Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Folha de S. Paulo
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse ontem que os métodos usados por uma parte dos grevistas da Polícia Militar do Estado são “coisa de bandido”.
O petista se referia ao uso de armas para tomar ônibus e bloquear vias e também atribuiu à parte dos policiais do movimento alguns do assassinatos nos últimos dias.
O governador negou ter sido omisso no episódio da deflagração da greve de PMs que gerou uma onda de mortes e de saques em Salvador.
Wagner, que acompanhava a presidente Dilma Rousseff em viagem a Cuba quando a paralisação estourou, admitiu que o governo foi surpreendido pelo tamanho do movimento grevista.
O governador afirmou que a greve na Bahia está sendo orquestrada nacionalmente para pressionar a aprovação da PEC-300, a proposta de emenda constitucional que cria um piso nacional para os policiais.
Ex-sindicalista, o petista disse que não vai oferecer nenhum aumento além dos 6,5% já dados ao funcionalismo em 2012 e é contra anistia a policiais envolvidos em atos de vandalismo.
Clique aqui para ler mais, se for assinante da Folha ou do UOL.

0 resposta

  1. Agora o governador tá contra os grevista, em 2001 ele se beneficiou do movimento, na minha opinião os dois lados estão errados, quero ver agora a ¨Pulica¨da Bahia ser truculenta com as forças nacional é o exército, vai que é mole, apesar que os grevista estar usando como escudo as mulheres gravidas e crianças. Cadê os super ¨puliça¨ que se esconde atrás de mulheres?

  2. Crime é caluniar toda uma categoria profissional. Crime é se utilizar do Poder para prender grevista sem fundamentação jurídica: deve ter aprendido com Fidel.

  3. Não só o sr.Jaques Wagner,hora Governador da Provincia da Bahia
    como tota sua troupe que o cerca,com rarismas exceções,sempre tratou a Polícia Militar como terroristas,polícia Nazista e guarda pretoriana etc. O mesmo já correu da polícia militar para não tomar burduada. hoje é hora da vingança e não para defender a sociedade. A vingança é a arma dos mediocres.

  4. Caros leitores eu estou aqui como cidadão brasileiro me perguntando. Porque quando é para ter aumento dos salários dos políticos, acontesse aumentos absurdos de até 80 % as vezes, e isso de uma noite para a outra.
    Agora quando é para qualquer classe trabalhadora como professores, políciais e outras, é este absurdo para ter um aumento de salário para que os mesmo ganhem melhor?
    Li ai na matéria acima que o governador fala da aprovação da PEC-300, a proposta de emenda constitucional que cria um piso nacional para os policiais.
    Deputado Federal, Senador, dentre outros não ganham de maneira igual, porque as classes trabalhadoras como é o caso em pauta os policiais também não ganharem?
    Gostaria que os leitores do blog, também desse suas opniões e seus pontos de vista, uma vez que esse é o nosso espaço como leitor e cidadão. Não temos voz na TV, em Jornal, mas graças a Deus e a democracia o blog nos dá esta oportunidade e fico muito feliz.

  5. Em 2001 um dos líderes da greve da Polícia Militar o Sargento Isidoro foi quem esteve a frente da greve que gerou o caos na cidade de Salvador, este senhor um ano depois acolhido pelos companheiros do PT se elegeu a deputado estadual, será que ele também era “bandido”? se era porque foi acolhido pelo PT? hoje ele continua como deputado estadual pelo PSB, partido da senadora Lídice da Mata, aliada do governador Jaques Wagner(PT), ele não tem se manifestado publicamente sobre a greve da PM. Preferiu se calar.
    Foi cooptado pelo PT, agora que faz parte da turma e se esqueceu o seu passado. Espero que seus eleitores se lembrem disto. Não dá Sr. JW ter dois discurso um na oposição onde pregava o caos para dele tirar proveito e agora declarar como bandido uma corporação que tem um dos menores salários do Brasil. Tem que fazer escolha, em São Paulo o PT joga ovo no governador, aqui você quer receber flores?

  6. É lamentável toda esta situação, mas não se pode chamar de greve, atitudes cometidas por esta associação de militares e quando tem como cabeças, pessoas ligadas a partidos políticos.
    Isto é um motim e policiais não podem, através de métodos que têm previsão de punição, cometerem estes tipo de coisa e saírem impunes.
    Para se conseguir algo numa greve, é preciso espalhar o pânico, o terror, praticar homicídios, saques? Claro que não, há uma visível perda de bom senso dos líderes amotinados e partiram para o vale tudo para ameaçar o Estado Democrático de Direito.
    É preciso ter atitude, sim, prender os revoltosos e aplicar a lei que cabe nestes casos. Isto é o ovo da serpente, se não for contido agora, ações piores do que estas em greves posteriores, tomarão o país. E o que é pior, há uma utilização de revindicação de salário para praticar ações que visem atitudes políticas em 2012 e 2014.
    Restabelecimento da ordem, prisão cabível para os culpados, se for cadeia, cadeia. Se for pena de execução, pena de execução. O que não pode é o país ser acometido por motins de PMs que querem estabelecer o caos e o fim do Estado de Direito.
    Motim, Revolta ou Conspiração
    Art. 368. Praticar qualquer dos crimes definidos nos arts. 149 e seu parágrafo único, e 152:
    Pena – aos cabeças, morte, grau máximo; reclusão, de quinze anos, grau mínimo. Aos co-autores, reclusão, de dez a trinta anos.
    http://www.dji.com.br/decretos_leis/1969-001001-cpm/cpm__367a369.htm
    Art. 149. Reunirem-se militares ou assemelhados:
    I – agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la;
    II – recusando obediência a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violência;
    III – assentindo em recusa conjunta de obediência, ou em resistência ou violência, em comum, contra superior;
    IV – ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fábrica ou estabelecimento militar, ou dependência de qualquer deles, hangar, aeródromo ou aeronave, navio ou viatura militar, ou utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ação militar, ou prática de violência, em desobediência a ordem superior ou em detrimento da ordem ou da disciplina militar:
    Pena – reclusão, de quatro a oito anos, com aumento de um terço para os cabeças
    http://www.dji.com.br/decretos_leis/1969-001001-cpm/cpm__149a153.htm

  7. (Estas linhas abaixo, foram digitadas por mim, mas faladas por uma senhora que queria expôr seu ponto de vista diante dos ultimos fatos ocorridos no estado da Bahia).
    Senhor governador como cidadã e baiana que sou e que muito primo pela paz e que eu acredito que o senhor pense dessa forma, porque em um momento desse, está colocando todo o Estado e seus cidadãos em perigo, como já vimos muitas vidas que foram ceifadas.
    Porque não colocar a paz que tanto prega em prática, sentando e negociando com a classe que expõe a vida todos os dias no labor e desempenho de sua função, colocando a vida em risco em prol da segurança de todos nós?
    Em outras ocasiões há tempos atrás tantos movimentos foram apoiados e liderados pelos seus companheiros do PT, porque agora não se sensibilizar com a situação da luta desta classe que ganha tão mal e se arrisca tanto. Vossa senhoria já parou para pensar se sobrevivia com o salário que um PM ganha? Aposto que o valor não paga nem seu condomínio atual.
    Também não deve esquecer que estes PM que hoje lutam por melhor salário e melhores condições de trabalho, foram os baluartes de sua vitória e apostaram que teriam dias melhor tendo o senhor como governador.
    È hora de pensar governador, deixamos o poder e o autoritarismo de lado, estamos em um ano político, ano de carnaval e próximo de uma copa do mundo. Outra classe mal remunerada neste Estado são os professores, vivem praticamento medingando para sobreviver, pois ganham tão mal que não se mantem com o salário de professor, para complementar a renda vejo vários recorrendo a outros serviços, os chamados bicos, conhesso professores que vendem leite, quijo, iorgurte, roupa e outras coisas e me dizem que é para complementar a renda, senão deixam contas sem pagar, como: aluguel, água, luz, medicamentos, vestimentas deles e dos filhos e etc…

  8. HOJE O JAQUES WAGNER É O MAIOR GAROTO PROPAGANDA DO TURISMO E DO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO – PROTELAR INEXPLICAVELMENTE A SOLUÇÃO DE UMA GREVE QUE NÃO REQUER MAIS DO QUE O CUMPRIMENTO DE LEIS CELEBRADAS A MUITO TEMPO, NEM ABRIR AS CONTAS DO ESTADO PARA MOSTRAR AS REAIS CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO OU NÃO DAS REIVINDICAÇÕES, SÓ CAUSA MAIS PREJUÍZOS AO ESTADO DA BAHIA.
    VIVA O MAIOR GAROTO PROPAGANDA DA BAHIA.

  9. HOJE O JAQUES WAGNER É O MAIOR GAROTO PROPAGANDA DO TURISMO E DO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO – PROTELAR INEXPLICAVELMENTE A SOLUÇÃO DE UMA GREVE QUE NÃO REQUER MAIS DO QUE O CUMPRIMENTO DE LEIS CELEBRADAS A MUITO TEMPO, NEM ABRIR AS CONTAS DO ESTADO PARA MOSTRAR AS REAIS CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO OU NÃO DAS REIVINDICAÇÕES, SÓ CAUSA MAIS PREJUÍZOS AO ESTADO DA BAHIA.
    VIVA O MAIOR GAROTO PROPAGANDA DA BAHIA.

  10. O MERCADOR WAGNER TEVE AGORA UM SURTO PSICÓTICO, CHAMA PMS EM SEU LEGÍTIMO DIREITO DE GREVE DE BANDIDOS, É UMA FORMA DE UMA PESSOA DESEQUILIBRA RESOLVER AS QUESTÕES QUE NÃO LHE AGRADA.
    SALVE AOS PMS, SALVE AOS BOMBEIROS E AVANTE QUE A VITÓRIA E CERTA.

  11. Usou a PM pra fazer politicagem, agora que a polícia cobra o que lhe é direito, um salário digno, chama os policiais de bandidos. Eles estão usando a mesma linguagem que vocês usam que é pra ver se entendem.

  12. Se para o governador na PM tem “bandido”, o que dizer de Palocci, Lupi e os demais ministros da Dilma que foram obrigados a deixar o cargo pq suas malandragens foram descobertas e denunciadas pela imprensa?
    Aliás, o julgamento dos acusados do “mensalão” vai acontecer ainda no 1º semestre de 2012. Caso sejam absolvidos e o processo arquivado, o jeito é redescobrir o Brasil e começar do zero, pq se for pra escolher entre o menos ruim, ainda fico com os grevistas “bandidos” da PM.

  13. E o pior é que tem gente que apóia a atitude do senhor governador.. Essas pessoas deveriam ir para as ruas como os policias, arriscar suas vidas e nao ganhar nem 1.500 reais por mês.

  14. E o pior é que tem gente que apóia a atitude do senhor governador.. Essas pessoas deveriam ir para as ruas como os policias, arriscar suas vidas e nao ganhar nem 1.500 reais por mês, enquanto um bando de deputados corruptos chegam a ganhar 100 mil entre salario e outras mordomias!! Isso é um absurdo!!

  15. Respondendo a ” SIVALDO”
    Bem colocados os Artigos 368 e 149 sobre Motim, Revolta ou Conspiração para mim são extremistas e terrotistas, aliás são da ditadura. vejam só a pena leitores.
    Pena – aos cabeças, morte, grau máximo; reclusão, de quinze anos, grau mínimo. Aos co-autores, reclusão, de dez a trinta anos.
    Senhor Sivaldo espõe também as penas e os artigos para quem desvia verbas públicas, mata de forma indireta ( porque para mim quem desvia verbas públicas da saude e pacientes passam a morrer por falta de medicação e aparelhos modernos, está matando a população carente que não tem plano de saude. visita os hospitais e procura os registros de obitos e veja que muitos morreram por falta de um atendimento de qualidade, muitos médicos não tem nem o que fazer porque a saude está sucateada, hospitais que nem vagas tem para atender quem chega morrendo.
    Será que a legislação é cumprida e aplicada as penas para estes crimes? Ou a gente está cansado de ver mensalão, desvios de verbas e outros crimes políticos virarem pizza?
    E não podemos esquecer que as leis são feitas pelos políticos, jamais vão fazer leis que o incriminem, a ficha limpa aprovaram? Acorda Sivaldo, sabes muito bem que a coisa só funciona a favor do poder. O aparato do Estado é poder máximo.

  16. Jaques Wagner com esta atitude de mandar prender os lideres está prestes a transformar Prisco em Herói.A vaidade do governador que recebe informações truncadas ao dizer e chamar pais de familias de bandidos é o mesmo que rasgar sua história de sindicalista.

  17. A matéria da Folha de São Paulo publicada aqui é clara. Senão vejamos: O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse ontem que os métodos usados por uma parte dos grevistas da Polícia Militar do Estado são “coisa de bandido”.
    Uma parte dos grevistas não é generalizar como alguns postaram aqui. Quem discorda desta fala do governador pode aqui contestar.
    A sociedade não aprova baderna, vandalismo.
    Sou a favor da greve como recurso para pressionar o governo à negociação. Defendo a ocupação sem armas.
    O argumento de que políticos tem aumento exorbitante pra justificar o aumento de policiais ou à população é fraágil.
    Imagina se a Presidenta Dilma desse aumento de salário de 60%, quem bancaria isso?
    Quantos são os políticos e quantas são as pessoas que ganham salário mínimo no Brasil?
    Acho que precisa coerência. Se 6% não é suficiente para os militares tem que mostrar o contrário com argumentos coerentes.

  18. Nao vim denfender o estado, mas o que os que se dizem PM’s estao utilizando de um metodo no minimo repudiante, para não citar outras palavras. Sou a favor da greve e a favor de que ganhem todos os beneficios pelo qual lutam, desde que o movimento nao ponha em risco minha vida, nem a de milhoes de pessoas estado a fora. O que eles estao demonstrando é que eles são uns baderneiros, que nao se importam com a hierarquia pre-existente, alem de se mostrarem verdadeiros marginais (e claro que toda regra tem excessao). Além do que, lutar por Anistia é ate contraditorio nessa situação: eles querem melhores condições de trabalho ou proteçao pelos crimes escondidos que eles cometem?

  19. E s politicos bandidos onde estão?
    Ao seu lado é claro!
    Chega de demagogia governador, no primeiro momento de crise foi pedir ajuda a presidente, isso mostra sua fraqueza.

  20. Assino em baixo do que o observador disse usando as palavras da senhora.
    Wagner, vc anda cheio de segurancas para proteger sua vida. Os policiais saem para trabalhar nao sabem se retornam. Teme pela vida dos familiares e ainda tem que observar direitos humanos que so defende bandidos.
    Sinceramente me arrependo de ter participado de um partido politico como o PT.
    Vc governador esta dando exemplo de ditador.
    Sabe eu que disse na sua primeira eleicao que Itabuna estava com vc, digo agora que estamos contra sua atitude que mais parece com a de ACM.
    Acordem Itabuna, Bahia e Brasil o PT quer implantar um socialismo ditatorial.
    Queremos, exigimos que entre em acordo com essa categoria que igualmente a dos professores tem sido massacrada.

  21. FALTA VERGONHA A UM GOVERNO QUE SE DIZ DOS TRABALHORES, MAS QUE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS VEM PERDENDO O SEU MAIOR FOCO QUE É DE SER O PARTIDO DOS TRABALHADORES. UM PARTIDO QUE NÃO TEM MAIS A CARA DAQUELE TÃO QUERIDO PRESIDENTE LULA, MAS OSTENTA HOJE, COM PREPOTÊNCIA, O PODER QUE LHE FOI CONCEDIDO PELO POVO BRASILEIRO. O GOVERNADOR DA BAHIA É A VERGONHA DE UM PARTIDO, POR MUITOS QUERIDO E QUE VEM TRAZENDO O BRASIL RUMO A UM DESENVOLVIMENTO QUE JÁ DESPONTA COMO INIMAGINÁVEL A POUCO TEMPO ATRÁS. SUAS LUTAS, DERROTAS E CONQUISTAS SÃO ESQUECIDAS NESSE MOMENTO, POIS O GOVERNADOR DA BAHIA SE DIRIGE A TRABALHADORES COMO SE AQUELES FOSSEM MARGINAIS, NEM SE QUER SENTOU-SE COM A CLASSE DOS POLICIAIS PARA DEBATER UM POSSÍVEL AUMENTO DE SALÁRIO OU MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO. A SEGURANÇA PÚBLICA NA BAHIA, FAZ TEMPO, VEM CAMINHANDO A PASSOS LENTOS, A INSATISFAÇÃO É NOTADA POR TODOS, PRINCIPALMENTE PELAS VÍTIMAS DIRETAS DE UMA VIOLÊNCIA QUE SÓ AUMENTA NO NOSSO ESTADO. TODO E QUALQUER PASSO DADO PELO GOVERNADOR NO SENTIDO DE MELHORAR A SEGURANÇA PÚBLICA SERIA BEM VINDO, POR EXEMPLO, AO NOTAR A INSATISFAÇÃO DAQUELES QUE DIRETAMENTE ESTÃO ENVOLVIDOS NA NOSSA SEGURANÇA, COM MUITA MATURIDADE, DEVERIA TER CHAMADO PARA UMA “CONVERSA” E OFERECIDO MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO. MAS ELE NÃO O FEZ, PREFERIU USAR DA SUA PREPOTÊNCIA, POIS VIU NA PRESIDENTE O AUXÍLIO INFALÍVEL NUMA HORA COMO ESSA, BASTASSE UM TELEFONEMA DELE PARA A PRESIDENTE E, PRONTO, TUDO RESOLVIDO, FORÇA NACIONAL, EXÉRCITO E O DIABO A QUATRO, MAS ESQUECEU-SE QUE A FORÇA POLICIAL BAHIANA TEM APROXIMADAMENTE 30 MIL HOMENS E MULHERES, E QUE MESMO SUBINDO MORRO E INVADINDO FAVELAS ATRÁS DE MARGINAIS, ESTAVAM CANSADOS E DESMOTIVADOS, TALVEZ NEM MUITO PELO SALÁRIO QUE RECEBEM, MAS PELO TRATAMENTO QUE A ELES É DISPENSADO PELO ENTÃO GOVERNADOR E TODA SUA EQUIPE. FALTOU BOM SENSO E MUITA CAUTELA, POIS NÃO ESTÃO LHE DANDO COM JEGUES OU MULAS, MAS COMO PESSOAS QUE PENSAM, RACIOCINAM. PESSOAS QUE SÃO RESPEITADAS NA SOCIEDADE, NO MEIO ONDE VIVEM, ONDE MORAM. SINCERAMENTE, GOVERNADOR, TOME UM POUCO DE VERGONHA E RACIOCINE, POIS O SENHOR ESTÁ EM SEGURANÇA PARA ISSO, MAS AS PESSOAS DESSE ESTADO ESTÃO DESPROTEGIDAS, OU O ILUSTRE GOVERNADOR ACREDITA NA SUA INSANA CONSCIÊNCIA QUE AS FORÇAS NACIONAIS DARÃO CONTA DA SEGURANÇA DE UM ESTADO TÃO GRANDE? DAQUI A POUCO O SENHOR PROVOCARÁ UMA GREVE DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL, FORA O IMINENTE RISCO DE UMA TRAGÉDIA EM PROPORÇÕES DESCONTROLÁVEIS QUE PODE TOMAR O ESTADO A QUALQUER MOMENTO. TOME VERGONHA, GOVERNADOR. COMO CIDADÃO BAHIANO PEÇO À PRESIDENTE DILMA E AOS POLÍTICOS NACIONAIS QUE SE INSIRAM NAS NEGOCIAÇÕES, POIS O GOVERNO WAGNER PERDEU, NÃO PARA A POLÍCIA, MAS PARA A PREPOTÊNCIA, PARA ARROGANCIA E O ÚNICO PREJUDICADO É O POVO BAHIANO. SOCORRO!

  22. Seja qual for o desfecho dessa greve, o grande perdedor será o Governador, que está queimando votos como um louco que acende a fogueira com notas de cem dólares.

  23. Concordo com o que a senhora falou e o observador escreveu.
    O governador Wagner pelo que parece foi aprender em Cuba os métodos lá usados e está colocando em prática.
    Que democracia é essa que vivemos?
    Esquece ele que já foi sindicalista? Cadê a CUT que não defende o sindicato dos militares?
    Parece que voltamos às práticas do carlismo.
    Não me arrependo de ter me desfiliado do PT. Decepção.
    Desce do salto do autoritarismo governador ou os militares de outros estados em solidariedade ao baianos entrarão em greve e haverá uma guerra.
    Que Deus nos livre.

  24. Este aumento que o governador se refere não chega nem a 60 reais,pois é em cima do soldo, que hoje é menor que um salario minimo.E MESMO QUE FOSSE SOBRE AS GRATIFICAÇÕES NÃO SERIA LÁ GRANDE COISA.Mas as pessoas acreditam no que querem né?

  25. O grande perdedor dessa greve , somos nós cidadoes que trabalhamos, produzimos e pagamos impostos para nao termos nem governador e nem policia ordeira e com respeito aos seus semelhantes!Caro Gov. Pague bem aos policiais direitos e aos desordeiros, aplique a lei, mas resolva o meis breve possivel tudo isso!Ninguem em san cosciencia merece tando desrespeito !

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *