O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, falou ao Pimenta sobre a eleição de Maria das Graças dos Santos Souza para a presidência do Conselho Municipal de Saúde. Ele afirma que esse é um momento de extrema importância para o conselho, pela eleição de uma presidente que é usuária dos serviços públicos de saúde, e pela qualidade dos diretores eleitos. O sindicalista respondeu a algumas perguntas do Pimenta:
Pimenta – Como você analisa essa articulação com o governo para a diretoria do CMS?
Raimundo – Como necessária para o avanço na construção de uma política de saúde municipal inclusiva. A proposta foi nossa e o município até se portou sem ambições, indicando apenas um nome para a diretoria. É o momento de construirmos uma política de saúde que atenda aos anseios da população. Lá não se discutirá política partidária.
O conselheiro Jurandir Nascimento disse que iria denunciar supostas irregularidades dessa eleição no Ministério Público.
O compromisso assumido pela atual diretoria é com a valorização do controle social do SUS, e da defesa da qualidade dos serviços prestados aos usuários. Hoje, pela manhã, a nova diretoria já procurou o promotor Clodoaldo Anunciação e se comprometeu em criar uma comissão para sanar as pendências legais que possam existir na composição do conselho, inclusive acatando sugestões do próprio promotor, como a eleição imediata nos núcleos.
Que avaliação pode ser feita desse conselho que encerrou o mandato?
Foi feito um trabalho grandioso. Os companheiros Josevaldo, Carlos Vitório, Jurandir Nascimento e Maria das Graças deram uma grande contribuição e elevaram o nível do CMS. Claro que muitas questões ainda estão por ser resolvidas. A principal delas é o atendimento à população.
A diretoria do CMS ficou assim composta: Presidente: Maria das Graças dos Santos Souza – CUT; Vice-Presidente: Natiane Carvalho Silva – Aben; 1º. Tesoureiro: Marisa Eduane Mesquita – 7ª Dires; 2º. Tesoureiro: Paulo Diniz dos Santos – Módulo IV; 1º. Secretário: Francisco Carlos ferreira Santos – Secretaria Municipal de Saúde; e 2º. Secretária: Suse Meire Martins Moreira Azevedo – Gapa






















