Conferência será na sede da APPI, amanhã (15), a partir das 8h
Tempo de leitura: < 1 minuto

A etapa ilheense da 7ª Conferência das Cidades será nesta terça-feira (15), das 8h às 18h, na sede da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB), localizada na Rua Lindolfo Collor, 886, no bairro Malhado. A reunião tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus, que reforça a importância da participação cidadã na construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável e a justiça social.

Com o tema Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social, a conferência busca estimular o diálogo entre representantes do poder público, movimentos sociais, entidades empresariais, organizações não governamentais, sindicatos e toda a sociedade civil. Durante o evento, serão debatidos assuntos como habitação, saneamento, mobilidade urbana, sustentabilidade e transformação digital.

A programação inclui painéis temáticos, grupos de trabalho, plenária final e eleição de delegados e entidades que irão compor o Conselho da Cidade de Ilhéus (ConCidade). O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser feitas neste link.

Ferros quebrados cortaram pneu de carro, segundo motorista || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Motoristas devem ficar atentos a um buraco na grade da rede de drenagem no cruzamento das avenidas Osvaldo Cruz e Professor Milton Santos, na Cidade Nova, em Ilhéus. Num vídeo divulgado nas redes sociais, o dono de um carro afirmou que os ferros quebrados da grade cortaram um dos pneus do veículo, causando prejuízo econômico.

O buraco fica no início da Avenida Professor Milton Santos, próximo ao semáforo do cruzamento com a Osvaldo Cruz e a um posto de combustíveis. “Está todo mundo cortando pneu aqui e perdendo pneu. Perdi meu pneu novo nesse buraco”, diz o autor do vídeo. Assista.

O PIMENTA levou a reclamação do motorista ao conhecimento da Prefeitura de Ilhéus e aguarda retorno.

Prédio da sede da FICC será reformado e ampliado, segundo Prefeitura
Tempo de leitura: 2 minutos

A empresa GAN Engenharia venceu processo licitatório para as obras de reforma e ampliação da sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, na Praça Laura Conceição, próximo à Catedral de São José, Centro de Itabuna. O prefeito Augusto Castro (PSD) vai assinar a ordem de serviço nesta terça-feira (15), às 11h.

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, o investimento será de R$ 1.349.475,17. O contrato prevê a execução das obras em até 180 dias.

Segundo Sônia Fontes, secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, a arquiteta e urbanista Stéphanie Andrade de Oliveira assina o projeto arquitetônico, que preserva as características do prédio original, com pequenas adequações e requalificações na parte interna. Também será instalada rampa de ferro para garantir acessibilidade ao prédio.

Prédio será reformado e ampliado mantendo características, segundo secretária.

PRÉDIO ANEXO

O anexo, conforme Stéphanie de Oliveira, será construído na área externa, ao lado do prédio original. O futuro espaço terá sala multifuncional com parede dupla, uma em alvenaria cerâmica e outra em drywall sobrepondo a outra para melhor qualidade acústica, área circulação, hall de escada, copa, conjuntos sanitários, depósito e sala multiuso. No segundo pavimento, haverá copa, recepção, área de circulação, seis salas, chefia de gabinete, gabinete e salas de reuniões.

A nova construção terá estrutura metálica aparente e diferentes métodos construtivos para atender suas demandas, com alvenarias de vedação em tijolo cerâmico e nas estruturas de banheiro e copa, mas demais divisões internas em parede de drywall. “Será um imóvel moderno, acho que todo mundo vai gostar bastante, inclusive porque o prédio original terá suas características mantidas”, concluiu a arquiteta.

Galícia levou a melhor contra o Itabuna e está nas finais da Série B || Foto Felipe Alves/FBF
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após empate sem gols nos 90 minutos e perder por 9 a 8 na disputa de pênaltis, o Itabuna está fora da disputa do título e terá mais um ano pela frente para se planejar e disputar a Série B do Campeonato Baiano de Futebol. Neste domingo (13), o time não repetiu as boas atuações do início da Segundona e ficou pelo caminho.

Já o Galícia, garantiu vaga na Série A do Baiano e fará as finais contra o Bahia de Feira, que levou a melhor na disputa contra o Fluminense da Princesa do Sertão Baiano ao aplicar 3 a 0 no adversário. Depois do empate no primeiro jogo. As finais serão disputadas em partidas no próximo domingo (20) e no dia 27.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Shopping Jequitibá, onde funciona a unidade do SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 3 minutos

Segunda-feira (14) com dezenas de oportunidades de emprego e de estágio para quem reside ou busca trabalho em Itabuna, Ilhéus e Jequié pelo SineBahia. Há 37 vagas em Ilhéus, 22 vagas em Itabuna e 15 em Jequié.

Quem estiver interessado, deve procurar o SineBahia ainda hoje – e, preferencialmente, pela manhã – com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. As unidades de Itabuna e de Ilhéus atendem até as 16h. A de Jequié encerra às 17h.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade de Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, próximo à Policlínica Regional de Saúde, no Mandacaru. A de Itabuna está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. Abaixo, confira as vagas anunciadas.

Leia Mais

Bahia de Feira volta à elite do estadual || Foto FBF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna Esporte Clube decide, neste domingo (13), contra o Galícia, no Estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), onde manda seus jogos nesta temporada, uma vaga na final da Série B do Campeonato Baiano de Futebol. A partida está prevista para começar às 15h. Quem vencer, decidirá o título contra o Bahia de Feira, que venceu o Fluminense por 3 x 0, na tarde deste sábado (12).

Quem vencer entre Itabuna e Galícia garantirá vaga na primeira divisão do Campeonato Baiano de 2026. O Bahia de Feira já garantiu vaga na elite do futebol estadual no próximo ano. O Tremendão foi rebaixado em 2024. Um ano depois, com uma campanha de destaque, o clube retornou à elite.

Jovem é assassinado a tiros no sul da Bahia|| Foto Ubatã Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um jovem foi assassinado, a tiros, na tarde deste sábado (12), no centro de Ubatã, no sul da Bahia. Imagens de câmeras de videomonitoramento mostram o momento em que dois homens, numa motocicleta, se aproximam de Kauã Silva de Carvalho e o garupa desce do veículo, e faz os disparos contra o jovem.

Mesmo baleado, cambaleando, Kauã Silva ainda tentou escapar, mas foi perseguido pelo criminoso, que fez mais disparos certeiros. A vítima caiu no meio da rua, em plena luz do dia. O rapaz morreu no local. Os suspeitos do crime fugiram na motocicleta, mas foram presos horas depois por policiais militares. Como as imagens são fortes, o site optou por não publicar o vídeo.

A polícia informou que os suspeitos estavam escondidos numa casa, na rua do Rotary. No local, foram apreendidas uma arma que teria sido utilizada no assassinato de Kauã Silva, a motocicleta usada na fuga e quantidade de drogas. A vítima tinha passagem pela polícia.

Além dos ocupantes da motocicleta, outros dois homens estavam na casa e também foram presos. Os detidos não tiveram os nomes divulgados. Eles foram levados para a Ilhéus, onde devem passar por audiência de custódia na segunda-feira (14). Com informações do Ubatã Notícias.

Legislativo ilheense volta a descumprir acordo firmado com o MP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Ilhéus voltou a descumprir Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do qual se comprometeu a convocar 19 profissionais aprovados no concurso público de 2024, o primeiro da história da Casa. O primeiro prazo terminou em fevereiro, e o segundo, no final do mês passado, conforme previsto em aditivo ao TAC, ao qual o PIMENTA teve acesso (confira a íntegra).

Pela segunda vez, o presidente da Câmara, César Porto (PP), alegou que a sede do Legislativo não tem condições físicas de receber os concursados. Devido aos problemas do prédio, a Câmara alugou imóvel na Cidade Nova para abrigar o setor administrativo.

Segundo a Comissão de Aprovados no Concurso da Câmara de Ilhéus, apesar da locação do imóvel, César Porto solicitou mais 60 dias para cumprir a obrigação estabelecida no TAC e convocar os aprovados no certame.

A Comissão visitou o imóvel alugado e afirmou que ele tem condições de receber os servidores. Por isso, diz considerar injustificado novo adiamento da convocação.

“Se a Câmara de Ilhéus realizou um concurso, é porque tinha condições para receber novos servidores. Sem contar que o número de vagas imediatas é pequeno, apenas 19. Além disso, o edital do concurso foi publicado em agosto de 2024 e, de lá para cá, a Casa teve tempo de sobra para fazer as adequações necessárias. O que estão querendo é postergar a convocação a todo custo”, disparou a Comissão em nota pública divulgada nesta sexta-feira (11).

O Ministério Público do Estado da Bahia e a presidência do Legislativo ainda não se manifestaram sobre a nota divulgada pelos concursados.

Inscrições no Enem começam na próxima segunda-feira (14). || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta sexta-feira (11), a consulta às vagas para o segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, os interessados podem conferir a quantidade de vagas ofertadas, os cursos e as instituições que participam do processo seletivo.

Nesta edição, estão sendo oferecidas 74.500 vagas em todo o país, em 18.419 cursos/turnos de 1.215 instituições participantes. Os três estados com maior oferta de vagas são: São Paulo, com 11.397 vagas; seguido por Bahia, com 8.050; e Minas Gerais, com 7.970.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no período de 14 a 18 deste mês, exclusivamente, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Neste ano, o MEC ofertou mais de 112 mil vagas nas duas edições do Fies, a do primeiro e a do segundo semestre.

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e que não tenham zerado a prova de redação. Também é necessário possuir renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 29 de julho. O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.

Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.

O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação de ativos. No caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.

Há 65 vagas para o campus de Porto Seguro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado para cursos superiores de graduação presenciais. Os interessados têm até o dia 22 deste mês para se inscrever gratuitamente.

São ofertadas 603 vagas de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, com opções para os turnos matutino, vespertino e noturno, em 12 campi nos municípios de Barreiras, Camaçari, Irecê, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Valença.

Dentre os cursos ofertados estão os bacharelados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Engenharia Mecânica; as licenciaturas em Matemática, Química e Computação; além dos cursos de tecnólogo em Jogos Digitais, Produção Multimídia, Manutenção Industrial e Agroindústria. Acesse aqui a lista completa de cursos ofertados nos 12 campi.

QUEM PODE PARTICIPAR

O Processo Seletivo Simplificado é voltado para candidatos que, até a data de início do curso no IFBA, tenham concluído o ensino médio. Para seleção, será considerado o aproveitamento de notas de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos.

O IFBA pratica a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas (60%) – considerando as subdivisões dessas vagas por faixa de renda, para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, e pessoas com deficiência -, pessoas com deficiência (5%) e quilombolas (2,8%).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de sistema online. Os candidatos que não têm acesso à internet podem utilizar as instalações físicas e equipamentos dos campi do IFBA destinados para a inscrição.

Na inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso para o mesmo campus e forma de oferta. Os participantes devem ter CPF próprio e ter uma conta de e-mail ativa.

No cronograma do edital, há previsão de que o resultado do processo seletivo seja divulgado no dia 1º de agosto, com publicação de documento orientador e convocação para bancas de verificação a partir dessa mesma data.

Reunião na CDL formalizou entrega de quiosques a comerciantes || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Comerciantes assinaram e receberam o termo de uso dos quiosques da Praça Otávio Mangabeira (Praça Camacan), no Centro de Itabuna. A distribuição das 18 unidades priorizou os empresários que já atuavam no local antes da reconstrução da Praça, que foi entregue à população no mês passado.

A nova Praça Otávio Mangabeira, no Centro de Itabuna || Foto PMI

No ato na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), a Prefeitura orientou a Associação dos Comerciantes da Praça Otávio Mangabeira sobre as regras de uso dos pontos comerciais, estabelecidas pela Lei Municipal 2.720/2025. A principal delas restringe as atividades à venda de bebidas e alimentos prontos para consumo no local (leia mais aqui).

Segundo a Prefeitura, a reunião de quarta-feira (9) também serviu para discutir melhorias e possíveis adaptações dos quiosques. Os comerciantes receberam detalhes sobre como as secretarias municipais vão fiscalizar o uso dos equipamentos públicos. Além da Vigilância Sanitária, a fiscalização será feita pelas secretarias de Infraestrutura e Urbanismo e de Comércio.

Titular da Pasta de Infraestrutura e Urbanismo, a arquiteta e urbanista Sônia Fontes ressaltou a importância de os comerciantes formalizarem a Associação legalmente. Também recomendou que eles busquem o reconhecimento da utilidade pública da entidade em demanda à Câmara de Vereadores.

Veículos bateram de frente no semianel rodoviário || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um motociclista morreu após a colisão de seu veículo com uma ambulância, nesta sexta-feira (11), no semianel rodoviário, na região do bairro Nova Califórnia, em Itabuna. A vítima foi identificada como Emerson Gabriel, de 24 anos.

Funcionário da Socializa, Emerson Gabriel morreu no local do acidente || Foto Arquivo Pessoal

Imagens feitas no local mostram que Emerson e a moto foram arremessados para o mato às margens da rodovia. O impacto da batida destruiu a frente da moto e parte da dianteira da ambulância. Equipe do Samu tentou prestar socorro a Emerson, mas ele morreu ainda no local.

O acidente ocorreu por volta das 10h30min. Ao PIMENTA, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que o registro da ocorrência está em andamento. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da colisão.

Emerson era funcionário da empresa Socializa, que administra o Conjunto Penal de Itabuna.

Atualizado às 15h32min para correção.

Luciano foi atropelado e morto por um ônibus no Malhado || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Familiares e amigos do ator e artista plástico Luciano Sabino Maciel, atropelado e morto por um ônibus no mês passado, em Ilhéus, vão se reunir para um ato público neste sábado (12), às 9h, na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal, Centro Histórico. Eles cobram justiça e esclarecimentos da Polícia Civil sobre as investigações do caso.

Luciano, que deu vida ao Palhaço Pipoka, foi atingido por um ônibus do Resort Tororomba, na manhã de 11 de junho, quando trafegava de bicicleta na Avenida ACM, em frente ao Banco do Brasil, no Malhado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) chegou a prestar socorro ao artista, mas ele não resistiu ao impacto do atropelamento e morreu na ambulância.

Testemunha ouvida pelo PIMENTA afirmou que o motorista do ônibus agiu de maneira imprudente ao tentar ultrapassar o ciclista, atingindo-o e o arremessando contra carros estacionados no local. O motorista prestou socorro à vítima (relembre). Luciano tinha 49 anos e deixou dois filhos.

Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que o inquérito policial segue em andamento para apurar a circunstâncias do fato. “Oitivas e diligências são realizadas na unidade policial responsável”, acrescentou a corporação em nota.

HOMENAGEM 

Os artistas plásticos Dado Loko e Rildo Foge, amigos e companheiros de arte de Luciano Maciel, prestaram homenagem à memória do artista com grafite pintado na pista de skate de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes. Abaixo, confira registro da obra.

Grafite de Dado Loko e Rildo Foge em homenagem a Luciano Maciel || Foto Dado Loko

Atualizado às 15h22min para acréscimo de informações.

Conforme a Sesau, por dois anos, unidade ofertou apenas serviços emergenciais || Foto Sucom
Tempo de leitura: 2 minutos

A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau), Louise Tainá, anunciou o retorno do atendimento odontológico regular na Estratégia Saúde da Família (ESF) Basílio. Conforme a gestora, nos últimos dois anos, os serviços da unidade atendiam apenas a casos emergenciais devido à falta de climatização adequada, que impedia o funcionamento contínuo do consultório.

“Estávamos há quase dois anos sem ar-condicionado, o que impedia o atendimento regular e limitava o serviço a demandas espontâneas. Agora, com a climatização restabelecida, os atendimentos voltaram normalmente e os pacientes já podem procurar a unidade para marcar suas consultas”, assegurou.

De acordo com a Sesau, a unidade voltou a fazer cirurgias odontológicas (exodontias), restaurações, limpezas e atendimento odontopediátrico.

ALTO DO COQUEIRO, TEOTÔNIO VILELA E CEO

Além da retomada no Basílio, a coordenadora Louise Tainá apontou melhorias em outras unidades de saúde do município. A sala odontológica do Nossa Senhora da Vitória, que também estava sem funcionamento há quase dois anos, foi reaberta para a comunidade, acrescentou. A Sesau também fez intervenções para garantir ambiente mais confortável nos postos de saúde do Teotônio Vilela.

Outro ponto de destaque, segundo Louise, foi a requalificação da unidade do Alto do Coqueiro, que passou por reforma estrutural, retirada de mofo e instalação de ar-condicionado. Já na Unidade Princesa Isabel (Santa Dulce dos Pobres), foi instalado um novo aparelho de ar com maior capacidade de climatização. Na unidade da Conquista, os atendimentos foram retomados após ajustes na refrigeração do ambiente.

O município também ampliou os serviços no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que passou de duas para seis salas em funcionamento, todas climatizadas e com infraestrutura adequada, afirmou Louise Tainá.

A coordenadora da Saúde Bucal ressaltou ainda que novas melhorias estão agendadas. “Algumas salas da região norte do município também retomarão [o atendimento regular], e vamos seguir trabalhando para entregar o melhor da saúde bucal para todos.”

Para analistas, sanção é chantagem e mira o Brics || Foto Joédson Alves/Agência Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos

A tarifa comercial de 50% anunciada pelos Estados Unidos (EUA) contra o Brasil, que deve ser aplicada a partir de 1º de agosto, funciona como sanção econômica com objetivo de chantagem política, visando atingir o Brics e proteger as empresas de tecnologia e redes sociais estadunidenses, as chamadas big techs, além de tentar interferir no processo político e judicial interno do país.

O professor de economia da Unicamp Pedro Rossi afirmou à Agência Brasil que não enxerga racionalidade econômica na decisão de Trump. Para ele, a medida tem motivações políticas.

“Do ponto de vista comercial, não tem uma finalidade clara. O Brasil não é tão relevante para a economia americana, apesar de ser relevante em alguns setores. São arroubos políticos e o uso de um instrumento comercial para outros propósitos. Para ameaçar e tentar chantagear um país”, avaliou.

Os dados do próprio governo dos Estados Unidos mostram que o superávit no comércio de bens com o Brasil cresceu 31,9% em 2024, chegando a um saldo positivo para Washington em US$ 7,4 bilhões.

O dado oficial dos EUA é, inclusive, muito superior ao registrado pelo governo brasileiro. O Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do Brasil calculou um superávit a favor dos EUA de US$ 284 milhões no ano passado. Diferentes metodologias na coleta de dados explicam os números divergentes.

BRICS

Ainda de acordo com Trump, as tarifas do Brasil “causaram esses déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos”. A afirmação contraria os dados do próprio governo americano, que mostram que o último déficit comercial dos Estados Unidos com o Brasil foi em 2007, há 17 anos.

Para o economista Pedro Rossi, esse tarifaço não responde a problemas da balança comercial.

“Ele olhou para o Brasil como um país que ele pode ameaçar sem muita consequência econômica para os Estados Unidos, como é o caso do México e Canadá. Isso foi uma reação muito espontânea e bruta à cúpula dos Brics e à forma como o Brasil está se movendo no cenário internacional”, explicou.

Durante a Cúpula do Rio de Janeiro, Trump voltou a ameaçar os países que se alinhem às políticas do bloco.

A professora de relações internacionais Camila Feix Vidal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destacou o timing da decisão após a cúpula do Brics.

“Enquanto a carta da Indonésia é justificada em termos desse suposto déficit comercial [Indonésia foi taxada em 32% por Trump], na do Brasil a justificativa mais plausível, que dá o tom da carta, é o aspecto político. Trata-se, portanto, de tentar interferir no nosso sistema jurídico”, comentou a especialista nas relações Estados Unidos e América Latina.

Na carta sobre as tarifas, Trump também saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado no Brasil. Aliados do político brasileiro tem solicitado apoio de Trump contra o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

RELAÇÕES COMERCIAIS

O professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luiz Carlos Delorme Prado destacou que o direito internacional não permite o uso de tarifas para fins políticos de forma unilateral.

“O que se trata aqui é de um comportamento abusivo de um governo estrangeiro para obter vantagens políticas usando meios ilegais para constranger um país soberano. Existe um procedimento para aplicação de tarifas, o que passa pela Organização Mundial do Comércio (OMC)”, destacou.

Prado lembrou, porém, que os sucessivos governos dos Estados Unidos vêm, desde Barack Obama (2008-2016), esvaziando o papel da OMC ao não indicar os juízes que deveriam arbitrar os conflitos comerciais.

Na carta enviada ao governo brasileiro, Trump justifica que a relação comercial com o Brasil é “injusta” por causa de “tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil” e que a tarifa de 50% é “muito menos” que o necessário para “termos igualdade de condições”.

Antes do primeiro tarifaço mundial de Trump, no início de abril, o governo dos Estados Unidos divulgou relatório criticando o modelo tarifário do Brasil em relação as importações, em especial, nos setores do etanol, filmes, bebidas alcoólicas, telecomunicações, máquinas e equipamentos.

O professor Prado explicou que essas tarifas foram construídas ao longo de negociações comerciais pós 2ª guerra mundial.

“O Brasil dá tratamentos diferenciados para determinados produtos. O fato de as tarifas não serem iguais é resultado de todo o processo de negociação do pós-guerra que vai criar a OMC. Não há razão para as tarifas serem exatamente iguais entre o Brasil e os EUA, inclusive, porque são países de graus de desenvolvimento diferentes”, comentou.

Já o economista Pedro Rossi diz que é comum ter déficit ou superávit nas relações comerciais e que o saldo comercial não significa que a relação é justa ou injusta.

“É normal que se tenha comércios de acordo com a especialização de cada país. Isso não significa justiça ou injustiça. O fato de o Brasil ter um déficit com os EUA não é uma injustiça, é um reflexo de uma estrutura produtiva, que tem complementariedade com a economia americana”, comentou o professor licenciado da Unicamp.

RESPOSTA DO BRASIL

Para os três analistas consultados pela Agência Brasil, o governo deve usar a Lei de Reciprocidade para responder ao governo estadunidense. Para Luiz Prado, da UFRJ, usar ameaças e retaliações para objetivos políticos ou comerciais é inaceitável.

“O Brasil não tem alternativa a não ser a responder com os instrumentos que ele tem disponível. É claro que o Brasil tem que estar sempre disposto a negociar. Há uma simetria de poder muito grande entre os EUA e o Brasil”, disse.

A professora Camila Vidal avalia que a estratégia de Trump é um “tiro no pé” e tem o poder de unir grupos políticos antagônicos no Brasil em defesa da soberania nacional.

“Quem sabe agora fique óbvio que não existe patriotismo batendo continência para a bandeira de outro país e que os interesses daquele país, por óbvio, não são os mesmos interesses que os nossos”, comentou.

Já o economista Pedro Rossi avalia que o episódio abre oportunidade de o Brasil diversificar suas parcerias, fortalecer relações com Europa, Ásia, África e Brics, além de fomentar a indústria nacional.

“O Brasil pode substituir uma parte dessas importações com produtos nacionais, inclusive gerando emprego e renda. Isso acelera o processo de integração com outros atores, com os próprios Brics e América do Sul. No fundo, é uma decisão que isola os Estados Unidos e joga o Brasil no colo de outros atores”, completou.