Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Jornal Bahia Online
Já há alguns anos, Olivença perdeu a sua característica de uma localidade pacata. A Estância Hidromineral de poucas casas habitadas por nativos e visitantes, cresceu. E, agora, além de uma valorizada área de apelo turístico que recebe milhares de pessoas todos os anos, tornou-se alvo de disputa territorial entre o povo tupinambá e os pequenos produtores agrícolas da região. Brancos, caboclos e índios não se entendem e a Olivença com clima de paz pode estar com os dias contados com as ameaças que têm se tornado cada vez mais constantes de ambos os lados.
Tudo começou com um documento encaminhado à justiça, onde a Funai reivindica uma imensa área territorial para abrigar a etnia tupinambá, retirando de uma vez por todas grande parte de históricos moradores da região e assumindo significativa parte da infraestrutura da localidade. Só para se ter uma idéia da dimensão do pedido, o município de Ilhéus perderia para os índios ¼ do seu território. Áreas de grandes empreendimentos hoteleiros passariam a ser território indígena administrado pelos tupinambás de Olivença.
A polêmica demarcação de 47 mil hectares proposta pela Fundação Nacional do Índio (Funai), pode reduzir a área de três municípios sulbahianos. Ilhéus, por exemplo, perderia 26 por cento da sua autonomia territorial e teria que retirar da área demarcada cerca de 12 mil pequenos produtores de cacau, piaçava, seringa, fruticultura, além de pequenos pecuaristas. O município de Una, segundo as primeiras estimativas, perderia 80 por cento de sua área agricultável, de acordo com o vereador Milton Nogueira.
Leia a íntegra da reportagem no Bahia Online (clique aqui)

Confira também: AÇÃO PODE DAR A TUPINAMBÁS 47 MIL HECTARES DE TERRAS

19 respostas

  1. Afinal de contas todo o território Brasileiro pertence aos indios! Pobre Olivença,pobre dos caboclos sendo manobra de massa de políticos inescrupulosos! Pobre moradores que com as suas pequenas economias e através de muito suor, conseguiram construir suas modestas moradas e terem com isso um pequeno patrimonio! Se voces moradores, se voces que foram enganados com cdastramentos, nao gritárem, perderao seus bens para estes políticos irresponssaveis, desonestos e que com as suas astúcias, ladinágem e técnicas de convencimento,pro vavelmente continuarao engambelando os nossos caboclos levando a indolencia e A DESONRRA!

  2. No nosso país é assim: Você dorme dono de terras e acorda com a trouxa na cabeça, despejado, …!!!
    Além da vassoura de bruxa, agora teremos mais outro motivo para os produtores rurais, além proprietários de empreendimentos turísticos, morrerem de desgosto, …!!!

  3. Questão polêmica que poderá desabar no que aconteceu com Raposa Serra do Sol, onde a justiça determinou a retirada dos agricultores, demarcando as terras para os índios.
    É bom lembrar que o turismo de Olivença perdeu muito nesses últimos anos com falta de assistência administrativa e com a ligação asfáltica Ilhéus-Itacaré, perdendo turistas.
    Pergunto: Será que até as casas residenciais dentro de Olivença serão desapropriadas?

  4. É REALMENTE UMA PALHAÇADA. MUITOS DELES INCLUSIVE TÊM VERGONHA DE FALAREM QUE SÃO ÍNDIOS NO DIA-A-DIA, MAS NESSAS HORAS….

  5. Já passou da hora de separar o joio do trigo!Se for solicitado DNA da turma que foi cadastrada pelos caciques(as) nao chegara a cem o número (nao de indios) mais sim de meia dùzia dos descendentes dos caboclos de Olivença. Para os “ditos indios ” terem volumes, os politiqueiros de má fé , cadastraram e ludibriáram grande parte dos moradores de Olivença e adjacências para terem volume e instrumento de pressao,justamente contra que produz e tenta implantar um turismo sustentável em Ilheus e |Olivença !Já se sabe que grande parte dessas pessoas que foram ludubriadsa estao solicitando seus descadastramento e os responssaveis por isso nao querem dar alegando que o movimento perderá força!Estamos cançados de tanta falta de vergonha e impunidade neste País!conclamo os nossos Políticos e os orgaos de classe ,para que tomem posiçao a favor de que trabalha e produz neste País!

  6. Pobre Ilhéus, cada vez mais pobre e agora menor, com a perda de autonomia sobre 25% do seu território, graças a essa montagem “tupinambá”. Com o exodo rural que essa pretendida demarcação de terras vai ocasionar, onde vão morar e trabalhar as famílias que residem no distrito de Olivença? Certamente vai inchar as periferias pobres de ILhéus, Una e Buerarema. Sempre soube que os índios precisavam de terras. Mas de casas e pousadas, nunca ouvi dizer. Dessa vez a FUNAI, que já vem exagerando, passou de todos os limites. O presidente da república tem que ser alertado para não cometer um erro histórico na sua trajetória, sendo induzido a assinar uma farsa flagrante, pela fabricação de um número de índios que não existe. O presidente Lula, para não cometer tão grande equívoco deve determinar uma investigação isenta, uma perícia profunda no que argumenta a FUNAI nesta questão, a fim de trazer a verdade à luz. Estou do lado da verdade, onde a verdade estiver, a justiça tem de estar. Todos sabem que a Funai está aterrorizando os proprietários, pedindo até que apresentem escrituras. Começou o processo de desvalorização daquelas terras, patrocinado por um órgão que precisa fabricar índios, “teatralizar” falsos contextos, para justificar sua existência e continuar gastando 70% de seu orçamento com o próprio custeio e apenas 30% com o benefício do próprio índio. Não será possível continuar enganando muitos durante todo o tempo. O que existe em Ilhéus, Olivença, é um movimento por terra, tendo o índio como pano de fundo. Ilhéus e a região precisam agir.

  7. E quanto aos “representantes” da região no Congresso Nacional: Silênciao sepulcral, …!!!
    Vão votar nessa raça, …!!!
    INOPERANTES, …!!!

  8. Tem algum indio querendo Sao Paulo,Rio de Janeiro? Precisa de investigacao!De indio mesmo deve ter meia duzia.O que meia duzia quer com 47 mil Hectares de terra? Quem é que esta por traz disso? Cade o ministerio publico e a policia federal? To de olho.

  9. Vamos esperar, ano que vem vai ter eleições, quero vê a cara destes políticos aqui em nossa cidade pedindo voto. Está na hora do povo dar o troco a esta cambada que só quer se aproveitar das pessoas. Temos que Mandar eles pedir voto ao indios ma beira da praia.

  10. Nas minhas terras, que comprei juntando dinheiro de salários, meu e de minha esposa, conseguimos comprar uma pequena gleba de terras sem qualquer benfeitorias no local, contrui residencia, casa para caseiro, currual, iluminação que paguei a Coelba com o suor de meu trabalho,plantei capim braquiária, fiz piquetes, para criação de gado nerole.Se entrar em minhas, terras, o papo amerelo vai cuspir.Nas minhas terras mando eu!

  11. quem tá tirando uma de valente é o cacique Babau. Esse ainda vai ter que me dar umas explicação. Essa estória de resolver as coisa no tiro num funciona. Quem trabalha nim Olivença quer a verdade. A verdade é que nõis tudo é de sangue índio. Cráudio num é mais que ninguém e nem Valdelicce. Nóis tudo somo. Eu nu8m quero posada e nem hoté, e nem terra dos, otros. Quero paz, quero amizade, quero viver cum a famia. cráudio magalhaem qui va cum polikticai pra casa do carai. Olivença nunca treve isso até esse muleeque querer disfazê o que o pai dele feiz. O pai dele foi q]uem mais feiz tituro de terra nim Olivença. Qui cara di pal eim Craudio magalhaem. Ilheu te odeia seu vermes Os vermes é assim si valeim das terra pra veveire. Um dia voceis vai pagarem pur isso. Voce num vai sê nunca nem veriador seu merda. Quem aqui fas tambeim paga. Vosceis nunca sera nada aleim do quem é. Nada nada na da Sei q voiceis é complequiçado e preguiçoso, mais so quem pode resolver sua vida eh voiceis mesmo. desde q voice e seu pai e avor si venderu para da as iscritura aos disto brancus nois sumos tratadus qui neim indigentis. mas voceis e sua casa ficaru di fora ne bandido? Um dia voiceis vai saberem cum quem taom mechendo. Parabeins poque sua muler eh branquinha. purque tu num si casô cum india, ta discunfiado., purqui sua casa ficô di fora? sabidoria né? Tu nunca vai seres nada sinha besta!

  12. Escrevo em meu nome e em nome de centenas de moradores e produtores de Ilhéus, Una e Buerarema.
    Fomos surpreendidos com a publicação no DOU do dia 17 de abril, que a FUNAI demarcou área de 47.000 ha. destinadas aos Tupinambás de Olivença.
    Como somos moradores daqui de Olivença, sabemos que existem índios por aqui. A maior parte deles é miscigenado. Uma parcela deles nem se intitula índio. Todavia uma maioria mulata e de brancos, todos pintados, dizem-se índios e como tal realizam movimentos, sempre em abril, há anos. Está demonstrado que eles não são parte de etnia alguma. Sequer língua dispõem.
    Ocorre que tais pessoas foram laçadas para assinarem relação para que fossem consideradas índios e com promessa de receberem terras para moradia e para uma roça. Aqui não existe nenhuma aldeia. Dessa forma, o número desses “índios” chegou a 2.500 +-.
    No silêncio e com a ajudada do Conselho Missionário Indigenista (católico) e de partidos políticos de esquerda, conseguiram junto à FUNAI a demarcação pretendida.
    Tal demarcação invade propriedades de centenas de pequenos e médios produtores e de pessoas que simplesmente moram nessa área.
    Com a pretendida demarcação todas essas pessoas devem se retirar e deixar tudo para essa meia dúzia de pretensos índios se regalarem. Para onde todos esses proprietários irão morar. Na periferia de Ilhéus, porque a União indeniza com títulos e não com dinheiro. Se paga, paga irrisoriamente, como sabemos.
    Atente bem Excelentíssimo Senador a área pretendida tem configuração complemente diversa da Raposa da Terra do Sol, recentemente retomada por índios. A área pretendida será julgada nesse ano de 2009.
    Essa pretendida demarcação não pode ser homologada de forma alguma, pois será a negação de que o país tem governo e justiça.
    Pedimos que o senhor se informe e lute pelo território baiano pois é por baianos e aqui residentes que ele está sendo ocupado. Sendo dos índios, como almejam essa minoria, as terras serão da União. Lembro que os índios representam na Bahia apenas 0,6% da população.
    Há interesses escusos por trás dessa demarcação e não são de pessoas patriotas.
    Contamos com tua valiosa ajuda, nesse sentido.

  13. Embora minha propriedade agrícola, localizada no Município de Buerarema, não esteja dentro da área que a FUNAI pretende demarcar e distibuir para os supustos indios Tupinambás de Olivença.
    Tenho a lamentar que o citado òrgão Federal, baseado em um relatório CRITICADO como tendencioso e cheios de falhas, queira tomar as terras dos seus legítimos donos e entragar a um grupo de aproveitadores e oprotunistas que tentam passar a imagem de indio para a população. Indio no meu entendimento é aquele que vive permanentemente na selva sem contato com o “branco”.
    Só tem uma meneira destes indivíduos provarem que são índios – é irem embora para a selva amazônica, lá eles terão muita área para pescar e caçar.

  14. O Prefeito e os vereadores de UNA são todos BUNDÕES E FROUXOS. Sabe que bandidos estão tomando suas terras e fiacam calados. Ou estão comprados ou tem medo!! Isso que é covardia!!!!!!!!!!
    Como é que entrega sua cidade nas mãos de bandidos sem lutar?? Tomem atitulde e deixem de serem lesos. Horem o que tem entre as pernas!!!! Cambada de frouxo…..

  15. Os governantes de UNA- poder executivo e legislativo- são as vergonhas da nossa cidade cruzaram os braços e não defendem o seu povo. Criem coragem, tomem atitude e defendam o que é de vocês por direito. Horrem os votos que tiveram o que é pura e mera obrigação de vocês!

  16. INFELISMENTE A BELA OLIVENÇA VEM SOFRENDO COM DESAGRADÁVEIS ACONTECIMENTOS, MUITO PERDEU APÓS TER O DESMEMBRAMENTO ADMINISTRATIVO DO GOVERNO DA BAHIA, POIS O PREFEITO DE ILHEUS NÃO FAZ NADA PARA MELHORAR A MARAVILHOSA OLIVENÇA, QUE TEM UM GRANDE POTENCIAL TURISTICO, AGORA VEM ESTA NOTÍCIA DOS INDIOS QUERENDO CASAS, HOTÉIS, POUSADAS, POIS TERRA ELES NÃO QUEREM.
    ACHO ISSO PURA ESPECULAÇÃO, NÃO TEM O MENOR FUNDAMENTO. O GOVERNO FEDERAL NÃO É IDIOTA DE QUERER IDENIZAR TANTA GENTE OU MESMO CAUSAR GUERRA.

  17. Minha família comprou um terreno que devido a dificuldades financeiras tenho interesse em vendê-lo (10m x 26m, próximo a pousada Porto da Lancha). Caso não consiga vendê-lo vou contruir alguma coisa e caso invadam… sei dos meios direitos e das minha obrigações e estou regularmente em dia com elas e sei a medidads cabíveis para a reintegração. Mas tenho no pensamento que a violência defendendo algo que é seu e de direito é necessária. Com a facilidade de conseguir armas sei que vou defender o que é meu com unhas dentes e que for preciso. Deixo bem claro que respeito a opnião e a luta dos indios pelo que é seu, agora um bando de filha da puta oportunista colocando bosta na cabeça de gente leiga que se deixa levar por tudo é complicado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *