Tempo de leitura: 2 minutos

Bernardete conta ter sido vítima de tortura e discriminação de ordem religiosa (foto Correio)

A mãe de santo Bernardete Souza Ferreira dos Santos, de 42 anos, diz ter sido vítima de uma sessão de tortura cometida por oito policiais militares. O fato teria ocorrido no dia 23 de outubro, no assentamento Dom Helder Câmara, situado no distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus.
Bernardete conta que estava em sua casa no assentamento, em companhia do marido, o professor de Filosofia Moacir Pinho de Jesus. Foi quando chegaram os policiais, com um jovem algemado. O casal indagou sobre o motivo da presença dos PMs na área e se eles tinham mandado judicial. Não houve resposta.
Em seguida, os policiais adentraram à sede da associação de pequenos produtores e a mãe de santo resolveu ser mais incisiva. “É melhor vocês se retirarem. Isso aqui é uma área privada, um assentamento. Vocês podem entrar nas casas de quem não conhece as leis, mas aqui nós não somos abestalhados”.
Nesse momento, o PM  que comandava a operação, identificado como Adjailson, ordenou a prisão da mãe de santo por desacato. A partir daí, o inusitado tomou conta do assentamento.
Bernardete conta que incorporou seu orixá, Oxóssi, e não tem mais consciência do que veio a ocorrer, somente pelo que lhe foi relatado por outros dez moradores do assentamento que assistiram à cena. “Quando pegaram o meu cabelo, o orixá chegou. A partir daí, só o relato das pessoas. O pessoal disse que gritava: ‘solta que é Oxóssi, é o orixá que está aí’. As crianças começaram a gritar, um desespero. Pegaram Oxóssi, pisaram no pescoço dele e jogaram em cima de um formigueiro. Aí disseram: só assim para o demônio sair”.
É nas pernas de Bernardete que aparecem as marcas mais visíveis da agressão sofrida por Oxóssi. O caso foi parar na corregedoria da PM, que designou um oficial para vir a Ilhéus investigar a má-conduta dos policiais. A secretária da Promoção da Igualdade do Estado da Bahia, Luiza Barros, exigiu apuração rigorosa e o governador Jaques Wagner ficou – segundo palavras da secretária – “absolutamente indignado”.
Informações do Correio da Bahia

As marcas da tortura: "jogaram Oxóssi no formigueiro" (foto Correio)


Respostas de 21

  1. É duro, revoltante ver companheiros de luta, guerreiros como Bernadete e Moacir passarem por uma violência tão absurda. Racismo, tortura, intolerância RELIGIOSA, preconceito contra o movimento de luta pela terra. Gravíssimo. Justiça é o que se espera.
    OKE ARÔ

  2. QUANDO UM PM É MORTO OU SOFRE AGRESSÃO DE ORDEM FINANCEIRO POR PARTE DO ESTADO OU MARGINAL ,O ENTÃO GOVERNADOR NÃO DIZ QUE SERÁ RIGOROSO NA APURAÇÃO.NÃO CONCORNO COM ESSAS ATITUDES ORA APRESENTADAS NA IMPRESA, SERÁ QUE TIVERAM O CUIDADO DE OUVIR AMBAS AS PARTES? AGORA APARECE O TAL DIREITOS HUMANOS!FINALMENTE PRA QUE SERVE O TAL DIREITO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ? PRA CONDENAR ? OU PRA FAZER JUSTIÇA ? POR QUE OS MEMBROS TEM RAIVA DOS POLICIAIS ? SERÁ QUE É REQUICIOS DA DITADURA? SERÁ QUE PMS ATUAIS ESTÃO SOFRENDO AS SUAS HERANÇAS TRANSCENDENTAIS.
    Requícios do regime autoritário, regulamentos não permitem a funcionários públicos a emissão de opiniões “depreciativas”MAS EU FALO EM NOME DA NOVA ORDEM MUNDIAL,SERÁ QUE NÃO TERÃO SOCORRO OS FILHOS DA VIÚVA DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA. UM DIA TODOS NÓS TERES QUE PRESTAR CONTA NO GRANDE ORIENTE.

  3. SE…
    Se o mandado de prisão demora a sair, a culpa é da policia
    Se o bandido desaparece, a culpa é da policia.
    Se o bandido é morto durante tiroteio, a polícia é culpada: “coitado do criminoso!”
    Se sobrevive, a polícia é inoperante, pois “deveria ter acabado com ele”.
    Se a polícia age com rigor para manter a ordem, é truculenta.
    Se não age com rigor, é muito “mole”, ineficiente.
    Se a polícia estava presente na hora do fato, é cúmplice
    Se não estava, é omissa. Se revista um suspeito, desrespeita o direito do cidadão.
    Se não revista, “faz vista grossa”.
    Se prende pobre, é injusta.
    Se prende rico, é “porque quer aparecer “.
    Se prende um ladrão, tem que apresentar provas.
    Se o criminoso acusa o policial de tortura, extorsão e roubo ele é preso e expulso mesmo sem provas.
    Ser Policial no Estado da Bahia que pratica o Pior Salário Do Nordeste, mais que sobreviver ao miserê , é um exercício de bravura , risco permanente sem o apoio moral e institucional, sem reconhecimento, padecendo do abandono, da discriminação, da injustiça, da indignidade, da negligência do Estado.
    UMA COMISSÃO VAI PEDIR AUXILIO TAMBÉM AOS DIREITOS HUMANOS,AFINAL, PMs SÃO HUMANOS OU SERÃO MASSA DE MANOBRA DO ESTADO QUE CONSIDEREM ROBÔS.

  4. RAPAZ EU NÃO SOU MEDICO E NEM PM.
    MAS SE PRESTAMOS BEM A ATENÇÃO NAS PERNAS DELA, PODEMOS CONSTATAR QUE SE TRATA DE ALGUMAS PEREBINHAS.
    NÃO ESTOU VENDO NENHUMA LESÃO.
    MUITAS PESSOAS TEM ESSAS FERIDINHAS.
    BOA TATICA PRA FALAR COM O GOVERNADOR.

  5. Isso é no que dá quem faz pacto quem quem não presta, o sei lá o que, se é verdade o caso, na hora do perigo correu e deixou Bernadete no pepino.

  6. Primeiro, quero manifestar meu espanto por o Pimenta só está noticiando o fato hoje, segundo quero expressar meu mais veemente repúdio a esta atitude covarde e ignorante desses servidores públicos fardados.
    Acho que o Pimenta deve uma explicação sensata aos seus leitores.

  7. Bota esses maus policiais para fora da corporação. Essa polícia baiana e a pernambucana agem como se ainda fosse no tempo da ditadura. Eles precisam se reciclar e tornarem policiais cidadãos. E só fizeram isso porque ela é negra e pertence ao mundo afro.

  8. Só falta reativar o Tribunal da Inquisição.
    Cada um escolhe para quem quer se inclinar: respeitem o direito alheio!
    É mulher,é afrodescendente, é líder religiosa e mora num assentamento. Incomoda os arrogantes…

  9. gostaria de saber quem foi que registrou a queixa, pois se a agressão foi a seu oxossi é ele que tem que registrar.Difícil vai ser achar no código penal alguma lei que ampare o seu oxossi.

  10. Quanto preconceito religioso nestes posts… Se os policiais invadissem uma igreja evangélica… Séria um absurdo! Afinal, os evangélicos são os únicos que “irão para o céu”!…
    Tem que ser apurado sim! Assim, como tem que ser apurado, quando um bandido mata um policial…

  11. ACHO QUE ELA FOI ERRADA!!!
    FOI DEFENDER UM CARA QUE TAVA SENDO PRESO SEM TER CERTEZA SE ELE ERA INOCENTE!!!
    AGENTE TEM É QUE ACABAR COM ESSE MADITO “POLITICAMENTE CORRETO” QUE VEM TOMANDO CONTA DA SOCIEDADE!!!!
    QUER DIZER QUE SE A POLICIA PRENDE UM ASSENTADO É PERSEGUIÇÃO!!
    SE DESOCUPA UMA INVASÃO DO MST É REPRESSÃO!!!!!
    INDEPENDENTEMENTE ISSO NÃO JUSTIFICA AS PIADAS COM RELAÇÃO A RELIGIÃO DA MULHER!!!!!!!!
    ASSIM COMO AQUELE PASTOR IDIOTA QUE CHUTOU A SANTA TODAS AS RELIGIÕES TEM SEUS LOUCOS E ISSO NÃO FAZ O CANDOMBLE OU OXOSSI
    SEREM REPRESENTADOS POR ESSA SENHORA!!!!!!

  12. Engraçado, todas as vezes que as notícias relatam os casos de abusos da PM, aqui aparecem vários escudeiros, querendo defender o indefensável, querendo que a cultura dos quartéis se estendam as ruas. Ora! Estamos num Estado Democrático de Direito, assim sendo, todos àqueles que detêm “poderes especiais” precisam saber os seus limites, e precisam ser fiscalizados. No nosso país todos são inocentes até que se prove o contrário, mas os policiais alegam que bandido não tem um “B” na testa para facilitar a identificação, por isso se acham no direito de tratar todos como marginais, de soltarem gritos imperativos “a torto e à direita”.

  13. PARA OS POLICIAIS QUE ACHAM QUE GANHAM POUCO, PEDE PRA SAIR, MUDEM DE EMPREGO, LARGUEM O OSSO.
    QUEM TRABALHA SÓ POR DINHEIRO É MERCENÁRIO, SE O CABRA NÃO TEM PAIXÃO PELO QUE FAZ, DINHEIRO ALGUM VAI LHE SATISFAZER. PORQUE VIVER INFELIZ COM O QUE GANHA E PRESTAR UM PÉSSIMO SERVIÇO?
    CADA UMA!!!

  14. Quanto canalha!!!!
    Após ler alguns relatos de pessoas defendendo os policiais fiquei indignado:
    Primeiramente, não preciso disfarçar meu nome, utilizo ele mesmo pois não tenho medo de represálias;
    Depois, gostaria de dizer para os que defendem os policiais que, independente de qualquer coisa, eles estavam em um local privado, portanto estavam errados (ou então rasguemos a constituição);
    Quando se há um crime, cabe a polícia deter o criminoso e encaminhá-lo a delegacia, não torturá-lo – isso é princípio básico da lei.
    Não se trata aqui de condenar os policiais (só Deus sabe dos problemas deles) mas de utilizar a prerrogativa legal, coisa que eles deveriam ter feito, para evitar cair num estado de barbárie (o que eles tem feito).
    Hoje eles invadem um assentamento, fazem chacota da religião alheia, torturam uma cidadã, humilham, discriminam uma religião e fica tudo bem, amanhã invadem a minha e a sua casa e faz as mesmas coisas, ai ficaria tudo bem?????
    Para o idiota que falou que oxóssi era quem deveria dar queixa, se ele não acredita na religião dos outros que fique calado, ou quem deu procuração para imbecis tomar decisão por outros???
    Não sou do candomble, aliás sou protestante, mas o Brasil é um estado laico onde as religiões devem ser respeitadas.
    Finalizando… Punição rigorosa para estes bandidos de farda que vivem as custas de nós trabalhadores.

  15. O ser humano tem cada comportamento, saim atingindo todo mundo. Sou evangêlico, mas não devemos ter atitudes em sair acusando ” A ou B “, e quem somos nós para dizer se aqueles PMs são bandidos ou não. Não jugais, para não ser jugados. Cuidado Alvaro Neto. Irmão, irmão! a biblia não ensina isso!

  16. Cleide, concordo com Alvaro, a biblia não ensina, mais existe o lado do ser humano que tbm tem sua opinião propria. Estamos no seculo XXI e ainda existem preconceitos religiosos, exemplo disso são evangelicos que acham ser espelho e semelhança de Deus, muitos evangélicos estupradores, estalionatários, pedofilos e se escondem atrás da religião para cometer delitos. Realmente não devemos julgar ninguém, por isso acho um absurdo as criticas dos leigos em relação a religião do candomblé. Que apure e condene quem estiver errado e para quem não conhece a religião alheia que não comente, se cale !

  17. Gostaria que a sociedade revisse as trocas de valores que esta ocorrendo, o povo esta desacreditado das suas instituições isso é ruim a sociedade perde suas bases essa descredibilidade, devemos a pessoa egoísta que só pensa em interesses próprios e políticos.
    Os policias estão indignado com julgamentos feitos pelas suas ações sem antes uma investigação e a credibilidade dada a fatos pelas pessoas que representa a grande massa sem analisar as conseqüências posteriores do julgamento antecipado. Pessoas que vivem de se aproveita a todo tempo das fraquezas da sociedade sempre manipula a todos veja o fato ocorrido uma Srª que sempre viveu dos meios de aproveitamentos usado entidades para seus próprios fins uma pessoa que não traz nem evolução para o bem de todos nunca quis estuda nem trabalhar se diz perseguida pela policia e torturada por policias que sempre lutou pelo bem da sociedade policia de família bem estruturada, com ensino superior e voltada a evolução da sociedade alguns professores e pai de família, se ver condenado por pessoas que só pensa em tirar proveito do trabalho alheio, no momento do ocorrido os policias estavam buscado manter a ordem e o respeito ao direito coletivo, essas atitude de inverter as situações para defender pessoas que manobra votos está levando a sociedade ao caos porque essas pessoas se acham acima da lei e isso esta desmotivando a policia que não vai aceita ser manobra política e de interesse pessoal…… A policia esta desmotivada e a violência esta assustadoramente aumentado até quando os interesse pessoal estará acima da lei……

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *