Tempo de leitura: < 1 minuto

A presidente Dilma Rousseff admitiu em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, que o Brasil investe pouco em saúde e os gastos do país neste setor são 42% menores do que na Argentina. Foi a deixa, claro, para um cada vez mais provável imposto da Saúde, a antiga CPMF.
Mas em solo grapiúna a fala presidencial foi vista como confissão de culpa federal pelo caos que se alastra na saúde. A presidente também tocou numa questão crucial: recursos da Saúde que são drenados para outras áreas.
Veja o caso de Itabuna. Uma auditoria feita há três anos detectou que mais de 60% dos recursos para a média e alta complexidade eram desviados pelo governo municipal para outras áreas (e bolsos?). Foi justamente momentos depois que o município perdeu a gestão plena  (Comando Único) dos recursos do SUS, administrando apenas o direcionado à atenção básica.
Tudo isso explica, em parte, porque o itabunense tanto sofre quando busca atendimento na área de saúde.

0 resposta

  1. “Escândalo – Relator do PT quer também as estatais no financiamento de campanha”
    O deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator da comissão especial da Câmara para a reforma política, redigiu um verdadeiro escândalo em forma de proposta.
    Setores do PT trabalham para que empresas estatais possam financiar campanhas eleitorais. A ideia é criar um fundo constituído com recursos governamentais e por doações de empresas privadas e de pessoas físicas para bancar campanhas para presidente, governadores, prefeitos, deputados e vereadores. Prevista no relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator da reforma política na Câmara.
    Fonte – ESTADÃO
    POIS É SEU PIMENTA, A COISA TÁ PRA LÁ DE FEIA E VAI FICAR PIOR CASO ESSA ABERRAÇÃO AÍ SEJA APROVADA, E SE DE SOBREMESA APRPOVAREM TAMBÉM O CONTROLE DA IMPRENSA MELHOR AINDA, AÍ É QUE ESTAREMOS LASCADOS DE VEZ, POIS FICARÁ TUDO ESCONDIDINHO SEM NINGUÉM SABER DE NADA.

  2. Seu pimenta, o problema do HBLEM, não é causado pelos munícipes de Itabuna não, são os outros municípios compactuado ou não que sobrecarregam o Hospital de Base, inclusive hospitais mantidos pelo desgoverno Wagner.
    Façamos o seguinte: o Hospital fecha as portas para os outros municípios, atende apenas a Itabuna, ai o didim dá, agora para a roubalheira do PT, mandar para o HB R$ 1,5 mil, para Ilhéus 4,0, e difícil.

  3. fala-se do governo de fernando gomes, mais esquecem de falar dos 20 anos entre fernando e geraldo que encheram o bolso e deixaram isso para nós itabunenses, que hoje o DESgoverno do estado só visa em querer o HBLEM pela política e não por melhoria, porque se fosse por melhoria não fazia descaso com Ilhéus, Feira de Santana e Vitória da Conquista!

  4. se o estado controla a alta e media complexidade porque entao esses serviços nao melhoraram em Itabuna, experimenta um internamento nos hospitais da santa casa, e olha que eles recebem mais de R$7.000.000,00 por mes enquanto o Hospital de Base recebe apenas 1.500.000,00 para atender 136 municipios.aonde esta o erro?Secretario Solla que diga. Costa de Sauipe teve agora epedemia de menigite e o secretario da saude nao tomou nenhuma providenca.Resultado? 04 mortos.Essse e jeito PT de governar.

  5. Esse é o perfil do governo eleito pela maioria do funcionalismo público, que agora levaram uma tacada do governo com as mudanças no (Planserv que não serve) o valor da mensalidade é retirada automático, mais quando se precisa de internamento é um inferno…é preciso está se humilando para o plano,é um absurdo.
    Esse tipo de decisão deveria ter sido em pleibiscito, saber da opinião dos conveniados, não é simplismente decidir entre eles e os conveniados que se lixem.Sr Governandor prescisamos de mais respeito.

  6. Acredito que a criação de mais um imposto para suprir a falta de investimento na saúde, não é a solução, pois já se tentou e nada melhorou, só aumento os desvios…esse nosso país possui uma das taxas mais alta do mundo em imposto…cadê o dinheiro arrecadado? O gato comeu?

  7. Um grande exemplo: Nas vesperas da campanha elitoral para governador e presidente o Jaques esteve aqui em Itabuna, e como promessa de campanha disse que seria construído uma UPA ( Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Jaçanã, colocou-se os tapumes.
    Eleito, alguns meses depois retirou a placa na qual informava a construção e o valor, e retirou todo o isolamento da área.
    Esse é o Governador mentiroso, carioca eleito pelo povo baiano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *