Decisão é do Conselho Universitário da Uesc
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) estabeleceu regras para a retomada das atividades presenciais no Campus Soane Nazaré de Andrade.

Conforme a Resolução Nº 14/2021, publicada na segunda-feira (6), apenas pessoas completamente imunizadas contra a covid-19 poderão participar do ensino presencial, que, neste semestre letivo, é restrito às aulas práticas de determinados cursos.

Além disso, o artigo 5º da Resolução determina que todos os membros da comunidade universitária, do corpo docente aos trabalhadores terceirizados, deverão usar equipamentos de proteção individual, além de respeitar os outros protocolos de biossegurança e sanitários.

Clique aqui para acessar o documento, que é assinado pelo reitor Alessandro Fernandes de Santana, presidente do Conselho Universitário.

Dom Giovanni Crippa conhece Diocese de Ilhéus, que irá assumir em outubro || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O novo bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, nomeado pelo Papa Francisco em 11 de agosto passado, chegou ao município do sul da Bahia para conhecer o clero, a estrutura diocesana e iniciar o planejamento das ações pastorais a partir da posse. Dom Giovanni assume a diocese em 9 de outubro, na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus.

O administrador diocesano e bispo emérito, Dom Mauro Montagnolli, apresentou a Diocese, que é composta de 26 municípios, dividida em 7 Foranias e 41 Paróquias. A diocese abrange os municípios de Almadina, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Camamu, Coaraci, Gandu, Gongogi, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ilhéus, Ipiaú, Itacaré, Itajuípe, Itamari, Itapitanga, Ituberá, Maraú, Nova Ibiá, Pirai do Norte, Teolândia, Ubaitaba, Ubatã, Uruçuca e Wenceslau Guimarães.

Novo bispo, Dom Giovanni Crippa visita diocese ilheense || Foto José Nazal
Desde a nomeação, Dom Giovanni vem buscando conhecer a nova diocese. “Até hoje, pesquisei muito na internet, mas, agora, com o relatório de Dom Mauro e depois desse encontro com o clero, poderei conhecer melhor a Diocese. E da posse, quero conhecer os fiéis diocesanos e a realidade particular de cada comunidade”, disse o novo bispo.

A programação da chegada e solenidade de posse do décimo bispo de Ilhéus também será discutida no encontro de hoje com a Comissão Organizadora. A grande preocupação é o atendimento das normas sanitárias exigidas em razão da pandemia da covid-19.

Trecho da rodovia federal em Itabuna começou a ser bloqueado nas primeiras horas da manhã
Tempo de leitura: < 1 minuto

Trecho da BR-101 em Itabuna, nas imediações do Santa Clara, foi bloqueado por caminhoneiros nesta manhã de quinta-feira (9). Ainda não se sabe quem lidera a manifestação em Itabuna nem a pauta dos participantes. Também não se sabe se são autônomos ou caminhoneiros de empresas.

Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar observam a movimentação da categoria em Itabuna. Desde ontem, há vários pontos de bloqueio em, pelo menos, 15 estados. Parte diz apoiar o governo Bolsonaro e pede revisão de tabela de frete e do preço do diesel, dentre outras pautas.

PRF e PM negociam desbloqueio de rodovias na Bahia || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

As polícias Militar e Rodoviária Federal liberaram, na manhã desta quinta-feira (9), dois trechos da BR-116, que eram ocupados por caminhoneiros apoiadores do presidente Bolsonaro, informa a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Transportadores de cargas que não concordam com a manifestação e veículos de passeio passam sem maiores problemas pelos locais.

As interdições foram desmontadas, nos KMs 417 e 421 da BR-116. Não houve prisão ou qualquer tipo de condução para unidades da Polícia Civil.

A PM e a PRF negociam também os desbloqueios, de forma integrada, nos trechos da BR-101 em Eunápolis, Itamaraju e Nova Viçosa (todas no extremo-sul do estado, trechos da BR-242 em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, BR-349 em Correntina) e trecho de Brumado da BR-030.

“Ativamos o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro de Operações e Inteligência (COI), e estamos com as forças estaduais e federais monitorando as liberações das rodovias, garantindo a circulação de veículos”, declarou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

Bahia recebe novos lotes de vacina contra covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (9), a Bahia recebe mais de 220 mil doses de vacinas contra a covid-19, informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A primeira remessa do dia, com 81.900 doses da Pfizer/BionTech, chegou por volta das 9h40min de hoje. A segunda remessa está prevista para a manhã desta quinta, com 140.400 doses da Coronavac, com desembarque previsto para as 11h40min.

Ainda de acordo com a Sesab, a Bahia atinge 17.595.718 doses de vacinas recebidas desde o início do ano – são 6.793.918 doses da Coronavac; 6.751.580 da AstraZeneca; 3.789.120 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

Na série espanhola da Netflix, "Professor" é o "cabeça" de bando que invade BC espanhol e Casa da Moeda || Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

O líder de uma quadrilha responsável por ataques a agências bancárias e uma lotérica foi preso por policiais civis do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), no bairro de São Cristóvão, em Salvador, nesta quarta-feira (8). Com passagens pelo mesmo crime, o acusado também era explosivista do grupo e tinha mandados de prisão em aberto pela Justiça da Bahia e de Sergipe, relativos a roubos a bancos. O nome do criminoso não foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

Agências bancárias dos municípios de Conceição da Feira e Salinas das Margaridas e uma casa lotérica em Simões Filho, são algumas das instituições financeiras atacadas pelo grupo chefiado pelo homem conhecido como “O Professor”. O apelido do chefe do bando é uma referência a grupo que invade a Casa da Moeda e Banco Central da Espanha na série La Casa de Papel, da Netflix, que está na 5ª e última temporada.

Equipes do Draco também cumpriram o mandado de prisão de outro integrante da quadrilha, nesta quinta-feira (9), em Salvador. De acordo com o titular da Coordenação de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras, do Departamento, delegado Odair Carneiro, outros membros do grupo já foram identificados e diligências estão sendo realizadas para a localização dos mesmos.

BALANÇO 

“Trata-se de um trabalho de investigação contínua e em conjunto com a Polícia Militar, por meio diversos grupamentos, a exemplo da Rondesp/Leste e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Vamos seguir identificando e retirando das ruas os envolvidos com ataques a instituições financeiras”, pontuou.

O diretor do Draco, delegado José Bezerra Júnior, fez um breve balanço do combate aos grupos de assaltantes a banco. “Já tivemos dezenas de prisões, apreensões e algumas quadrilhas já foram desarticuladas. Esse trabalho vai continuar. Muitas ações são desenvolvidas entre a Polícia Civil e outras forças policiais, a exemplo da Operação Aerarium, que integramos junto com as polícias Militar e Rodoviária Federal”, afirmou.

Anvisa anuncia a autorização de mais um medicamento para a Covid-19|| Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (8), autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, do remédio Sotrovimabe. Esse é o quinto medicamento autorizado no Brasil para tratamento da Covid-19. É o quarto em uso emergencial.

O Sotrovimabe é um anticorpo monoclonal feito em laboratório que imita a capacidade do sistema imunológico de combater o vírus. Ele atua contra a proteína spike do Sars-CoV-2 e é projetado para bloquear a ligação do vírus e a sua entrada nas células humanas.

A biotecnologia farmacêutica cria ainda uma barreira para a seleção de variantes resistentes e permite que o medicamento mantenha a atividade in vitro contra cepas mutantes do vírus.

O pedido de autorização emergencial foi protocolado em 19 de julho deste ano pela empresa GlaxoSmithKline (GSK) Brasil. O processo foi analisado pela Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED), pela Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) e pela Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON).

MAIS UM TRATAMENTO CONTRA A COVID-19

“Apesar dos esforços para ampliar a vacinação, ainda precisamos disponibilizar mais medicamentos capazes de evitar que os pacientes infectados desenvolvam complicações”, afirmou a diretora da Anvisa e relatora do processo, Meiruze Freitas.

Meiruze Freitas destacou que a autorização de mais um tratamento com anticorpo monoclonal amplia as opções terapêuticas, em especial aquelas capazes de atuar contra as variantes do novo coronavírus que circulam no Brasil. “Esperamos que o uso desse medicamento reduza a necessidade de hospitalização em pacientes com Covid-19 leve a moderado”, disse.

Leia Mais

IFBA abre inscrições para vagas em Ilhéus e outras 21 cidades || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado para ingresso de estudantes nas vagas remanescentes do ano letivo de 2021. As vagas são para os cursos técnicos de Edificações, Informática e Segurança do Trabalho na forma integrada ao Ensino Médio, no campus Ilhéus.

Por conta da pandemia da Covid-19, o IFBA em Ilhéus disponibiliza 100% das vagas remanescentes dos cursos contemplados no edital para matrícula de candidatos selecionados por meio do processo seletivo simplificado, que será realizado por formato digital e não presencial. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 deste mês.

A seleção ocorrerá por meio de procedimento classificatório de análise de histórico escolar e de maneira gratuita. São ofertadas 18 vagas para cada curso. As vagas são destinadas aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano). Acesse aqui a página do processo seletivo.

Antiga feira livre é revertida ao patrimônio do município|| Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), determinou, nesta quarta-feira (8), a reversão ao patrimônio público do município da área de 4.900,95 m², no bairro Conceição. O espaço havia sido doado por meio de escritura pública à empresa Tel Telemática.

A empresa havia assumido o compromisso de construir na área onde funcionou a feira livre do bairro Conceição. No local deveria ter sido construído o Centro de Prestação de Serviços de Telemarketing, Teleatendimento, TeleSserviços, Call Center e Contact Center. A decisão da reverter a área ao patrimônio ocorreu após parecer jurídico emitido pela Procuradoria-Geral do Município.

O Decreto Municipal 14.629 de reversão foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (8). Segundo o parecer da Procuradoria, a empresa deixou de cumprir o prazo concedido para a construção do empreendimento. Inicialmente, o prazo estabelecido na Escritura Pública de Doação era de dois anos e foi alterado para três, de acordo com a Lei 2.385, de 2 de março de 2017.

A área de terra revertida ao patrimônio público do município de Itabuna fica localizada entre as ruas Santo André, Aurora e Travessa Aurora, no bairro Conceição. No espaço funcionou a antiga feira livre, ateliês de costura, bares e restaurantes e casas comerciais que atendiam as demandas da comunidade, relativas a hortigranjeiros, produtos e serviços.

Marco Lessa comanda expedição por seis estados brasileiros || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Começou hoje (8) uma expedição dos organizadores do Chocolat Festival por municípios de seis estados brasileiros. Buscam promover o cacau e o chocolate produzidos no país, e planejar novas edições do evento. Entre os municípios interessados em realizar o festival estão Urubici, em Santa Catarina, famoso por abrigar o local mais frio do Brasil; Altamira, no Pará, atualmente o maior produtor de cacau do país, além de Linhares, principal cidade cacaueira do Espírito Santo.

“Além desses três estados, iremos nos reunir com autoridades locais na Bahia, São Paulo e em Brasília para firmarmos protocolos de intenções e iniciarmos o planejamento das próximas edições, previstas para o início de 2022”, afirma Marco Lessa, idealizador do evento e quem está à frente da expedição.

Lessa foi eleito em 2015 e em 2018 uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio no Brasil pela Revista Dinheiro Rural por conseguir agregar, valorizar e divulgar a cultura do cacau e a produção artesanal de chocolate de origem brasileira.

CHOCOLAT FESTIVAL

O Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau é considerado o maior evento do setor na América Latina e acumula 19 edições presenciais já realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo. Os interessados no segmento podem acompanhar a missão pelas redes sociais, nos perfis @chocolat.festival, @marcolessa360 e @grupom21 do Instagram.

Contêineres foram colocados na Praça Hélio Lourenço há quase 30 dias || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Há 30 dias, esportistas cobram do município a retirada de três contêineres que foram abandonados bem no centro da Praça Hélio Lourenço, na Beira-Rio, nas proximidades do Shopping Jequitibá. Ela também era conhecida como a “Praça do Cotef”.

Sabe-se que os contêineres foram colocados na praça por um empresário supostamente amigo do prefeito Augusto Castro.

Ao arrepio da lei, o empresário dizia por lá que, por ser Amigo do Rei, iria instalar uma cafeteria na praça.

Houve reação. Dos esportistas. Que acionaram a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A fiscalização pintou por lá e embargou a obra no nascedouro, no dia 13 de agosto.

Descobriu-se que o suposto amigo do prefeito nem alvará para a obra possuía, mas, além de instalar os contêineres por lá, também começou a fazer a fundação para construir a cafeteria. Perdeu.

Os esportistas venceram. Barraram a obra malfadada e em local inadequado.

Agora, a batalha deles é para que a praça novamente seja do povo. E lá voltem as atividades esportivas em toda a sua extensão.

Só falta a prefeitura cobrar do empresário a imediata remoção dos tais contêineres. Ou utilizar da força e ela mesma fazer a remoção. Meios existem, claro!

Os esportistas estão de olho. A Associação Master de Futevôlei de Itabuna (Amfita), que reúne profissionais autônomos e empresários de Itabuna, deverá voltar a carga.

Há quem aposta que o município se movimentará se os esportistas procurarem a presidência da Câmara. Ou fecharem a Avenida Princesa Isabel bem em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, como assim procederam outras categorias ao longo deste ano.

O ministro Luiz Fux e o presidente Jair Bolsonaro: vultos da República em crise || Marcos Corrêa/PR
Tempo de leitura: 2 minutos

O líder sindicalista Rodrigo Cardoso, do PCdoB, afirmou que cabe ao ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), enviar à Câmara dos Deputados pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Rodrigo comentou o discurso feito hoje (8) por Fux, que repudiou os ataques de Bolsonaro ao STF. Nas manifestações desta terça-feira (7), Bolsonaro xingou o ministro do STF Alexandre de Moraes de “canalha” e disse que não vai cumprir ordem judicial que o magistrado venha a proferir.

O presidente da República também ameaçou fazer “o que ninguém quer” contra o Supremo, exigindo que Fux enquadre Moraes, que investiga o próprio Bolsonaro e o segundo filho dele, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC), no chamado inquérito das Fake News.

Bolsonaro não deu detalhes sobre o que significa enquadrar um ministro da Suprema Corte do Brasil

Hoje, Fux lembrou que descumprimento de ordem da Justiça e atentado ao livre exercício do Poder Judiciário são crimes de responsabilidade previstos no artigo 85 da Constituição Federal. “Ninguém fechará essa Corte”, disse o presidente do STF.

CORAGEM, FUX

Rodrigo Cardoso: omissão de autoridades pode estimular escalada golpista de Bolsonaro

Ainda referindo-se ao papel de Fux nesta crise institucional, o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus disse que o contexto histórico exige coragem das autoridades públicas para barrar as intenções ditatoriais de Bolsonaro. “A omissão, nesse momento, servirá como estímulo para que ele cometa mais crimes e avance no seu projeto golpista”, alertou Rodrigo Cardoso.

Marcone Amaral anunciou criação da copa durante fórum regional || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma comissão composta por representantes do esporte dos municípios ligados aos consórcios (CDS-LS, Cima, Ciapra, Cimurc e Médio Sudoeste) e que integram a Amurc foi formada nesta quarta-feira (8), em Itajuípe, para discutir a retomada das atividades esportivas realizadas na região. A ideia, segundo o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, é, por meio desse fórum, fortalecer o esporte e promover eventos nos municípios que formam os consórcios. Uma das competições já em estudo é a Copa do Cacau de Futebol.

Mais de 20 municípios associados a Amurc estiveram presentes no evento para a formação do I Fórum de Esportes. A proposta vai contemplar representantes de cada consórcio público para que sejam debatidas temáticas e os principais anseios da região no âmbito no esporte, informa a entidade municipalista.

Segundo o presidente da Amurc, Marcone Amaral, os prefeitos decidiram pela promoção da Copa do Cacau por consórcio. Os finalistas dos cinco consórcios disputarão o título da Super Copa do Cacau.

A competição, observa, deverá seguir todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19. A Super Copa terá finalíssima prevista para dezembro. “A proposta visa suprir esse momento em que os municípios não vão participar do Campeonato Intermunicipal devido aos custos e, além de fortalecer a região com jogos que vão envolver as cidades vizinhas”, destacou Amaral.

APOIOS

O prefeito de Barro Preto, Juraci da Saúde, parabenizou a iniciativa da Amurc e destacou que o município está apoiando o projeto. “Temos que abraçar essa oportunidade. Se torna mais fácil pensar o esporte, de maneira geral, de forma consorciada. Temos que fortalecer nossa casa, e precisamos voltar às atividades com todos os protocolos de segurança”.

O prefeito de Camacan, Paulo do Gás destacou que a ideia é trabalhar a municipalidade, juntos e de forma planejada. “Para a região, a melhor opção é fazer um evento nesse formato proposto, porque o intermunicipal gasta muito. É essencial para a região, a gente vai ter um público mais regionalizado e vai ser muito mais competitivo e dinâmico”.

ESCOLINHA DE FUTEBOL

A outra pauta apresentada pelo presidente da Amurc foi uma parceria firmada com o Esporte Clube Vitória para que os municípios associados possam investir na formação de crianças nas escolinhas de base de futebol, apoiadas pelo clube baiano. Ao aderir ao projeto, o Vitória supervisionará, gratuitamente, a formação de crianças acompanhadas pelo setor social e de educação da rede municipal.

Prefeitura de Ilhéus vai contratar profissionais não docentes para a Seduc
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus deu início aos procedimentos para a realização de novo processo seletivo simplificado. O certame vai contratar profissionais não docentes para a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Na última sexta-feira (3), a comissão responsável pelo processo seletivo foi nomeada. Ela é composta pela secretária de Educação, Eliane Oliveira, além da chefe de Divisão de Programação Escolar, Jamile Maron, a chefe de Divisão Pedagógica, Cristiane Venturin, e a chefe de Planejamento da Secretaria, Maria Elisabete Santos.

Não há informações sobre as vagas que serão abertas, já que o edital do certame ainda será elaborado e publicado.

Secretária Lívia Mendes é a convidada do "Café com Pimenta" desta quarta-feira (8)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na edição desta quarta-feira (8) do Café com Pimenta, os jornalistas Ricky Mascarenhas, Daniel Thame e Thiago Dias vão discutir a repercussão dos atos favoráveis e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), realizados no Feriado de 7 de Setembro. A bancada também entrevistará a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, a partir das 19h, no canal do IPolítica Bahia no Youtube.