Tempo de leitura: 2 minutos

Um debate chato. Talvez essa seja a melhor definição para o que se viu do confronto morno, sonífero entre os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), promovido pela RedeTV e pela Folha de São Paulo.
O debate foi encerrado há pouco. Os temas mais (mal) tratados foram privatizações, corrupção e drogas. Os dois candidatos começaram nervosos, mas o tucano José Serra conseguiu “equalizar” logo. Dilma conseguiu um equilíbrio apenas no segundo bloco, quando falou de temas que lhe são mais “próximos” ou que são mais caros ao adversário tucano, a exemplo das privatizações.
Os dois, claramente, entraram querendo um jogo de empate. Ou, na linguagem eleitoral, entrando para não perder o que já possuem de (intenções de) votos. A petista, para tentar conquistar mais votos no eleitorado paulista, a todo tempo questionava deslizes do governo de Serra em São Paulo. Serra batia na tecla da “estatização” da coisa pública por petistas.
No quesito corrupção, Dilma foi instada a comentar sobre a sua ex-braço direito Erenice Guerra. Afirmou que a sua ex-auxiliar “errou”. E ponto. Final. O tucano José Serra foi mais, digamos, cínico. Disse que não sabia que era de Paulo Vieira de Souza de quem os repórteres estavam falando quando lhe perguntaram sobre “Paulo Preto”, o homem acusado de rapinar R$ 4 milhões de um suposto Caixa 2 da campanha tucana.
A VOZ DOS INDECISOS
Eleitores paulistas indecisos foram reunidos numa sala para analisar o desempenho dos candidatos no debate desta noite, supervisionados pelo jornalista José Roberto de Toledo, um dos maiores conhecedores de estatísticas e pesquisas do país.
Conforme Toledo, Serra foi ligeiramente melhor que Dilma. O tucano levou a melhor na abertura do debate e nos dois blocos finais. Houve empate no segundo bloco e Dilma ganhou o terceiro.
Mas na avaliação geral, e conforme entrevista de Toledo à RedeTV, os dois candidatos obtiveram “notas meio medíocres” dos eleitores indecisos de São Paulo. Numa escala de 0 a 100, ficaram abaixo de 70.

30 respostas

  1. Toda está celeuma por causa dos indecisos á dar os votos, quem é de Dilma dar para Dilma, quem á de Serra da para o Serra com todo respito, pssoas indecisas sempre perdem algumas oportunidades ao longo de suas vidas, 5-mêses muito tempo.

  2. Também não gostei do debate. Muito morno, sem graça. Os candidatos se ocuparam mais em trocar acusações do que em propriamente apresentar propostos, ideias p/ governar o País. E ainda se deram o “luxo” de escorregar em alguns momentos. Por exemplo, Serra tremeu um pouco ao falar sobre o tal Paulo Preto, acusado de receber e sumir com 4 milhões destinados à campanha petista. E Dilma, em dado momento, acusou o adversário de “não gostar do ENEM”, quando o tucano na verdade estava reclamando dos problemas que acometeram o exame no ano passado.
    Sinceramente, nota 6 (de 0 a 10) pros dois!

  3. APESAR DE NÃO TER ASSISTIDO TODO OS BLOCOS DO DEBATE, JUSTAMENTE PELO MARASMO E ENFADO QUE ELE TRANSMITIA, POSSO DIZER QUE, OS DOIS CANDIDATOS FIZERAM UM DEBATE TIPO JOGO DE BASQUETE, UM ATACA O OUTRO SE DEFENDE E VICE VERSA.
    -AS PERGUNTAS FEITAS NÃO ERAM RESPONDIDAS COM OBJETIVIDADES E MUITAS VEZES ERAM IGNORADAS. A DILMA DIVERSAS VEZES PERGUNTOU AO SERRA SE CASO ELE SEJA ELEITO, IRIA MANTER A SUA POLITICA DE PRIVATIZAÇÃO, E ELE SEMPRE FUGIA A RESPOSTA ABORDANDO OUTRO ASSUNTO FORA DO CONTEXTO PERGUNTADO,NUMA ALUSÃO CLARA DE QUE QUEM CALA CONSENTE.
    -NÃO SEI PORQUE, MAS TODA VEZ QUE VEJO O SERRA, ELE ME LEMBRA UM PERSONAGEM DO DESENHO DOS “SIMPSSOM” O PATRÃO DO FRED SIMPSOM, NÃO SÓ PELA APARÊNCIA FISICA, MAS TAMBÉM PELO FALTA DE ESCRUPULOS DOS DOIS.

  4. Não houve candidato vencedor nesse debate. O desempenho de Dilma e Serra foi pífio, abaixo da média e da expectativa do eleitorado.
    Dilma se saiu muito melhor do que o adversário tucano ao tratar de assuntos ligados à privatização de empresas brasileiras. Ex: Gás Brasiliano, em SP.
    Serra revidava aos ataques com ironia, mas teve seus momentos de superioridade. Nada muito espetacular, diria.
    Aliás, o tucano se viu cercado no debate ao ser questionado sobre a relação dele com o polêmico e, agora, conhecido Paulo Preto.
    No mais, nada de mais. Rs.
    Adeus.

  5. Engraçado, quando a Dilma sai melhor o debate é uma beleza, quando esta toma um mini-curso, foi chato!
    Vai entender os colegas de Collor, Sarney, José Dirceu, José Jenuíno…

  6. Ele pode até ser o mais preparado, mais isso na sua opinião Laize, nesse debate eu assistir com uma professora do estado de São Paulo, minha tia, ela só faltava quebrar a TV com tanta car de pau de Serra. Já que Serra é governador de São Paulo, porque ele não mostra as obras do seu governo no estado, aumentos de salário dado por ele aos professores, combate ao uso do clack, moradia, infraestrutura, sabe porque não tem, agora fica no nosso nordeste enganando os bestas LEMBRE-SE “SEMPRE VOMOS DISCRIMINADOS POR ELES”, agora que o nordeste tem vez e voz própria agradeça ao governo LULA.

  7. Serra é o mais preparado em “arquitetar” planos para privatizar o Brasil, só se for. Aliás, serra nem conhece o Brasil. Ele só conhece é o Sul e Sudeste, as áreas que eles abandonaram a vida inteira, nada! Se ele tivesse ideia, não prometia mínimo de 600,00 e 13º pro bolsa família, conversa pra bobo dormir. Em entrevista ao Bom dia são Paulo, perguntado sobre Educação por Carla Vilhena, ele disse que as notas do Saeb e Prova Brasil são baixas por culpa dos nordestinos que migram para lá…
    Creio que os organizadores devem eliminar dos debates essas picuinhas e partir para o Programa de Governo, porque isso ele não tem, o que ele fala é tudo o que o Governo Lula faz e Dilma vai ampliar, repetir o que ele não dá conta em São Paulo? ninguém merece!!!

  8. Não concordo, achei Dilma melhor! Ele não respondia as perguntas ficou se esquivando o tempo todo. Se ela não fosse tão técnica teria tribudiado. Quanto à essa pesquisa de “indecisos” da REDEETV, não deveria nem ter dido divulgada, poiso diretor da TV deixou claro que na verdade as pessoas já tinham lado.

  9. eu achei q Dilma foi bem,e sinceramente não vejo a hora q acabe a propaganda eleitoral,não aguneto mais ver o Serra falando mal da DILMA como se ele fosse santo,fica batendo na mesma tecla sobre aborto e casamento gay,mas falou numa rede de tv q é a favor da união entre homens desde que seja no civil,qual é a dele afinal?ou é ou não é.éle ta desesperado por q sabe q vai perder.se Deus quiser o povo vai votar pelo Brasil.para q continue no rumo certo.

  10. O QUE PRECISA É QUE OS CANDIDATOS SE PREPAREM ANTES DOS DEBATES, PARA NÃO CONFUNDIREM AINDA MAIS OS ELEITORES.
    QUE SINCERAMENTE A ESSA ALTURA DO CAMPEONATO ONDE AS ELEIÇÕES NO SEGUNDO TURNO JÁ ESTÃO CHEGANDO, E AINDA EXISTAM PESSOAS INDECISAS, É UMA FALTA DE RESPONSSÁBILIDADE MUITO GRANDE POR PARTE DO ELEITOR, QUE JÁ DEVERIA SABER QUEM É SERRA E QUEM É DILMA, POIS ESSAS ELEIÇÕES COMEÇARAM EM MARÇO, E NÃO AGORA ENCIMA DO SEGUNDO TURNO.
    O QUE TODOS OS BRASILEIROS AGUARDAM É QUE DAS URNAS SAIA O PRESIDENTE OU A PRESIDENTA QUE NÃO PARE O PAIS, E SIM QUE FAÇA ELE CONTINUAR NO TRILHO DO DESENVOLVIMENTO DA SUSTENTABILIDADE E INDEPENDENCIA FINANCEIRA, POIS NÓS SOMOS UM POVO LIVRE E INDEPENDENTE.

  11. Apesar de não ter assistido o debate, preferindo até nem comentar, considerando que independente de bom ou ruim, um debate sempre há vencedor, aquele que consegui passar suas propostas, discutir com ponderação e clareza. Talvez, seja esse o motivo de para alguns ter sido um debate ‘morno’. Foram vencidos pelo orgulho e preferiram dizer que ambos continuam no mesmo patamar.
    Pena que só poderemos ter essa confirmação no dia das eleições. Assim, não haverá nem morno nem frio, tão somente um VENCEDOR e um VENCIDO.

  12. BEM PREPARADO PARA INVENTAR CALUNIAS,PARA PRIVATIZAR,PARA
    DEIXAR O MANDATO ANTES DO TEMPO.PARA SE FINGIR DE RELIGOSO
    PARA PROMESSAS ELEITOREIRAS COMO SALARIO DE R$600,00 E AUMENTO PARA OS APOSENTADOS SEM DIZER ONDE VAI ARRUMAR O DINHEIRO PARA OS AUMENTOS. AI AI FICO TONTA COM TANTA PREPARAÇÃO. COMO DISSE O CIRO GOMES EM ENTREVISTA AO SBT ELE É BEM PREPARADO MAIS COMO PESSOA PREFIRO A DILMA. TAMBEM PREFIRO A DILMA

  13. Porque queremos que esta nova luz que começou a brilhar no olhar de milhões de brasileiros, como sinal de afirmação humana e cidadã, continue a brilhar sempre mais.
    Porque queremos que esta autoestima que se afirma no coração e na mente de um povo por tanto tempo humilhado e excluído se consolide e afugente para sempre o triste “complexo de vira-latas” que vitimou aqueles que diziam nos representar.
    Porque sabemos que a chave e a questão mais profunda do atual debate eleitoral é esta: a emergência de uma nova consciência, de um novo posicionamento de milhões de pessoas mantidas até aqui cuidadosamente “em seu lugar”, destinadas apenas a reproduzir a riqueza e a reproduzir o pensamento, usos e costumes dos senhores e dos “formadores de opinião”.
    O significado do governo deste presidente, que desconcerta tanto os seguidores dos velhos manuais, vai muito além do novo posicionamento do Brasil na comunidade internacional; vai muito além da implementação deste modelo econômico que nos permitiu crescer e ao mesmo tempo distribuir renda e retirar milhões da miséria.
    Vai muito além dos benefícios sociais e de tantas conquistas obtidas pelas maiorias e minorias marginalizadas, levando mais de 30 milhões de brasileiros a ingressar na classe média.
    Todas elas são, por certo, muito importantes e constituem base material que assegura o apoio ao presidente e a seu governo, mesmo após anos seguidos da mais dura e absolutamente livre crítica, muitas vezes infundada, desrespeitosa e eivada de vil preconceito.
    Na verdade, o significado mais profundo do exercício do governo por este “sobrevivente da tribulação”, com todos os seus limites e erros, é esta ruptura que ocorre quando a população percebe que “um de nós” mostra ser possível ultrapassar muros antes intransponíveis.
    Porque esta relação com um presidente que representa as maiorias não só por ter sido eleito mas por “ser um dos nossos” produziu no nosso povo um fenômeno inédito, de identificação que teve consequências de difícil avaliação. Porque esta identificação não ficou apenas na simples contemplação, mas na assunção efetiva de um novo papel que as grandes maiorias passaram a exercer.
    Essa gente começa a ocupar seu novo lugar e a exigir a vigência de uma democracia verdadeira, em que novos direitos são conquistados e partilhados, sem guerras, mas com muita firmeza.
    Esse povo começa a pisar em terrenos antes proibidos, do Palácio do Planalto às poltronas dos aviões, dos supermercados e lojas de eletrodomésticos às universidades, teatros e cinemas… Essa gente começa a pensar com cabeça própria. E aí não tem volta.
    É, de fato, muito difícil para a casa grande, particularmente para seus áulicos, admitir que a senzala se moveu e que não se sabe onde isso pode parar. Isso explica a raiva destilada em tantos textos de iluminados e donos da verdade… É justamente este processo do nosso povo, com o qual sempre sonhamos, e que apenas começa, que queremos ver continuar… E Dilma, que não tem um projeto pessoal, mas que se entrega a um projeto coletivo; Dilma, que tem toda a energia deste povo com quem passou a conviver; que tem grande competência, forjada em tantos anos de trabalho, e que tem, sobretudo, um coração sensível, pode levar adiante esta reconstrução de nosso povo e do nosso país.
    Para o bem da democracia plena e verdadeira. Para o bem da paz social, do respeito aos direitos de todos e para a queda de tantos muros que até aqui separam irmãos. Por isso, Dilma!

  14. Com toda certeza quem assiste e assistiu aos debates observa que Serra é o mais preparado politicamente, mas como no Brasil, as eleições são decididas pelo oba oba do momento, estão endeusando Lula e Dilma, atribuindo ao Pt todo os louros de conquistas que vem ocorrendo há muito tempo. Vamos deixar de ser ingênuos o observar essas eleições com mais cautela e sem ufanismo partidário.

  15. Os debates na TV são todos cartas marcadas para ajudar o Serra. Ontem, foi terminando o debate a Rede TV e a Folha colocaram o Toledo em cena. Ele apresentou uma pesquisa levantada por ele durante o debate e a pesquisa mostrou que Serra havia vencido o debate e que os votos dos indecisos vão para o Serra. Eu fiquei perplexo com a cara de pau da Rede TV e do Toledo. Ou seja o cadáver nem tinha esfriado e lá já estavam os urubus travestidos de tucanos. Goataria que vcs conseguisse colocar no ar o video one o Toledo faz mais um servicinho sujo.(do blog tijolaco)
    selecionaram pessoas para fingirem de indecisos. vamos botar o senso crítico pra funcionar hora!

  16. AGORA CHEGOU A VEZ VOU VOTAR,
    MULHER BRASILEIRA EM PRIMEIRO LUGAR!
    ENQUANTO DILMA ENFRENTAVA OS CANHÕES E A TORTURA DOS DITADORES MILITARES.
    ENQUANTO DILMA LUTAVA QUASE SOZINHA, PARA LIBERTAR O BRASIL DA FALTA DE ELEIÇÕES DIRETAS PARA PRESIDENTE, DA FALTA DE LIBERDADE DE IMPRENSA, DA FALTA DE CONCURSOS PÚBLICOS.
    SERRA FUGIA PARA DEBAIXO DAS BARBAS DO DITADOR PINOCHET, MAIOR ASSASSINO QUE A AMERICA LATINA JÁ CONHECEU.
    SERRA QUE NUNCA DEU ESPAÇO PRA UMA MULHER BRASILEIRA EM SUA CHAPA, IMPORTOU DO CHILE SUA MULHER, APESAR DO BRASIL SER CONHECIDO POR EXPORTAR BELEZA E TER AS MULHERES MAIS BONITAS DO PLANETA
    PRA PIORAR O EX-MINISTRO SERRA COLOCOU EM PRÁTICA A POLITICA DO ABORTO, ADVOGANDO EM CAUSA PROPRIA É CLARO, JÁ QUE A IMPRENSA ANUNCIA, QUE SUA MULHER CHILENA (COORDENADORA DE CAMPANHA DO SERRA) DISSE TER MATADO SUA CRIANCINHA.
    É só o que me faltava, uma gringa matadora de criança
    querendo ser primeira dama, desfrutando de todas as mordomias e pagas pelo contribuinte brasileiro!!!
    Não. Mil vezes não!!!
    A justiça com sua clava forte, vai tocar o coração do povo brasileiro no dia 31, e os boatos mentirosos que impediram a vitória da Dilma no primeiro turno vão servir de escada para ela VENCER no segundo turno.
    Porque quando inventaram um escândalo religioso para BARACK OBAMA nos Estado Unidos em 2008, o povo gritou SIM, NÓS PODEMOS.
    E também gritaremos: SIM, NÓS PODEMOS – DILMA PRESIDENTE
    E cantaremos:
    AGORA CHEGOU A VEZ VOU VOTAR,
    MULHER BRASILEIRA EM PRIMEIRO LUGAR!

  17. Laise, Serra é preparado Pra privatizar o resto do pais e favorecer o retrocesso do que consquistamos até agora.O Salario de 600,00 pode até sair mas ficará o governo todo sem aumento, sem concursos, cracterística do governo do PSDB: arrocho salarial e desemprego. Governam para a elite. Pesquise mais! Ainda dá tempo você mudar sua opinião. Não se deixe influenciar pelo que você vê na televisão.

  18. Dilma sem a ajuda de acessoria se mostra nervosa, despreparada e evasiva.Apesar de ter um apoio incondicional de um presidente que fala naturalmente, não acompanha a linha de raciocíno.A vitória parece certa mas as atitudes não, pois são tão pálidas quanto o seu sorriso.

  19. Os Serrista tem memória cura mesmo, ou se fazem de besta,coisa que nunca foram nem serão, o que eles verdadeiramente são e hipócritas igualzinho ao candidato.
    Esqueceram um informação bastante importante na vida política do seu próprio partido:
    O ITAMAR FRANCO ERA VICE DE COLLOR, OU AGORA VAI APAGAR COLLO DA HISTORIA, VARRE PRA EMBAIXO DO TAPETE??????
    Uma coisa é vc apoiá, outra coisa é vc ser, e COLLOR era PSDB.

  20. Fico pasmo quando vejo as pessoas falarem de Dilma com tanto conhecimento e profundo entendimento. Muitos mal sabiam que esta, a Dilma, era Ministra da Casa Cívil, hoje a ovacionam, gritam seu nome nos quatro cantos do País. Dizem por repetitivas vezes, ser a Dilma a 1ª mulher para assumir a Presidência, tornando-se assim chefe de Estado.
    Dia 31 irão eleger uma Mulher, ou melhor a 1ª mulher Presidenta do Brasil. Um acontecimento histórico, único, e que não requer comentários.
    Em meio a mentiras e boatos conseguiram uma virada espetacular, no entanto, não sei até quando irão conseguir manter-se a base de mentiras e divulgações falsas.
    Salve Dilma, aquela que veio para Mudar a cara de Nosso ‘Brazil’.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *