Tempo de leitura: < 1 minuto

O mês que passou não foi dos melhores para quem procurou emprego com carteira assinada em Itabuna, segundo os últimos números divulgados ao final desta manhã pelo Ministério do Trabalho. Ao contrário do país, a cidade demitiu mais que empregou, cortando 10 vagas quando analisados todos os setores da economia.
O baque foi mais sentido no comércio, um dos que mais empregam no município. Em números absolutos, o setor admitiu 264 trabalhadores e demitiu 358. Corte de 95 postos de trabalho. É o pior saldo do ano.
Serviços e indústria registram números melhores, mas juntos abriram apenas 60 novas vagas no período. A área de construção civil também revela desaquecimento: abertura de 10 vagas com carteira assinada.
Em 2010, Itabuna gerou apenas 503 novos empregos, conforme o Ministério do Trabalho. Se computados os últimos 12 meses, foram abertos (só) 718 novos postos de trabalho.
EM ILHÉUS, É DIFERENTE
Como comparativo, a vizinha Ilhéus gerou 930 empregos neste ano e 1.781 nos últimos 12 meses. Na terra de Gabriela, agosto ficou no azul com a abertura de 96 novas vagas. Indústria e serviços geraram 115 empregos, juntos.
O saldo de agosto em Ilhéus não foi melhor por conta dos cortes no comércio (-21 vagas) e na construção civil (-20). A cidade reverte tendência histórica de gerar menos emprego que a vizinha Itabuna quando computados apenas os dados de um ano e de janeiro a agosto.

8 respostas

  1. E com certeza, o emprego em Ilhéus vai melhorar ainda mais nos próximos doze meses.
    Está provado que o nosso Prefeito, Newton Lima, nasceu, lá no Oiteiro de São Sebastião, com o ….. prá lua.
    É impressinante como tudo conspira a favor dele, e isto é muito bom para todos os ilhéenses
    Observador

  2. Essa situação de desemprego não é só nessa região.Se o governo da Bahia fosse mas hajo e comprometido com a Bahia a situação do aeroporto de Ilheus não chegava onde chegou,perdendo 8 voos e concequetemente perdendo turistas .Como o povo dessa região vai arrumar emprego pq o forte mesmo é o turismo? Isso é a Bahia perdendo espaço para o turismo Nordestino.Ainda fico aqui lendo um bocado de lorotas que Bahia que sou me sinto envergonhado.VAMOS VOTAR NO 15 A BAHIA TEM PRESSA.GEDDEL.

  3. Vamos de uma vez por todas para de ser hipócritas, todos nos sabemos o potencial que a cidade de Ilhéus tem a oferecer a região o problema é que historicamente, a princesinha do sul como é chamada, sempre teve péssimos prefeitos e com isto, afetaram o crescimento da nossa terra, mais mesmo com péssimos administradores, a cidade vem crescendo, poderia crescer no ritmo maior, se tivéssemos pessoas que realmente ama esta terra e se verdadeiramente se interessa-se ajudar e não encher os bolsos alheios. Felizmente Ilhéus estar mostrando hoje, que não depende mais dos seus administradores e investidores de fora com grande potencial como grupos de atacado, industrial entre outros vem investindo nesta terra, os complexos de prédios e casas que se constroem nos últimos anos é a realidade de crescimento habitacional, vem ainda a ZPE ( Zona de Processamento e Exportação ), Aeroporto Internacional, Alfândega, Complexo Intermodal “ Ferrovia”, sem falar no turismo fluvial que cada ano cresce o número de navios transatlântico e olhe que não dependemos da secretaria de turismo que historicamente não existe em nossa terra, por tanto, são adjetivos como esses acima que fazem e mostra o grande potencial que é esta terra, conhecida mundo a fora pelos livros de Jorge Amado e novelas da Rede Globo, por fim eu resumo hoje tudo isto em uma única frase. ( As coisas demoram a acontecer, mais sempre acontece e chegou a hora de Ilhéus mostra para todos o seu potencial, nos próximos 10 anos iremos fazer um resumo de hoje e avaliar o que aconteceu ).
    Alfredo Escobar

  4. Uma grande vantagem que Ilhéus tem com relação a Itabuna é um sindicato do comércio que trabalha junto com o empresário e funcionário, vendo os prós e contras de cada, para beneficiarem a empregados, patrões e principalmente a cidade; Em Itabuna é diferente, o sindicato dos comerciários só visa um lado(o do funcionário), e aí, quando os benefícios é só de um lado, com certeza o outro fica prejudicado. Os órgãos de pesquisas que informam o número de desempregados na cidade de Itabuna deveriam informar também quantas emprêsas são fechadas nesta cidade e sem empregador não tem como existir empregados. O sindicato de Itabuna se incube sempre em colocar o empregado como inimigo do empregador e infelismente, desta maneira não tem como uma cidade crescer, pois um depende do outro!!!
    MEUS PÊSAMES ITABUNA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Meu amigo Alfredo Escobar, eu só gostaria de saber se estes transatlanticos que vão fazer TURISMO FLUVIAL, vão navegar pelo Rio Cachoeira ou pelo Rio Almada.
    Observador

  6. È, Alfredo se equivocou quando escreveu sobre transatlânticos e turismo fluvial, pois aqui no Brasil não temos nenhum rio que passe transatlântico imagine no eixo Itabuna Ilhéus.
    È sonho de Alfredo, mas sonhar não custa nada. rsrsrs

  7. A explicação é muito simples: Aqui em Itabuna, com tantos predios em construção, certamente não estão contratando trabalhadores, pois são os robôs quem estão trabalhando nas obras, …!!!
    Em Ilhéus as poucas construções que se vê são feitas por seres humanos, …!!!
    É por isso que lá há emprego, aqui não, …!!!
    Só na construção do “Shopping Virtual Center”, que fica ao lado da ZPE, em frente à nova ponte duplicada do pontal, estão trabalhando milhares de pessoas de todas as cidades da região, sob a égide do espírito do Sérgio Naya, …!!!
    É coisa de primeiro mundo, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *