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“Enquanto a tarifa do coletivo em Itabuna saiu de 50 centavos, em 1997, para dois reais em 2009, obtendo um reajuste de mais de 400%, o salário do motorista teve um reajuste de apenas 78%”. Essa é a lógica que será apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de Itabuna e Região (Sindrod) aos patrões, daqui a pouco, em mais uma rodada de negociação do acordo coletivo 2008/2009.
A reunião ocorre às 16 horas, na sede da Associação das Empresas do Transporte Rodoviário (Assetro). Os sindicalistas afirmam que os patrões até agora se mostraram irredutíveis, e que essa intransigência se deve à forma como era tratada a questão salarial pela direção anterior do Sindrod, comanda durante 12 anos pelo ex-vereador Pezão. “Acordos coletivos eram feitos na calada da noite”, afirma o advogado dos rodoviários, Iruman Contreiras.
Essa deve ser a ultima tentativa da categoria em busca de acordo amigável com os donos das empresas, caso as negociações não avancem. “A categoria está em alerta e preparada para uma possível greve. Lembramos à população que o que está em pauta não é somente o salário dos rodoviários e sim a qualidade do transporte público”, afirma o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Joselito Paulo (Pé de Rato).
O sindicato vem defendendo a tese de que o arrocho salarial e as pressões psicológicas a que os motoristas estão expostos diariamente, tem causado prejuízos à saúde dos trabalhadores e até acidentes.

11 respostas

  1. È um absurdo a passagem custar R$ 2,00 em Itabuna.Adoro Itabuna, sou desta terra, mas, trabalho e estudo em Brasília, e aqui a passagem custa dentro do plano piloto, R$ 2,00. O custo de vida em Itabuna é mais baixo do que em Brasília, não se justifica uma passagem tão cara. A população precisa acordar, Itabuna está localizada em um polo estratégico do Estado, e é administrada como se fosse a casa da mãe Joana. Amigos, chega de Cap. Azevedo, Cap. Fábio, Geraldo, Fernando, Davidson, Wenceslau, Rui Porquinho, Gramacho,Renato, Ubaldo, e muito mais.. (foram os velhos politicos que lembrei do meu tempo). Precisamos de um Gestor municipal profissional, que alavanque o potencial da cidade, Itabuna está ficando muito para trás em relaçao as cidades do seu porte, tanto no estado da Bahia, como no Brasil. Chega de apenas política, precisamos de ações, uma cidade deste tamanho, com picuinhas municipais na prefeitura e na câmara de vereadores de cidade pequena. Abraços, e saudações Itabunenses!!

  2. Pelo amor de Deus será que o povo nao tem memoria?? Aonde que a passagem do coletivo custava R$ 0,50 (cinquenta centavos) no ano de 2007 aqui em Itabuna? voces devem estar loucos ou o informante deve estar a ver navios. Vamos pesquisar antes de mais nada seu pimenta voce tem certeza que a passagem custava R$ 0,50 (cinquenta centavos)em 2007?? Eu confio em voce mas eu sei a verdade. Quanto custava?

  3. É acredito que houve um equivóco por parte do informante,na verdade em 2007 a passagem custava 1,60,e estive conversando com um dos conselheiro de transporte o Pule e ele disse que neste ultimo aumento para 2,00 ficou acordado que só se discutiria um novo aumento aparti de dezembro de 2011.
    Só espero que seja cumprido.

  4. “Enquanto a tarifa do coletivo em Itabuna saiu de 50 centavos, em 2007, para dois reais em 2009[…]”
    Eduardo Sebastião está certo. Em 2007, a passagem custava 1,80 real. O coletivo já chegou a custar 50 centavos em 2000, mais precisamente até o fim do período eleitoral daquele ano. Logo no primeiro dia após o pleito, a passagem saltou para 70 centavos e desde então vem crescendo de tempos em tempos…

  5. Se esse pessoal prestasse um bom serviço, me refito ao tratamento às pessoas, os passageiros, eles teriam o apoio da maioria da comunidade, mas são grosseiros, mal educados, arrogantes, e por aí vai, …!!!
    Já vi muitos deles arrancarem os ônibus, sendo que as pessoas estavam correndo, chegando ao ponto, tendo que ficar esperando o próximo ônibus, enquanto muitas vezes eles param fora dos pontos para esperarem mulheres – “conhecidas” deles – e/ou os conhecidos deles, entrarem nos ônibus, mesmo fazendo quem já está lá dentro do transporte ter que esperar, mesmo que cheguem atrasados aos destinos e compromissos, …!!!
    Eles deveriam pensar nisso antes de conseguirem o apoio da comunidade ao movimento, …!!!
    É nessas horas que eles lembram que, para os patrões, eles não valem coisa alguma, são insignificantes, simples “peças de reposição”, “descartáveis”, …!!!
    A vida é assim, …!!!

  6. Caro Sérgio. Experimente o estresse de ser um motorista de ônibus coletivo urbano aliado à percepção de baixo salários e a falta de um política educacional da própria empresa para ver o resultado. Tenho certeza que você vai mudar de idéia bem como o foco de sua crítica.

  7. Concordo com vc, Sérgio! Esses motoristas adoram reclamar de salário, mas se esquecem do principal: tratar bem todo e qualquer passageiro, pois é ele quem paga as contas desse pessoal. Nunca vi categoria mais corporativista e egoísta do que essa, 😀

  8. “Já vi muitos deles arrancarem os ônibus, sendo que as pessoas estavam correndo, chegando ao ponto,”
    Na semana passada, consegui a infeliz façanha de perder dois ônibus seguidos. O primeiro motorista arrancou o veículo bem antes de eu chegar ao ponto, e o segundo solenemente me ignorou mesmo depois de eu ter feito o sinal para ele parar o ônibus, 🙁

  9. “Experimente o estresse de ser um motorista de ônibus coletivo urbano aliado à percepção de baixo salários e a falta de um política educacional da própria empresa para ver o resultado[…]”
    Os garis recebem bem menos que os motoristas de ônibus – apesar de tb trabalharem o dia todo – e nem por isso saem por aí maltratando os cidadãos. O problema maior não é o salário em si (embora eu concorde que motoristas e garis recebem menos do que realmente merecem), mas o comprometimento com a profissão.

  10. E desrespeitoso a passagem em Itabuna nesse valor , principalmente para aquele trabalhor que o atual prefeito tanto falou que iria defender, o povo Itabunense deveria parar e refletir se de fato e isso que queremos para essa cidade, pois, a tarifa cobrado nos coletivos da cidade é apenas o reflexo de tudo de errado que vem acontecendo nessa cidade.

  11. Infelizmente muita gente faz crítica aos motoristas, mas não sabem como eles são desvalorizados pelas empresas. Falo isso porque acompanho de perto a situação e trabalho em uma delas como mecânico e o salário também é uma vergonha. Sei que alguns realmente extrapolam, mas o psicológico deles fica abalado com a falta de reconhecimento. A população precisa de transportes e os motoristas de valorização ,pois os mesmos transportam vidas e não bananas… Sou favorável à greve que o único meio de reivindicar os direitos e está na lei, portanto é legal.

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