PRF faz a maior apreensão de haxixe no sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais rodoviários federais apreenderam, na tarde desta sexta-feira (30), na BR-101, em Itabuna, 79 quilos de haxixe. A droga era transportada em um Nissan Sentra, onde estava um casal de jovens. Os dois foram presos em flagrante e levados para o complexo policial do município do sul da Bahia. Os policiais encontraram a droga  escondida no porta-malas e no assoalho do veículo.

A droga era transportada nesse veículo || Foto Divulgação

Os suspeitos apresentaram mais de uma versão. Em uma delas relataram que saíram de carro de São Paulo para Belo Horizonte (MG), onde embarcaram em voo comercial para Natal. Na capital do Rio Grande do Norte foram orientados a pegar o carro que teria sido deixado carregado de drogas. Eles teriam se negado a contar para quem o carregamento de droga seria entregue.

Existem suspeitas de que o destino final do carregamento de haxixe seria a cidade do Rio de Janeiro. Para tentar não chamar atenção dos policiais rodoviários, o carro de passeio era dirigido pela mulher. O casal está detido em Itabuna à disposição da justiça. Já a droga será periciada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Emmerson José deixa programa que criou na Bahia FM || Foto redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Esta sexta-feira, 30 de maio, foi o último dia que os ouvintes interagiram com o comunicador Emmerson José no programa jornalístico Fala Bahia, que será retirado do ar a partir de julho, conforme comunicado divulgado pela Rede Bahia no final da tarde de hoje. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira.

O jornalista veterano, um dos mais ouvidos e respeitados em diferentes regiões do estado, não apresentará mais o programa a partir da próxima segunda-feira (2). Na Região Cacaueira, o programa, que vai ao ar no finalzinho de tarde e início de noite, é retransmitido pela Bahia FM Sul, que chegou a ter uma equipe de jornalismo em Itabuna.

A Rede Bahia informou que a decisão de romper o vínculo ocorreu em comum acordo com Emmerson José. Adiantou que o Fala Bahia, criado e apresentado por Emmerson desde 2007, sairá da grade a partir de julho. “A saída de Emmerson é uma decisão conjunta entre a Rede Bahia e o profissional”, informou, por meio de nota, o grupo de comunicação.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Emmerson José construiu uma longa trajetória na Rede Bahia, com atuações na Globo FM, TV Bahia e CBN Salvador. O comunicador participou da primeira Central de Eleições da Rede Bahia em 2022. No ano passado, ele mediou o primeiro debate realizado pela Bahia FM com candidatos à Prefeitura de Salvador.

Ainda, por meio de nota, a Rede Bahia agradeceu “a dedicação, o comprometimento e a relação respeitosa construída ao longo desta parceria de mais de duas décadas” e também desejou “sucesso em todos os novos desafios”.

MP-BA encerra amanhã (31) coleta de dados de despesas com festas juninas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Termina neste sábado (31) o prazo de adesão ao “Transparetômetro” do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que reúne dados das despesas dos municípios baianos com a promoção de festas juninas. O envio dos dados garante às prefeituras o Selo de Transparência 2025.

Até a última atualização oficial, 209 prefeituras tinham enviado as informações ao Painel da Transparência dos Festejos Juninos. Ao todo, já são 1.368 contratações de artistas para shows nos festejos deste ano, que somam gastos de R$ 232 milhões. No ano passado, 331 municípios apresentaram os números, que chegaram a R$ 406 milhões.

As informações devem ser enviadas por meio do sistema informatizado da instituição. Para acessá-lo, é necessário solicitar cadastro ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa por e-mail (caopam.festejos@mpba.mp.br).

Agro e serviços puxam crescimento econômico do país || Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

Com o crescimento de 1,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, a economia brasileira atingiu um novo patamar recorde. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB nacional bate níveis recordes consecutivos há 14 trimestres, ou seja, deste o quarto trimestre de 2021.

No primeiro trimestre deste ano, também atingiram patamares recordes os setores da agropecuária e dos serviços. Os serviços, aliás, vêm operando em níveis recordes há 15 trimestres. Sob a ótica da demanda, também chegaram a patamares recordes o consumo das famílias, consumo do governo e exportações.

Por outro lado, indústria e investimentos estão longe de seus patamares recordes, ambos atingidos em 2013. A formação bruta de capital investimentos está 6,7% abaixo do nível do segundo trimestre de 2013, enquanto a indústria está 4,7% abaixo do nível do terceiro trimestre daquele ano.

“A indústria é a única das grandes três atividades econômicas que ainda está no patamar abaixo do pico”, ressalta a pesquisadora do IBGE, Rebeca Palis.

Leia Mais

PM implanta ronda especializada na proteção de mulheres || Foto Nadson Carvalho/Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar deu início aos trabalhos da Ronda Maria da Penha em Ilhéus. O serviço é especializado na proteção de mulheres vítimas de violência e responsável pela fiscalização do cumprimento de medidas protetivas. É um dos elos da rede de políticas para a efetivação da Lei Nacional 11.340/2006, que também leva o nome da ativista e farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, de 80 anos, mártir e ícone da defesa dos direitos das mulheres no Brasil.

A solenidade de implantação do serviço foi promovida pela 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na quarta-feira (28), na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, localizada na Avenida Vereador Marcus Paiva, Cidade Nova. A titular da Pasta e prefeita em exercício Wanessa Gedeon (Novo) representou o município na cerimônia, que também contou com a presença de outras autoridades públicas e membros da sociedade civil.

“Nosso compromisso é mudar a realidade de Ilhéus para as mulheres. Implantar a Ronda Maria da Penha é garantir dignidade, acolhimento e resposta efetiva diante da violência. Estamos avançando rumo a uma cidade mais justa e humana”, afirmou Wanessa Gedeon.

DADOS RECENTES

Matéria recente do PIMENTA apresentou dados do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania sobre a violência contra mulheres no macro sul da Bahia. Feito pelo professor Osmundo Nogueira Gonzaga, do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Itabuna, o levantamento considerou os casos registrados em cidades, Itabuna (104), Eunápolis (70), Itamaraju (68), Valença (67), Teixeira de Freitas (59), Ilhéus (53) e Porto Seguro (52), totalizando 473 ocorrências no período (relembre).

Remoção de árvore exigiu bloqueio temporário da rodovia || Foto PRF
Tempo de leitura: < 1 minuto

A remoção de uma árvore que estava prestes a cair exigiu a interdição temporária da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, nesta quinta-feira (29). O trabalho mobilizou equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Corpo de Bombeiros.

Ao PIMENTA, a PRF detalhou que a árvore estava no quilômetro 22 da rodovia sentido Ilhéus, nas imediações do Sesi. O bloqueio da via começou às 9h20min e terminou às 10h. A empresa Mazza executou o serviço, que já estava programado.

Equipe do HRCC assistiu à palestra da enfermeira e professora Manuela Cardoso || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A enfermeira e professora Emanuela Cardoso, coordenadora do Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz, proferiu palestra sobre o tratamento adequado de feridas aos profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. A educadora abordou as melhores práticas para otimizar as intervenções nesse tipo de caso.

Para a enfermeira Adrielle Acássia, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital, a atividade formativa aprimorou o atendimento hospitalar. “Isso impacta diretamente os pacientes, que recebem um cuidado personalizado e adequado para o seu tratamento,  e demonstra o compromisso com a excelência na assistência hospitalar”, afirmou.

O diretor-geral do HRCC, Julio Musse, ressaltou os esforços para garantir formação contínua aos profissionais de saúde. “Valorizamos a educação continuada como ferramenta para aprimorar as práticas assistenciais e garantir a segurança do paciente”.

A palestra da última quarta-feira (28) foi promovida pela Comissão de Feridas e pelos núcleos de Segurança do Paciente e de Educação Permanente em Saúde do HRCC, que integra a rede hospitalar da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e é administrado pela Fundação Fabamed.

Convocados têm 30 dias para se apresentar ao setor de recursos humanos do município || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castrou (PSD) publicou nova lista de convocação de mais cinco aprovados no concurso de 2023 da Prefeitura de Itabuna. Os futuros servidores vão ocupar os cargos de analista administrativo, engenheiro civil e professor de Letras/Inglês. A relação está disponível na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial do Município.

Os convocados deverão comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, num prazo de 30 dias. O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, no Edifício Jequitibá Trade Center, 2º andar, na Avenida Aziz Maron, nº. 1067, bairro Jardim Vitória.

A décima primeira portaria de nomeação do concurso determina que a posse dos aprovados ocorrerá imediatamente após expedição do Atestado de Saúde Ocupacional. De acordo com a Prefeitura, 969 profissionais já foram nomeados por meio do concurso de 2023, que, além das vagas imediatas, formou cadastro reserva.

Atualizado às 11h22min para acréscimo de informação.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Unidade do SineBahia em Eunápolis funciona no SAC, na 5 de Novembro || Foto GStreetView
Tempo de leitura: 5 minutos

O SineBahia faz a intermediação de mais de 420 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (30) em municípios das regiões sul e extremo-sul. Há 218 vagas em Eunápolis, 71 em Itabuna, 64 em Ilhéus, 50 em Itamaraju e 20 em Porto Seguro.

São oportunidades em áreas como construção civil, comércio, indústria e serviços. Os interessados devem procurar o SineBahia até as 14 em Itamaraju e 16h nos demais municípios. Levar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O SineBahia em Itamaraju atende na Praça Castelo Branco, no Centro. A unidade de Itabuna fica no Shopping Jequitibá, Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro.

O SineBahia em Eunápolis fica na Rua 5 de Novembro, no Centro. Em Porto Seguro, a unidade está situada no Shopping Central Park, na Rua Assis Chateaubriand, no Centro, próximo à balsa para Arraial d´Ajuda. Abaixo, confira as vagas anunciadas para cada um dos municípios.

Leia Mais

União repassa R$ 5,7 bilhões para os municípios brasileiros || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: < 1 minuto

A União transferiu hoje (30) a terceira e última parcela de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no valor de R$ 5,7 bilhões. A quantia é cerca de 21% maior do que a repassada no mesmo decêndio de 2024, que foi de R$ 4,7 bilhões. Os dois maiores municípios do sul da Bahia, Ilhéus e Itabuna, receberam R$ 5.263.594, cada.

Depois vêm Canavieiras, com R$ 1.374.000, e Camacan, com R$ 1.332.000. Itacaré teve direito a R$ 1.203.000. Uruçuca, Una, Itajuípe, Ibicaraí e Coaraci levaram fatia do mesmo tamanho, de R$ 1.031.000. Já Buerarema faturou R$ 1.008.000. Itapé e Floresta Azul ganharam R$ 687 mil; e Itaju do Colônia e São José da Vitória, R$ 515 mil.

O Fundo de Participação dos Municípios é composto por dois tributos, o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O valor repassado a cada município depende do tamanho de sua população e da renda média per capita do estado do qual ele faz parte.

Rodada de negócios do Top Operadoras em 2024 || Foto Setur Itacaré/Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Do PIMENTA

A partir da próxima segunda-feira (2), as operadoras que mais comercializaram o destino Itacaré em 2024 se encontrarão no paraíso sul-baiano para uma semana de atividades intensas e programação voltada à geração de negócios e ao fortalecimento de parcerias estratégicas. Será a quarta edição do Top Operadoras Turísticas.

Um dos momentos mais aguardados da programação é a Rodada de Negócios, que promove o encontro direto entre meios de hospedagem, agências, receptivos e operadoras convidadas. A dinâmica das reuniões permite que os participantes apresentem seus produtos, negociem condições comerciais e fortaleçam a rede de contatos.

A Rodada de Negócios é definida como uma vitrine direta do que Itacaré tem a oferecer, momento em que o trade local mostra seu potencial competitivo e cria conexões valiosas com quem realmente comercializa o destino, segundo o organização.

Secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu Souza explica que estas rodadas de negócios possuem tempo determinado. As reuniões podem seguir o formato rotativo, no qual os operadores permanecem fixos e os empreendedores locais circulam entre as mesas — ou vice-versa, dependendo da quantidade de participantes.

O evento da Prefeitura local, por meio da Secretaria de Turismo de Itacaré, conta com apoio do Governo da Bahia e parcerias institucionais com SPHA, Ertour, Sebrae, Ministério do Turismo (MTur), Comtur e Omnibees, além do trade turístico local.

ESTRATÉGICA E IMERSIVA

Durante os cinco dias de evento, os convidados participarão de uma programação imersiva com visitas técnicas, experiências em atrativos turísticos, encontros institucionais e ações de relacionamento. O objetivo é proporcionar aos operadores um conhecimento mais profundo sobre o destino e seus diferenciais, gerando novas oportunidades de negócios.

As visitas técnicas serão aos empreendimentos que participarem da rodada de negócios. O deslocamento será acordado diretamente entre os operadores e os estabelecimentos visitados, respeitando a disponibilidade e o interesse de ambas as partes.

Agentes das operadoras em imersão no destino sul-baiano || Foto Setur Itacaré/Divulgação

DIA DE PREMIAÇÃO – E CELEBRAÇÃO

As operadoras que mais venderam o destino Itacaré em 2024 serão premiadas no dia 5 de junho. A celebração reconhece o esforço e o papel estratégico dessas empresas na divulgação e comercialização do destino, incentivando a continuidade das parcerias e o aumento da competitividade local.

Prefeito de Itacaré, Edson Arante Santos, Nego de Saronga (PT), fala da projeção nacional do município e do peso do Top Operadoras. “O evento é oportunidade de ampliar a grande visibilidade de Itacaré nos cenários nacional e internacional e atrair ainda mais turistas para o nosso destino, que é completo e está pronto para bem recebê-los. Vamos celebrar resultados e premiar operadoras que ajudaram no trabalho de projeção do destino por todo o país e fora do Brasil”, afirma Saronga.

Marcos Japu durante reunião preparatória do Top Operadoras 2025 || Foto Setur Itacaré

DESTINO ENTRE OS MAIS DESEJADOS

Com foco no fortalecimento institucional e comercial de Itacaré no mercado nacional, o Top Operadoras vem se consolidando como uma importante vitrine para o destino. A iniciativa tem contribuído para ampliar a presença de Itacaré em campanhas promocionais, plataformas digitais de alto alcance e ações direcionadas ao consumidor final, posicionando o município entre os destinos mais desejados do país.

O evento foi antecedido de reunião preparatória, na última semana, reunindo agentes públicos e a iniciativa privada. A dinâmica do Top Operadoras foi explicada ao trade pelos secretários de Turismo, Marcos Japu; e de Meio Ambiente, Marcos Luedy; além da secretária Adjunta de Turismo, Patrícia Veras.

Moradores de Ilhéus vão receber alerta de risco da Defesa Civil Nacional || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O sistema Defesa Civil Alerta, que emite avisos sonoros e mensagens diretamente nos celulares de quem está em áreas de risco, será ampliado para a região Nordeste. Na Bahia, serão contemplados Ilhéus, Santa Cruz Cabrália, Vitória da Conquista e Salvador. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel.

No próximo dia 14 de junho, além de Ilhéus, Santa Cruz Cabrália, Vitória da Conquista e Salvador, outras 33 cidades  do Nordeste receberão o primeiro alerta de demonstração. O serviço chegará a todas as capitais dos estados nordestinos. O objetivo é testar e familiarizar a população com a tecnologia, que já está em operação nos estados do Sul e Sudeste do país.

O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens com som de sirene e aviso em tela cheia para aparelhos conectados às redes 4G ou 5G — sem necessidade de cadastro prévio. O conteúdo do alerta é elaborado pelas defesas civis estaduais, com orientações específicas para situações de risco, como chuvas intensas, inundações e deslizamentos.

“Comunicar salvando vidas é um trabalho que traz muita satisfação. O Ministério das Comunicações seguirá apoiando a nacionalização do sistema”, destacou Thyago Braun, coordenador-geral de Estudos e Conectividade do MCom.

Desde que foi implantado, o sistema já enviou 376 alertas, sendo 57 classificados como extremos, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão é que o serviço esteja disponível em todo o Brasil até o fim de 2025.

Veja as cidades contempladas no Nordeste

Leia Mais

Exames dão negativos para gripe aviária no sul da Bahia || Foto Adab
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os casos que estavam sob investigação para síndrome respiratória e nervosa em aves, provenientes dos municípios de Ilhéus e Aurelino Leal, apresentaram resultado negativo para Influenza Aviária e Doença de Newcastle, segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab). As amostras, coletadas pela Adab, foram analisadas pelo laboratório LFDA/Mapa, e o resultado divulgado na manhã desta quinta-feira (29), classificando-as como suspeita descartada.

Mesmo com os casos negativos, a Adab informou manter as ações de vigilância. “A prioridade, nesse momento, é o atendimento à Síndrome Respiratória e Nervosa (SRN) em aves, reforçando a informação quanto à importância das medidas de biossegurança na produção avícola e os cuidados em evitar contato direto com aves doentes, mortas e seus dejetos”.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora de vigilância epidemiológica da Adab, Camile Andrade, são indicativos da doença sinais respiratórios e neurológicos, dificuldade respiratória, tosse, torcicolo, diarreia, uma alta mortalidade ou até mesmo uma queda abrupta na produção de ovos. “Nesses casos, a orientação é que não haja o manejo das aves e seja feito o contato imediato com a Adab”, alerta.

CANAIS PARA COMUNICAÇÃO DE CASOS SUSPEITOS

Para notificações, a Adab disponibiliza canais de atendimento como o site (no ícone de Notificação de Doenças e Pragas, na aba “Informações ao Produtor”), o telefone (71) 3194-2098/2099 ou presencialmente em um dos 383 escritórios espalhados pela Bahia.

Também é indicado que, caso encontre aves silvestres residentes e migratórias com sintomas respiratórios e nervosos, ligue para o disque fauna do Inema, pelo telefone (71) 99661-3998 e caso algum humano tenha contato com aves com sintomatologia característica, entre em contato com a DIVEP, por meio do e-mail influenza@saude.ba.gov.br.

Há vagas em cursos técnicos em todas as regiões da Bahia || Foto Pedro Moraes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Educação da Bahia abriu, nesta quinta-feira (29), as inscrições para 18.550 vagas em 41 cursos técnicos gratuitos de nível médio em todas as regiões do estado. Os interessados em aproveitar a oportunidade de fazer uma formação profissional podem se inscrever até o dia 17 de junho, no Portal da Educação. Veja o link no final do texto.

Os cursos são ofertados em 238 escolas de 171 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. A seleção é realizada por meio de sorteio eletrônico, que ocorrerá no dia 18 de junho, quando também haverá a divulgação do resultado.

As vagas serão destinadas, prioritariamente, aos estudantes que finalizaram o Ensino Médio na rede pública ou em escolas privadas como bolsistas integrais. A matrícula será nos dias 14 e 15 de julho, na unidade escolar para a qual o candidato foi selecionado. Para garantir a vaga, é necessário apresentar documentos como histórico escolar, RG, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada.

Os cursos ofertados são das áreas de Administração, Serviços Jurídicos, Finanças, Recursos Humanos, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Manutenção e Suporte em Informática, Logística, Desenvolvimento de Sistemas e Enfermagem, entre outras.

O início das aulas será no dia 23 de julho. Dúvidas sobre o processo de inscrição e matrícula devem ser encaminhadas para o e-mail sorteioeletronico.suprot@enova.educacao.ba.gov.br. Acesse a aqui o portal da Educação.

Titular da Setur-BA, Maurício Bacelar participa de reunião em Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, participa de reunião com representantes do trade sul-baiano, nesta sexta-feira (30), às 10h, no Hotel Jardim Atlântico, em Ilhéus. Ao PIMENTA, o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Alcides Kruschewsky, antecipou temas na pauta do encontro, a exemplo das limitações de operação do Aeroporto Jorge Amado.

“Hoje, por exemplo, o avião não pousou. A gente não pode continuar convivendo com isso. É claro que não diz respeito ao trabalho do secretário, mas a gente precisa de intermediadores”, ponderou Alcides, referindo-se à demanda regional pela retomada das operações de aproximação e pouso por instrumentos no Jorge Amado (leia mais aqui).

O presidente da Atil também manifestou preocupação com os impactos da interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no extremo-sul da Bahia, por onde passa grande parte do fluxo terrestre de turistas do Sudeste que visitam as costas do Descobrimento e do Cacau. “Junta a interdição da BR-101 com o problema do nosso aeroporto, que você não sabe quando pousa, e com os preços altíssimos das passagens [aéreas], a gente passa a ter um gargalo crucial para resolver”.

O Governo Federal anunciou que a ponte sobre o Rio Jequitinhonha será demolida e substituída por outra, que deverá ser entregue em até 12 meses.

ORLA SUL

Alcides Kruschewsky também conta com a intermediação do secretário Maurício Bacelar para levar ao Governo do Estado a reinvindicação do trade pela retomada da segunda etapa da duplicação da BA-001 na orla sul de Ilhéus, que está parada há dez meses (relembre). “Afeta diretamente o turismo. A Praia do Sul é o nosso principal atrativo, o principal ponto de frequência da grande maioria dos turistas que recebemos. E nós já estamos há dois verões com aquela região nessas condições de obra inacabada”.

FESTA DO TURISMO

Outro assunto na pauta, conforme o presidente da Atil, é a criação de uma festa do turismo do sul da Bahia. “Queremos escolher uma data e vamos fazer um evento de congraçamento do setor turístico da região, com um fórum de discussão. E esse dia será encerrado com uma cerimônia festiva, em que pretendemos entregar um troféu aos grandes colabores e investidores do setor turístico”.