Tempo de leitura: < 1 minuto

A mãe de santo Bernardete Souza Ferreira dos Santos, que afirma ter sofrido agressão de policiais militares (leia nota abaixo) será recebida na próxima quarta-feira, 10, em Salvador, pelo governador Jaques Wagner. Segundo informações, o governador exigiu apuração rigorosa do caso que teria ocorrido no último dia 23, no assentamento Dom Helder Câmara, na zona rural de Ilhéus.
Bernardete também está sendo acompanhada pela OAB. Há pouco, o Pimenta conversou com a presidente da Comissão de Direitos Humanos da subseção baiana da Ordem, a advogada Sara Mercês. Ela confirmou que a instituição designou um profissional para prestar assistência jurídica à mãe de santo, que teria sido vítima de tortura e intolerância religiosa.
“Um fato como esse não pode acontecer em hipótese alguma. Vamos, inclusive, verificar junto à polícia se há uma preocupação de incluir o respeito aos direitos humanos de maneira efetiva no currículo dos integrantes da corporação”, afirmou a presidente da CDH.
Na terça-feira, 09, Bernardete será ouvida pelo Ministério Público em Ilhéus, já contando com o acompanhamento da OAB.

Respostas de 23

  1. QUANDO UM PM É MORTO OU SOFRE AGRESSÃO DE ORDEM FINANCEIRO POR PARTE DO ESTADO OU MARGINAL ,O ENTÃO GOVERNADOR NÃO DIZ QUE SERÁ RIGOROSO NA APURAÇÃO.NÃO CONCORNO COM ESSAS ATITUDES ORA APRESENTADAS NA IMPRESA, SERÁ QUE TIVERAM O CUIDADO DE OUVIR AMBAS AS PARTES? AGORA APARECE O TAL DIREITOS HUMANOS!FINALMENTE PRA QUE SERVE O TAL DIREITO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ? PRA CONDENAR ? OU PRA FAZER JUSTIÇA ? POR QUE OS MEMBROS TEM RAIVA DOS POLICIAIS ? SERÁ QUE É REQUICIOS DA DITADURA? SERÁ QUE PMS ATUAIS ESTÃO SOFRENDO AS SUAS HERANÇAS TRANSCENDENTAIS.
    Requícios do regime autoritário, regulamentos não permitem a funcionários públicos a emissão de opiniões “depreciativas”MAS EU FALO EM NOME DA NOVA ORDEM MUNDIAL,SERÁ QUE NÃO TERÃO SOCORRO OS FILHOS DA VIÚVA DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA. UM DIA TODOS NÓS TERES QUE PRESTAR CONTA NO GRANDE ORIENTE.

  2. SE…
    Se o mandado de prisão demora a sair, a culpa é da policia
    Se o bandido desaparece, a culpa é da policia.
    Se o bandido é morto durante tiroteio, a polícia é culpada: “coitado do criminoso!”
    Se sobrevive, a polícia é inoperante, pois “deveria ter acabado com ele”.
    Se a polícia age com rigor para manter a ordem, é truculenta.
    Se não age com rigor, é muito “mole”, ineficiente.
    Se a polícia estava presente na hora do fato, é cúmplice
    Se não estava, é omissa. Se revista um suspeito, desrespeita o direito do cidadão.
    Se não revista, “faz vista grossa”.
    Se prende pobre, é injusta.
    Se prende rico, é “porque quer aparecer “.
    Se prende um ladrão, tem que apresentar provas.
    Se o criminoso acusa o policial de tortura, extorsão e roubo ele é preso e expulso mesmo sem provas.
    Ser Policial no Estado da Bahia que pratica o Pior Salário Do Nordeste, mais que sobreviver ao miserê , é um exercício de bravura , risco permanente sem o apoio moral e institucional, sem reconhecimento, padecendo do abandono, da discriminação, da injustiça, da indignidade, da negligência do Estado.
    UMA COMISSÃO VAI PEDIR AUXILIO TAMBÉM AOS DIREITOS HUMANOS,AFINAL, PMs SÃO HUMANOS OU SERÃO MASSA DE MANOBRA DO ESTADO QUE CONSIDEREM ROBÔS.

  3. Louvável a atitude do governador. Ele que considera o “a lei como o limite de cada um” não pode silenciar diante de tal absurdo.
    Policiais militares prestam um serviço público e têm que agir dentro da lei, como qualquer cidadão. Não são as prerrogativas que vão lhes dar direito de agirem arbitrariamente. O Estado e o Ministério público têm de estar atentos para não deixarem a soberba policial afrontarem direitos civis.

  4. Mas, quero acrescentar, que causa-me estranheza o fato de só depois de O Correio dá como matéria de capa esse absurdo esse assunto entrar em pauta.

  5. A saída é expulsar esses mal elementos da corporação. Todos sabem que eles partem para cima de pobre sem pudor. Os policiais da Bahia e Pernambuco são famosos no NE, pela agressividade para cima de pobre. Está na hora de a academia formar policiais cidadãos.

  6. Aliás, não é apenas Bahia e Pernambuco, mas outros estados nordestinos também, quem já leu Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos sabe do que estou falando.

  7. A visão da Bahia pelo fotógrafo Sergio Guerra à TVFTC é muito interessante.
    http://www.youtube.com/watch?v=aE5WasLSbbY&feature=related
    Se alguém perceber que os comentários aqui estão exagerados, aliás, estou atenta a isso, pois nem sei se quem está comentando aqui é realmente baiano, mas ainda que seja, se você se sentir ofendido pelos comentários de alguns postados, você poderá denunciar por racismo junto ao GECOP, órgão da PF que investiga crime contra ódio xenófobo e pedofilia.
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:GtcFSuOiScAJ:www.cybercrime.ufms.br/apresentacoes/stenio.pdf+www.cybercrime.ufms.br/apresentacoes/stenio.pdf+-&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  8. Isso e injusto antes de julgar os policiais investiguem porque tanbem não ouvi a versão dos policiais antes de ficarem dizendo que a policia fez isso fez aquilo, eu sou uma pessoa quemim orgulho e muito do trabalho dos nossos policiais e tenho plena convicsão que isso não passou de uma jogada dessa mulher pra poder sujar a imaguem dos nossos policiais que arriscam suas vidas pea paz em nossa cidade.
    POLICIAIS ESTAMOS COM VCS A SOCIEDADE NÃO E MAS BESTA NÃO VAI MAS POR IDEIAS PASSADA PELA MIDIA QUERENDO FAZER A CABEÇA DA POPULAÇÃO ESTAMOS COM VCS.

  9. Concordo plenamente com os comentários!
    Não sou policial e não tenho parentes policias, mas sei que tenho senso de justiça.
    È revoltante como esta sendo direcionado este episodio, sem que a outra parte seja ouvida.
    Tenho pouco conhecimento dessa senhora que se autodenomina mãe de santo, mas pelo pouco que vir pude notar de experiência própria á arrogância e a prepotência que essa mulher tem.
    Deixo um alerta aos senhores políticos 2012 estar por vir sem terra não dá a quantidade de votos como policias que além de votar colocam suas vidas em risco para defender cidadão como de cada um de vcs.
    Não faço chantagem, mas um alerta porque policiais tem família, tem sindicato e também tem seus direitos resguardados pela lei. Verifiquem antes de tomar qualquer posição, procurem serem justos para no futuro seres dignos de cada voto que forem pedir!

  10. Parabéns a OAB pela sua preocupação com este caso que revela um enorme despreparo de parte da policia em tratar com temas de religião, este sofrem discriminação por parte dos que não o tem o minimo de conhecimento sobre a religião de matriz africana.

  11. Que absurdo esses dois primeiros comentários aqui. Com certeza deve ser de policiais que estão acostumados a torturar e a massacrar inocentes e indefesos, pois o que está em discussão aqui no momento é como foi feita a abordagem policial no assentamento, sendo que os pliciais não tinham sequer um mandado de prisão ou de busca para ter acesso ao dito acentamento, como também o que está se discutindo aqui foi a tortura que sofreu uma senhora que coordena o assentamento, e só por causa de uma intervenção daquela mulher houve uma abordagem rude e grosseira daqueles policiais mau preparados pela polícia militar, que só prepara seus subordinados para invadir acampamentos e aldeias indígenas e bater e humilhar seu povo que esta alí sob pressão da comunidade que os deixaram a margem da miséria e da favelização.
    Olha! pode ter certeza que o Governador jaques wagner vai intervir com rigor nesse caso, pois ele é o chefe maior da polícia militar, e também pode esperar que esses policiais além de serem expulsos da polícia militar terão suas prisões decretadas pela justiça e cumpriram suas penas num presídio comum e de segurança máxima.
    Eles não sabem em que se meteram, é que aquele assentamento tem pessoas influentes que fazem parte da CUT bahia e nacional e com certeza também o presidente LULA também tomará conhecimento.

  12. Os dois relatos anteriores mostram toda a revolta e insatisfação que passam os policiais na Bahia.Inocentemente creditaram que suas condições iriam mudar, pois o Ex -governador Paulo Souto era fechado ao diálogo, negociação, bom senso,etc…O atual Governador surgiu como esperança,desafio e no final pouco mudou, até agora, pois aí vem um novo quadriênio onde tudo pode mudar enfim.
    Mas nada justifica a intolerância religiosa e transferência de toda sua revolta para a população, que com certeza exige muito dos policiais, porque não tem a quem apelar.O polcial foi infeliz no fato relatado pelo PIMENTA, contudo tenho a impressão que esses profissionais estão sempre na “na corda bamba”, “no fio da navalha” e agora “na boca do sapo”.

  13. A verdade é que nossa policia é corrupta, mal preparada e composta em sua grande maioria de pessoas que não poderiam estar com uma arma e uma farda.
    Neste episódio em especial ainda tem uma dose de preconceito religioso e racismo, os policiais devem ser exemplarmente punidos, com prisão e expulsão da corporação.
    Por outro lado é verdade também o desleixo e a incompetência do estado com a segurança publica, já era muito ruim nos governos de acm e ficou pior no governo de Wagner.
    Isto não isenta estes policiais de Ilhéus de terem agido com barbaridade e falta de respeito, a verdade é que sempre fizeram isso, invadem as casas dos pobres, agridem jovens negros, matam sem direito de defesa, são animais covardes e acobertados pela impunidade do uniforme, é assim aqui, em São Paulo, no Rio em Recife tudo igual policia e bandidos se confundem.
    Sempre é bom lembrar que existem exceção, existem bons policiais, oficiais honestos e muita gente boa na PM e na Civil
    eu tenho bons amigos lá.

  14. Se o nosso Governador Jaques Wagner resolver receber tôdas as pessoas que são agredidas pela polícia baiana, não vai ter tempo para governar.
    Esta é uma típica jogada para a platéia que não resolve nada.

  15. Meu Caro, voce que postou esse comentario que o considero perfeito, concordando com voce, em genero numero e grau, também ha de convir que: por mais que se tenha motivos nessa situação houve truculencia desmedida, pois as fotos falam por si.

  16. Não posso comentar o evento especificamente pelas poucas informações postadas, mas uma coisa é certa qualquer tipo de manifestação legal seja ela: religiosa, política, esportiva etc. Deve ser respeitada em toda sua plenitude. Cada um tem o direito de seguir a religião ou como queira chamar (seita, posição espiritual etc.) de acordo com sua livre consciência e vontade. Notadamente respeitando a opção dos outros. Vivemos em um País laico, local em que a intolerância não deve ser acolhida.
    Em contra partida as pessoas de qualquer denominação religiosa deve também se fazer respeitar, ou seja, os problemas desse “mundo” devem ser resolvidos pelos “seres” deste “mundo”, não devemos misturar as coisas, pois corremos o risco de promover situações extremamente delicadas que dependendo da ocasião podem beirar o ridículo.
    Imaginem que como aconteceu tal manifestação em uma intervenção policial, poderá acontecer em outra situação cotidiana.
    Exemplos:
    a) Em uma votação no Congresso Nacional;
    b) em uma votação no STF;
    c) na hora do corte do fornecimento da energia ou da água;
    d) quando o mascate bater à porta para cobrar a prestação.
    Vemos que a situação merece ser refletida, pois por mais simples que pareça ser, pode se tornar algum extremamente delicado.
    Vejam o problema jurídico criado para quem for apurar um fato como este, Ele vai ouvir a pessoa lesionada como vitima ou testemunha?
    Complicado não é?
    Diante do visto gostaria de salientar que não posso afirmar se meu posicionamento se aplica ao caso concreto.

  17. SERÁ QUE NÓS CANDOMBLECISTA,TEREMOS QUE SER OBRIGADOS A CONVIVER COM O FANTASMA DA DITADURA MILITAR?
    SERÁ QUE O TRABALHO DA SAUDOSA MÃE MENININHA DO GANTHOIS POR NADA?
    QUANDO É QUE ESTES FANATICOS RELIGIOSOS IRÃO ENTENDER QUE DEUS É UM SÓ E QUE O NOSSO DEUS É TÃO VIVO QUANTO OS DELES!
    ESPERO PROFUNDAMENTE QUE A NOVA PRESIDENTA DILMA CUMPRA O PROMETIDO E NAO SEJA TOLERAVEL COM ATITUDES COMO ESTAS DE TOTAL FALTA DE RESPEITO PARA COM AS RELIGIOES DE DORIGEM AFRICANA!
    QUE OLORUM NOS GUIE E NOS PROTEJA DESTA SOCIEDADE PRECONCEITUOSA,INTOLERANTE E RACISTA!
    AXÉ PARA TODOS!!!!!!

  18. Chega a doer em nosso senso de respeito à alteridade, aos princípios humanos orientados por quaisquer religião ou isenta delas. Meu Deus, aonde vamos parar se as pessoas que se dizem autoridades, se melindrarem com um questionamento de alguém que fala mais firme? Se a senhora em questão é moradora do lugar, e sentiu que havia exagero naquele momento ela pode inquirir a polícia, sim!!! Sem precisar beijar a mão, ou chamá-los de excelência.
    Esses policiais certamente são daqueles que aceitam um copinho de cerveja, um naco de churrasco, um cafuné para acobertar corruptos que lesam as leis e a sociedade, o que é um prejuízo sem tamanho para todos. Eles se aborreceram porque são preconceituosos e despejaram toda sua infâmia sobre um ser humano, vivente, seja ele quem for. Eles deviam agir assim com os chefes de quadrilha, agem?
    O nosso governador homem íntegro e democrata, faz muito bem em receber a Srª Bernadete. Ela e todos nós,civis, fomos vítimas neste episódio, de meia dúzia de estúpidos pagos por nós para nos proteger, percebem? Tem que combater com rigor esses neo-nazistas, arrogantes, que mancham o trabalho digno da PM. E ainda falam em nome da democracia!!!

  19. Lembro-me há mais de 15 anos aqui em Itabuna, o policial militar foi acusado de ter tirado a vida de um cidadão, olha que PM ficou preso no Batalhão de Itabuna, simplesmente foi denunciado e todo acreditou. Pois depois de muita investigação foi descoberto a verdade, o militar não tinha nada a ver com o crime, o verdadeiro criminoso disse ao delegado que no momento que a policia civil fez a prisão dele, imformando que o tal criminoso era o suspeito de ter mato o fazendeiro, ele pra se livrar do problema, já que ele conhecia o PM de vista e nome tentou aplicar jogando a culpa para o meliciano. Após ter passado por todo esse constrangimento, qual a indenização que foi dado para o PM, e se o bandido não tivesse dito a verdade, com certeza o PM seria excluído.

  20. Em um trecho do comentárista VERDADE: Se o bandido é morto durante tiroteio, a polícia é culpada: ” coitado do criminoso”.
    Ontem Sábado, no jornal da Band, se quiser ver a matéria só é acessar http://www.band.com.br. O policial tinha ido buscar uma documentação comprovando que antes de entrar na policia o mesmo já tinha trabalhado em outra empresa, o objetivo era averbar tempo de serviço na PM, pois só falta mais ou menos 05 anos para se aposentar. Quando o PM saiu da empresa e ia pegar sua moto o bandido chegou e anunciou o assalto pelo visto nas imagens pediu a chave do veículo, o policial entregou e o criminoso virou as costas, o policial sacou a sua arma e com certeza tinha toda chance de matar o assaltante, mas não fez, muito provavelmente ele tenha dito: Solte a arma, policia, você está preso. Acabou sendo alvejado com três tiros pelo bandido. Sei que muitos vão dizer que foi covardia do policial. Por que? Medo dos direitos humanos, medo do Ministério Público, medo de atrasar a reserva, etc. Iam dizer logo atirou pelas costas, covardia!

  21. Que absurdo!!!!!!!!!!!
    Será que tem alguem com o minimo de justiça para ouvir a versão dos policiais?
    Perqunto?
    Se realmente eles reagiram dessa forma,qual o motivo ? sabemos o efeito ação e reação!
    Cadê o laudo que realmente comprove que foram mordidas de formigas?
    Essa mulher estava sozinha?
    O motivo pelo qual os policias,foram parar lá?
    O governador vai receber a entidade ou a mãe de Santo?
    Quem foi parar no formigueiro a entidade ou a mãe de Santo?
    Antes de acusar, o leitor exige esclarecimento dos fatos
    Eu sei que tem muitas informações desencontradas,sem sentido!

  22. Policiais se indignam por fazerem papel de massa de manobra nas mãos de seus superiores, por cumprirem ordens deste tipo, indo contra o direito a liberdade religiosa, os direitos humanos e a organização do estado (area federal), mas digo que com a apuração dos fatos nenhum destes afirmará quem deu a ordem. Sabem por que? por que são os mais corporativistas do mundo, são bitolados e só sabem obedecer ordens e não avalia-las e saber dizer não e ficar preso 1 ou 2 dias por desobediencia.

  23. O mais indecente de todo esse episódio é que a OAB/BA (com sede em Salvador) tratou de enviar advogados para acompanhar o caso, mas quando um advogado esteve preso em claro desrespeito às prerrogativas, não ouvi falar de ninguém de Salvador sequer ligar para nossos representantes locais.
    Vai ver que advogado de interior vale menos que moeda de 1 centavo.
    Uma vergonha. Saul, estamos de olho em você.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *