Tempo de leitura: < 1 minuto

Leitor do Pimenta vinha de Ilhéus para Itabuna no final da tarde de hoje. Quando passava pelo Salobrinho, avistou num boteco às margens da pista um grupo de estudantes e um senhor de barba branca e abundante, no maior bate-papo.
O velhinho não era Papai Noel, mas John “Maddog” Hall, o guru do Linux, que acabara de proferir palestra na universidade.

21 respostas

  1. É… o cara deve ser uma celebridade… mas … mas… mas… duvido que alguém no auditório da palestra usa o Linux…
    aliás… alguém conhece alguém que usa o linux ?!

  2. Excelente fala, principalmente para a juventude universitária, num chamado a produzir, criar, compartilhar, já que o software livre tem como base o compartilhamento de projetos. Sua palestra foi um bom momento.

  3. Olá Abel,
    eu uso o UBUNTU.
    Todas as escolas do Brasil estão recebendo laboratórios de informática com Linux Educacional. Os telecentros ou CDC’s como por exemplo no SAC de Itabuna utilizam Linux e outros softwares livres.

  4. PAULO [ Visitante ]
    Tem coisas que só acontece em Uruçuca. Uma cidade sem lei, onde o poder maior se concentra nas mãos do prefeito. Delegado? promotor? juiz? estes só mostraram serviços na gestão passada, onde quaquer assunto o promotor resolvia na hora. Hoje os processos chegam até o fórum e lá ficam engavetados. A população quer saber por que o Dr. Augusto não está agindo como o Dr. Clodoaldo, de Itabuna, que está garantindo os direitos dos profissionais do município de Itabuna. Por que a população está abandonada, sem leis e com medo do atual prefeito, o perseguidor do funcionalismo público?
    MARY [ Visitante ]
    AQUI VAI UMA PERGUNTA: ESTE MUNICÍPIO NÃO TEM LEI? CADE DELEGADO, PROMOTOR E JUIZ? PELO QUE VEJO, O PREFEITO MOACYR É QUE É O DONO DA LEI NESTA CIDADE. ELE DEMITE PRESTADORES DE SERVIÇOS, EFETIVOS COM ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS E ATÉ CONCURSADO. ELE DEIXA DE PAGAR SALÁRIOS DE QUE ELE NÃO GOSTA E NADA ACONTECE. AÍ EU PERGGUNTO: CADÊ O SR. PROMOTOR QUE NA GESTÃO PASSADA ERA TÃO DINÂMICO, ATÉ GARIS, QUE TRABALHAVAM SÓ 3 MESES IA ATÉ ELE QUE ORDENAVA O PAGAMENTO IMEDIATO DOS SEUS DIREITOS. POR QUE SERÁ QUE OS PROCESSOS DO ATUAL PREFEITO CHEGAM ATÉ ESTE FÓRUM E FICA POR LÁ ENGAVETADOS. A POPULAÇÃO DE URUÇUCA ESTÁ IMPOTENTE, A MERCÊ DESSE PREFEITO PERSEGUIDOR.

  5. Ao contrário do que o Sr. Abel está relatando no seu comentário, muitos profissionais usam o LINUX, assim como outros ambientes computacionais livres, tais como o programa R, utilizado em Matemática e Estatística, e também o Tinn-R, sendo que um dos autores do Software é um Professor da UESC, juntamente com um Pesquisador Belga, …!!!
    Melhor se informar um pouco mais antes de desafiar os outros, principalmente de forma infundada, …!!!

  6. Abel, voce mesmo usa Linux: quando vota na urna eletrônica, quando acessa a maior parte dos sites na internet, o Google, o Gmail, o Google Maps (baseados em Linux). Mais o Banco do Brasil, as empresas aéreas, todas as produtoras de filmes de Hollywood (filmes como Era do Gelo, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Shrek foram totalmente feitos com Linux), 90% dos equipamentos com software interno (como celulares, por exemplo)…
    Eu uso Linux desde 1999 em casa e na Morena FM e, por falar nisso, boa parte da platéia de hoje usa Linux sim. Ah, um dia voce também vai usar. :O)

  7. é Abel, se deu mau nessa!
    seria bom vc estar lá pra descobrir que o que Marcel falou é verdade e que existe muita, mas muita mesmo, pessoas que usam linux. E como disse Sérgio, é bom se informar um pouco mais sobre o assunto pra não falar fezes! 🙂

  8. Confesso que já tentei usar Linux algumas vezes em meu PC. Comecei com o Kurumin, passei pelo Suse e em seguida tentei o Ubuntu!
    Voltei a usar o Windows; fiquei com o Vista por 3 meses, até que “roubaram” minha senha de acesso ao Internet Banking do Banco do Brasil (que por sinal agiu rapidamente e bloqueou o acesso à conta até eu criar nova senha e “limpar” o computador).
    Tentei novamente o Linux, desta vez com o Kubuntu! Também não deu: não reconheceu a internet wi-fi e instalar qualquer coisa é muito difícil!
    Voltei para o bom e velho Windows XP, rodando o Norton Protection Center e navegando com o Mozilla Firefox!
    Linux? Com certeza ainda experimentarei outras distribuições, mas enquanto ele não for tão fácil e amigável quanto o Windows e suas janelinhas (redundante?!), duvido que dure mais de um dia em minha máquina.

  9. Leo Filho,
    “Tentei novamente o Linux, desta vez com o Kubuntu! Também não deu: não reconheceu a internet wi-fi e instalar qualquer coisa é muito difícil!”
    Uma vez, instalei o Kubuntu 9.04 no meu notebook e ele reconheceu uma rede wi-fi perto de minha casa sem problemas. Não pretendo desmerecer seu depoimento, apenas estou relatando o que aconteceu no meu caso.
    E outra, se vc está tendo dificuldades em instalar programas, tente o Ubuntu. Eu uso essa distro desde a versão 7.04 e não me arrependo até hoje.

  10. Deixem de bobagens…
    Estou falando do usuário comum, e não de universidades, setor público etc… que não podem usar programas piratas.
    O restante… 99% usa o Windows mesmo.
    Tenho um site com visitas de mais de 60 países e grande frequência de páginas únicas e de hits… faço monitoramente pelo Google Analytics… 99% dos visitantes usam o Windows…
    Há um exagero sobre o linux e o OPEN OFFICE…são alternativas boas, mas ninguém troca o fantástico Windows XP pelo Linux. Se acham que é exagero meu, saiam do ambiente dos revoltados contra Bill Gates e façam um pesquisa simples nas ruas…e constatem o que falo…
    Ora, ora…

  11. Abel,
    ninguém aqui questionou a popularidade do Windows. A bobagem foi toda sua ao sugerir em seu comentário que ninguém presente no auditório conhecia o sistema. A comunidade Open Source tem plena consciência das facilidades (que nesse caso é sinônimo de insegurança também) que o Windows oferece. Se você tivesse ido a palestra, teria visto que essa adoção do linux no setur público, empresas, etc…. é um grande passo para que futuramente usuários comuns adotem o sistema (não vou explicar como, mas MadDog deixou claro como isso ocorrerá).
    Com relação ao seu comentário em sobre os “revoltados contra Bill”, quero lhe falar que a filosofia Open não se trata de uma guerra contra a empresa X ou Y, e sim a defesa de um modelo outro de educação, liberdade e propagação de conhecimento……
    Só por curiosidade minha, qual o endereço do seu site? fiquei curioso agora pra ver qual é o S.O. do server.

  12. Abel:
    Pelo “fantástico” Windows XP e “sensacional” Microsoft Office, pagamos uma fortuna e enchemos as burras de Bill Gates, além de contribuirmos para o desequilíbrio das nossas contas externas.
    Faço a você algumas perguntas, o “fantástico” Windows XP que você usa é legal? Você comprou? O “fantástico” Microsoft Office que você usa é legal? Você comprou?
    Será que não seria bem mais interessante e econômico, tanto para o país como para nós usuários, que investíssemos para melhorar os Softwares Livres, podendo desta forma nos livrarmos do monopólio de Bil Gates?
    Será que é interessante que continuemos nesta dependência a um único Sistema Operacional?
    Ora, ora, Abel. Ou será Caim?
    Carlos Mascarenhas

  13. “Há um exagero sobre o linux e o OPEN OFFICE…são alternativas boas, mas ninguém troca o fantástico Windows XP pelo Linux.”
    Neste ponto, concordo um pouco com Abel. No mercado corporativo, o Linux e outros programas livres vêm ganhando mais espaço porque as empresas querem reduzir custos (ainda mais em momento de crise financeira internacional, diga-se de passagem) e não podem usar softwares piratas.
    Já no mercado doméstico, as coisas são um pouco diferente. Apesar de melhorarem no aspecto de interação homem-máquina, as distros Linux em geral ainda não fazem tanta frente à amigabilidade das famosas janelinhas características do S.O. da Microsoft.
    De qualquer forma, é importante que essa discussão deixe bem claro que as melhores ferramentas de software não são necessariamente as mais amigáveis ou as mais seguras, e sim aquelas que melhor atenderem às necessidades do usuário (cada um tem as suas).

  14. O que Sérgio Oliveira falou é verdade o que Marcel Leal falou é verdade e o que o Abel Santos falou também é verdade, as empresas não utilizam o xp para não pagar, usa o linux por ser gratuito, e esse open e ruim demais… porém John “Maddog” Hall esta de parabéns, pois acho que no usuário comum (domiciliar) vencer a Windows é meio improvavel, por mais que facilite o sistema operacional como de fato hoje o mercado vêm mais Linux… mais acabam procurando técnicos para instalar o fácil XP!

  15. Essa briga é antiga… Quando normatizarem os formatos de arquivo aí sim poderemos mudar de SO sem maiores problemas, inclusive já está acontecendo!!!

  16. minha opinião é que, os abaixo de 35 anos hj, obrigatoriamente tem que usa Linux, os acima de 35/40 anos de hj, mal sabe usar os videos cassete, mas sabem dar bom dia no elevador e para pessoas qe nunca viram n vida, assim é a vida.
    Sr.Marcel Leal é um dos poucos acima de 60 anos que usa Linux

  17. Comentando a notícia propriamente, eu estava lá no boteco com ele. O cara é demais. Super simples e acessível, além de bem-humorado; ao contrário de outras figuras conhecidas nesse metiê. Explicou o por quê do “Maddog” dizendo que tem mais a ver com um apelido dado aos soldados ingleses na China, do que com seu temperamento explosivo quando jovem. Detalhou o seu primeiro contato com o Linux e com Linus explicando como ficou boquiaberto quando viu o sistema rodando melhor num PC do que os sistemas proprietários nos computadores “superiores” da época. Talvez saiam uns vídeos no Youtube.

  18. Pesquisa mostra que apenas em 2009 o linux chegou a 1% de uso como sistema operacional em todo o mundo.
    http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=8
    Uso Windows Vista Premium (Original), aliás todos os programas que uso são originais, COREL X4 e etc. E pra mim não tem melhor. Sobre segurança nada que um bom NORTON (Também tenho assinatura) não resolva.
    A idéia free é simplismente bacana e apoio. Deixem de bobagem.

  19. Eu tenho 2 micros e 1 notebook… 1 com XP Home, 1 com XP Pro e o note com Vista Home Basic. Só comprei um, os demais vieram de fábrica, devidamente licenciados. O custo de cada sistema operacional, custou, em média, a “fortuna” de R$ 200,00. Adquiri um MS OFFICE 2003 FULL, licença especial professor e estudante, para 3 computadores, pela “fortuna” de R$ 395,00.
    Conheço um cara que xingava Bill Gates por causa do custo… um dia fez um excelente software na área financeira, que é vendido no Brasil todo…ele cobra um valor alto por cada licença, tem um sistema de proteção contra pirataria e vive tentando processar que faz uso indevido de seu software…
    É assim que cada um de você agiriam se tivessem oportunidade de ganhar muito dinheiro com software…

  20. “O cara é demais. Super simples e acessível, além de bem-humorado;”
    > Essa é uma das diferenças entre Maddog e Stallman. Uma outra diz respeito ao discurso: Maddog apresenta o Linux como uma alternativa ao mundo dos soft. proprietários (Windows à frente), Stallman quer fazer todo mundo engolir o Linux só pra sacanear com a Microsoft.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *