Tempo de leitura: < 1 minuto

Só pra variar, os ambientalistas ilheenses poderiam voltar suas preocupações também para o Rio Almada, que está sendo destruído aos poucos devido à falta de saneamento nas comunidades que vivem em suas margens.
Em Aritaguá, distrito situado na zona norte de Ilhéus, metade dos esgotos domésticos é lançada diretamente no rio. Outros 25% vão para os quintais das casas e, fatalmente, também contaminam o Almada. O restante segue para fossas sépticas.
Há um pedido de construção de 150 fossas mofando há seis anos na Prefeitura de Ilhéus (a solicitação foi feita em novembro de 2004, no apagar das luzes do governo Jabes Ribeiro). Quem assina é o líder comunitário Ailton Nascimento dos Santos, que até hoje assiste com tristeza a morte lenta do Almada.
Além do esgoto, Nascimento aponta outro problema: o lixo. Ele conseguiu junto à Prefeitura a liberação de um caminhão-basculante para fazer a coleta, mas grande parte dos moradores ainda joga seus resíduos sólidos no rio.
Um crime que os “ambientalistas” não veem, porque sua pauta é como “samba de uma nota só”: é Porto Sul e nada mais.

7 respostas

  1. Pimenta:
    Para defender o Rio Almada os ambientalistas não têm patrocínio. Já para a cruzada contra o Porto Sul eles são regiamente compensados.
    Ai está a razão do silêncio deles.
    Ilhéense

  2. Pois é, amigo,
    por aí se vê que nós não sabemos usar o planeta que nos foi confiado. Jogamos lixo e esgoto para cima e não queremos que eles nos caiam na cabeça…Votamos errado e reclamamos do resultado…
    Estou tremendamente preocupada com a ressaca do “dia seguinte”:TEREI VOTADO CERTO?? Que falta de confiança! Não só nos políticos…essa é compreensível…
    Desconfio da confiança em mim mesma!E esta dói! Muito!

  3. S.O.S Ministério Público, Ibama, IMA, Delegacia do Meio Ambiente,ambientalistas,não-ambientalistas, et caterva.Estão todos convidados a conhecer o lixão de Itajuípe, que lança todo seu chorume (o caldo do lixo) no Riacho Água Preta e este despeja no Rio Almada.Essa água é consumida pela população ribeirinha de Itajuípe à Ilhéus.A degradação do Rio Almada começa na sua origem (Almadina)e chega à foz como uma fossa;Despeja tudo na Barra, em Ilhéus, para as correntes marinhas do Oceano Atlântico.

  4. Que bom ver a nossa amiga Dinah, mais uma vez, aqui no Pimenta.
    Que venha sempre, pois ela com certeza tem muito a dizer e muito a nos ensinar.
    Mesmo curtindo os dias, tardes e noites em Itapoan, ela permanece antenada com os problemas da nossa região.
    E o beija-flor, voltou?

  5. E pensar que oRio Lamada é ali do lado de onde erá instalado o complexo do Porto Sul.
    POrque ao invés de luatr contra o Porto, esses “ambientalistas” não pedem como compensação a limpeza do Almada. Do cachoeira também. Sei que é pedir demais…
    Mas quem sabe com uma pedida alta assim, pelo menos metade do pleito seja atendida.
    Já será um bom começo!

  6. Realmente. Basta cruzar a passarela sobre o rio Almada, que liga a Barra ao São Miguel, para se vislumbrar o triste espetáculo do lixo acumulado às margens do rio e na praia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *