Marão discursa em evento da Prefeitura de Ilhéus || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Mário Alexandre (PSD) diz buscar alternativa para que a segunda etapa da duplicação da BA-001, na zona sul de Ilhéus, avance antes das intervenções na área das cabanas de praia. Na prática, a obra está parada, mas, conforme a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), trata-se de uma diminuição de ritmo, até que seja possível retomar a velocidade empregada no início do trabalho.

“Vou tentar esticar um pouco essa requalificação [das cabanas] para depois de fevereiro, para eles [cabaneiros] não perderem tanto. Fazer a parte de dentro e depois fazer a parte do mar. É uma tentativa minha. [Empresa e Governo do Estado] estão fazendo esse estudo. Mas, se não for possível, a gente precisa avançar, melhorando a qualidade do atendimento das pessoas que aqui chegam”, declarou Marão, nesta terça-feira (17), em entrevista exclusiva ao PIMENTA, durante evento da Prefeitura de Ilhéus, no Hotel Jardim Atlântico.

Quando toca no assunto, o prefeito evita o termo demolição. “É requalificação de barracas. Demolir é você acabar com as barracas”, argumentou. Ele afirmou que o município negocia empréstimo em condições especiais para que os estabelecimentos possam ser adequados às exigências da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

EMERGÊNCIA

A requalificação da BA-001 na zona norte também está parada. Para completar, o avanço do mar, problema histórico, voltou a fazer estragos na localidade, derrubando muros e ameaçando residências e estabelecimentos comerciais.

Ontem (17), o prefeito decretou situação de emergência nos bairros afetados, São Domingos e São Miguel. A Prefeitura tenta promover medidas paliativas, mas, segundo Marão, é necessário uma solução definitiva para o problema, envolvendo as três esferas da Administração Pública, além da Codeba.

TURISMO

Claudiana, do Sebrae, elogia iniciativa da Prefeitura || Foto PIMENTA

O prefeito também comentou o pré-lançamento do calendário de Ilhéus para o próximo verão, objetivo do encontro promovido pelo Governo Municipal no Jardim Atlântico. Ele exaltou a capacidade de planejamento demonstrado pela Prefeitura. “Tudo o que se planeja é mais fácil de executar”.

“Hoje, a gente consegue juntar, pela primeira vez, tanto a sociedade civil organizada, como a Associação de Turismo de Ilhéus, CDL, Associação Comercial, empresários, enfim. Isso faz com que a gente junte forças para poder atrair, ainda mais, os nossos ilheenses, os nossos turistas do sul da Bahia, de Itabuna e região, do Brasil e de fora do país”, concluiu Mário Alexandre.

A iniciativa da Prefeitura foi muito elogiada pela coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo. “Talvez nós tenhamos visto, hoje, uma das práticas mais exitosas de cidade, estado e de nação”, disse a gestora, referindo-se ao esforço coordenado do Governo Municipal, que envolveu diversas secretarias, além da sociedade civil, sob a tutela da Pasta do Turismo.

Segundo Claudiana, esse tipo de iniciativa tem como marco internacional a experiência de Medellín, cidade colombiana que deixou as páginas policiais e se tornou referência de gestão pública integrada.

Empresário teria matado vítima após suposto furto || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça negou o recurso do empresário Orlando Teixeira do Carmo, acusado de atear fogo e matar um morador de rua no dia 25 de janeiro, em Ilhéus (relembre). A defesa tentava retirar o processo da Vara do Júri, mas o juiz Gustavo Lyra manteve a pronúncia, e Orlando deve ser julgado por um tribunal popular.

A vítima foi Rodrigo Souza Santana, de 44 anos, que teria furtado um equipamento na loja do réu. Segundo o magistrado, em depoimento, o filho de Rodrigo afirmou que, no hospital, o pai culpou Orlando pelo ataque. O magistrado faz menção a uma filmagem incluída nos autos.

“Acrescente-se como reforço do panorama indiciário a filmagem onde o suposto autor aparece desembarcando de veículo com características idênticas ao carro que pertenceria ao filho do réu”, escreveu o juiz na decisão publicada na última semana. As imagens mostram um homem chegando de carro, com um galão.

Ele entra no galpão abandonado de uma antiga concessionária, na Avenida Itabuna . Depois, a vítima aparece correndo, com o corpo em chamas. Com queimaduras profundas, Rodrigo foi levado para o Hospital Costa do Cacau e depois para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, onde faleceu em 2 de fevereiro.

PRISÃO

No dia 31 de maio, Orlando foi preso preventivamente, após a Justiça receber denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Depois, recebeu o direito de aguardar o julgamento em casa. No entanto, no final de julho, a Justiça restabeleceu a prisão. Alegando problemas de saúde, a defesa voltou a pedir que o réu fosse para a prisão domiciliar, mas o pedido foi negado.

Pagamento da parcela de outubro começa a ser feito pela Caixa || Foto Roberta Aline / MDS
Tempo de leitura: 3 minutos

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de outubro do novo Bolsa Família. Recebem nesta quarta-feira (18) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Neste mês, o benefício terá adicional para mães de bebês de até seis meses de idade.

Chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz, o adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da criança. Com o novo acréscimo, que destinará R$ 14 milhões a 287 mil mães neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informa que está concluída a implementação do novo Bolsa Família.

Moradores de 98 municípios do Rio Grande do Sul e de 160 municípios de Santa Catarina, afetados pelas chuvas e pelos ciclones extratropicais, recebem o pagamento nesta quarta, independentemente do NIS. O governo também antecipou o pagamento para 55 municípios do Amazonas afetados pela seca.

Além do novo adicional, o Bolsa Família paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 688,97. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,45 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,67 bilhões.

Desde julho, passa a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, 297,4 mil famílias foram canceladas do programa por terem renda acima das regras estabelecidas. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS.

Em compensação, outras 241,7 mil famílias foram incluídas no programa em outubro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício. Desde março, 2,39 milhões de famílias passaram a fazer parte do Bolsa Família.

REGRA DE PROTEÇÃO

Quase 2,1 milhões de famílias estão na regra de proteção em outubro. Em vigor desde junho, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 377,42.

PARCELAS DESBLOQUEADAS

Neste mês, o programa tem outra novidade. Famílias com parcelas desbloqueadas não precisam mais ir a uma agência para sacar os valores acumulados. Eles passam a ser creditados automaticamente na conta bancária do beneficiário.

Leia Mais

Suspensão também vale para demais regiões, mas com prazos diferentes || Foto ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) suspendeu as queimadas controladas no sul e extremo-sul da Bahia por 30 dias. A medida também vale para as demais regiões do estado, mas com prazos diferentes. Conforme a autoridade ambiental, a suspensão foi necessária devido ao clima seco. O impedimento segue até 12 de novembro, caso não haja prorrogação.

Desde o início de outubro, a região Nordeste registra picos de calor e diminuição das chuvas. Isso pode resultar em incêndios mais frequentes e intensos, prejudicando a biodiversidade, a qualidade do ar e ameaçando comunidades próximas aos locais das queimadas, segundo o Governo do Estado.

A portaria do Inema, publicada no dia 13 de outubro, fixa prazos diferentes para as regiões do estado. No oeste, por exemplo, a suspensão vale por 45 dias. Polo da expansão agrícola na Bahia, a região tem enfrentado incêndios prolongados. Mais de 200 bombeiros combatem as chamas nos municípios de Barreiras, Angical, Formosa do Rio Preto, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e outros.

Já na região centro-sul, que abrange cidades como Jequié, Itapetinga, Vitória da Conquista e Brumado, a suspensão vale por 30 dias.

EXCEÇÕES

A suspensão não se aplica às emissões de Declaração de Queima Controlada (DQC) concedidas antes da publicação da portaria. Também não abrange casos em que esse tipo de intervenção for indispensável a práticas agrossilvipastoris, conforme o documento. Eventual desrespeito às regras estabelecidas estará sujeito a punições.

Espaço interno da agência do Sicredi em Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Sicredi Integração Bahia vai inaugurar nova agência em Ilhéus, às 9h da próxima sexta-feira (20), na Avenida Soares Lopes, próximo à Catedral de São Sebastião, no Centro Histórico. A abertura da agência gera seis empregos diretos, segundo a cooperativa de crédito, e todos moradores do município sul-baiano.

A agência tem espaço interno que possibilita experiência colaborativa e apresenta aspectos da marca Sicredi, permitindo que seja local de proximidade e interação entre os associados. O novo espaço preserva a padronização nacional das agências do Sicredi.

– Trata-se de uma agência bonita e moderna, projetada para proporcionar maior conforto e um melhor atendimento aos nossos associados – afirma o diretor-executivo do Sicredi Integração Bahia, Adelmo Lessa Júnior.

Unidade do SAC em Itabuna, onde funciona o SineBahia, no segundo piso do Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: 6 minutos

Municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste têm, pelo menos, 252 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (18) em unidades do SineBahia. Segundo o serviço estadual, são 122 vagas em Jequié, 100 delas na área industrial, 68 em Ilhéus, 59 em Itabuna e 3 em Mucuri.

Os interessados devem ficar atentos ao horário de atendimento do SineBahia. O expediente vai até as 15h em Itabuna, Ilhéus e Jequié. Já em Mucuri, encerra-se às 13h30min. Para se cadastrar, é necessário apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho (impressa ou digital), CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade do SineBahia em Mucuri atende na Rua Almenara, 111, no Centro. Em Itabuna, o atendimento é prestado no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, no Góes Calmon (Beira-Rio). Quem reside em Ilhéus, deve se dirigir à Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. A unidade de Jequié está situada na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Clique em Leia Mais e confira todas as vagas. Interessou-se por alguma delas, dirija-se ao SineBahia. 

Leia Mais

CNJ afasta desembargador que concedeu prisão domiciliar para suspeito de ser líder facção (quadro à direita)
Tempo de leitura: 2 minutos

O desembargador Luiz Fernando Lima, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), responsável por conceder prisão domiciliar a um homem apontado como chefe de uma organização criminosa na Bahia, foi afastado cautelarmente do cargo. A informação foi divulgada nesta terça-feira (17), durante a 15ª Sessão ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Luiz Fernando Lima concedeu a prisão domiciliar a Ednaldo Freire Ferreira, conhecido como Dadá. Ele foi liberado durante o plantão judiciário do dia 1º de outubro, um domingo. A justificativa seria que Dadá tinha um filho com autismo, que era dependente da figura paterna. Após a concessão da prisão domiciliar, Dadá está fugiu.

A solicitação de afastamento desta terça foi apresentada pelo ministro corregedor Luis Felipe Salomão e seguida com unanimidade pelos outros membros do CNJ. Segundo o corregedor, o desembargador do TJ-BA havia pego um caso semelhante no mês de setembro e decidido pela não concessão da prisão domiciliar.

“Na ocasião ele decidiu que não era um caso para ser apreciado em plantão judicial”, afirmou o corregedor durante a sessão do CNJ.

O homem conhecido como Dadá estava preso em um presídio de segurança máxima em Pernambuco. Ainda conforme o corregedor, o suspeito reponde por tráfico de entorpecentes e também por distribuir facas no ambiente da prisão.

Além disso, não havia nenhum indício de que o suposto filho de Dadá dependia da presença paterna para sobreviver. Por esses motivos, os votos foram a favor do afastamento cautelar do desembargador responsável por conceder a prisão domiciliar.

No processo de habeas corpus, foi abordado que o suspeito tinha um filho com autismo severo, que é completamente dependente da figura paterna. A defesa acrescentou ainda que a criança não se alimentava e apresentava dificuldade para dormir, já que só dormia com o pai.

A análise do pedido foi solicitada com urgência, com a justificativa de que naquele mesmo dia o menino teve uma nova crise de convulsão por causa do estado emocional vinculado à ausência de Ednaldo Freire Ferreira.

Dentre os motivos para conceder o benefício, a decisão apresenta o artigo 318 do Código de Processo Penal, que prevê que o juiz pode substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o suspeito for imprescindível aos cuidados especiais de pessoa menor de seis anos de idade ou com deficiência.

Leia Mais

Maria Eduarda conquista título inédito para a Bahia || Foto Jéssica Tavares
Tempo de leitura: < 1 minuto

Maria Eduarda César, de Uruçuca, no sul da Bahia, tornou-se campeã brasileira geral de surf de base – categoria sub 16. Inédito para o estado, o título foi conquistado durante a terceira e última etapa do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, que aconteceu na Praia da Ferrugem, em Garopaba – Santa Catarina, no período de 12 a 15.

Maria Eduarda garantiu o seu primeiro título brasileiro por antecipação, após passar as primeiras baterias do Rip Curl Grom Search. A uruçuquense viajou com outros baianos do interior e da capital: Gabriel Leal, Gabriel Guerreiro e Numa Liory, de Mata de São João, Miguel Cerqueira (Ilheús), Bernardo Bicalho e João de Jesus (Itacaré), Ian Rodrigues (Cairu), Bia Santos (Camaçari), Victor Gabriel Chester (Lauro de Freitas) e Catarina Lorenzo (Salvador).

O presidente da Federação Baiana de Surf, Marcelo Barros, afirmou que o título de campeã nacional sub-16 no surf vir para a Bahia é resultado direto dos investimentos que o Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). “A Sudesb está fazendo história e transformando o esporte baiano”, destacou Marcelo. A delegação da Bahia teve apoio da Sudesb para o deslocamento.

Marcus Flávio: "estaremos à disposição" || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Corria o ano de 2016. À época, especulava-se que o grupo do então prefeito Jabes Ribeiro (PP) tentava atrair Marcus Flávio Rhem da Silva para uma aliança improvável, pois o advogado e ex-vereador é filho do ex-prefeito Antônio Olímpio (1931-2023), adversário histórico de Jabes. Pesando ou não a influência da família, que era contrária ao arranjo, Marcus decidiu caminhar ao lado do prefeito Mário Alexandre (PSD), que, naquele ano, conquistaria o primeiro de seus dois mandatos.

Corta para 2023. Aproxima-se o fim do segundo mandato de Marão, e o prefeito anunciou que deixará o debate eleitoral para o início de 2024. Questionado se tem o nome à disposição para, eventualmente, ser o candidato do grupo a prefeito, Marcos Flávio introduziu a resposta com a recordação de que Mário e ele são amigos há mais de 35 anos.

– O apoiei nas duas eleições e, hoje, ele me convidou para integrar uma Secretaria extremamente importante, que é a de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Evidentemente, ainda acho prematuro falar de sucessão, embora estejamos a um ano das próximas eleições municipais – declarou o secretário municipal, nesta terça-feira (17), em entrevista ao PIMENTA.

Marcos Flávio enfatizou o papel de Mário, da deputada estadual e primeira-dama Soane Galvão (PSB), dos senadores baianos e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além do ministro Rui Costa. “Se optarem pelo nosso nome, estaremos à disposição sempre. Mas, se houver outro nome, que também faça parte do grupo, iremos estar juntos. Acredito que tenhamos que dar continuidade a esse trabalho, que vem revolucionando o município nos sete anos das duas gestões do prefeito Mário Alexandre”, emendou.

ACENO?

Numa entrevista recente, Marão disse que Marcos tem estilo parecido com o seu. Falava, especificamente, do tom conciliatório. Perguntamos ao secretário se, com a chegada dele à Pasta de Desenvolvimento Econômico, o prefeito acena com a possibilidade de indicá-lo à sucessão.

– Não sei. Não conversamos sobre isso. Ele é muito enfático nas reuniões, [dizendo] que não existem candidatos agora, que as candidaturas surgirão naturalmente, no momento oportuno. Mas, é uma Secretaria extremamente relevante, a deputada Soane ocupou esse cargo anteriormente, dá visibilidade às ações que estamos adotando. Vamos ver o que vai acontecer nesse futuro curto. Falta apenas um ano – respondeu o gestor. Hoje, Marcos é filiado ao PSB, mesmo partido do vice-prefeito Bebeto Galvão, que já colocou a pré-candidatura a prefeito na rua.

O PIMENTA entrevistou Marcus Flávio após o pré-lançamento do calendário de Ilhéus para o próximo verão, no Hotel Jardim Atlântico. Ele não discursou no evento. Quando deixava o local, o representante de um segmento econômico o cumprimentou: “Meu prefeito!”. E o secretário sorriu. Atualizado às 17h53min.

Mix Mateus será primeira bandeira do grupo maranhense no sul da Bahia || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Principal rede de varejo alimentar do Norte e Nordeste do país, o Grupo Mateus deve inaugurar em meados de novembro sua primeira unidade no sul da Bahia. A chegada na região será por Itabuna, onde o grupo adquiriu a loja da bandeira Maxxi, da francesa Carrefour, em dezembro do ano passado.

Antes com 5 mil metros quadrados, a unidade, no quilômetro 25 da Rodovia Ilhéus-Itabuna, no Parque Verde, foi praticamente reconstruída e ampliada após a aquisição. Quando estiver funcionando, empregará 300 pessoas diretamente.

A operação será no formato atacarejo (cash and carry), informou o Grupo Mateus ao PIMENTA nesta terça-feira (17). Por isso, a bandeira será Mix Mateus. A inauguração deve ocorrer entre 10 e 17 de novembro, se mantido o cronograma da obra, conforme apurou o PIMENTA.

De capital aberto, a empresa não fornece informações sobre o valor da operação em Itabuna. O mercado avalia em até R$ 50 milhões o investimento no município sul-baiano, envolvendo aquisição e reconstrução da unidade e outras ações para abrir a unidade com a bandeira Mix Mateus.

RETA FINAL

As obras, iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano, entram na reta final com a pavimentação de acessos, construção de muro e colocação e posicionamento de gôndolas e letreiro de fachada.

Quem chega ao local se depara com o movimento intenso de máquinas e pessoas. Cerca de 800 pessoas foram empregadas nas várias fases da obra, segundo o grupo revelou ao PIMENTA.

O GRUPO

De origem maranhense, o Grupo Mateus é o terceiro maior do varejo alimentar no Brasil, com faturamento de R$ 24,6 bilhões em 2022, superado apenas por Carrefour (R$ 108 bi) e Assaí Atacadista (R$ 59,7 bi). Suas operações incluem varejo de supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos, panificação e central de fatiamento. São mais de 230 lojas.

Na Bahia, o grupo já possui lojas em Juazeiro, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Conceição do Coité e Vitória da Conquista, além de centro de distribuição em Feira de Santana e sede administrativa em  Salvador.

Abaixo, confira imagens aéreas feitas por Zé Drone na tarde desta terça-feira (17).

Escuta fala sobre credenciamento do Estádio para o Campeonato Baiano de 2024
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Ilhéus, Luiz Carlos Escuta, demonstrou confiança na volta do futebol profissional ao Estádio Mário Pessoa no próximo ano. “Não vejo nenhuma dificuldade”, disse o gestor ao PIMENTA, nesta segunda-feira (16), por telefone, referindo-se à adaptação do Estádio às exigências da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

A pedido do secretário de Esporte, a Casa Civil promoveu reunião com os titulares das secretarias diretamente envolvidas no credenciamento do Estádio, como as de Infraestrutura e de Ordem Pública. Também enviaram representantes a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de Colo-Colo e Barcelona de Ilhéus, que, em 2024, disputarão as séries B e A do Campeonato Baiano de Futebol, respectivamente.

Após a reunião, ocorrida na semana passada, Escuta foi ao Mário Pessoa acompanhado por bombeiros e equipe da Secretaria de Infraestrutura. Foi uma visita extraoficial, segundo o secretário, mas necessária para que, sob a orientação do Corpo de Bombeiros, a Seinfra já começasse a se organizar para a execução dos serviços.

CALENDÁRIO DE EVENTOS ESPORTIVOS

A Prefeitura de Ilhéus apoia diversos esportes no município, conforme o secretário. Para ilustrar, citou competições recentes, a exemplo da etapa do Baiano de Jiu Jitsu, e apresentou o calendário de eventos do restante de outubro, novembro e dezembro.

No próximo domingo (22), o município recebe prova do Campeonato Estadual de Triathlon, também com apoio da Secretaria. “Vale salientar que Ilhéus é berço do Triathlon, tudo começou aqui e não tem lugar igual à nossa cidade, principalmente agora, com a Ponte Jorge Amado”, acrescentou Escuta.

Praia do Norte recebe nova edição do Ilhéus Surf City || Foto Divulgação

Na Praia do Norte, na região da cabana North Shore, atletas do sul da Bahia e de outras regiões do estado disputam, nos dias 28 e 29 de outubro, o Ilhéus Surf City. Já o Festival de Xadrez vai ocupar o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, no dia 12 de novembro. No mesmo mês, equipes da região participam da 1ª Copa de Futsal da Costa do Cacau.

Ilhéus também vai sediar nova edição do Jogo das Estrelas, trazida por Aldair. Segundo Escuta, o zagueiro tetracampeão mundial, nascido na Terra da Gabriela, fez questão de manter o evento na cidade, mesmo diante da concorrência de outros municípios interessados em atrair a partida festiva.

“Agora, numa articulação que fizemos, vamos trazer a Etapa Polo dos Jogos Escolares da Bahia, de 13 a 16 de novembro, com estudantes de Canavieiras, Una, Itacaré, Ilhéus, essa turma toda”, concluiu Luiz Carlos Escuta.

Foto Lucas Pricken/STJ
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (17) o julgamento de três ações nas quais o ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de abuso de poder político durante a campanha eleitoral de 2022.

A análise do caso começou na semana passada, mas foi interrompida após a manifestação da defesa de Bolsonaro e do Ministério Público Eleitoral (MPE), que defendeu o arquivamento das ações contra o ex-presidente.

Em caso de condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível por oito anos pela segunda vez. Contudo, o prazo de oito anos continua valendo em função da primeira condenação e não será contado duas vezes.

Em junho, Bolsonaro foi condenado pela corte eleitoral à inelegibilidade por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Bolsonaro protagonizou uma reunião com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, onde atacou o sistema eletrônico de votação. O general Braga Netto foi absolvido no julgamento por não ter participado do encontro, mas também é alvo do novo julgamento.

PROCESSOS

No primeiro processo, o PDT alega que o então presidente fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais (live) no dia 21 de setembro de 2022, dentro da biblioteca do Palácio da Alvorada, para apresentar propostas eleitorais e pedir votos a candidatos apoiados por ele.

O segundo processo trata de outra transmissão realizada em 18 de agosto do ano passado. Segundo o PDT, Bolsonaro pediu votos para sua candidatura e para aliados políticos que também disputavam as eleições, chegando a mostrar os “santinhos” das campanhas.

Na terceira ação, as coligações do PT e do PSOL questionaram a realização de uma reunião de Bolsonaro com governadores e cantores sertanejos, entre os dias 3 e 6 de outubro, para anunciar apoio político para a disputa do segundo turno.

DEFESA

No primeiro dia de julgamento, o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, representante de Bolsonaro, questionou a legalidade do julgamento conjunto das três ações e afirmou que a medida prejudica a defesa.

Sobre a realização das lives, o advogado afirmou que não foi usada a estrutura estatal. Segundo o defensor, as transmissões foram feitas por meio das redes privadas de Bolsonaro.

“Essa reunião ocorreu na parte externa do palácio. Nas imagens, não aparece nenhum símbolo da República, não há simbolismo nenhum. Não aparece bandeira, brasão. Não houve ganhos eleitorais”, afirmou.

Unidade do SAC onde funciona o SineBahia em Ipiaú, que hoje oferta 4 vagas || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 5 minutos

Educador social, conferente líder de logística, gerente de supermercado e técnico de enfermagem do trabalho são algumas das mais de duas centenas de vagas de emprego disponíveis, nesta terça-feira (17), em municípios do sul e sudoeste do estado, de acordo com o SineBahia. São 4 vagas em Ipiaú, 59 em Itabuna, 61 em Ilhéus e 121 em Jequié.

O atendimento é feito nas unidades do SineBahia, que funcionam nos postos do SAC, até as 15h30min, exceto Ipiaú, onde o expediente é encerrado às 13h. Para cadastramento, o interessado deve comparecer à unidade munido de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência.

A unidade de Ipiaú fica na Praça Ruy Barbosa, no Centro. Para quem reside em Jequié, o atendimento é na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A unidade do SineBahia em Itabuna está localizada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, no Góes Calmon (Beira-Rio). Já em Ilhéus, na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro.

Clique em Leia Mais e confira todas as vagas de hoje. Interessou-se por alguma? Vá até a unidade do SineBahia e faça o cadastro para que, assim, possa participar da seleção de emprego.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A empresária Maria Ediane da Mota Oliveira, de 41 anos, acusada de mandar assassinar a advogada Rafaela Vasconcelos de Maria por interesse no marido da vítima, pagou R$ 70 mil para grupo de extermínio cometer o crime, segundo a Polícia Civil.

As investigações apontam que a empresária do ramo de loterias e jogo do bicho mandou matar a advogada porque estava apaixonada pelo marido da vítima.

Além de Rafaela, os criminosos também assassinaram Maria Socorro de Vasconcelos, de 78 anos, mãe da advogada. O crime ocorreu no dia 24 de março deste ano, na cidade de Morrinhos, no interior do Ceará.

Ainda conforme as investigações, o grupo de extermínio formado por quatro policiais passou dois meses investigando a rotina da advogada. A polícia descobriu que nos aparelhos celulares dos suspeitos foram encontradas várias fotos da advogada, como também do trabalho e da residência.

EMPRESÁRIA NA LISTA DE MAIS PROCURADAS PELA POLÍCIA

Por causa do crime, a empresária entrou para a lista de mais procurados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. Maria Ediane da Mota Oliveira e cinco homens (sendo quatro policiais militares) são réus na Justiça Estadual pelos assassinatos.

Em setembro, a Polícia Civil efetuou as prisões de um sargento da Polícia Militar e um homem que não é policial por suspeita de envolvimento no crime. Com as capturas, a polícia conseguiu prender as cinco pessoas suspeitas de participação no crime.

A Controladoria Geral de Disciplina, órgão que investiga policiais suspeitos de envolvimento em crimes, informou que o sargento e o homem presos tiveram participação ativa na logística do crime com a indicação de executores, bem como monitoramento das ações criminosas. As informações são do G1.

UFSB vai oferecer 2,1 mil vagas pelo Sisu || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) abriu, nesta segunda-feira (16), inscrições em concurso público para a contratação de professor. São 25 vagas para os campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A remuneração chega a R$ 11.139,64, a depender da classe, nível e regime de trabalho. Os maiores salários são para dedicação exclusiva e em cargos para quem possui título de doutor.

De acordo com edital, as inscrições poderão ser feitas até o dia 30 deste mês, pela internet, por meio do portal da UFSB. A inscrição custa R$ 250,00. O candidato cadastrado em programas sociais do governo federal tem até sexta-feira (20) para solicitar a isenção da taxa.

O concurso contará com prova escrita, prova didática, prova de títulos e; para alguns cargos, prova de plano de atuação profissional. A prova escrita está prevista para o dia 13 de novembro. O concurso terá validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período.

O concurso é voltado para áreas, como artes, comunicação social, computação, economia, aquicultura, planejamento de transportes, ciência da computação, matemática, física, engenharia civil, gestão ambiental, saúde da criança, pedagogia e direito. Acesse o edital aqui.