Área é avaliada em mais de R$ 60 milhões || Foto Clodoaldo Ribeiro
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) determinou que a 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus reabra a Ação Civil Pública que pede a anulação da Lei Municipal 4.243/2023. Essa lei autorizou a Prefeitura de Ilhéus a vender três patrimônios do município, entre eles, o valioso terreno do antigo Parque de Exposições, no litoral sul da cidade (relembre).

A decisão unânime da 1ª Câmara Cível do TJ-BA, proferida nesta segunda-feira (26), acatou recurso da parte autora da Ação Civil Pública, que reúne os institutos Nossa Ilhéus, Floresta Viva, de Estudos Socioambientais da Bahia e o Grupo Amigos da Praia, todos do Coletivo Preserva Ilhéus. Na apelação, as advogadas Jurema Cintra e Marta Serafim convenceram os desembargadores de que a 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus errou ao extinguir a Ação sem julgamento, em julho de 2024.

Para extinguir o processo, o juízo de primeira instância argumentou que o propósito da ação seria contestar a constitucionalidade da lei municipal e que, portanto, a via correta seria o Supremo Tribunal Federal. No entanto, conforme a tese vencedora no julgamento de hoje, a Ação deve ser julgada em seu mérito pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus.

“A gente só queria que o juiz declarasse que essa desafetação para venda não foi fundamentada, não houve motivação [legal] para o ato administrativo, não foi comprovado que as áreas são inservíveis, o [Executivo] não demonstrou interesse público na venda, não houve avaliação prévia dos imóveis. Portanto, estava ferindo uma série de leis, dentre elas, a Lei Orgânica do Município. Então, essa lei tem que ser anulada pelo Poder Judiciário”, declarou ao PIMENTA a advogada Marta Serafim.

A POSIÇÃO DO GOVERNO VALDERICO

No julgamento do recurso, o desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Brito fez críticas a gestores que agem para vender áreas públicas à iniciativa privada e, ainda em tom crítico, citou o exemplo de Salvador. Na capital baiana, o prefeito Bruno Reis (UB) enfrenta resistência de grupos contrários à privatização de espaços públicos, especialmente áreas verdes.

A declaração do desembargador ganhou uma segunda camada política, porque o advogado Michel Reis, irmão do prefeito de Salvador, representa o município de Ilhéus no processo e assinou as contrarrazões da Prefeitura à apelação dos institutos. Ou seja, derrotado no julgamento desta segunda-feira (26), o governo do prefeito Valderico Junior (UB) encampou a iniciativa de seu antecessor, o ex-prefeito Marão, defendendo a validade da lei que autoriza a venda do patrimônio municipal.

O mercado imobiliário estima que a área do Parque de Exposições de Ilhéus vale mais de R$ 60 milhões (relembre). Pesquisa de opinião apontou que quase 70% dos ilheenses são contra a venda do espaço público (veja aqui). A lei municipal questionada na Justiça também abrange outros dois imóveis do município (confira aqui).

Pista foi bloqueada na altura do Mix Matheus || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores da Comunidade Vila da Paz, no Parque Verde, em Itabuna, bloquearam a BR-415, na manhã desta segunda-feira (26), em protesto contra a falta de água. A interdição da rodovia, próximo ao atacadão Mix Mateus, durou cerca de duas horas. Usuários se queixavam de estar há quase uma semana sem abastecimento.

A pista foi liberada após a Empresa Municipal de Águas e Saneamento enviar equipe ao local. Ao PIMENTA, a Emasa afirmou que o problema foi causado pela obstrução da rede de abastecimento, devido às obras da construção de nova ponte sobre o Rio Cachoeira. A tubulação já foi desobstruída e o abastecimento, restabelecido, segundo a Empresa Municipal.

Saiba como concorrer a uma vaga de estágio no eixo Ilhéus-Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) faz a intermediação de vagas de estágio e emprego em todo o país. No sul da Bahia, há oportunidades em empresas de Ilhéus e Itabuna para estudantes de diferentes áreas.

Alunos de Enfermagem podem se candidatar para vaga de estágio em Ilhéus, com remuneração de R$ 850, desde que tenha disponibilidade para atuar no turno vespertino. As tarefas previstas são atendimento de clientes, contato telefônico, marcação e confirmação de atendimentos e triagem de pacientes.

Ainda em Ilhéus, há vaga para estudante de Marketing ou Administração, que tenha habilidade para atendimento ao público, criação e veiculação de conteúdo nas redes sociais e atividades afins. A remuneração é de R$ 750.

Já em Itabuna, a oportunidade de estágio é para estudante de Administração, com disponibilidade para estagiar das 8h às 12h. Entre as tarefas previstas, estão lançamento de orçamentos, acompanhamento mensal de cliente, emissão de notas fiscais e arquivamento de documentos. A bolsa é de R$ 700.

Para se inscrever, é necessário acessar a site do IEL Bahia, se cadastrar no mesmo endereço eletrônico e se candidatar para a vaga desejada. No portal, é possível fazer a busca de vaga por cidade. O Instituto recomenda que os candidatos mantenham seus dados cadastrais atualizados.

Força-tarefa conclui 1ª fase da Operação Lockdown || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Força-tarefa de segurança pública concluiu, nesta segunda-feira (26), a primeira fase da Operação Lockdown. Foram cumpridos 59 mandados de prisão contra membros de facções criminosas com atuação interestadual. A investida também apreendeu meia tonelada de drogas ilícitas.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o foco da operação é o desmantelamento de grupos envolvidos com tráfico de armas e de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores, que atuam nas regiões de divisa da Bahia com outros estados.

A Operação Lockdown mobilizou equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), pois mandados de prisão também foram executados em unidades prisionais.

O nome da operação faz referência ao esforço para impedir a entrada em território baiano de drogas e armas advindas de outros estados.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Petrobras assinou acordo para reassumir a posse e a produção de duas fábricas de fertilizantes, em Camaçari, na Bahia, e em Laranjeiras, em Sergipe, que estão paralisadas desde 2023. As duas unidades estão arrendadas à iniciativa privada desde 2020.

A confirmação da estatal foi feita por meio de comunicado ao mercado. O acordo envolve a Proquigel, subsidiária da Unigel, uma das maiores empresas químicas do país, que tem fábrica também no México.

O acordo estabelece o “encerramento das controvérsias contratuais e litígios existentes entre as partes”.

Para entrar em vigor, o documento precisa ser homologado pelo Tribunal Arbitral (forma alternativa de resolução de conflitos, que resolve disputas por meio de arbitragem, utilizando árbitros em vez de juízes), o que já foi solicitado pela Petrobras e pela Proquigel.

Em comunicados anteriores, a Petrobras afirmou que o acordo tem como meta alcançar uma solução definitiva, rentável e viável para o suprimento de fertilizantes ao mercado brasileiro.

Após a homologação, a estatal fará uma licitação para contratar serviços de operação e manutenção das duas fábricas.

RETOMADA

As duas plantas de fertilizantes foram arrendadas pela estatal à Proquigel em 2019, mas estão paradas desde 2023 por causa de dificuldades financeiras. A retomada da operação segue o plano de negócios da Petrobras, que prevê “capturar valor com a produção e a comercialização de produtos nitrogenados, conciliando com a cadeia de produção de óleo e gás natural e a transição energética”.

Os fertilizantes nitrogenados, como ureia, são bastante usados por produtores agrícolas. Para a produção dos fertilizantes, é preciso matéria-prima resultante do gás natural, produzido pela Petrobras.

O Brasil é um dos principais consumidores de fertilizantes do mundo e importa cerca de 80% do volume que utiliza. Na primeira entrevista após assumir o cargo, em maio de 2024, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, manifestou o interesse da estatal em investir na produção doméstica do insumo agrícola.

Em agosto do ano passado, a Petrobras reativou a fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), no Paraná, em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A unidade estava fechada desde 2020.

Leia Mais

Motorista de ônibus rodoviário é uma das oportunidades de emprego hoje pelo SineBahia
Tempo de leitura: 6 minutos

Municípios do sul, baixo-sul, extremo-sul e sudoeste do Estado oferecem mais de 570 vagas de emprego com a intermediação do SineBahia nesta segunda-feira (26). São 204 oportunidades em Eunápolis, 181 em Jequié, 99 em Ilhéus, 92 em Itabuna e 3 em Gandu.

Para se cadastrar e disputar vaga, o candidato precisa comparecer à unidade onde a vaga está sendo ofertada. Deve levar documentação, que inclui carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade.

A unidade de Gandu fica aberta até as 14h. As unidades de Itabuna, Ilhéus e Eunápolis atendem até as 16h e a de Jequié encerra expediente às 17h. A orientação é não deixar para se cadastrar na última hora, pois o preenchimento de vagas é dinâmico.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade do SineBahia de Itabuna fica no Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. A de Gandu fica na Rua Nestor Lopes da Silva, no Parque Turístico.

Quem reside em Jequié deve se dirigir à Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Em Eunápolis, o atendimento é na Rua 5 de Novembro, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas para esta segunda-feira.

Leia Mais

Itabuna vence e garante classificação antecipada na Série B do Baiano|| Foto IEC
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna manteve 100% de aproveitamento na Série B do Campeonato Baiano de Futebol ao vencer o Clássico do Cacau contra o Grapiúna, na tarde deste domingo (25), no Estádio José Rocha, em Jacobina. Os gols do Dragão do Sul foram marcados por Vinícius Amaral, em cobrança de falta, e Aisley Victor, de cabeça. Com o resultado, o Itabuna chegou aos 15 pontos em cinco jogos.

Na próxima rodada, no domingo (1º), no Estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), em Feira de Santana, o Itabuna recebe o Ypiranga, que está na quinta colocação, com seis pontos.  Válida pela sexta rodada, a partida está marcada para as 15h.

Já o Grapiúna continua sem vencer na série B. Está na penúltima colocação, com apenas um ponto em cinco jogos. A equipe não tem mais chance de classificação. No sábado (31), a partir das 15h, o time terá outro adversário difícil. Recebe o Bahia de Feira, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.

O Bahia de Feira não perdeu na competição e é vice-líder da Série B do Campeonato Baiano, com 11 pontos. Os outros dois times que completam o G4 são Fluminense de Feira, com 8 pontos, e Vitória da Conquista, com 7 pontos. Os quatro primeiros colocados na fase classificatória garantem vaga na semifinal da Série B do Baiano. Atualização feita para correção de informações.

Encontro reuniu busólogos de vários estados em Itabuna || Foto MR Filmes
Tempo de leitura: 3 minutos

Formado pelas empresas Rota Transportes, Cidade Sol, Brasileiro, Cidade Real e Viametro, o Grupo Brasileiro reuniu em Itabuna cerca de 120 pesquisadores e apaixonados por ônibus (busólogos) dos estados da Bahia, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, no último final de semana. A reunião ocorreu na sede corporativa do grupo Brasileiro, na Avenida Amélia Amado, no Santo Antônio.

O Encontro deste ano foi comandado pelo diretor-executivo do Grupo Brasileiro, Paulo Carletto, com a participação da diretora de Desenvolvimento, Elaine Carletto, e dos gerentes corporativos, além dos convidados especiais Fábio Bonini, da Mercedes-Benz, e Vítor Massing, da Marcopolo.

Diretores-gerentes-e-supervisores-do-Grupo-Brasileiro durante o encontro com busólogos || Foto MR Films

Os participantes elogiaram o conteúdo inovador do encontro, com palestras de profissionais renomados do setor industrial. A programação teve início com as boas-vindas da diretora de Desenvolvimento do Grupo Brasileiro, Elaine Carletto, que enfatizou a valorização da relação entre os busólogos e as empresas do grupo.

Na primeira palestra, o engenheiro mecânico Fábio Bonini, executivo de vendas da Mercedes-Benz, abordou a história da fábrica na produção de chassis para ônibus e caminhões. Bonini destacou os pilares que consolidaram a Mercedes-Benz como referência mundial em soluções de mobilidade – desempenho, segurança e durabilidade.

Fábio Bonini, executivo de vendas da Mercedes-Benz no evento com busólogos || Foto MR Films

Vítor Massing, administrador e representante da Marcopolo na Bahia, abordou os principais avanços na fabricação de ônibus, com ênfase na linha G8 – a oitava geração de carrocerias da empresa. Segundo Massing, a nova linha representa “um salto em aerodinâmica, engenharia e experiência do usuário, entregando eficiência, design arrojado e maior conforto e segurança para quem viaja”.

Diretores do Grupo Brasileiro e representantes das empresas Marcopolo e Mercedes-Benz || Fotos MR Films

Um dos momentos mais dinâmicos do evento foi o talk show interativo com gestores do Grupo Brasileiro, que responderam às perguntas dos busólogos sobre o funcionamento das empresas do grupo, atuantes no transporte rodoviário de passageiros e encomendas na Bahia, nordeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas e Paraíba.

TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EXPERIÊNCIA

O gerente operacional corporativo Jônatas Amorim falou sobre tecnologia, inovação e experiência do cliente na operação, destacando o uso de ferramentas tecnológicas e canais de escuta ativa para aprimorar a jornada do passageiro e garantir operações cada vez mais seguras e eficientes.

Vítor Massing, representante da Marcopolo na Bahia, durante palestra no encontro regional

O gerente comercial corporativo, Diego Brasil, explicou como o planejamento estratégico e inteligência de mercado orientam as decisões sobre horários, categorias de serviço e criação de novas linhas, sempre com base em dados, indicadores e comportamento de mercado.

Os mecanismos de gestão da frota e inovação na manutenção para alto desempenho foram abordados pelo gerente técnico de manutenção corporativo, Carlos Antônio Sabino. Ele compartilhou com os busólogos os bastidores da renovação da frota e os avanços na confiabilidade e na organização da equipe técnica, especialmente em períodos de alta demanda.

Antonio Carvalho, supervisor de Marketing do Grupo Brasileiro || Foto MR Films

INEDITISMO

Após o almoço numa churrascaria de Itabuna, o evento continuou com atividades e momentos de descontração como sorteio de brindes patrocinados pelo Grupo Brasileiro. Logo depois, Antonio Carvalho, supervisor de Marketing da empresa, conduziu a apresentação da campanha Rota 30 Anos, criada para celebrar três décadas de história da Rota Transportes, hoje considerada referência no Nordeste brasileiro e fiel ao compromisso de estar “com você nos caminhos da vida”.

Antonio Carvalho também lançou iniciativa inédita do Grupo Brasileiro: o Clube de Vantagens dos Busólogos, um projeto exclusivo que visa reconhecer e valorizar o entusiasmo dos fãs da busologia. O clube oferecerá benefícios especiais, descontos e experiências exclusivas, fortalecendo ainda mais a relação entre os busólogos e as marcas do grupo.

Barcelona de Ilhéus é goleado e segue sem vencer na Série D do Campeonato Brasileiro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Barcelona de Ilhéus está cada vez mais distante da tão sonhada classificação para próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol. Jogando no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, em Alagoas, na tarde de sábado (24), o time do sul da Bahia foi goelado por 4 x 0. O nome do jogo foi o centroavante Marcelo Toscano. Ele fez três gols na partida.

O quarto gol da equipe alagoana foi marcado por Iarley. Com o resultado, o ASA segue invicto na Série D do Brasileiro e na liderança do grupo 4, com 16 pontos. O vice-líder da competição é o Juazeirense, que ontem bateu o Penedense (AL) por 1 a x 0, no Estádio Adauto Moraes. Com o resultado, a equipe de Juazeiro chegou aos 11 pontos.

Já o Barcelona ainda não conseguiu vencer depois de seis jogos disputados. O time de Ilhéus acumula quatro empates e duas derrotas. Na próxima rodada, no domingo (1º), a equipe do sul da Bahia recebe o Jequié no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, às 16hh. O Jequié tem 7 pontos e está na sétima colocação do Campeonato Brasileiro.

Inscrições no Enem começam nesta segunda-feira (26) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC) abre, nesta segunda-feira (26), inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição do Enem o resultado da prova será usado para a certificação de conclusão do ensino médio e a inscrição pré-preenchida no sistema para os concluintes do ensino médio da rede pública. O candidato terá até o dia 6 de junho para assegurar participação no exame.

“Pela primeira vez, os alunos concluintes de escola pública estarão com inscrição pré-preenchida no sistema, uma forma de simplificar o processo e estimular a participação. Basta entrar no endereço da página, confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas”, explica o ministro da Educação, Camilo Santana.

Já a certificação será voltada para maiores de 18 anos que indicarem essa finalidade no momento da inscrição. A lista de instituições certificadoras será divulgada por meio de portaria específica do Inep. O retorno da certificação pelo Enem não exclui o papel do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continua sendo aplicado e possibilitando a certificação de conclusão do ensino médio.

PRAZO DO BOLETO

Para os estudantes não isentos, a taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 11 de junho.

Não será gerado boleto para o concluinte do ensino médio (no ano de 2025), matriculado em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, ainda que não tenha solicitado isenção da taxa de inscrição.

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. A exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Nesses municípios as provas estão marcadas para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Jovens foram assassinados no sábado (24)|| Fotomontagem Ubatã Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia do sul da Bahia tenta prender bandidos que invadiram uma casa, na Rua da Pista, no bairro Dois de Julho, em Ubatã, na madrugada deste sábado (24), e assassinaram três pessoas, dentre as quais dois menores. Um deles foi identificado como Pablo Roberto Santana de Jesus, de 13 anos.

O outro adolescente morto na chacina ainda não teve a identidade confirmada. O terceiro executado a tiros foi Gabriel Amaral Rocha, de 18 anos. As vítimas dormiam no imóvel com, pelo menos, outras três pessoas quando homens encapuzados e armados arrombaram a porta. Elas foram mortas com tiros à queima roupa. Os suspeitos teriam se passado por policiais.

De acordo com a polícia, os bandidos invadiram a casa exclusivamente para assassinar os três, pois as outras três pessoas nada sofreram. Embora estivessem no mesmo imóvel, as vítimas não têm parentesco. Existem suspeitas de que os crimes tenham sido praticado por integrantes de uma facção criminosa.

Wagner Moura conquista prêmio internacional do cinema|| Foto Victor Jucá
Tempo de leitura: 2 minutos

Baiano de Salvador, com parte da infância no interior do estado, morando no município de Rodelas, Wagner Moura conquistou, neste sábado (24), por sua atuação em O Agente Secreto, o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025.  O longa é dirigido por Kleber Mendonça Filho. Essa é uma das maiores premiações do cinema mundial.

Wagner Moura iniciou a carreira de ator no teatro, em Salvador. Em 1997, com excelente atuação na peça Abismo de Rosas, conquistou o prêmio Revelação no Prêmio Braskem de Teatro. Depois brilhou nas telas dos cinemas e da televisão. Além de ator, Moura é formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Além de Wagner Moura, o longa brasileiro O Agente Secreto também saúde da França premiado.  A película ganhou o prêmio de melhor direção na 78ª edição do Festival de Cannes. O filme de Kleber Mendonça Filho também era um dos favoritos para ganhar a Palma de Ouro, a maior premiação de Cannes, mas, quem levou foi longa Um simples Acidente, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi.

10 MINUSTOS DE APLAUSOS

O Agente Secreto teve sua estreia mundial no festival, no dia 18 de maio, quando foi ovacionado com mais de 10 minutos de aplausos. Em uma rede social, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, parabenizou Kléber Mendonça e Wgner Moura, pela premiação.

“Dois gigantes brasileiros fazendo história em Cannes! Parabéns a Wagner Moura, Melhor Ator, e a Kleber Mendonça Filho, Melhor Diretor, pelo reconhecimento no maior festival de cinema do mundo! O Brasil celebra vocês! Nosso cinema vive um novo tempo”, escreveu a ministra na rede social X.

O presidente Lula também comentou as conquistas brasileiras. “Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no festival de Cannes – melhor diretor e melhor ator – mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém. E que seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história”, concluiu Lula em seu perfil na rede social. Com Agência Brasil.

Dona Zequinha faleceu neste sábado (24).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Barro Preto perderam, na tarde deste sábado (24), um dos nomes mais relevantes na história da política local. Eles estão se despedindo da ex-vereadora Maria José do Amaral Correia, de 94 anos, filha de um dos fundadores do município do sul da Bahia. Zequinha Amaral, como era mais conhecida, foi vítima de falência múltipla dos órgãos.

Servidora pública aposentada e ex-vereadora, Zequinha era filha do poeta e delegado Raul Corrêa, um dos fundadores de Barro Preto. Ele chegou ao então distrito de Ilhéus anos de 1930. Raul acompanhou de perto o processo de incorporação do então distrito ao município de Itajuípe, em 1944, quando recebeu o atual nome. Antes de 1944, o distrito ganhou os nomes de Limoeiro e Morro Redondo.

O pai de dona Zequinha Amaral teve papel importante no processo de emancipação política e administrativa do município, que atualmente conta com pouco mais de 5,8 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Barro Preto torna-se município em abril de 1972.

Moradora antiga da Rua Souza Correia, no centro da cidade, era uma figura muito respeitada na comunidade. Ela deixa o filho adotivo Ruy Corrêa — advogado, historiador e jornalista — e dois netos. O velório acontece no Pax Perfeição, e o sepultamento será neste domingo (25), às 11h, no cemitério local.

Ponte será interditada sentido zona sul || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Ponte Jorge Amado, em Ilhéus, sofrerá interdição parcial, neste domingo (25), das 7h às 20h. Nesse período, o trânsito será interrompido sentido zona sul. Para acessar os bairros e a as praias na porção sul da cidade, a alternativa será a Ponte Lomanto Júnior. A Prefeitura informou que a suspensão do tráfego será necessária para a substituição dos postes de iluminação pública.

“A gestão municipal reforça que novas intervenções estão previstas e serão comunicadas previamente à população, garantindo segurança e fluidez no trânsito durante as etapas do serviço”, diz a nota divulgada neste sábado (24).

DO BREU AO LED

De acordo com a Secretaria da Infraestrutura da Bahia (Seinfra-BA), a manutenção da iluminação pública daquele trecho urbano da BA-001 é responsabilidade da Prefeitura de Ilhéus desde agosto de 2023, quando o município assumiu a titularidade de três contratos com a Neoenergia Coelba (relembre).

Já naquela época a falta de manutenção deixava a Ponte Jorge Amado e suas vias de acesso no breu, problema que se prolongou até os dias atuais, atravessando 16 meses do governo do ex-prefeito Mário Alexandre (PSD), que chegou a fazer reparos pontuais, mas insuficientes.

Nesta semana, com menos de cinco meses no governo, o prefeito Valderico Junior (UB) ordenou o início dos serviços de substituição dos postes e instalação de iluminação em LED na Ponte Jorge Amado e entorno, abrangendo o trecho da Catedral de São Sebastião até o Opaba Praia Hotel.

As avenidas Lomanto Junior, no Pontal, e Governador Roberto Santos (Esperança) também serão beneficiadas como nova iluminação em LED, serviço já executado na Avenida Ubaitaba.

O médico Eliezer Barreto atuou por mais de 40 anos em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu neste sábado (24), no Rio de Janeiro, aos 81 anos, o médico ginecologista e obstetra Eliezer Barreto Farias, ex-vereador de Itabuna. Reconhecido por sua competência profissional e dedicação à comunidade, Eliezer construiu uma trajetória marcada pela solidariedade e o compromisso com o serviço público.

Natural de Ilhéus, Eliezer atuou por 40 anos no Hospital Manoel Novaes, onde deixou um legado de cuidado e humanidade. Foi vereador por Itabuna entre 2001 e 2004, eleito pelo PMDB. Muito atuante, ele contribuiu de forma significativa para a vida política e social do município do sul da Bahia.

Além da medicina e da política, era apaixonado por aventuras. Ele integrava um clube de motociclistas da cidade. Evangélico, era membro da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, onde era muito querido e respeitado. Eliezer Barreto Farias sofria de mal de Alzheimer.

O pastor titular da Teosópolis, Geraldo Meireles, prestou homenagem ao médico e solidarizou com a família do médico “Dr. Eliezer Barreto era um exemplo de homem cristão. Nossa igreja lamenta sua partida. Que Deus o receba em Seu lar eterno. Nos solidarizamos com sua família, irmãos e amigos” disse.

A servidora pública aposentada Solange Souza de Oliveira, amiga e ex-colega do médico, também lamentou a perda: “Sua ausência será sentida por todos que o conheceram”, declarou. O sepultamento do corpo do médico será no Rio de Janeiro, onde vive sua família.