Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) decidiu aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 em reunião encerrada nesta tarde de sexta-feira (29). O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uesc aprovou a adesão por 32 votos.
Conforme antecipou com exclusividade o PIMENTA (veja aqui), 50% das vagas dos cursos de graduação vão ser preenchidas  pelos aprovados no vestibular de 2012 e o restante, pelo Enem.
A universidade acaba com o vestibular em 2013, substituindo-o pelo Enem. Desta forma, todos os concorrentes às vagas dos 33 cursos de graduação terão que se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio.
Para selecionar estudantes submetidos ao Enem, a Uesc adere neste ao ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do MEC. O aluno faz a prova do Enem e o desempenho neste exame é que o habilita a concorrer a uma vaga na universidade sulbaiana.

Resposta de 0

  1. Só lamento por isso, pois já foi comprovado a nível nacional que este exame não é sério, possui muitas falhas e é fraudulento, mas por conta de um governo e uma mídia corrompida que mascara a realidade, com lindas estatísticas, somos obrigados a fingir também que está tudo lindo!!! Que pena nossa querida instituição aderir a essa farsa, como educadora só lamento, pois o governo já conseguiu acabar com o ensino funadamental, agora vai acabar de vez com o ensino superior, que pena que a velha política conseguiu corromper alguns de meus colegas…

  2. O que vai acontecer agora? As mentes pensantes de outras cidades e estados irão concorrer(nacionalmente) com as mentes pensantes daqui. E o resultado: A UESC será uma universidade de estrangeiros.

  3. Se Azevedo entregar o Hospital de Base para o estado, será assim:
    29/Jul/2011
    Estado receberá mais recursos para financiamento de UTIs nos hospitais do Subúrbio e da Criança
    Márcio Cerqueira, 31 anos, foi atendido nesta sexta-feira (29) no Hospital do Subúrbio (HS). Levado à unidade pela mãe, Eunice Cerqueira, após sentir fortes dores, Márcio junta-se as 90.706 pessoas já beneficiadas pelos serviços da unidade em pouco mais de dez meses de funcionamento. “Aqui, meu filho foi muito bem atendido. Chegamos e rapidamente o médico veio avaliar ele. O Márcio vai ficar bem”.
    O serviço prestado ao filho de Eunice foi conhecido pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, visitou o HS. Na ocasião, ele anunciou o credenciamento dos 60 leitos de UTI da unidade ao Sistema Único da Saúde (SUS), até então custeados pelo governo estadual. Com esse credenciamento, o Ministério da Saúde passa a enviar recursos para o financiamento dos leitos. “Vamos aprimorar o serviço e integrar a unidade a Rede Saúde Toda Hora”, afirmou o ministro, que também esteve no Hospital da Criança, em Feira de Santana.
    Modelo de gestão
    Primeira unidade hospitalar pública do Brasil viabilizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o Hospital do Subúrbio dispõe de 268 leitos de internação – são 208 de enfermaria (64 de internação pediátrica e 144 de adultos) e 60 de terapia intensiva (dez de UTI pediátrica, 30 de UTI adulto e 20 de terapia semi-intensiva também para adultos). “Aqui, é um novo de modelo de gestão e nós valorizamos muito a possibilidade de alternativas para garantir atendimento de qualidade”, afirmou Padilha.
    HEC terá plena capacidade de atendimento até 2012
    Ao conhecer o Hospital Estadual da Criança (HEC), o ministro anunciou o credenciamento ao SUS de 20 leitos de UTI. A unidade entrou em funcionamento no dia 27 de agosto do ano passado e atualmente dispõe de 108 leitos de internamento, incluindo os de UTI.
    A emergência oferece mais 37 leitos. Somente neste setor foram feitos 27.462 atendimentos – uma média de 100 pacientes por dia. O hospital estará em plena capacidade de atendimento até 2012, quando os 280 leitos de internamentos serão disponibilizados para atender a faixa etária de 0 a 18 anos, em diversas especialidades. Desde a sua inauguração, já foram realizados cerca de 110 mil procedimentos.
    Bahia terá mais seis Unidades de Pronto Atendimento 24h
    O ministro Alexandre Padilha ainda assinou um convênio para a liberação de recursos destinados à reforma das emergências dos hospitais Clériston de Andrade, em Feira de Santana, Luiz Viana Filho, em Ilhéus, e o Geral de Vitória da Conquista. “O convênio, no valor de R$ 17,5 milhões, possibilitará a melhoria dos serviços nas três maiores emergências no interior do estado”, disse o secretário Jorge Solla.
    Para reforçar o atendimento na área de urgência, a Bahia receberá recursos para a implantação de mais seis unidades de pronto atendimento (UPA 24h). As UPAs serão instaladas em Catu, Itaberaba, Dias D’Ávila e Santos Amaro (tipo 1), Ilhéus e Lauro de Freitas (tipo 2).
    No dia 5 de agosto será inaugurada, em Juazeiro, a primeira Central de Regulação Interestadual, que englobará a região do Vale do São Francisco. Haverá ainda o lançamento de um programa de internação domiciliar do Ministério da Saúde. “Vamos levar para o Brasil inteiro um programa que aprendemos aqui na Bahia, que tira do hospital mais cedo quem pode ter seus cuidados em casa”, enfatizou o ministro.
    Secom – Secretaria de Comunicação Social
    3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 1º andar, CAB. CEP: 41.745-005 Salvador – Bahia

  4. Que o Estado baiano e os municipios cumpram seu papel: OFERECER UMA EDCAÇÂO PUBLICA E DE QUALIDADE. Assim, os baianos estarão bem preparados para qualquer tipo de disputa.

  5. Paulo Roberto: Pessoas medícores são contra o Enem pq a UESC vai ser a Universidade de estrangeiros. Pessoas medicores veêm uma pessoa de outro estado na Uesc e falam “Roubou a nossa vaga!”
    Passa no Enem quem estuda mais. O resto é mimimi e cho rô rô da mediocridade grapiunense.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *