidades de responder sem nos dar ao trabalho de sermos vulgares.
    Por: Gato Comeu!!!
    É com um misto de surpresa, perplexidade e entusiamo que me deparei com o artigo assinado pelos editores do blog “Pimenta na Muqueca”, dando conta de um fadado infortúnio ocorrido entre os produtores do blog e o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão de Itabuna.
    O entusiasmo veio, justamente, por compreender que, como resultado natural da evolução, parece que a nação grapiúna está de uma vez por todas dando “adeus” aos velhos tempos em que rixas políticas se resolviam na base do “Vou tirar-lhe o couro e jogar aos cachorros!” ou mesmo na base das lendárias tocaias ocorridas mato adentro.
    Hoje, a “briga” se faz com as palavras e utilizando-se as formas mais emblemáticas que a ela estão associadas no sentido de fazerem-se repercutir por aí. Os editores do blog usam o blog. E o representante do sindicato usa o rádio.
    Nessa segunda situação, sinto-me até um pouco fora de contexto porque, nas idas e vidas de minhas obrigações diárias, quase não ouço mais o rádio “AM” de minha querida cidade. O que, para mim, é até uma tristeza, pois viciado em tudo o que tem a ver com Comunicação que sou, e completamente voltado para as questões políticas de minha cidade, deveria eu estar mais atento a esse meio de comunicação precioso.
    Contudo, alguns podem até dizer que, de vez em quando, rola por aí algum “quebra-pau”. De fato, outro dia, assisti no programa “CQC”, da Rede Bandeirantes, a um vídeo em que um apresentador e um político foram às vias de fato no meio de uma entrevista. Mas, que evolução a nossa…
    Em Itabuna, nossas ideias embelezam o glorioso campo das inteligências emocionais em que cada um, ao seu modo, usa do escárnio, da ironia e da criatividade para “dar um soco na alma do outro”.
    Que evolução a nossa! Isso significa desenvolvimento cultural. Significa que voltamos àqueles tempos em que alguém se referia à outro para chamar-lhe de “Vossa Senhoria” e completar com a célebre frase de “Para mim, você não passa de um mequetrefe”.
    Aqui, o que se pretende não é exatamente fazer um juízo de valor sobre quem está com a razão, mesmo porque, como já o disse, não tenho propriedade para tal.
    Mas ratifico, sim, que me sinto envaidecido. E, na minha “fogueira das vaidades”, permitam-me elogiar os editores do blog “Pimenta na Muqueca” por brindarem os seus leitores com um texto tão rico, tão bem localizado no contexto em que foi produzido.
    Quem ganha com isso é o leitor. Ganha com informação, ganha com a verdade (ainda que relativa), ganha com a capacidade de perceber que não há nada melhor do que debater, trazer as ideias para o campo das discussões sociais.
    O texto que motiva a presente análise indaga uma questão tão filosófica quanto o próprio existir temporário da atividade humana, que é a questão em que se relaciona motivações política com fenômenos sociais. Explica-se: existe uma lei no Brasil que proíbe, por exemplo, que autoridades políticas detenham poder acionário de empresas de comunicacão, justamente por entender-se que aí estabelece-se uma relação que pode ser sumariamente prejudicial, tanto para o campo político, quanto para o campo social.
    Contudo, essa lei nunca foi respeitada e assim se faz justamente porque o ser humano é um ser político, sujeito a lutar, guerrear, defender seus próprios interesses a todo custo. Daí, entender-se que meios de comunicação e política sempre estarão mais próximos entre si do que o que se imagina.
    Contudo, exijamos que esses mesmos canais, ao invés de serem utilizados para interesses particulares, sejam de fato e de direito, instrumentos para a construção de um mundo melhor, sem falsas utopias e respeitando-se, inclusive, a própria capacidade intelectual de quem acessas esses canais.
    Sejam o blog “Pimenta na Muqueca” ou a Rádio Nacional, comunicadores que são todos os que desses canais fazem parte, emprestemos nossas vozes para ecoar aquilo que é justo e injusto.
    E comunicadores que são os que escrevem, não nos esqueçamos jamais de alguns dizeres da sabedoria popular: “Há hora de falar e há hora de calar!”… “A melhor resposta (“às vezes”) é aquela que não se dá”… E finalmente: “Quando um não quer, dois brigam!”.

  26. Olá moçada dso PIMENTA, aí de vocês se cederam a tais chantagem, para mim, vocews fazem o puro jornalismo, sem deniggrir, sem atacar e contando relamente fatos verdadeiros.
    Não vacilem, o pimenta já não é mais de voces, é nosso e, portantom sendo do povo merece toda credibilidade.
    Em frente, e ai, vamos nós.. vamos lá PIMENTA. PIMENTA na moleira deles é isso q

  27. Olá moçada dso PIMENTA, aí de vocês se cederam a tais chantagem, para mim, vocews fazem o puro jornalismo, sem deniggrir, sem atacar e contando relamente fatos verdadeiros.
    Não vacilem, o pimenta já não é mais de voces, é nosso e, portantom sendo do povo merece toda credibilidade.
    Em frente, e ai, vamos nós.. vamos lá PIMENTA. PIMENTA na moleira deles é isso qUE PEDEM. BOLA PRETISSIMA pra tal Presidente.

  28. HENRRIQUE QUEIROZ NÃO PERDEU NADA EM TER SIDO DEMITIDO,AFINAL ESSA PORCARIA DE RÁDIO SÓ ANDA FORA DO AR!E ESSE PRESIDENTE DESSE SINDICATO PELEGO SEI NÃO VIU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. Carlos Dendé,
    Se não ficou sabendo o dia da elição do stert é porque não tem o hábito de leitura, pois os dois jornais de circulação da cidade divulgaram… inclusive o edital de convocação foi publicado no diáro do sul.
    Melhor só abrir a boca quando tiver certeza…

  30. Seu pimenta, me responde uma coisa…
    Esse BARBOSA ou Barbosinha como queiram chamar é AQUELE QUE É DONO DA AGÊNCIA AÇÃO PROPAGANDA ? É AQUELE QUE NÃO GOSTA DE PAGAR NINGUÉM ? É AQUELE QUE COMANDA A TVI QUE NINGUÉM ASSISTE ? É AQUELE QUE JÁ TOMOU ALGUNS PROCESSOS DE EX-FUNCIONÁRIOS ?
    QUEREM SABER QUEM É BARBOSINHA ? PERGUNTE AOS EX-FUNCIONÁRIOS DA AÇÃO PROPAGANDA !!!
    Parabéns ao pimenta e suas informações de qualidade na região.

  31. Ricardo Ribeiro,
    Parabéns amigo, pela matéria apimentada refresco pra abrir os olhos de radialistas,pagos pra falar bem de políticos e politiqueiros, da caótica administração pública de Itabuna e tentar maquiar os fatos de mentiras que podem tornar verdades se não contestada a tempos com pimenta.Se não arder é vinagrete!Essa ardeu!Gelo que precisamos ir ao banheiro…Sem pimenta tem credibilidade ilibada, isso o credência a escrever as verdades dos fatos sem meias palavras.Congratulações ao amigo, pela postura ética,virtude que ao longo do tempo vem contribuindo e conquistando espaços na mídia, da comunicação online, fatos em cima da hora.ABI Presidente Ramiro Aquino, faça presente,Manifesto para defender a classe de jornalistas, que foi ofendida.
    Kalif Rabelo

  32. Sobre inteligentes que somos e nossas incríveis capacidades de responder sem nos dar ao trabalho de sermos vulgares. (Texto devidamente revisado).
    Por: Gato Comeu!!!
    É com um misto de surpresa, perplexidade e entusiamo que me deparei com o artigo assinado pelos editores do blog “Pimenta na Muqueca”, dando conta de um fadado infortúnio ocorrido entre os produtores do blog e o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão de Itabuna.
    O entusiasmo veio, justamente, por compreender que, como resultado natural da evolução, parece que a nação grapiúna está de uma vez por todas dando “adeus” aos velhos tempos em que rixas políticas se resolviam na base do “Vou tirar-lhe o couro e jogar aos cachorros!” ou mesmo na base das lendárias ‘tocaias ocorridas mato adentro’.
    Hoje, a “briga” se faz com as palavras e utilizando-se as formas mais emblemáticas que a elas estão associadas no sentido de fazerem-se repercutir por aí. Os editores do blog usam o blog. E o representante do sindicato, usa o rádio.
    Nessa segunda situação, sinto-me até um pouco fora de contexto porque, nas idas e vidas de minhas obrigações diárias, quase não ouço mais o rádio “AM” de minha querida cidade. O que, para mim, é até uma tristeza, pois viciado em tudo o que tem a ver com Comunicação que sou, e completamente voltado para as questões políticas, deveria eu estar mais atento a esse meio de comunicação precioso.
    Contudo, alguns podem até dizer que, de vez em quando, rola por aí algum “quebra-pau”. De fato, outro dia, assisti no programa “CQC”, da Rede Bandeirantes, a um vídeo em que um apresentador e um político foram às vias de fato no meio de uma entrevista. Mas, que evolução a nossa…
    Em Itabuna, nossas ideias embelezam o glorioso campo das inteligências emocionais em que cada um, ao seu modo, usa do escárnio, da ironia e da criatividade para “dar um soco na alma do outro”.
    Que evolução a nossa! Isso significa desenvolvimento cultural. Significa que voltamos àqueles tempos em que alguém se referia à outro para chamar-lhe de “Vossa Senhoria” e completar com a célebre frase de “Para mim, vossa mercê não passa de um mequetrefe”.
    Aqui, o que se pretende não é exatamente fazer um juízo de valor sobre quem está com a razão, mesmo porque, como já disse, não tenho propriedade para tal.
    Mas ratifico, sim, que me sinto envaidecido. E, na minha “fogueira das vaidades”, permitam-me elogiar os editores do blog “Pimenta na Muqueca” por brindarem os seus leitores com um texto tão rico, tão bem localizado no contexto em que foi produzido.
    Quem ganha com isso é o leitor. Ganha com informação, ganha com a verdade (ainda que relativa), ganha com a capacidade de perceber que não há nada melhor do que debater, trazer as ideias para o campo das discussões sociais.
    O texto que motiva a presente análise indaga uma questão tão filosófica quanto o próprio existir temporário da atividade humana, que é a questão em que se relaciona motivações políticas com fenômenos sociais. Explica-se: existe uma lei no Brasil que proíbe, por exemplo, que autoridades políticas detenham poder acionário de empresas de comunicacão, justamente por entender-se que aí estabelece-se uma relação que pode ser sumariamente prejudicial, tanto para o campo político, quanto para o campo social propriamente dito.
    Contudo, essa lei nunca foi respeitada e assim se faz justamente porque o ser humano é um ser político, sujeito a lutar, guerrear, defender seus próprios interesses a todo custo. Daí, entende-se que meios de comunicação e política sempre estarão mais próximos entre si do que o que se imagina.
    Contudo, exijamos que esses mesmos canais, ao invés de serem utilizados para interesses particulares, sejam de fato e de direito, instrumentos para a construção de um mundo melhor, sem falsas utopias e respeitando-se, inclusive, a própria capacidade intelectual de quem acessa esses canais.
    Sejam o blog “Pimenta na Muqueca” ou a Rádio Nacional, comunicadores que são todos os que desses canais fazem parte, emprestemos nossas vozes para ecoar aquilo que é justo e injusto.
    E comunicadores que são os que escrevem, não nos esqueçamos jamais de alguns dizeres da sabedoria popular: “Há hora de falar e há hora de calar!”… “A melhor resposta (“às vezes”) é aquela que não se dá”… E finalmente: “Quando um não quer, dois brigam!”.

  33. NUNCA GOSTEI DE PIMENTA. SEMPRE DETESTEI! E NÃO SEI QUE GOSTO AS PESSOAS ACHAM “NESSA FRUTA”!!!!!
    PORÉM, ESSE “PIMENTA NA MUQUECA”, É DEMAIS!!!!
    ALIÁS, ESSE FATO, FOI BOM, CONTRIBUIU PARA O BEM, POIS, DO SR. PIMENTA, SAIU UM COMENTÁRIO BRILHANTE; E DOS LEITORES, A SOLIDARIEDADE!!!! QUE BELEZA!!!
    ESSE “PIMENTANA MUQUECA”, É O MEU “PRATO” DIÁRIO; DIGO: CONSTANTE, POIS ACESSO TRÊS OU MAIS VEZES AO DIA.
    “PIMENTA” BOA!

  34. Resumindo a todos esses comentarios uma pérola da cultura Bahiana dirigida ao Casal Lima Dourado.(Quem não aguenta com Mandiga Não carrega patuá)

  35. Aos Palhaços Com Carinho e Sem Espinhos
    Por isso que Itabuna ainda é visto pela capital como um bando de muquiranas, que tem voz e não gritam, que tem pés e não andam, que tem braços e não abraçam, que tem alimento e não tem fome, que tem água e não tem cede e muitas vezes não se respeitam e não é respeitados, outras vezes para se manter no pedestal se submetem a ser sobordinado-amordaçados, humilhados, ou quem sabe o lixo da festa o lodo do lodo, o palhaço da festa ou o bobo da corte. Quem não se respeita, desrespeitado já é.
    Deixeopovotrabalharisomar2014@gmail.com

  36. O Pimenta cresceu por si próprio e pelo gosto dos leitores. Não vejo que deva sair da sua linha de informação e crítica, pois, caso contrário, deixaria de “arder” e seria um simples “vinagrete”! Parabéns e não se deixe intimidar por alguns que buscam e não encontram o que vocês conseguiram com luta e competência: Audiência!
    Parabéns desse leitor!

  37. O Pimenta mostra mais uma vez que é comprometido com o povo, e não se ver pautado por interesses pessoais, e não é utilizado como ferramenta por veículos,empresas, políticos…E é isso que incomoda tanto.
    Ricardo, você se superou. Mostrou que não é vinagrete. Parabéns!

  38. NAN,
    CONCORDO PLENAMENTE COM O SEU COMENTÁRIO. O HENRIQUE É UM BOM PROFISSIONAL E MERECE UMA CASA MELHOR( EMBORA, AQUI EM ITABUNA AS 03 AMs JUNTAS NÃO FAZEM UMA GARAPA).
    ESSE BARBOSA, QUE MUITOS PUXAM TANTO O SACO, É UM ENGANADOR E NÃO TEM COMPETENCIA PARA GERIR EMISSORA DE QUALQUER ESPECIE.
    ALIÁS, ESSA RÁDIO NACIONAL É UMA PIADA. SEMPRE ESTÁ FORA DO AR.
    POBRE RÁDIO ITABUNENSE.
    QUANTO AO CASAL, ANTES DESSES EMBATES, ELES DEVERIAM PROCURAR MLHORAR O PROGRAMA DELES. PRINCIPALMENTE A KELY, QUE NÃO TEM LÁ MUITA INTIMIDADE COM O MICROFONE.
    Ô AMADORISMO SEM TAMANHO…

  39. Todos sabem… mas ninguém comentou…
    A grande vantagem das chamadas “midias sociais”, que hoje não mais podem ser denominadas de alternativas, é possibilitar o debate. Isto não ocorre no rádio e na TV (muito menos com jornais impressos).
    Uma matéria, um artigo, uma opinião é postada para estabelecer um fórum de debates. A interação acontece com os editores e com todos que se utilizam do espaço. Ressalte-se aí o aspecto democrático envolvido.
    Isso é fantástico (ops!). Desculpem-me pelo termo!
    Essa característica é o motivo principal para que essa ferramenta tecnológica de comunicação cresça e tome o lugar dos meios tradicionais.
    Quem arriscaria dizer que a TV um dia seria considerada um meio TRADICIONAL e ULTRAPASSADO de comunicação?

  40. “PAra o site é IMPERIOSO que o sindicato se manifeste, coisa que ainda não fez”
    Sinnificado da palavra IMPERIOSO:
    imperioso
    adj. Autoritário; que manda com energia: tom imperioso.
    Que tem grande domínio.
    Irresistível: necessidade imperiosa.
    Altivo, arrogante.
    O Pimenta está se achando o próprio Deus…

  41. gostaria de parabenizar o brilhante blogueiro do pimenta na muqueca,que tem um relevante serviço a sociedade itabunense,e registrar aqui o meu repudio a o barbosinha e a dupla de politicos do rádio itabunense,frankvaldo lima e kelly dourado,ele inclusive presidente do stert,mais que parece mais um politico,esquecendo de exercer as suas atribuições como sindicalista!!!

  42. Seu Pimenta quidado com essas pessoas viuvas dos grandes lideres da ditadura, muitos que falaram a verdade foram perseguidos com as formas mais crues que possamos imaginar, porem não devemos ficar calados diante das injustiçãs praticadas por eles.

  43. Sandoval,
    Não é só Djalma que está equivocado não, vc também. Kelly Dourado, é Bacharel em Administração, formada pela FTC, e qual faculdade que ela (Kelly)é professora?
    Senhor Pimenta continue seu trabalho, o problema é que em Itabuna, tudo e todos devem está na mesma “PANELA”, qdo isso ñ ocorre,já sabe o que dá.
    Pelo pouco que conheço de presidente de sindicato, estranho a posição no nobre “Radialista”, Franlin.O que querem fazer também com o sindicato dos rodoviários, o retorno do presidente “PEZÃO”, já passou pela câmara de vereadores, e sabe como fazer as manobras, (se vendendo)e ficando do lado dos “Patrões. Continue o se trabalho, Itabuna preciso de “Homens” sérios.
    Parabéns!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *