Colégio Vitória anunciou decisão nesta sexta-feira (24)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A direção do Colégio Vitória, em Ilhéus, suspendeu as aulas presenciais das turmas do 8º e 9º anos do Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, a partir desta sexta-feira (24), depois que uma professora da instituição testou positivo para covid-19. As turmas afetadas voltarão à escola no dia 4 de outubro e, antes disso, terão aulas remotas.

O colégio informa que a educadora tem sintomas leves da doença e passa bem. As famílias foram orientadas a testar os estudantes para confirmar ou descartar a possibilidade de contágio.

A senadora Simone Tebet, relatora da reforma eleitoral
Tempo de leitura: 2 minutos

A proposta de reforma eleitoral (PEC 125/11) foi parcialmente aprovada pelo Senado nesta quarta-feira (22). Confira as principais mudanças, que valerão para as eleições do próximo ano se forem promulgadas até 2 de outubro.

MULHERES E PESSOAS NEGRAS

Votos dados a mulheres e pessoas negras, para a Câmara dos Deputados, nas eleições de 2022 a 2030, serão contados em dobro para fins de distribuição, entre os partidos políticos, dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.

Essa contagem em dobro será aplicada apenas uma vez, ou seja, os votos para uma candidata negra, por exemplo, não poderão ser contados em dobro duas vezes (por ser mulher e por ser negra).

FIDELIDADE PARTIDÁRIA

O texto aprovado mantém a regra atual, que prevê a perda do mandato dos deputados (federais, estaduais ou distritais) e vereadores que saírem do partido pelo qual foram eleitos, mas cria uma exceção para a manutenção do mandato: quando o partido concordar com a filiação.

Leia Mais

Polícia Civil prendeu dois homens em flagrante
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois quilos de cocaína, 12 munições calibre ponto 380, duas balanças e um celular foram apreendidos pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (23), em Ipiaú, no sul da Bahia.

De acordo com o delegado Isaias Neto, titular da Delegacia de Ipiaú, o material estava em uma casa na praça da Bíblia. O imóvel era usado como ponto de venda de drogas. Dois homens, de 19 e 24 anos, foram presos em flagrante por tráfico de entorpecentes.

A dupla está à disposição da Justiça. O material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O deputado Arthur Maia, relator da PEC 32/2020 || Foto José Cruz/Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quinta-feira (23), a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Arthur Maia (DEM-BA) sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa. Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da PEC encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional em setembro do ano passado.

O relatório autoriza a redução em até 25% de salários e jornada de servidores públicos e permite que União, estados e municípios firmem contrato com órgãos e entidades, públicos e privados, para a execução de serviços públicos. O texto propõe a contratação temporária de servidores pelo período de até 10 anos. A versão anterior do relatório previa um período máximo de 6 anos.

O parecer proíbe aumento de remuneração ou de parcelas indenizatórias com efeitos retroativos; férias em período superior a 30 dias pelo período aquisitivo de um ano e aposentadoria compulsória como modalidade de punição.

ESTABILIDADE NULA

O parecer determina que é nula a concessão de estabilidade no emprego ou de proteção contra a despedida para empregados de empresas públicas, sociedades de economia mista e das subsidiárias dessas empresas e sociedades por meio de negociação, coletiva ou individual.

Leia Mais

Longa fila e atraso na vacinação irritam idosos e acompanhantes || Reprodução Blog do Bené
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna iniciou com atraso de uma hora, nesta sexta (24), o drive-thru para aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19 em idosos acima dos 80 anos, no Teatro Candinha Doria, no loteamento Nossa Senhora das Graças. A vacinação estava programada para começar às 9h, mas a aplicação de imunizante começou com uma hora de atraso, às 10h.

Uma empresária estava com a mãe, de 90 anos, e a tia, de 85, para serem imunizadas. Ela chegou à fila do drive-thru por volta das 7h. Não era só o atraso na vacinação que deixava a empresária e as idosas irritadas.

Segundo ela, a espera era ainda mais cansativa para as idosas, porque a equipe de imunização do drive-thru não dava satisfação, não explicava a razão do atraso.

Já em contato com o PIMENTA, um empresário lamentou o descaso do município com os idosos. “Começaram a vacinar agora, com uma hora de atraso e depois de muita reclamação”, disse ele.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que ocorreu atraso no início da vacinação porque a lona da estrutura do toldo montado no local de imunização foi arrancada pela ventania. “Uma equipe responsável pela montagem do toldo já está se dirigindo ao local para resolver o problema e dar início o mais breve possível à aplicação das vacinas”, informa a nota. Atualizado às 10h37min.

Presidente está preocupado com risco de racionamento de energia || Foto Reprodução/Youtube
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro está preocupado com o impacto da crise energética na sua tentativa de reeleição em 2022, já que a possibilidade de um racionamento de energia no próximo ano ganha corpo devido ao baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Ontem (23), na tradicional live de quinta, Bolsonaro recomendou banhou frio aos seguidores. “Tomar banho é bom, mas se puder tomar banho frio é muito mais saudável, ajuda o Brasil”, argumentou o presidente da República.

Lixo na rua Eustáquio Bastos, principal acesso ao Aeroporto Jorge Amado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A rua Eustáquio Bastos é o principal acesso ao aeroporto de Ilhéus para quem chega ao bairro Pontal pela avenida Lomanto Júnior. Há 12 dias, o lixo se acumula nas portas das casas, feito cartão de visita às avessas, de espantar freguesia. O problema é o mesmo nos pontos turísticos da cidade, nos bairros periféricos, no Centro e nos distritos.

No programa O Tabuleiro (Ilhéus FM), na última quarta-feira (22), o secretário de Gestão de Ilhéus, Gabriel Bittencourt, disse ao radialista Vila Nova que o contrato da nova empresa de coleta de lixo será publicado até terça-feira (28). Na segunda (27), com ou sem lixo nas ruas, começa a Semana do Turismo em Ilhéus.

Presidente da Amurc (1º à esquerda) com prefeitos e deputados em ato em Itapitanga, no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itajuípe e presidente da Amurc, Marcone Amaral, participou da cerimônia do Governo do Estado nesta quarta-feira (23), em Itapitanga, quando foi assinada a ordem de serviço para a restauração da pavimentação de 26 quilômetros da BA-651, trecho que liga Itapitanga e Coaraci. Orçada em mais de R$ 11 milhões, a restauração vai beneficiar mais de 58 mil habitantes dos dois municípios e circunvizinhança.

“Essa obra é de grande importância para nossa região e vai beneficiar principalmente os municípios que compõem a Z4 (Itajuípe, Coaraci, Almadina e Itapitanga), que precisam se deslocar constantemente”, destacou Marcone.

Alegre com os investimentos anunciados pelo governador Rui Costa, o prefeito de Itapitanga, José Roberto, Ró de Beto, disse que a obra é uma das mais esperadas pela população. “A recuperação da nossa BA-651 já é uma realidade. Essa vitória é nossa, de toda a população”, declarou o gestor.

Segundo o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, a intervenção na BA 651 é a realização de uma promessa. “Antes da pandemia, o governador se comprometeu em recuperar o trecho que agora vai se concretizar “.

SERVIÇOS

Ainda em Itapitanga, Rui visitou o terreno onde será construída a nova sede do Colégio Estadual Alcides David, que terá seis salas, dois laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório, quadra poliesportiva coberta, vestiário e campo society. Com a nova estrutura, a escola poderá funcionar como unidade de ensino de tempo integral.

“É uma obra pra cuidar de gente, e estimular que as pessoas cuidem do futuro dessa cidade, do nosso estado e país, que é através da educação. Por isso, nós estamos fazendo um grande investimento pra requalificar a infraestrutura da escola, pensando em práticas esportivas e culturais”, acrescentou o governador.

Transação via Pix será limitada à noite
Tempo de leitura: < 1 minuto

As instituições financeiras têm até o próximo dia 4 de outubro para estabelecer o limite de R$ 1 mil para as transferências e pagamentos feitos por pessoas físicas entre as 20h e as 6h. A data de início das restrições foi aprovada nesta quinta-feira (23) pelo Banco Central (BC).

As empresas não serão afetadas pela medida. A limitação das transações físicas havia sido anunciada em agosto pelo BC para reduzir os casos de sequestros e roubos noturnos, após pedidos das próprias instituições financeiras.

O teto de R$ 1 mil para as operações noturnas vale tanto para o PIX, sistema de pagamento instantâneo em funcionamento há dez meses, como para outros meios de pagamento. Transferências via TED, DOC, pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos também passarão a obedecer a esse limite.

PODERÁ ALTERAR OS LIMITES

O cliente poderá alterar os limites das transações por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras. No entanto, os aumentos passarão a ser efetivados por pelo menos 24 horas após o pedido, em vez de concedidos instantaneamente, como fazem alguns bancos. Essa medida também deverá entrar em vigor até 4 de outubro.

Até essa data, as instituições financeiras deverão oferecer aos clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos.

REGISTROS

O BC também obrigará as instituições financeiras a fazer registro diário das ocorrências de fraude ou de tentativas de fraude nos serviços de pagamento. A lista também deverá conter as medidas adotadas para corrigir ou resolver os problemas.

Até 16 de novembro, essa medida deverá ser implementada. Com base nos registros, os bancos e as demais instituições deverão produzir um relatório mensal que consolide as ocorrências e as ações adotadas. Da Agência Brasil.

Rui assina ordem de serviços para recuperação da rodovia Itapitanga/Coaraci
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa assinou, nesta quinta-feira (23), em Itapitanga, no sul da Bahia, ordem de serviço para a restauração da pavimentação na BA-651. A obra será feita pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), com valor de mais de R$ 11 milhões.

De acordo com a Seinfra, serão recuperados 26 km no trecho da rodovia que liga Itapitanga a Coaraci, beneficiando mais de 58 mil habitantes da região. “A recuperação da estrada significa segurança das pessoas, desenvolvimento, geração de emprego, isso juntamente a outras obras urbanas, como pavimentação de ruas”, afirmou o governador Rui Costa.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Ainda em Itapitanga, o governador visitou o terreno onde será construída a nova sede do Colégio Estadual Alcides David, que terá seis salas, dois laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório, quadra poliesportiva coberta, vestiário e campo society.

Com a nova estrutura, a escola poderá funcionar como unidade de ensino de tempo integral. “É uma obra para cuidar de gente, e estimular que as pessoas cuidem do futuro dessa cidade, do nosso estado e país, que é por meio da educação. Por isso, nós estamos fazendo um grande investimento para requalificar a infraestrutura da escola, pensando em práticas esportivas e culturais”, acrescentou o governador.

Marão e Bebeto selam acordo salarial em reunião com líderes sindicais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus reajustou em 5,31% os salários dos servidores municipais e aumentou de R$ 470,00 para R$ 500,00 o vale-alimentação da categoria, informa a Superintendência Municipal de Comunicação.

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), recebeu representantes dos sindicatos municipais no Centro Administrativo da Conquista, na tarde desta quarta-feira (22), para formalizar o acordo. O ato também contou com a presença do vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB).

Segundo o prefeito, o reajuste dos vencimentos valoriza os trabalhadores e estimula a economia local. “A valorização dos servidores públicos é fundamental para a melhoria da qualidade do serviço público prestado à população”, acrescentou.

Droga apreendida em depósito em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis apreenderam, nesta quinta-feira (23), no bairro São Pedro, em Itabuna, 27 tabletes de maconha, um quilo e meio de cocaína e mais de 500 gramas de crack. Além das drogas, um revólver, uma espingarda, carregadores de fuzil, metralhadora, pistola e 125 munições de diferentes calibres foram apreendidos.

A ação foi resultado de investigações realizadas com o objetivo de coibir a ação de traficantes em Itabuna. O delegado Evy Paternostro disse que o material estava escondido num terreno baldio, no bairro São Pedro. “O lugar funcionava como um depósito. Ainda prendemos um homem, de 40 anos, que deve fazer parte da quadrilha responsável pelas drogas e armas”, explicou o delegado. O homem preso seria uma espécie de ‘olheiro’ no grupo.

Os policiais também recolheram materiais para fracionamento e distribuição dos entorpecentes, como balanças, etiquetas, rolos de fita adesiva, facas, recipientes e embalagens para armazenar drogas. O resultado da apreensão será enviado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), para perícia.

A apreensão das drogas ocorreu durante a Operação Dom Carlos, deflagrada por equipes da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Augustão, vereador de Ilhéus || Foto Reprodução/Folha da Praia
Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus não tem coleta regular de resíduos sólidos há dez dias. A descontinuidade do serviço essencial, após o fim do contrato da CTA Empreendimentos com o município, obrigou a Prefeitura a improvisar. Caminhões e servidores da Secretaria de Serviços Urbanos se desdobram para cobrir extenso território, enquanto o lixo se acumula em bairros e distritos.

Para o vereador Augusto Cardoso, Augustão (PT), entrevistado desta quarta-feira (22) do Café com Pimenta, a situação é preocupante e não há informação assertiva do governo municipal sobre quando o problema será resolvido.

Monte de lixo e entulho ao lado da BA-001 e da praia do Me Ache, em Ilhéus || Foto Pimenta

A Prefeitura, segundo o vereador, não pode alegar que foi surpreendida pelo fim do contrato da terceirizada. Para ele, a gestão teria evitado a crise se tivesse feito nova licitação com antecedência. “Não é deixar vencer o contrato e o contratado ir embora, para você ficar procurando uma outra empresa, tentando fazer licitação. Ainda mais quando é um governo que não tem muita credibilidade. A cidade não tem mais confiança no gestor. Aí você fica a se perguntar: ‘Quando será resolvida essa situação da coleta?’ Não há uma luz no fim do túnel”, disparou.

A Prefeitura de Ilhéus estimou, na última segunda-feira (20), que terá nova empresa contratada para o serviço em mais ou menos uma semana (veja aqui).

PAU DE ARARA, MONTARIA E TRAVESSIA A NADO

Carlos Augusto Cardoso da Silva, 65, preside a Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Coube a ele organizar, dentro do Legislativo, o debate sobre outra crise do município, a do transporte público.

Segundo Augustão, devido à redução das linhas de ônibus, a população rural de Ilhéus voltou a viajar em pau de arara e cavalos para chegar à sede do município. Moradores de Castelo Novo relataram ao vereador que, à noite, para encurtar o caminho de volta ao distrito, caminham na mata escura e atravessam rio a nado.

O Café com Pimenta é uma produção do Grupo IPolítica com o Blog do Thame e o PIMENTA. Confira a edição desta quarta-feira (22), que também recebeu a professora Nina Rosa Germano, secretária de Organização do PT de Itabuna.

Evento do Renova Varejo reuniu empresários regionais em Ilhéus || Foto Maurício Maron/Sebrae
Tempo de leitura: 2 minutos

Os empresários do sul da Bahia que desejam participar da próxima edição do Renova Varejo já podem fazer a pré-inscrição por meio do link. As vagas são limitadas e já existe uma lista de espera para esse novo ciclo.

Na manhã de quarta-feira (22), empresários de Itabuna, Ilhéus, Una, Canavieiras e Itajuípe, no sul da Bahia, estiveram reunidos no último encontro presencial do Programa Renova Varejo, realizado pelo Sebrae. No encontro, os empresários que participaram do ciclo 2021 destacaram o crescimento que obtiveram com consultorias especializadas em estoque, gestão, vendas, marketing e digitalização.

“Nós somos parceiros do Sebrae há muito tempo e já contratamos consultorias diversas dentro das áreas que mais precisamos. Recebemos todo o apoio, tanto presencial, quanto online. O Renova Varejo, por exemplo, nos deu muito conhecimento que acrescentou no dia a dia, especialmente durante a pandemia, quando a gente precisou apresentar as coleções nas casas dos clientes, através das mídias digitais. Isso fez toda a diferença para o nosso negócio”, disse Alessandro Peixoto, que, ao lado da esposa, Isabelle Primitivo, está à frente da loja Alphabeto e Bibi, em Itabuna.

O sentimento de satisfação foi celebrado pela empresária de Canavieiras Luciana Magnavita, que trabalha com cosméticos. “Foi muito inovador participar do Renova Varejo, pois abriu a minha mente, especialmente no segmento de mídias digitais, porque eu estava focada apenas no presencial. Comecei a ter uma presença digital mais consistente e frequente e coloquei várias ações e eventos em prática e o resultado foi muito produtivo”, contou a dona da Ki Gata Cosméticos.


MENTALIDADE RENOVADORA

Luane di Paula, que palestrou durante o evento, destacou a necessidade de o empreendedor modificar a mentalidade com frequência. “Para todo mundo que empreende, é uma necessidade ter uma mentalidade diferenciada, uma mentalidade transformadora. Empreender demanda inovar o tempo todo, e a gente não consegue inovar no ambiente externo, na vida e nos negócios se a gente não tem uma mentalidade renovadora, uma mentalidade que busca transformar as adversidades em oportunidades. Isso é fundamental nos negócios”, pontuou.

A gestora do Renova Varejo em Ilhéus, Karla Peixoto, ainda durante o evento, falou da satisfação em ouvir os depoimentos dos participantes. “Esse é o terceiro encontro coletivo que faz parte da programação do Renova Varejo com a presença dos empresários participantes e empresários que já tem o desejo de participar da próxima edição e é satisfatório ver a aplicabilidade do que foi levado pela consultora através desses depoimentos de crescimento, especialmente com as mídias digitais que faz parte do programa”, disse.

O resultado do programa encantou a todos, conforme relato da gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo. “Importante os resultados que esses empresários alcançaram no ano de 2021, a partir da participação no Programa. E esse momento é uma integração entre quem participou da edição de 2021 e quem tem interesse em participar da edição de 2022. Com certeza, nós teremos um grupo muito maior e os resultados já estão aí claramente visualizados a partir dos depoimentos que eles têm sobre a participação no programa”, afirmou.