Tempo de leitura: < 1 minuto
.

A semana compreendida entre os dias 2 e 9 de maio registrou 1.760 casos de dengue em todo o estado, segundo o último boletim epidemiológico da dengue na Bahia. Há pouco mais de 15 dias, eram registrados quase cinco mil casos a cada semana. Parece, a julgar pelos números, que a dengue deu um tempo no estado. O número de notificações entre 1º de janeiro e 9 de maio é de 68.959 pacientes com suspeitas da dengue. Itabuna registra pouco mais de 13 mil notificações.

Uma resposta

  1. Procurar
    Página inicial > Eixos Temáticos 2009 > Campanha “Quem Não Deve Não Teme” > Dificuldade de acesso às contas não desanima Campanha em Ubaitaba
    Dificuldade de acesso às contas não desanima Campanha em Ubaitaba
    sexta-feira 15 de maio de 2009
    Articulado desde dezembro de 2008, o coletivo de organizações* da Campanha “Quem Não Deve Não Teme” vem atuando no município de Ubaitaba com o objetivo de fazer valer o direito que todo cidadão tem de fiscalizar as contas públicas de seu município e dá exemplo no enfrentamento das dificuldades colocadas pelos gestores públicos
    No dia 06 de maio, o grupo foi à Câmara Municipal para acessar a prestação de contas do Município. Entretanto, só encontraram a documentação completa dos gastos do Poder Legislativo. Já os gastos da Prefeitura não estavam devidamente documentados. “Fomos à Câmara Municipal de Ubaitaba e conseguimos fiscalizar só as contas da Câmara, pois as contas da Prefeitura só estão disponíveis contendo uma relação de dívida ativa, extrato bancário e conciliação bancária, um balancete patronal do exercício 2007/2008. Não estão disponíveis as notas do empenho, notas fiscais, cópia de convênio, de contratos, processo licitatório e prestação das contas do FUNDEB e da saúde”, relata o grupo.
    A partir desse cenário o coletivo resolveu encaminhar denúncia ao Ministério Público para que promova as medidas previstas em lei. A situação da Campanha é emblemática, diante da persistência da comunidade civil em fiscalizar as contas, e após tentativas de mobilização e articulação do grupo para exercer o controle social, o grupo não conseguiu realizar a prestação de contas. “Aqui em Ubaitaba é a primeira vez que temos coesão na Campanha “Quem não Deve não Teme”, pois estamos indo pra o enfrentamento”, expressa o grupo.
    Já em relação às contas da Câmara Municipal, o grupo conseguiu identificar uma série de indícios de irregularidade que serão encaminhados aos órgãos competentes para as devidas explicações e possíveis denúncias.
    * Sindicato dos professores, Igreja Católica, Conselho municipal de Juventude e Educação, Movimento Negro, Movimento Sem Terra, Grupo de Jovens Evangélicos.
    Um belo processo de articulação
    O modo pelo qual ocorreu a articulação do grupo da “Campanha Quem não Deve Não Teme” em Ubaitaba revela uma interessante experiência para os demais municípios que têm dificuldades de realizar a fiscalização.
    A primeira reunião com pessoas sensibilizadas ocorreu em 14 de dezembro de 2008, com o apoio da FASE – entidade referência da Campanha no Sul do estado. Após esse primeiro encontro e munidos de materiais informativos e formativos, a turma resolveu publicar uma chamada na rádio para atrair outros interessados. Hoje o grupo conta com 20 pessoas, vinculadas a organizações locais como o movimento negro e pastorais sociais, além de professores e estudantes.
    Responder a esta matériaSeções
    Agenda
    Banco de Experiências
    Boletim da APP
    Eixos Temáticos 2008
    Eixos Temáticos 2009
    Campanha “Quem Não Deve Não Teme”
    Controle Social
    Grandes Projetos
    Modelo de Desenvolvimento
    Links
    Núcleo Facilitador
    Nossas atividades
    Notícias
    Na mesma seção
    Dificuldade de acesso às contas não desanima Campanha em Ubaitaba
    Campanha não aceita termos do Edital divulgado pela Câmara de Vereadores de Itabuna
    Campanha protesta e pede providências ao Ministério Público
    Moradores de Ilhéus vão se reunir para organizar a Campanha
    RSS 2.0 | Mapa do site |

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *