Tempo fechado impediu aproximação de aviões para o pouso || Foto Infraero
Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas aeronaves que partiram do Sudeste com destino a Ilhéus não tiveram condições de pousar no Aeroporto Jorge Amado devido ao mau tempo desta quinta-feira (29), que fechou o céu e diminuiu a visibilidade para aproximação e pouso.

Ambas foram obrigadas a desviar a rota para o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, a cerca de 300 quilômetros do destino original. O voo 4332, da Azul, teve origem em Belo Horizonte. Já o 3254, da Latam, saiu de Guarulhos.

O Aeroporto Jorge Amado não opera com aproximação e pouso por instrumentos. A retomada do uso dessa tecnologia no terminal é uma demanda de profissionais do setor e de segmentos econômicos do sul da Bahia, a exemplo do turismo. Neste ano, a Associação Comercial e Industrial de Ilhéus promoveu o Fórum sobre o Retorno das Operações de Aproximação e Pouso por Instrumentos no Aeroporto Jorge Amado.

Além da retomada do uso da tecnologia que facilita os pousos em condições meteorológicas adversas, o Fórum propôs a atualização da carta de voo do aeroporto, documento que estabelece critérios técnicos para a segurança da operação no terminal.

Pau Brasil recebe recursos para ações de resposta a efeitos das chuvas || Foto Política News
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional liberou R$ 729.000 para o município de Pau Brasil, afetado por chuvas torrenciais no final do mês passado. A chuva inundou imóveis e deixou famílias desalojadas e desabrigadas. A infraestrutura da rede pública de eletricidade também foi prejudicada. O dinheiro deverá ser utilizado nas ações de resposta aos efeitos do temporal.

Devido à natureza emergencial do socorro financeiro, o município tem prazo de 180 dias para executar os recursos. Após o fim desse prazo, terá mais 30 dias para fazer a prestação de contas final ao Ministério, detalhando como gastou o dinheiro, conforme a Portaria nº 1.640/2025, publicada na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial da União.

A Defesa Civil Nacional autorizou, ao todo, o repasse de R$ 6 milhões para ações de resposta e recuperação em 11 municípios. Além do município baiano, foram beneficiadas cidades do Rio Grande do Sul, Maranhão, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Santa Catarina.

Programa já entregou mais de mil escrituras de imóveis, informa Prefeitura || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Grupo Escolar João Alves Araújo, na Nova Califórnia, em Itabuna, recebe, neste sábado (31), às 9h, audiência pública sobre o ‘Meu Lugar’, versão municipal do Programa de Regulação Fundiária Urbana (Reurb). No município, ele é tocado pela Secretaria de Planejamento (Seplan) e já beneficiou mais de mil cidadãos, que tiveram acesso gratuito às escrituras dos imóveis com registro no Cartório de Registro Imobiliário.

Titular da Seplan, o vice-prefeito Júnior Brandão (PV) afirma que o objetivo da audiência pública é prestar informações aos moradores do bairro sobre o Programa Meu Lugar. Serão apresentados resultados de pesquisas da equipe técnica da Secretaria.

ETAPAS

Na Nova Califórnia, as etapas da regularização fundiária incluíram levantamento e análise das áreas (etapa concluída); definição dos critérios de regularização; e planejamento e execução das ações de regularização. Esta será a segunda vez que a população do bairro vai se reunir com a equipe técnica, que tem novas informações a apresentar.

A presidente da Comissão de Regulação Fundiária de Itabuna, arquiteta e urbanista Leila Lessa, ressaltou que o Reurb, além de entregar a escrituração do terreno, atua na urbanização e na melhoria dos imóveis.

Também citou a cooperação com o Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça da Bahia, que é parceiro no Projeto Solo Seguro Favela, e antecipou que a Seplan fez estudos técnicos com preparação de mapas de quadras, lotes, confrontantes e memoriais, delimitação de áreas de risco e de realocação das famílias. Tudo será apresentado aos moradores na audiência deste sábado (31).

MEIs têm até sábado (31) para entregar Declaração Anual obrigatória || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna é o sexto município baiano em número de microempreendedores individuais, com 15.621 CNPJs desse tipo. A vizinha Ilhéus, que tem 13.599 MEIs, ocupa a oitava posição. A sétima é de Porto Seguro, com 14.142. São mais de 810 mil em todo o estado.

O ranking estadual tem Salvador no topo (252.923), seguido de longe por Feira de Santana (48.355), Vitória da Conquista (30.092), Camaçari (22.663) e Lauro de Freitas (22.284). O top 10 termina com Teixeira de Freitas (12.135) e Juazeiro (11.189).

Top 10 em nº de MEIs na Bahia || Fonte Sebrae

Dessa lista, apenas Teixeira de Freitas e Porto Seguro, no extremo-sul baiano, não estão entre as dez cidades mais populosas do estado.

PRAZO DE DECLARAÇÃO TERMINA NESTE SÁBADO (31)

Termina neste sábado (31) o prazo de entrega da Declaração Anual (DASN-Simei) dos mais de 15 milhões microempreendedores individuais do país. Os MEIs que perderem o prazo estão sujeitos a multa de, no mínimo, R$ 50 ou de 2% do total de faturamento por mês atrasado, limitado a 20% da receita anual.

Além da multa, os MEIs que não apresentarem o documento no prazo estão sujeitos a outras penalidades, que podem chegar até o cancelamento do CNPJ.

O preenchimento exige apenas informações como o faturamento anual e dados sobre a contratação de empregados. O documento tem o objetivo de prestar contas à Receita Federal de que a empresa opera sob as regras e limites de faturamento, que é de R$ 81 mil por ano. Mesmo quem não teve movimentação financeira em 2024 deve preencher a declaração.

PASSO A PASSO

Para apoiar os MEIs, o Sebrae preparou um vídeo com dicas de como calcular e preencher a DASN-MEI pelo celular. Assista.


É também possível acessar uma página do Sebrae que trata exclusivamente sobre como preencher a declaração.

Atlântico, que já opera em Itabuna, vence dispensa de licitação em Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Atlântico Transportes foi contratada pela Prefeitura de Ilhéus para assumir as linhas da Viação São Miguel no transporte coletivo municipal. A empresa foi a escolhida na dispensa de licitação que teve resultado homologado nesta quarta-feira (28). O extrato do contrato está publicado no Diário Oficial do Município.

A empresa vai operar o sistema de transporte público de passageiros em Ilhéus junto com a ViaMetro, do Grupo Brasileiro. O contrato emergencial decorre de decisão do prefeito Valderico Reis (UB) de não renovar contrato de concessão da São Miguel, acusada de oferecer serviço precário no município sul-baiano.

A Atlântico já opera serviço de transporte público de passageiros em grandes municípios baianos. Dentre eles, Itabuna, onde a empresa assumiu contrato emergencial há cerca de 4 anos e, em maio de 2023, venceu a licitação para operar todas as linhas da cidade vizinha. A concessão em Itabuna é válida por 20 anos.

Alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSB e associados da Aacrri durante palestra
Tempo de leitura: 2 minutos

Alunos do 5º semestre do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) promoveram palestra com integrantes da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (Aacrri).

A atividade serviu para que os universitários pudessem conhecer detalhes do projeto da Associação e as experiências de vida de alguns dos agentes ambientais que, antes da criação da Aacrri, subsistiam do que tiravam do antigo Lixão do município, na Volta da Cobra.

Os alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental montaram e apresentaram projeção com a história da Associação, desde o antigo lixão até a implantação da coleta seletiva e da Central de Triagem.

A recuperação da história dos agentes ambientais emocionou palestrantes e público. E levou às lágrimas a presidente da AACRRI, no último dia 21.

– Ao rever essas imagens passou um filme em minha cabeça. Vivi no lixão junto com meu irmão, ajudando a minha mãe, dos 13 aos 28 anos. Deixamos o lixão para trabalhar na associação – disse Carissa Araújo.

Ela lembrou do início do processo que extinguiu o Lixão, quando a Prefeitura de Itabuna contratou o aterro sanitário certificado da CVR Costa do Cacau, novo destino dos resíduos sólidos produzidos em Itabuna.

– Com o fim do lixão, as cerca de 160 pessoas que trabalhavam em situação degradante, os que hoje são conhecidos como invisíveis, receberam assistência do município e da CVR, como distribuição de cestas básicas e pagamentos do auxílio aluguel e o Bolsa Renda. Além disso, o mais importante, os cursos de capacitação que possibilitaram nos preparar e com o apoio da Defensoria Pública, implanta a nossa associação – recordou.

GALPÃO PRÓPRIO É DESAFIO

Ainda segundo Carissa Araújo, hoje o desafio é conseguir um galpão próprio e com maior dimensão maior que o atual. “O galpão que atualmente abriga nossa Central de Triagem está pequeno, estamos empenhados em conseguir um espaço maior que seja da própria associação. Os desafios são grandes, mas a força de vontade de vencer, são maiores”, assegurou a presidente da Aacrri.

O evento foi promovido pelas alunas Catarina Campos, Maria Martha Rodrigues, Indira Santana, Milena Santana e Sarah Silva como atividade da disciplina Oficina de Projetos e Intervenção nas Comunidades e Cidades, ministrada pelo professor Anderson Magalhães. Acompanharam a presidente da Aacrri, a secretária da Associação, Luísa Nascimento, e a assistente social da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), Andréia Pires.

EMPREGOS HOJE - Vagas disponíveis em unidades do SineBahia como a de Ilhéus (foto), na Rua Eustáquio Bastos, Centro
Tempo de leitura: 7 minutos

 

O penúltimo dia útil de maio reserva mais de 450 vagas de emprego em quatro dos principais municípios das regiões sul e extremo-sul com intermediação do SineBahia. Hoje (29), há oportunidades de emprego para todos os níveis de escolaridade, do fundamental ao técnico e superior.

Eunápolis lidera a oferta de vagas hoje, com 218 oportunidades, seguido por Teixeira de Freitas, com 95. Itabuna tem 71 vagas anunciadas e Ilhéus traz outras 68.

Os candidatos precisam comparecer à unidade do SineBahia em um destes municípios para se cadastrar. Não esquecer de levar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento vai até as 16h.

ONDE FICA O SINEBAHIA

O SineBahia em Teixeira de Freitas funciona no Shopping Pátio Mix, na Villa Verde. Já a unidade de Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon.

Quem reside em Eunápolis deve procurar o SineBahia na Rua 5 de Novembro, no Centro. A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. Abaixo, confira todas as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais

Morre vice-prefeito prefeito de Gandu || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os moradores de Gandu perderam, nesta quarta-feira (28), o médico e vice-prefeito do município do sul da Bahia. A causa da morte de Marcos Araújo Filho, de 86 anos, não foi divulgada. Ele estava há anos na política.

Nascido em 27 de julho de 1938, em Jitaúna, no Médio Rio de Contas, Doutor Marcos, como era mais conhecido, morava em Gandu há 55 anos, onde atuou como médico e exerceu diversos cargos públicos. Foi vereador no final da década de 80, depois secretário municipal de Saúde. Exerceu ainda o cargo de vice-prefeito no período de 2001 a 2008.

A Prefeitura de Gandu divulgou nota de pesar e decretou luto no município. “Diante desta perda irreparável para o município, a Prefeitura de Gandu decreta luto oficial de 3 dias e se solidariza com a família, parentes e amigos enlutados. Rogamos a Deus misericórdia, e que conforte o coração de todos”. Não foram divulgados detalhes sobre velório e sepultamento do político.

Prazo para quitar IPVA com desconto termina nesta quinta-feira (28) || Foto Shutterstock
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prazo para os donos de veículos com placas de final 6 quitarem a cota única do IPVA com desconto de 8% termina nesta quinta-feira (29). O pagamento do tributo pode ser feito via Pix, acessando o portal www.ba.gov.br. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Existe ainda a opção de quitar o IPVA em cinco vezes. Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito na mesma data do vencimento do desconto de 8%, isto é, esta quinta-feira para placa final 6. Caso o contribuinte prefira quitar o imposto em cota única, sem desconto, o prazo para a placa 6 é até 30 de setembro.

Os donos de veículos com placas de finais 3 e 4 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 28 e 29 de maio, respectivamente. Por fim, vence neste mês a terceira cota para os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2, também respectivamente nos dias 28 e 29 de maio.

LICENCIAMENTO COMPLETO

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento, pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, também no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

GCM vai reforçar segurança nas escolas e entorno || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itabuna deu início à Ronda Escolar Ostensiva, que tem o objetivo de reforçar a segurança nas escolas municipais e entorno. Efetivada nesta semana, a iniciativa passou por uma fase de teste nos últimos meses.

Conforme o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, serão duas viaturas em serviço para atender às unidades escolares das margens esquerda e direita do Rio Cachoeira. A Guarda atuará em parceria com professores, pais de alunos e diretores para garantir tranquilidade ao funcionamento das escolas, acrescentou o gestor.

Além da Ronda Escolar, a Guarda Municipal vai promover ações educativas, como palestras e oficinas sobre bullying, violência e drogas. A ideia é envolver toda a comunidade escolar, afirma o comandante da GCM, Inácio Pereira.

“Para isso, o papel da ronda é fazer patrulhas e projetos voltados para preparar a comunidade escolar para lidar com questões de segurança e conservação das escolas”, disse o comandante. Segundo ele, a Ronda atuará todos os dias, inclusive aos finais de semana.

Maurício Duarte faleceu ontem (27), em Porto Velho
Tempo de leitura: < 1 minuto

O futebol e o jornalismo esportivo perderam Maurício Duarte. O comentarista e ex-jogador do Botafogo (RJ) e do Itabuna Esporte Clube foi vítima de complicações de saúde provocadas pelo diabetes e faleceu nesta terça-feira (27), em Porto Velho, sua terra Natal, aos 72 anos. Ele residia em Itabuna e viajou à capital de Rondônia para rever familiares.

O jornalista e publicitário Artaban Éden Pires recuperou, em obituário, parte da trajetória de Maurício Duarte, que também defendeu as cores de clubes como Vila Nova (GO), Olaria (RJ) e Remo (PA). Encerrou a carreira em Itabuna, jogando pelo time que leva o nome da cidade, onde se radicou e constituiu família.

“Quando atleta, com aquela estatura privilegiada, tinha fama de viril sem ser desleal. Era um zagueiro que endurecia sem perder a ternura. E assim ele ganhou o respeito por onde passou”, recordou Artaban.

Após deixar os gramados, Maurição, como era chamado carinhosamente, atuou como comentarista esportivo em várias equipes do rádio grapiúna. Também foi treinador no Intermunicipal, à frente das seleções de Itajuípe, Itabuna e Buerarema.

RECONHECIMENTO

A diretoria da AABB de Itabuna, em nome do presidente Sérgio Azevedo, lamentou a morte de Maurício Duarte e lembrou que ele dirigiu o time de futebol do clube itabunense em competição promovida pela Federação Nacional de AABBs. O dirigente prestou solidariedade à família do ex-atleta.

Para o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a morte de Maurício deixa lacuna no jornalismo esportivo e no futebol nacional. “Que Deus conforte seus familiares e receba sua alma com alegria”, concluiu o gestor em nota. O último adeus a Maurício foi dado em Porto Velho, local do sepultamento.

Dupla foi presa com veículos com restrição de furto/roubo || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar capturou dois criminosos que tentavam fugir de Ilhéus com duas motos roubadas. De acordo com a PM, as prisões foram efetuadas após denúncia de que uma moto havia sido furtada na Avenida Ubaitaba.

Acionadas na madrugada de ontem (27), duas guarnições da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) agiram rápido em diligência para localizar o veículo, que foi interceptado na BR-415, próximo ao bairro Salobrinho. O piloto foi preso em flagrante.

Os policiais também interceptaram um segundo motociclista, que acompanhava o homem preso em flagrante. Ao verificar a placa da segunda moto, constataram que o veículo também estava com restrição de furto/roubo.

Os veículos e os indivíduos foram apresentados à Polícia Civil, na sede da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Yagê Araújo é dos principais nomes do surf itacareense || Foto Fabriciano Júnior/Survive Photos
Tempo de leitura: 2 minutos

A Praia da Tiririca, em Itacaré, voltará a ser cenário de manobras radicais e reunião de grandes nomes do surf nacional durante a disputa da Taça Brasil, de 16 a 22 de junho. A Taça Brasil garante pontuação no acesso à elite do surf brasileiro.

A etapa, segundo a organização, é considerada decisiva, pois assegura 10 mil pontos no ranking nacional e é uma das portas de entrada para a divisão de elite do surf brasileiro, o Dream Tour. Em jogo, também, R$ 250 mil em premiação, distribuída de forma igualitária entre as categorias profissional masculino e feminino.

A expectativa para o evento é a atração dos principais atletas da nova geração, em busca de destaque e projeção nacional. Para Itacaré, além de ser uma vitrine para os talentos locais, o festival reforça o potencial do município como destino de grandes eventos esportivos, contribuindo com o fomento ao turismo e à economia local.

Ondas de Itacaré são convite para a prática de surf || Foto Tarek Roveran/Itacaré Drone

ATRAÇÃO DE GRANDE PÚBLICO

A expectativa é de grande público nas areias da Tiririca, celebração da cultura surf e diversas atividades paralelas que movimentarão a cidade ao longo da semana. Um verdadeiro festival que une esporte, natureza e o estilo de vida itacareense.

Promovida pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), em parceria com a Federação Baiana de Surf e a Associação Itacareense de Surf, a competição conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré e do Governo do Estado da Bahia, e promete movimentar o município com atletas, torcedores e turistas.

Convênio assegura reforma de centro de abastecimento em Itajuípe || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia vai investir R$ 3.169.651,40 na reforma e requalificação do Centro de Abastecimento Edson Hage, em Itajuípe, no sul da Bahia. A obra é objeto do Convênio 026/2025.

Nele, o estado é representado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional (SDR). A outra parte do Convênio é o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul, do qual o município de Itajuípe faz parte.

A iniciativa integra o Programa I.P.A Produção-Infraestrutura. O Convênio foi assinado ontem (27) e publicado hoje (28), no Diário Oficial do Estado. O prazo de execução dos serviços é de 365 dias.

Prefeitura também abriu inscrições para ambulantes || Foto Nadson Carvalho/Sucom
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Turismo de Ilhéus publicou o Edital de Credenciamento 01/2025, que oferta cota única de patrocínio para o evento Meu São João Amado 2025, a ser promovido de 5 de junho a 6 de julho. É permitida a participação, isolada ou em conjunto, de até 12 pessoas físicas e/ou jurídicas, com a indicação da empresa responsável pela celebração do termo de patrocínio e permissão de uso.

Os patrocinadores deverão bancar os 12 itens previstos no Edital, a exemplo de cenografias, bandeirolas, decoração de postes, praça cenográfica, decoração de praças e de barracas. A Prefeitura estima o custo dos 12 itens em R$ 1.100.000 e ressalva que o valor é apenas informativo. Não serão aceitas propostas que não contemplem as obrigações em sua totalidade.

Além de assegurar a execução de todas as obrigações, o proponente terá a opção de ofertar patrocínio em dinheiro. A oferta servirá como critério de seleção. Por exemplo, se determinada proposta se restringir apenas à estrutura mínima exigida, sem nenhum valor adicional em dinheiro, e um segundo proponente garantir a estrutura e ofertar apoio financeiro, a segunda proposta será vencedora.

CONTRAPARTIDAS

O proponente vencedor terá contrapartidas, como exclusividade na escolha da marca patrocinadora oficial de cervejaria; exclusividade na exploração comercial de bebidas e comidas com instalação de até quatro bares temáticos; exploração comercial de um camarote exclusivo de até 750 metros quadrados; e publicidade de até dez marcas que vão compor os patrocinadores oficiais do evento.

Interessados devem enviar suas propostas por e-mail (licitacao@ilheus.ba.gov.br) até as 10h do dia 4 de junho. Veja mais informações no Edital.

CREDENCIAMENTO DE AMBULANTES

Começou na segunda-feira (26) e termina hoje (28), às 16h, o prazo para o credenciamento de ambulantes interessados em trabalhar no Meu São João Amado. São 170 vagas. A inscrição deve ser feita na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, localizada na Rua Santos Dumont, no Prédio Anexo de Secretarias, Centro. Mais informações podem ser conferidas no edital.