Tempo de leitura: < 1 minuto

A assessoria de comunicação da prefeitura de Itabuna fez contato com o Pimenta para esclarecer alguns pontos referentes à nota “Caos anunciado“. Segundo informa a Ascom, a população já está sendo beneficiada por um novo modelo de atendimento, que visa garantir acesso de todos pacientes aos serviços públicos de saúde.
Um dos benefícios é a marcação automática dos procedimentos para os casos em que o usuário não tenha êxito em sua primeira tentativa. “Quando isso acontece, o usuário é cadastrado num sistema on line de marcação, e quando surgir a primeira vaga ele é informado, por telefone ou por agentes de saúde”.
O novo sistema ainda permite exceções para casos de urgências, além de garantir o atendimento prioritário aos idosos. “Quando vários idosos disputarem a mesma vaga, também será aplicado o critério da maior urgência”, afirma a assessoria.
“Todos terão atendimento. O sistema já está funcionando perfeitamente em várias unidades, como no São Lourenço, e em breve toda a rede também vai experimentar essa eficácia”.
Pimenta opina
Esse sistema anunciado pelo município parece ser eficiente para o problema global – desde que haja uma conscientização da população, para que não faça uma “corrida aos postos” todo início de mês. Porém, não resolve de imediato o problema específico da Unidade Básica de Saúde do Califórnia, a que a nota se referia e que foi ampliado com as férias sem cobertura do único médico que atendia a uma população de mais de 40 mil pessoas.

6 respostas

  1. Que vergonha!Itabuna há mais de 100 dias de governo e ainda vem com esse lero lero de que está informatizando a rede pública. Esse Secretário de Saúde (Vieira) não sabe pra que veio e ainda quer ser deputado estadual….devia tomar vergonha e arrumar a rede Básica. Unidade de Saúde da Família sem médico..isso não existe!
    Itabuna merece respeito!Está na UTI, caos total.

  2. Zelão, Diz: – Somente boas intenções não bastam!
    A tecnologia mesmo avançada, não basta para resolver todos os problemas. É como os bancos, que substituíram o atendimento interpessoal, demitindo os funcionários, substituindo-os pelos avançados terminais eletrônicos – uma boa intenção – que não atende as reais necessidades dos clientes que desconhecem e temem a inclusão digital.
    No caso do atendimento público da saúde em Itabuna, marcado pela falta de infraestrutura básica (médicos, atendentes, medicamentos e equipamentos de apoio), poderá funcionar a contento ao atendimento das aflições da população, somente com a inclusão de um moderno sistema de marcação de consulta?
    Quem, com competência, fará a avaliação das necessidades do público, definindo tecnicamente quem pode esperar na fila?
    Se a doença não espera, qual será o tempo que o novo sistema disponibilizará para os que não forem agraciados de imediato?
    São boas intenções, que no entanto nascem marcadas pelo estigma de não levarem a lugar algum.

  3. Gostaria de informar que no Posto de Saúde do bairro Santo Antonio, já está acontecendo isto também.
    Fiquei surpresa, quando recebi ligação telefonica do funcionário do posto, Sr. Lenilton, me chamando para marcar minha consulta com o oftalmologista.
    Muito obrigado aos funcionários do posto pela forma de tratamento!
    Espero que continue assim. Ninguém aguentava mais ter que dormir na porta do posto para marcar um exame

  4. gostaria de dizer que o meu caso foi assim:aqui no meu bairro -SANTO ANTONIO- eu dormir na véspera do dia q iria abrir as cotas(no domingo que o flamengo foi campeao de alguma coisa) no dia da marcação eu fui uma das primeiras entre as 5+- só que quando chegou minha vez, nao tinha mais cota para meu exame, entao o sr. adm. do posto pegou meu nome e quando surgiu uma liberação “eles” me ligaram.PARA TER ESSE “PRIVILÉGIO” de ligarem para minha casa eu precisei,antes dormir ao relento e num local de alto risco para ter meus exames liberados.REFLITAM

  5. Que utopia deste povo sofrido de ltabuna .com um governo deste ltabuna vai pra onde?A saúde nas mãos deste tal Vieira interesseiro e besta vai é piorar . Bem feito quem mandô votar no home?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *