Tempo de leitura: < 1 minuto

Escolas da rede municipal discordaram do resultado final do Pátria Amada, ontem. Educadores acreditam que houve uma ‘mãozinha’ em favor da vencedora, a Escola Marieta Borges. A crítica recai sobre o corpo de jurados do concurso e a fuga da escola vitoriosa ao tema proposto.
A professora Cláudia Gonçalves aponta para as relações extra-concurso que, no seu entendimento, prejudicam a avaliação final dos trabalhos. A escola vencedora fugiu ao tema (medidas preventivas no combate à dengue), e venceu. A ‘mãozinha’, diz a professora, teria sido da assessora do secretário de educação, Gustavo Lisboa. “Ela (professora Lurdinha) é muito amiga da diretoria da escola vencedora, a Marieta Borges. O jurado tinha que ser externo, e não da rede”.
Cláudia critica, por exemplo, o fato da proposta do programa premiar ações preventivas de combate à dengue e a vencedora levar o prêmio porque estimulou a comunidade a doar sangue para as vítimas da doença. “Essa é uma ação preventiva de combate à doença?”, questiona. Com a palavra, a secretaria de educação.

14 respostas

  1. Em primeiro lugar, a apresentação foi pública, realizada para todos os interessados. e segundo o regulamento o projeto deveria ter como temática central TODOS CONTRA A DENGUE.
    A Escola Marieta Borges além de realizar ações preventivas, com reunião d epais, atividades em classe, realizou um ato de cidadania e de humanidade que era doar sangue para as ´vítimas da dengue, levando mais de 60 pais e professores para o banco de sangue. Não é justo premiar uma atitude como esta?
    Todas as ações desenvolvidas pelas escolas municipais contribuiram para a melhoria do indice de dengue no munciipio, mas apenas uma poderia ser premiada, com o 1º lugar. o projeto mais completo, que não ficou apenas na conscientização, mas na ação foi o do Marieta Borges, segunda a visão dos jurados.
    Quanto a “mãozinha” isto não houve, as notas dos jurados estão a disposição na Secretaria da Educação.
    Infelizmente, em uma competição, é preciso estar muito mais além de ganhar ou perder, mas de participar e contribuir para qualidade da educação.
    VEJA O REGULAMENTO DO CONCURSO, DISPONIVEL NO SITE http://www.itabuna.ba.gov.br/patriaamada
    PROJETO DE INTERVENÇÃO: TODOS CONTRA A DENGUE
    Público:
    Todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Itabuna.
    Cada escola deverá inscrever somente um projeto de intervenção na comunidade, observando
    a temática TODOS CONTRA A DENGUE. O projeto deverá ser do primeiro semestre de 2009 e
    ter sido concluído até a data de sua apresentação.
    A escola deve preparar uma apresentação dos trabalhos realizado, em slides com fotos,
    descrevendo caracterização do projeto, justificativa, objetivos, procedimentos metodológicos,
    resultados e avaliação, e encaminhar à Secretaria da Educação em CD, acompanhado do
    projeto impresso para apreciação do júri, até o dia 29 de maio.
    Um representante da escola apresentará o trabalho para a banca examinadora e o público
    presente no dia marcado para a apresentação.
    META DE AQUISIÇÃO:
    Ao final do Projeto a escola deverá colocar uma meta de aquisição que
    queira realizar na sua escola no valor de até R$ 3.000 reais.
    Critérios de seleção:
    Criatividade; fidelidade ao tema; participação coletiva; envolvimento da
    comunidade; evolução; continuidade; resultados; meta de aquisição.
    Prêmio:
    1º lugar: 3.000 reais para a realização da Meta de Aquisição.
    COMO SE VÊW NÃO FALA NADA DE AÇÕES PREVENTIVAS, MAS DE AÇÕES REALZIADAS COM O TEMA “TODOS CONTRA A DENGUE”.
    PORTANTO, VAMOS COM CALMA GALERA, É PRECISO SABER GANHAR OU PERDER.

  2. Eu vi o trabalho e posso dizer que a doação de sangue foi apenas uma das partes do trabalho, o trabalho tinha uma visão holistica e iniciou-se com o combate a dengue e a seus focos e finalizou-se (numa parte que corresponde a menos de 10% do total) com a doação de sangue. As acusações são por despeito, por terem feito projetos inferiores e por que não tiveram a ideia da doação de sangue para incentivar seus cidadãos tambem a doarem sangue. Mas não se preocupem os premios suas escolas não ganharão mais, mas mesmo assim ainda podem copiar a ideia da escola ganhadora e aplicar em suas respectivas comunidades assim todo mundo sai ganhando.
    Quanto a equipe do pimenta na muqueca, gosto muigo do site/blog mas fico um pouco sentido com a publicação acusações levianas e sem fundamentação e o pior sem nada que corrobore a não ser o depoimento dos perdedores. Não seria melhor antes investigar o ocorrido? Lembremos do caso da vassoura de bruxa onde a veja fez o mesmo que voces agora fizeram.

  3. Acorda povo de Itabuna… A mascara caiu!!!
    Quem lá esteve e assistiu a apresentação dos projetos pode afirmar com clareza e certeza de que o resultado foi manipulado, ou encomendado… Infelizmente!
    Nessa secretaria de Educação existe uma Assessoria de Educação Ambiental que muito atuou no combate a dengue, inclusive foram elogiados pelo Dr. Radjalma Cabral quando aqui esteve, na terrinha, voces sabem quem ele é, Dr. Radjalma? (Porque não pediram ajuda a eles para avaliar os projetos… ações?)
    Já a Secretária do Secretario que nem sabe identificar o mosquito da Dengue, compor a mesa julgadora… Mas,… Isso é a Educação de Itabuna, ou tabuna,tabocas.
    Capitão, Capitão… Abra o olho enquento é tempo!

  4. “informação…” De fato a Assessora da Educação Ambiental esteve lá como jurada e foi uma das que saiu revoltada com a marmelada ou (LURDINHADA)sem vergonha que vocês deram.
    Mas se liguem porque a casa caiu, não caiu só a mascara de vocês não,porque uma diretora contratou um advogado pra entar com ação na justiça e esse advogado muito conhecido na cidade ja conversou com alguns dos jurados…
    Escorem o barraco porque se não voces serão noticia no Alerta Total!
    Que vergonha pro secretário que foi tido como o melhor do governo pessado.
    Capitão, Capitão, o povo está anotando o seu nome e o partido que você pertence. rsssss

  5. Espero que o professor Gustavo tome providencias com as irregularidades, porque foram reais, e a injustiça desestimula concorrente em projeto bom como “PATRIA MINHA”.
    Professor, professor… fechar os olhos a práticas injustas implanta a segregação.

  6. Olha só, eu acredito que o objetivo maior dos projetos de intervençõs proporcionados pela SEC, tem como objetivo maior tender as necessidades do social, emvolver a comunidade e oputras coisas que nós educadores sabemos a importância, acredito que essa meta foi atingida por todas as escolas em esferas variadas e isso é o mais importante.A inha Escola fez tudo aquilo que as outras fizeram e ainda foi um pouco além, a falta de plaquetas no banco de sangue para as vítimas da Dengue HEMORRAGICA ERA GRANDE,nós demos uma pequena contribuição, ou seja, ao invéns de ficar perdendo tempo criticando dirija-se ao banco de sangue será uma atitude muito nobre e digna de aplausos criticar um ato humano como esse chega a ser vergonhoso, inclusive fui eu que fiz a apresentação do projeto da Escola Marieta Borges e saí de lá recebendo elogios das próprias concorrentes aacredito que não preciso dizer mais nada!!!!!!!

  7. Realmente, você enrolou muito bem Lorena, porque a única ação da sua escola foi a doação de sangue. A dengue se combate nos focos, na comunidade e não tentar sanar o problema na cura. Se a pessoa está precisando de plaquetas é pq não se preveniu contra os focos do mosquito e ai foi picado.

  8. pelo seu comentário percebe-se que vc não assistiu a apresentação do nosso Projeto, a doação de sangue foi apenas uma de nossas ações me infomre seu e-mail que te mando uma cópia do nosso projeto escrito e dos slides aí vc vai aplaudir o nosso projeto como fizeram todos que estavam ali presente.Gente despeito e inveja é uma coisa muito feia!!!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *