Tempo de leitura: 2 minutos

Ir à Câmara pode ser esclarecedor, mas...
Ir à Câmara pode ser esclarecedor, mas... (Foto Ludimara Almeida)

Estudantes da 8ª série do Colégio Fênix de Ilhéus foram fazer uma visita à Câmara de Ilhéus, na quarta-feira (29). A idéia era ver, in loco, como funciona o jogo político no município, especificamente numa sessão plenária da Câmara de Vereadores.
A aula-laboratório foi na sessão especial que discutiu o transporte coletivo em Ilhéus, e a turma passou mais de meia hora apenas observando os discursos dos usuários do transporte, tudo meio maçante, até que…
Até que o vereador Alcides Kruschewsky entrou em ação. O vereador solicitou a suspensão da sessão alegando que era para acalmar os ânimos da platéia, o que gerou uma enorme confusão. A turma do deixa disso explicou ao público que aquilo era uma manobra da chamada bancada da São Miguel, para evitar o debate que pode fazer mal às finanças das empresas de ônibus no município.
“A gente foi lá a pedido do professor de Filosofia, pra ver como funciona essa coisa do poder, da corrupção na politica. Estamos estudando sobre ética e política. Deu pra ver, de forma crítica, como funciona a política aqui”, disse uma estudante.
Comentário do Pimenta: Louvável a atitude do professor. A formação de cidadãos conscientes inclui o conhecimento dos mecanismos que regem a vida da comunidade. Na foto que ilustra essa nota dá para ver um aluno tentando sair do bolo da confusão, no momento em que o “bicho pegou” na Câmara

12 respostas

  1. HUMMM… ACHEI ENGRAÇADO ISSO, UM PROFESSOR DE FILOSOFIA MANDANDO OS ESTUDANTES VER COMO FUNCIONA NA CÂMARA O JOGO POLÍTICO E A CORRUPÇÃO. COM CERTEZA ESSE PROFESSOR É UM CARA ALTAMENTE ÉTICO E ACIMA DE TUDO HONESTO. OU NÃO? ATÉ PORQUE DIZEM OS PSICÓLOGOS QUE O SUJEITO ACHA DOS OUTROS EXATAMENTE AQUILO QUE ELE É. ME DÊ UMA GARAPA. CLARO QUE A CORRUPÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES, PRINCIPALMENTE NA CASA DA GENTE, NA IGREJA, NA ÁREA EMPRESARIAL, NA ÁREA JORNALÍSTICA, NOS BANCOS, NOS NEGÓCIOS ( E COMO TEM). O QUE CAUSA ESPANTO É ISSO, MANDAR OS ALUNOS VER COMO FUNCIONA A CORRUPÇÃO. OLHA, NÃO ESTOU DEFENDENDO O, LEGISLATIVO, MESMO PORQUE TEM MUITAS FALHAS E CORRUPÇÃO TAMBÉM….MAS SÓ ADMITIR QUE É LÁ, NOSSSAAAA É SER MUITO PURITANO OU CEGO…….

  2. Para “observador”. O seu comentário me fez recordar um trecho de uma música de Caetano Veloso. Ele diz: “enquanto os homens exercem seus podres poderes, morrer e matar de fome, de raiva ou de sede, são tantas vezes gestos naturais”. O seu senso de passividade realmente preocupa…meus pêsames!

  3. Lovavel a atitude desse professor, é assim que se forma grande cidadaos, agora é bom proteger os alunos com escudos e coletes a prova de balas……….rsrsrsrsrsrssr, pq esse camara!

  4. Morador de Ilhéuuuuus!!!…
    Oportuno e bem lembrado você colocar este fragmento.
    Algumas pessoas ficam incomodadas quando alguém tem uma atitude ética, correm logo pro ataque, parece que gostariam que a corrupção passasse incólume!

  5. Estou esperando a notícia sobre o juiz De Sanctis, para que as pessoas deste blog tomem conhecimento e discutam a importância de ser honesto e corajoso. O tempo do poder paralelo está chegando ao fim. Parabéns ao juiz, por acreditar na justiça. Ela tarde mais não falha…

  6. percebi depois que havia dois tipos de estudantes preentas na Câmara. Lamento o episódio para estes do Fênix. Gostaria mque o dia fosse mais feliz para os exemplos que devem ser swefuidos. Questão de ordem é uma invocação pára requerer o cumprimento de leis ou normas que regem organizações como o legislativo. Não é permitido vaias ou aplausos. Alguns querem se exprimir , mas não estão preparados para ouvir a opinião dos que não pensam da mesma forma. No caso de alguns pouquíssimos estudantes do DCE da Univ Sta Cruz, confudem política e democracia com baderna e falta de respeito aos contrários. A iniciativa do professor é merecedora de elogios. Desculpem-me pelos exageros, o parlamento nem sempre é assim. Prefiro os meus momentos propositivos. Um abraço a todos.

  7. Ao Morador de Ilhéus.
    Tenho acompanhado suas participações. Louvo a quase todas, exceto por se esconder atrás de pseudônimo. Não há do que se envergonhar , a não ser pela guarda de sua privacidade, o que eu compreendo, mas que, como homem público não tenho. Então, não posso temer polemizar, nem sou do tipo que joga pra platéia. O muro é repugnante e a mediocridade tem prevalecido, inclusive no parlamento. Claro que cometo excessos e não posso me esconder. Também considero inaceitável ouvir a opinião alheia e não merecer o mesmo respeito quando a opinião contrária é exercitada. A intolerância contamina o debate. Aproveito a oportunidade para esclarecer que as sessões da câmara são filmadas e em nenhum momento mandei ninguém calar a boca. Mas quis ver se os que me ameaçavam com agressões, teriam coragem de levar a cabo a pretensão verbalizada. Sem regras e mútuo não há democracia. Acho que o pseudônimo o protege dos riscos que a exposição pessoal implica para todos. Você é mais um que, como eu, não é melhor e nem pior do que ningém. É diferenciado, mas usa pseudônimo. Talvez algumas pessoas achem que isso fere a ética que voce tanto difunde, mas a vida é assim mesmo. Não se consegue agradar a todos. Quem sabe, assinando legitimamente o seu nome a sua contribuição não seja maior para o crecimento ético da sociedade e para maior credibilidade das suas inteligentes orações. Continue, mas proponho que reflita. Parabéns e meus respeitos.

  8. Sr. Alcides Kruschewsky.
    Olha, sem subterfúgios, ok? Não o conheço pessoalmente. Nunca tive a intenção (se o fiz, peço perdão) de te ofender. Sou um humilde cidadão sem qualquer tipo de ligação político-partidária, portanto quando comento expresso a minha fiel opinião (sempre politicamente imparcial). Repito, não o conheço, fato que impossibilita qualquer tipo de comentário pessoal em relação ao Sr.. Eu não tenho esse direito.
    Agora, eu também não vou me furtar a dizer o que eu penso.
    Quanto ao meu pseudônimo, o Sr. mesmo já respondeu. Prefiro manter minha privacidade, do contrário, seria um político.
    Lhe dou os parabéns por acompanhar esse blog e se preocupar em responder as indagações. Isso mostra que o Sr. houve a “voz rouca” que vem das ruas.
    Parabéns!

  9. Caro Morador de Ilhéus, não há pelo que te perdoar. Continue somando. Obrigado pelo nível que tem emprestado ao debate. Um abraço.

  10. Eu axo super
    importante
    um professor
    se preocupar em mostrar
    a politica
    sejaa ela corrompidaa
    ou naum
    mas o importante e todo cidadao crescer
    com a necessidade

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *