Dez dias depois do acidente com o Airbus 330 da Air France, que caiu no mar levando junto mais de duas centenas de vidas, ainda permanece uma interrogação sobre a verdadeira causa da tragédia. Nem os maiores especialistas em aviação conseguem explicar o que levou uma aeronave nova, conduzida por um piloto experiente e voando em condições aparentemente seguras, a sofrer uma série de panes até se transformar numa incontrolável máquina de 200 toneladas, mergulhada num vôo cego e irreversível.
As estatísticas, sempre elas, apontam que o avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Corre-se menos risco de sofrer um acidente aéreo, do que, por exemplo, de morrer nas rodovias, ferrovias e nos mares. As mesmas estatísticas baseadas sabe-se lá em que, revelam que é mais arriscado andar a pé do que de avião.
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8 respostas
Acredito em atentado terrorista.
Vc tem tarão. é pena que o referido avião não estivesse lotado com de politicos do sul da Bahia, para uma conferência no Céu.
As inferências estatíticas baseiam-se na razão entre o número de ocorrências, em relação ao número de viagens (deslocamentos).
Como as ocorrências em deslocamentos aéreos são bem menos frequentes que em outros tipos de deslocamentos, daí a menor probabilidade de ocorrências e, consequentemente, a maior segurança.
O grande problema, que gera pânico em algumas pessoas, é o fato de que:
1 – As pessoas pensam firmemente que, se estiverem em carros, ônibus ou trens, por exemplo, têm alguma chance, em caso de acidente, de, simplesmente, abrir a porta e sair;
2 – Em caso de transportes aquáticos, têm a impressão de que poderão pular no mar, rio ou lago, e sair nadando. Isto não funciona, evidentemente, para submarinos;
3 – Já no caso de aviões, não há esta possiblidade. Nem em helicópteros – que “param” no ar – na maioria das vezes, isto é possível.
Ninguém concebe, pois é impossível, o piloto parar o avião no ar, consertar alguma coisa, depois voltar a pilotá-lo normalmente, como ocorre com outros tipos de transporte, mas uma coisa é certa: Por falta de combustível, em condições normais, ninguém ficará na mão, pois se um avião se desloca de Ilhéus a Salvator, por exemplo, terá que ser abastecido com combustível bastante e suficiente para ter autonomia de voo de ida e volta, …!!!
É impossível pular de um avião a 10.000 metros de altura, a cerca de 800 km por hora, com uma temperatura externa de cerca de 55ºC negativos, com rajadas de vento de cerca de 100 km por hora e muito granizo, bolas do tamanho de uma bola de tênis, se deslocando, e sair vivo, inteiro, para contar a aventura quando chegar aqui embaixo, sem falar da queda e do impacto com o solo ou a água, …!!!
Daí, segundo especialistas, o pânico quando se pensa em viagens aéreas ser muito maior, por parte da maioria das pessoas (pelo simples fato de não ter como parar lá em cima para consertar a aeronave e, depois, seguir viagem normalmente).
Tenta-se compensar tal sentimento com tratamento diferenciado, mordomias e mimos, além de um ambiente muito agradável, por parte das empresas de aviação, além de uma manutenção praticamente impecável. Tudo isso, claro, é refletido nos preços, …!!!
Estatistica é estatistica. O avião, concordo, é o meio de transporte mas seguro, mas há exageros nas comparações.
Todos podem reduzir a margem de perigo em outros transportes, tal como horário de viagem, qualidade da empresa, velocidade, direção defensiva, escolher (quando pode) trajetos mais seguros, manutenção do veículo etc..etc..
Com o avião é diferente. Não tem como escolher. Não há possibilidade de reduzir riscos.
Eu viajo muito de avião, mas tem um medo terrível.
As mesmas estatísticas não dizem que quando um avião cai é quase certo que todos presentes morram, partindo da mesma premissa que o companheiro Abel acima disse. Não sei como são feitas as estatísticas mundo a fora acerca de transporte via aérea, mas recordem que um avião da TAM com 176 pessoas a bordo derrapou na pista do Aeroporto de São Paulo e todos morreram, e ele estava em terra firme.
Respondendo ao comentário nº 05, pode ter sido culpa da falta de manutenção da pista, pois, como já se sabe, não haviam terminado a colocação de elementos que aumentam o atrito dos penus com o solo, não da aeronave em si, apesar de que nem tudo é devidamente divulgado, …!!!
O Sr.Sérgio,está tentando descobri o sexo dos anjos.A Air France deveria contratá-lo…
Apesar da tragédia, continua sendo mais seguro viajar de avião (mordomias à parte, claro). O Airbus A330 da Air France levou 228 pessoas consigo. Em dois dias, o trânsito brasileiro consegue matar mais.