Tempo de leitura: 2 minutos
.

COLÉGIO VITÓRIA OBTÉM MÉDIA 65,65;
ITABUNENSE SISTEMA ALCANÇA 64,56
Os alunos do Colégio Sistema foram os que apresentaram o melhor desempenho no Enem 2008 dentre todos os estudantes de estabelecimentos de ensino das redes pública e privada em Itabuna.  O Sistema alcançou média 64,56 no Enem.
Na rede pública, o destaque, mais uma vez, foi o Colégio da Polícia Miltar, com média 54,47. O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), válidos para alunos que estejam cursando ou já concluíram o Ensino Médio. Os resultados por escola foram divulgados na tarde desta terça.
Se o Sistema lidera em Itabuna, o colégio bicampeão do Enem no sul da Bahia é de Ilhéus. Trata-se do tradicional Colégio Vitória. Os alunos do estabelecimento privado obtiveram média 65,65. Na Terra da Gabriela, os alunos da rede pública com melhor desempenho são do Colégio Militar, com 50,74.

BAIXO DESEMPENHO

Segundo o levantamento, as escolas com os mais baixos desempenhos são da rede pública estadual, principalmente aquelas que concentram turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O Colégio Eraldo Tinoco, em Itabuna, obteve média 33,46.
Um pouquinho melhor que a escola itabunense, mas ainda muito baixo, o São Sebastião foi o de menor rendimento em Ilhéus ao atingir média 38,02. Assim como o Eraldo Tinoco, este também é formado só por turmas do EJA.
Em Ubaitaba, também no sul da Bahia, está uma das escolas de rendimento mais baixo no Enem em todo o Brasil. Os 12 alunos do Colégio Polivalente do município obtiveram média 30,69 e estão entre os 20 menores do país.
Quem lidera o ranking nacional é uma escola privada do Rio de Janeiro. Os alunos do Colégio de São Bento obtiveram média 80,58 na prova objetiva e na redação.
Para conferir o resultado da sua escola e do seu município, clique aqui.

Atualizado às 13h38min

25 respostas

  1. Parabens Colégio Vitória.
    Realmente quem estuda em Ilhéus sai na frente, pois tem o privilegio de receber os efluvios inteligíveis do Oceano Atlântico.

  2. Antonio Filho diz:
    Em relação a boa performace do Colégio da Polícia Militar, quero parabenizar o deputado estadual Capitão Fábio, pois foi o parlamentar mais atuante da história da região.
    Com o projeto de autoria do deputado muito importante para Itabuna.
    Veja a relação de alguns deputados que nada fizeram:
    Galvão Filho
    Renato Costa
    Antonio Menezes
    João Lirio
    Daniel Gomes
    Gileno Amado
    Qual projeto ele truxeram para Itabuna e Reião.
    Capitão Fábio sim dá de goleada

  3. É verdade, o Capitão é o mais atuante. Como ator, ele atua muito bem, interpretando o papel de deputado, de candidato, de político sério, quando não passa de um negociante na politica. Atuar é com ele mesmo, mas um dia ele pode acabar “autuado”.

  4. Parabéns a Dona Adélia e toda a equipe do Colégio Vitória.
    Este bicampeonato é resultado de muito trabalho, dedicação, seriedade e compromisso com a formação dos nossos jovens.

  5. Antonio Filho, fique o Sr. sabendo que o Deputado Antonio Menezes foi quem mais brigou para a implantação do Cruso de Medicina da Uesc.
    Acho que é im projeto muito mais importante que trazer o CPM.

  6. Juca,
    apesar das diferenças e das restrições ao deputado, devo reconhecer que, sem ele, esse colégio demoraria muito para chegar aqui. Afinal, se não fosse essa ação, ele estaria ainda mais sujinho com os milicos, seus colegas.
    É preciso dar a César o que é de César.

  7. Não podemos e não devemos colocar o Colégio da Polícia Militar como estabelecimento para concorrer com outros colégio públicos. Eles têm um convênio particular entre Secretaria de Segurança Pública e Secretaria Estadual de Educação. A carga-horária é diferenciada. A matrícula dos alunos também difere.Eles não tem classes da EJA (Ensino Médio em dois anos).
    Se formos colocar a disputa entre os colégios estaduais da secretaria de educação, o Colégio Ciso alcançou a melhor nota entre as do Ensino Médio Regular (EMR) de Itabuna.

  8. Não sei o porquê de tanta comemoração pelo Colégio da Polícia Militar ser o “o menos pior” das escolas públicas de Itabuna. O índice obtido por esta unidade escolar não possibiliat aos seus alunos conseguir uma bolsa pelo Prouni. abram os olhos. Não seria melhor oferecer um ensino de excelência, do que ficar se exibindo com um indíce tão péssimo.

  9. Deixem de puxar o saco de Capitão Fábio e de comemorar esse péssimo indice do Colégio Militar. Saibam que indíce obtido pelo CPM não permite que os seus alunos consigam obter uma bolsa do Prouni, apenas possibilitando a esta unidade escolar o crédito de que seja considerada “a escola pública menor pior de Itabuna” . Agora, se alguém merece elogios pela “façanha” do CPM, neste caso são os seus professores, que , além de tudo têm que aguentar a antipatia e o autoritarismo desses militares. Polícia é para quem precisa de polícia. Professores e alunos não são bandidos.

  10. Precisamos ter cuidado quando taxamos escolas como “piores” no desempenho do ENEM. O quantitativo de alunos participantes no exame foi de apenas 11 alunos o que não permite que seja avaliado como pior, a avaliação se torna leviana e infundada, porque 11 alunos não representam o quantitativo geral.
    A propósito, o Colégio Eraldo obteve a 5ª colocação no IDEB das escolas estaduais de Itabuna do ensino fundamental, ficando atrás apenas do Militar, CIOMF, Amélia Amado.

  11. Viveca,
    entendemos o seu posicionamento, até como educadora. Aceitamos a sua sugestão e, por isso, mudemos o termo pior para usar “baixo desempenho”.
    Em relação ao quantitativo de alunos da escola submetidos ao exame, melhor seria se estes fossem estimulados a participar. Isso, seria o ideal, mas todos sabemos das dificuldades da escola pública.
    Aliás, melhor seria se o MEC não considerasse os resultados de unidades que tenham baixa participação no Enem, como foi o caso do Eraldo Tinoco, uma escola pública e que concentra alunos nem sempre aceitos em outras unidades de ensino.
    Abraços,

  12. Primeiro não queiramos tirar o mérito do CPM.Caro Júnior Brandão não é por ter parceria entre a Sec de Edu. e Sec. de Segurança que o CPM foi melhor, e nem por sua carga horária diferenciada,pois além ter obtido o primeiro lugar ,me diga qual o colégio publico de Itabuna que aprovou mais de 37 alunos do Terceiro Ano na UESC, UFBA, UFS(Federal de Sergipe),UESB,UNEB,CEFET, sem contar as particulares, conheço o trabalho do Ciso e antigamente era um dos melhores de Itabuna,a dedicação e os respaldo que o professor possui lá com a disciplina e respeito dos alunos é que faz a diferença.
    E kika e Cristina vcs deveriam frequentar mais o CPM pois os militares não mandam em nenhum professor ,pelo contrário eles são os nossos melhores parceiros no processo ensino-aprendizagem, e ao contrário que vcs pensam a maioria dos nossos alunos está sendo aprovado em instituições públicas sem precisar a recorrer a faculadades particulares ou ao prouni.
    Além do que em diversas olímpiadas de matemática e física tivemos a maior quantidade de alunos aprovados com mérito.
    A educação precisa apenas ser levada a sério por todos e não só por um!

  13. Viveca,
    Deixe de melindres e vaidade. Por que não aceitar a realidade? O desempnho das escolas públicas no ENEM é uma vergonha. O Eraldo Tinoco não vai malhorar muito se você continuar com os “brios” feridos. Esse negócio de argumentar o cuidado com as palavras (baixo desempenho ao invés de “as piores”) e de que o Eraldo Tinoco concentra alunos nem sempre aceitos em outras escolas, parece coisa de quem quer tapar o sol com a peneira (…). O problema do Eraldo Tinoco não são os seus alunos, mas a baixa qualidade do ensino que oferece. Levante a cabeça, (…) conclame a todos os educadores do Eraldo Tinoco a avaliar “este baixo desempenho” (se você prefere assim) e construir uma nova história.
    Respeitosa será a escola pública no dia que oferecer às classes populares, maioria da sua clientela, um ensino de qualidade.

  14. Caro Adriano.
    Respeito o trabalho realizado pelos educadores nas Escolas da Polícia Militar de toda Bahia. Somente abordei um aspecto importante quando analisamos resultados como esse do Enem.
    Graças a Deus crescemos a matrícula em 2009. Aprovamos alunos na UFBA, UESC, UNIME, FTC, EMARC, UESB etc. Temos tido bons resultados nos esportes. Realizamos eleições para direção.
    Temos um grande desafio. Melhorar nossos resultados na Prova Brasil, pois estamos bem aquém do almejado.
    E não precisamos disputar nada com outros colégios de Itabuna. Cada escola tem suas dificuldades, glórias e honras.
    As famílias mudaram. Nós mudamos. A educação mudou. Os professores também mudaram. As leis mudaram. Espero que a Educação Pública forme, não pessoas certinhas, medrosas, odebientes às patente somente, mas livres e conscientes de que meu direito termina quando começa o do outro.
    Abçus

  15. Serei curto e grosso:
    O ENEM refletiu, mais uma vez, o que anda “sendo feito” pela educação no nosso estado, …!!!
    Nesse nível também está a saúde pública, a segurança pública, nossas estradas, nossa agricultura, nosso desenvolvimento econômico, e por aí vai, …!!!
    E aí, vamos “repetir a dose”, …?!?!?!
    A decisão será no próximo ano, …!!!
    PENSEM, …!!!

  16. Eu tb respeito Júnior assim como vc e sou oriundo do Ciso devo muito a execelentes professores que a lecionaram e como vc disse os tempos mudaram.Abraços

  17. Gostaria de salientar lendo todos estes comentários, alguns coerentes outros nem tanto, mas o que dizer depois de 30 anos pegamos as escolas do estado todas sucateadas, os professores desestimulados e os alunos brincando de estudar, agora depois de apenas dois anos, convido a todos, a toda comunidade regional a visitar uma de nossas escolas do estado para ver como se faz educação na Bahia, nosso Governador, nosso Secetário e a Profª Miralva na frente da DIREC 7 ,mais os atuais gestores, que pela primeira vez neste estado foram escolhidos através do democratico voto direto, estam mudando e mudando para melhor nossa educação, dando realmente significado a palavra Educação. Quem duvida pode visitar todas as escolas do estado da sua cidade.
    Um forte abraço.
    Gostaria de salientar que não é apenas o ENEM que mede a qualidade de nossas escolas não, são vários fatores, quem não sabe como é feita a valiação e faz comentários infundados procure saber primeiro, como é feito? Qual o nº de alunos participantes etc.

  18. Chupa Itabuna!! Isso q da, os governantes não estão nem ai para a educação.. Vejam o caso de MG, que tem a melhor escola publica do Brasil, o COLUNI-colegio de aplicação da UFV..
    Eu conheço aquela escola, muito respeitada, o aluno tem voz dentro da escola, os professores são Mestres e Doutores e de dedicação exclusiva. ganham salários decentes, o mesmo dos professores de CEFETs e de Universidades Federais. E ainda é suportada pela 3ª melhor universidade do Brasil, de acordo com o ENADE 2008.
    Vejam quem são o segundo e o 4 colocados, são escolas de BH..
    a UESC poderia ter uma iniciativa semelhante (UESC-273° no ENADE-2008). Instituir um colégio de aplicação dentro de seu campus, onde o ensino fosse referência para a região. Certamente muitas escolas se mexeriam para melhorar a nota no ENEM.
    ACORDEM POLITICOS DE ITABUNA/ILHEUS!!! Vamos melhorar a nossa educação.

  19. PARABÉNS COLÉGIO SISTEMA.
    É DESSA FORMA QUE VC MOSTRA QUEM APROVA DE VERDADE E NÃO COM ENGANAÇÃO COM ESTUDANTES DE SALVADOR DIZENDO QUE PASSARAM EM MEDICINA, COMO FAZEM ALGUNS COLÉGIOS POR AI….
    É ISSO AI SISTEMA, 1º LUGAR, INCLUSIVE NAS APROVAÇÃOES DE VESTIBULAR!

  20. Fico satisfeito em ver o trabalho do Sistema ser confirmado, sem conversa fiada e nem mídia dizendo que é melhor. Afinal, o resultado do ENEM está ai, contra dados não há argumentos,tomara que não só o Sistema e muitas escolas da região melhorem o desempenho,como as escolas públicas da qual faço parte, mas estamos no caminho, se o governo do estado colaborasse com professores dando um melhor salario e condições aumentaria e muito. Parabéns ao Sistema e equipe que caladinho deu a resposta a varios outdoor mentirosos colocados na cidade. Para o ENEM, o Sistema é o melhor Colégio de Itabuna.

  21. PARABÉNS COLÉGIO SISTEMA.
    É DESSA FORMA QUE VC MOSTRA QUEM APROVA DE VERDADE E NÃO COM ENGANAÇÃO COM ESTUDANTES DE SALVADOR DIZENDO QUE PASSARAM EM MEDICINA, COMO FAZEM ALGUNS COLÉGIOS POR AI….
    É ISSO AI SISTEMA, 1º LUGAR, INCLUSIVE NAS APROVAÇÕES DE VESTIBULAR!
    [2] SEM COMPARAÇÕES!!!!GALILEU???HAHAHAAHA

  22. Esse ignorante que diz que Antonio Menezes como deputado não fez nada por Itabuna não sabe de nada pois é dele o projeto da Região Metropolitana como o da criação do Curso de Medicina da Uesc.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *