Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo do estado criou um grupo de trabalho que vai localizar e disponibilizar à população todo o acervo baiano sobre o período da ditadura militar no país, entre os anos de 1964 e 1985. A decisão do  governador Jaques Wagner consta de decreto que será publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado.
O grupo é coordenado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e terá como primeira tarefa a identificação e integração de documentos e imagens de interesse para a elaboração do projeto estadual “Memórias Reveladas das Lutas Políticas na Bahia”.
Farão parte do GT representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e um da Fundação Pedro Calmon, ligada à Secretaria da Cultura e responsável pela gestão do Arquivo Público Estadual. Representantes de outros órgãos governamentais e de entidades não governamentais poderão participar das reuniões, a convite, mas sem direito a voto.
O trabalho deve ser concluído em 180 dias, e vai contar com colaboração de pessoas e entidades que disponham de documentos referentes aos anos de chumbo na Bahia. O governador Wagner, ex-militante estudantil na década de 70, justifica o decreto dizendo que o povo precisa saber o que aconteceu naqueles anos. “Sempre disse que a sociedade baiana e brasileira tem o direito de conhecer sua história, e é isso que estamos fazendo”.

7 respostas

  1. Sem dúvidas que estas atitudes devem ser tomadas em todo o país. Quanto a isso, não tenho o que dizer do Governador, só elogiá-lo, …!!!
    Agora, quanto a realizações, …?!?!?!

  2. mais que grupo de trabalho mais democrático: polícia civil; polícia militar.
    e os representantes dos direitos humanas, onde estão?
    é cada uma!

  3. esta de parabens este ato é o que sempre quis, ainda vou ler , que vao fazer a mudança do judiciario na bahia.politicos abrao o olho pois se nao voces perdem a eleiçao para o voto nulo

  4. Isso é revanchismo contra as Forças Armadas.Os arquivos da ditadura deveriam ficar fechados!Não se faz uma revolução sem que haja vitímas de ambos os lados.Miitares perderam homens na revolução e suas famílias não receberam indenizações milionárias pela perda de seus ente-queridos, apenas uma penssão as viúvas, foram dadas pela União.Enquanto terroristas tiveram indenizações milionárias, e muitos deles ocupam altos cargos no Governo Federal.
    Na Argentina a revolução deixou um saldo de desaparecidos de 12.500 pessoas.
    Chile o saldo de desaparecidos foi de 17.300
    No Brasil o saldo de desaparecidos políticos e mortos foram de 1.369 pessoas, e muitos dos desaparecidos estão vivos usando nomes falsos, e cirurgias plásticas para mudarem o rosto, como Zé Dirceu, e continuam na clandestinidade…ocupando altos postos nas Administração Federal e se dizem vitímas da ditadura.
    35 anos já se passaram, e devemos esquecer os tempos nebulosos da ditadura. Para que abrir arquivos?Vai trazer desconforto aos familiares dos bravos soldados, que livraram o Brasil de ser um País Comunista, e o comunismo já não existe em nenhum País do mundo.A não ser na Ilha de Fidel Castro.
    O mundo até os dias de hoje, não conhecem os arquivos do II Reich, então porquê abrir os arquivos da ditadura?
    Quem levou os ex-combatentes da extrema-esquerda a enfrentar as Forças Armadas, foi o PCdoB, cobrem dele a responsabilidades de trazer seu filhos, mortos ou vivos e entregar aos seus parentes, seus restos mortais ou apresentar os mortos vivos, a sociedade!

  5. O COMENTARIO 6, DEIXOU-ME ENTRIGADO PARECE QUE ESTA COMEDO QUE A ESTA AÇAO VAI DOER MUITO NOS AMIGINHOS DA ANTIGA ARENA LIDERADA POR ACM, DEVE SER ALGUEM QUE IDOLATRA O “ROUBA MAIS FAZ” DIGO ROUBA MAIS E FAZ DE MENOS, PELO MENOS AQUI EM ITABUNA VILA OLIMPIÇA ESTA DETONADA, HBELEM TOTALMENTE ACABADO MORALMENTE , FISICAMENTE,NA BAHIA EM 20 ANOS SÓ DEIXOU 4 NUNIVERSIDADES, NAO SE PRONUNCIOU QUANDO FECHARAO A STA CASA ERA O HOSPITAL DA REGIAO, JÁ SE OPERAVA ATE ANEORISMA , COLUNA E ETC, DEIXARAO SE ACABAR COM A NEUROCIRURGIA . NAO EXISTE MAIS IDEOLOGIA , E NA DIREITA É QUE NAO EXISTE NEM NUMÇA EXISTIO , ATE GRAMPO NO SENADO FOI COLOCADO E SE AFASTOU PRA NAO FICAR INELEGIVEL

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *