Tempo de leitura: < 1 minuto


MORTA doou 44% à campanha da peemedebista Maria Maia.
MORTA doou 44% da campanha de Maria Maia.

Quase metade do financiamento eleitoral da prefeita de Candeias, Maria Maia (PMDB), é atribuído a uma pessoa morta há cinco anos. Almerinda Monteiro dos Santos tem registro de ambulante na Secretaria da Fazenda do Estado e aparece como doadora de R$ 266 mil, ou 44% dos R$ 604 mil arrecadados. Uma certidão de óbito emitida pelo Estado da Geórgia, Estados Unidos, onde mora a filha dela, confirma sua morte em 6 de junho de 2004.
O caso descortina a fragilidade na fiscalização dos repasses financeiros a campanhas. O procurador regional eleitoral Cláudio Gusmão disse que, com a morte da doadora comprovada, a prefeita pode responder por abuso de poder econômico, cuja pena é a cassação do mandato. O advogado da prefeita, Benedito Lima, alega que não há irregularidade e que as contas foram aprovadas.
O médico Steven Patton constatou  parada cardíaca como causa da morte de Almerinda e assinou o atestado de óbito, reconhecido pelo consulado brasileiro em Atlanta e pelo Itamaraty. Mas o filho dela, William Jorge Monteiro Marques, alega que a mãe está viva, apesar de não ter comprovado seu paradeiro. Disse que ela faz tratamento contra um câncer nos Estados Unidos e que a irmã, Nubia Stewart, poderia confirmar a informação.
Leia mais em A Tarde

Uma resposta

  1. Depois que a defesa de Marco Gomes afirma que o vaqueiro massacrado – Honorato, coitado – ainda está vivo, a gente não duvida que a mãe dessa prefeita de Candeias, com atestadode óbito e tudo o mais também esteja “viva”. Por quê não?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *