Tempo de leitura: 3 minutos

Marco Wense
“O PSDB precisa passar por um processo de renovação”. A declaração é de: a) um democrata insatisfeito com o tucanato. b) um petista moderado. c) um analista político. d) uma grande liderança tucana.
Quem marcou o “x”na última alternativa, a letra d, acertou. O desabafo foi do senador cearense Tasso Jeireissati. Tucanos próximos do também senador Sérgio Guerra, presidente nacional da legenda, consideraram a declaração intempestiva e inoportuna.
Depois da eleição, com a vitória da candidata Dilma Rousseff, a briga entre tucanos paulistas e mineiros vai ficar acirrada. O PSDB de São Paulo se queixa, com toda razão, que o PSDB de Minas faz corpo mole com a candidatura de Serra. O de Minas se defende dizendo que o “Dilmasia” é forte.  Ou seja, o voto casado em Dilma e Antonio Anastasia, candidato do tucanato ao governo do Estado.
É briga de cachorro grande. Ou melhor, de tucanos de bicos grandes e afiados. Tudo em nome da sobrevivência política.
FHC

Engraçado o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando diz que “sem uma oposição forte, o Brasil corre o risco de se transformar em uma democracia popular e Lula de adquirir o perfil de um caudilho”.
Ora, foi FHC, hoje marginalizado pela campanha do tucano José Serra, que, legislando em causa própria, quebrou a alternância do poder através de um projeto de emenda constitucional para permitir sua reeleição.
Na época, o noticiário político falava até em R$ 200 mil para cada voto congressista a favor da emenda da reeleição. E mais: no governo FHC, a oposição, tendo a frente o PT, ficou isolada. O Plano Real elegeu quase todos os candidatos ao governo dos Estados.
FHC não pode se queixar da “onda vermelha”.  Se Lula fosse caudilho, com o governo sendo aprovado por quase 90% dos brasileiros e a popularidade lá no céu, teria feito a mesma coisa do ex-presidente: mudaria a Constituição para se candidatar a uma re-reeleição.
PDT ITABUNENSE
O Partido Democrático Trabalhista de Itabuna, o PDT do saudoso Leonel de Moura Brizola, ferrenho defensor da educação como “prioridade das prioridades”, não existe para a Justiça Eleitoral.
O prazo da comissão provisória acabou. O comando estadual, tendo a frente o bom gaúcho Alexandre Brust, não está satisfeito com o rumo que o partido vem tomando na eleição de 2010.
Os ex-dirigentes do partido estão divididos em relação à sucessão estadual: a metade faz campanha para Paulo Souto e a outra para Geddel . A legenda integra a base política do prefeito Azevedo, que é do Partido Democratas (DEM).
O MESMO

Fernando pensa em voltar (Foto Arquivo).

O ex-prefeito Fernando Gomes (PMDB), um dos coordenadores da campanha do candidato Geddel Vieira Lima ao Palácio de Ondina, não muda mesmo. Continua o Fernando Gomes de sempre.
A última do ex-alcaide sobre seus adversários: “Capitão Fábio é laranja, Juçara Feitosa é a bruxa e Geraldo o ficha suja”. Fernando Gomes, de olho na sucessão do Capitão Azevedo, busca a polarização com o já prefeiturável Geraldo Simões (PT).
A eleição de 2012 vai ser marcada pela volta do duelo entre FG e GS. O fernandismo querendo comandar a prefeitura pela quinta vez e o geraldismo atrás do terceiro mandato para Geraldo Simões.

15 respostas

  1. Deus nos livre do malfadado retorno do FG!Itabuna já sofreu demais com o cuma e sua troupe!E ainda sofre com a permanência deos seus “alunos ” mandando e desmandando na cara do pobre Azevedo!pobre de Itabuna em eleger um EX Detran para governar uma cidade desse porte!

  2. na cozinha: a chapa que geraldo sonha é ele na cabeça e juçara na vice, pois assim ele ficaria apenas 2 anos como prefeito e depois renunciaria para concorrer uma vaga no senado.
    se juçara tivesse derrotado azevedo ele sairia na vaga de pinheiro, mas com a derrota adiou por quatro anos o sonho do geraldo.
    Já o capitão azevedo enfrentará um confronto direto com o ex-prefeito fernando gomes(pmdb), além de geraldo.
    A chapa de fernando seria ele e renato costa, se por a caso ele venha a desistir ele apoiorá renato costa.
    Ja capitao fabio, sem a reeleição, será cabo eleitoral de geraldo, se não tivesse escultado carlos (ex-casa mercury) não teria feito a merda e poderia ser um nome forte.
    Edson e Luis Sena vao afundar abraçados para o fundo do rio cachoeira e encontrará geraldo biglia (laterninha) e roberto minas (falso)aço.
    Uma surpresa será augusto castro.

  3. Sobre o Psdb, eu acho o seguinte. O Psdb precisa urgentemente romper essa aliança com o DEMo. O DEMo é tudo de ruim que um partido possa ter. Veja por exemplo as declarações e comportamento do Índio da Costa, viçe na chapa do Jose Serra.O sujeito é arrogante, infeliz nas declarações, e na tv, acusou o presidente Lula de está bêbado quando discursou. Ora, isso não é comportamento de um candidato a viçe. Sem falar em Acm grampinho, Agripino Maia entre outros.Para se ter uma idéia de como é o DEMo, basta vê os candidatos deste partido aquí na Bahia e principalmente em Itabuna.

  4. Fernando Gomes e Geraldo Simões ñ são donos de Itabuna. O povo está farto desses dois.
    Esperem e verão uma agradável surpresa.
    Presente de Deus para governar essa cidade q/ já foi tão espoliada e o povo enganado.

  5. Nessa refrega bicuda, deve sair ganhando o Queijin de Minas.
    Caso ele não caiba mais dentro do ninho, poderá ciar um novo partido.
    Como aliás, já houve insinuações por ele desmentidas.
    Os que ficarem na legenda tucana terão seriíssimas dificuldades para o soerguimento.
    Do DEMo nem é preciso falar! Está fadado à extinção!

  6. Lula vai afundar o DEM. Fernando Gomes ja nalfragou ha tempos. Esse cidadão não tem invergadura moral para falar de ninguem. Ele ja não tem mais a sala-cofre que aquivava seus processos no tribunal em salvador. O mesmo ficha limpa que alcançou tantos políticos brasileiros tem o nome de Fernando Gomes entre seus “fichas sujas”. Fernando é sujo por ter destruido Itabuna. Fernando, você “pau de galinheiro”. INCOMPETENTE, o mundo ja não está para ditadores do seu naipe. Fernando, você deveria fazer companhia aos moradores do presídio de Itabuna. A diferença entre você e o Tiririca como político é que Tiririca faz riso daquilo que é sério, e você tenta fazer sério o que é risível. Os dois nadam no ridículo. Você é uma piada macabra, com direito a cabras e bodes. A propósito, sugiro um teste de interpretação de texto para o Fernando também, tenho certeza de que é analfabeto funcional.

  7. Fernando Gomes nunca mais, porque ele destruil Itabuna, tanto é que ele não teve corage de enfrentar a reeileição em 2008, na quela época, FG, fez varis pesqisas e só tinha 3% das intenção de votos, ele ficou tão desesperado que foi parar em V. da conquista, pensando que ia encontrar uma boquinha mas, la não deu serto, o povo ficou foi comedo do velho truculento FG,e oseu filho porque são muito perigosos. Como em conquista não deu certo FG, volta à Itabuna pensndo que vai enganar o povo mais uma vez mas, o povo ta de olho aberto pra você FG,se o diheiro ta acabando velho truculento, tome cuidado para não voltar a ser vaqueiro novamente.

  8. Fernando Gomes,Itabuna apesar de um governo todo atrapalhado,que é esse de Azevedo, ainda é melhor do que o seu governo,você FG,é o unico que não pode falar de ninguém politicamente, porque era pobre,e como foi que vc ficou tão rico se vc era vaqueiro analfabeto FG,ganhou na loto,uo foi com o salario de prefeito que vc ficou rico, serar que o salario de prefeito da pra ficar rico,porque o seu radialista não fala nada de vc FG, e do seu filho Marcos Gomes,imagino que são inocente porque,do jeito que Val Cabral gosta de falar de políticos e ainda não falou nada FG e nem de MC, o que está acontecendo Val Cabral,vc tambem tem um pasado sujo, eu to sabendo, na procima vou mandar uma pra vc Val Cabral.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *