Seleção de Ipiaú enfrenta Itamaraju na próxima fase || Foto Nailton Borges/Giro Ipiaú
Tempo de leitura: < 1minuto
A seleção de futebol de Ipiaú é a única representante do sul da Bahia a garantir vaga nas quartas de final do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2023. A equipe passou para a próxima fase da competição depois de perder de 2 a 0, no jogo de ida, e golear a seleção de Cachoeira por 4 a 0, na partida de volta, no Estádio Pedro Caetano, na tarde de domingo (15).
A seleção de Ipiaú abriu o placar no primeiro tempo, mas precisava ampliá-lo para garantir a vaga. Por isso, na segunda etapa, se lançou ao ataque e conseguiu marcar mais três gols no adversário. Os gols da goleada foram marcados por Marcos Paulo, Fagner, Pey e Hiago.
Nas quartas de final do Campeonato Intermunicipal, a seleção de Ipiaú enfrentará Itamaraju, que se classificou ao vencer, fora de casa, a equipe de Santo Amaro por 1 a 0. A primeira partida será no domingo (22), no Estádio Pedro Caetano, em Ipiaú. O jogo da volta está previsto para o dia 29 em Itamaraju, no extremo-sul da Bahia.
Além de Ipiaú e Itamaraju, classificaram-se para a próxima fase as seleções de Simões Filho, Castro Alves, Ipirá, Porto Seguro, Itapetinga e Quijingue, que é atual campeã da competição. Venceu a seleção de Itajuípe no ano passado.
As quartas de final terão ainda Quijingue contra Itapetinga, Simões Filho enfrentando Porto Seguro, Castro Alves duelando com Ipirá pela vaga. Dois representantes do sul da Bahia deixaram a competição no domingo. As equipes de Coaraci e Itapitanga foram eliminadas.
José Aquino estava de bicicleta e foi atingido por moto || Fotos Azulzinho
Tempo de leitura: < 1minuto
O Departamento de Polícia Técnica identificou, com o auxílio de familiares, o ciclista atropelado e morto, na noite deste domingo (15), na BR-101, em Itabuna. Trata-se do pedreiro José Raimundo Ferreira Aquino, de 44 anos.
O acidente aconteceu na altura do bairro Santa Clara, no trecho Itabuna-Buerarema. Quando foi atingido, José estava em uma bicicleta e tentava atravessar a rodovia. Com o impacto, a vítima e o motociclista caíram. Motoristas que passavam pelo local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). O ciclista morreu durante o atendimento. Já o condutor da moto, que não teve o nome divulgado, foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O fato de não ser habilitado pode levar o homem a responder a um processo criminal, por ter assumido o risco de causar acidente ao conduzir veículo motorizado sem a devida autorização.
José Aquino estava trabalhando em uma obra perto do local do acidente e voltava para casa, no bairro Maria Pinheiro, quando foi atropelado. Ele deixa dois filhos. Com TV Santa Cruz.
Embaixador Paulo Pacheco (ao centro) recebe comitiva baiana no Chile
Tempo de leitura: 2minutos
Começa a ganhar forma o projeto piloto do Consórcio Cabruca, resultado de parceria do Centro Público de Economia Solidária do Litoral Sul (Cesol-LS) com a Agência de Internacionalização e Exportação (Aiex). O objetivo da iniciativa é abrir mercados internacionais para os chocolates finos produzidos no sul da Bahia.
“A gente criou o Consórcio, inicialmente, com quatro marcas: Modaka, Natucôa, Benevides Chocolates Finos e Chocolates da Ju”, explica ao PIMENTA o professor Henrique Campos Oliveira, coordenador da Agência, projeto de extensão da Unifacs. O grupo fez sua primeira missão internacional em Santiago, no Chile, onde participou do Espacio Food & Service, no final de setembro. “É uma feira muito grande da área de alimentos, principalmente, restaurantes e franquias”, acrescenta Henrique.
Para o coordenador do Cesol-LS, Thiago Fernandes, a viagem internacional foi um momento importante de visibilidade para as marcas do sul da Bahia acompanhadas pelo Centro Público, que é ligado à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre). “Isso mostra a força e a pujança da economia solidária de nossa região, ganhando o mundo e mostrando, no exterior, o quão importante é esse trabalho de produção coletiva”, disse.
RODADAS DE NEGÓCIOViagem teve rodadas de negócio, exposição em feira e visita a centro de distribuição
O Brasil foi o país homenageado no evento. Para garantir presença, o Consórcio Cabruca teve o apoio da gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a ilheense Patrícia Orrico, que liderou o estande baiano na Feira.
Para Henrique, o Consórcio Cabruca já deu provas de que será capaz de impulsionar a exportação dos chocolates finos do sul da Bahia. “Tivemos excelentes rodadas de negócio no Chile. Iniciamos as tratativas com três distribuidoras; uma maior, de uma rede de supermercados; e duas específicas da área de produtos orgânicos”. Segundo ele, consorciados, os produtores diluem custos de promoção e de operação, além de coordenar melhor suas relações com órgãos governamentais.
A comitiva brasileira também contou com a presença da empresária Marcela Tavares, da marca de chocolates finos Cacau do Céu, uma das precursoras desse mercado no sul da Bahia.
LITERATURA E CHOCOLATEPaloma Amado, Vinícius de Moraes, Neruda e Jorge Amado, em 1956 || Foto Arquivo Nacional
A comitiva baiana apresentou o Consórcio Cabruca ao embaixador brasileiro no Chile, Paulo Soares Pacheco. “Ele gostou muito, elogiou o projeto e se mostrou disponível, com a possibilidade da Bahia e o chocolate da região serem homenageados no 7 de setembro de 2024”, relata Henrique ao PIMENTA.
No Chile, um dos motes que o Consórcio pretende aproveitar é a amizade do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) com o escritor grapiúna Jorge Amado (1912-2001). A ideia é criar uma linha de produtos relacionando literatura e chocolate. Ao grupo, a Embaixada brasileira assegurou apoio no diálogo institucional com a Casa Neruda.
Faixas de pedestres serão construídas na zona sul, segundo Prefeitura
Tempo de leitura: < 1minuto
A Prefeitura de Ilhéus anunciou a construção de duas faixas de pedestres elevadas na BA-001, no trecho da zona sul da cidade. Os pontos de travessia serão erguidos em frente ao restaurante Cantinho Caipira e à Faculdade de Ilhéus. Segundo a gestão municipal, o trabalho começará na próxima segunda-feira (23).
Na zona sul, a BA-001 foi marcada por atropelamentos fatais, a exemplo do que vitimou a cirurgiã-dentista Ranitla Scaramussa Bonella, aos 23 anos, no dia 11 de junho de 2022. Outra vítima foi o professor Renato Rodrigues Sofia, de 59 anos, colhido por uma motocicleta em frente à Pousada Marinas. Nos dois casos, as vítimas foram atropeladas quando atravessavam a rodovia em faixas de pedestres (relembre aqui e aqui).
OUTROS LOCAIS
De acordo com a Prefeitura, também serão instaladas faixas elevadas em frente à Praça Castro Alves (Irene), na Avenida Soares Lopes; em frente à Praça do Cacau, na Avenida Osvaldo Cruz; em frente ao Colégio Fênix, na ACM; em frente ao IME, na Canavieiras; e na Rua Bento Berilo, próximo à Biblioteca Adonias Filho (antigo Grupo Escolar General Osório).
O trabalho receberá o suporte da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), que vai orientar os motoristas sobre as alterações no tráfego.
O líder de uma facção criminosa que atua em Itabuna e outras cidades do sul da Bahia foi executado, neste domingo (15), em Ibiraçu, pequena cidade do Espírito Santo. Diego Silva Souza, o Cabeludo, foi morto a tiros, por quatro homens, na casa onde morava. No imóvel, a Polícia Militar apreendeu pedaços de maconha, munições de arma de fogo, um celular e uma balança de precisão.
Esse não foi o primeiro atentado contra Diego Cabeludo. Em 2018, ele foi alvo de uma tentativa de homicídio no bairro Daniel Gomes, em Itabuna, onde foi atingido por um tiro na perna. No mesmo ano, chegou a ser preso de forma preventiva, mas deixou a cadeia logo depois.
Na cidade sul-baiana, Diego comandou o tráfico de drogas no Fátima, Califórnia, João Soares e Parque Verde. Ainda envolvido com o crime no Espírito Santo, a suspeita é de que ele tenha sido vítima de acerto de contas entre grupos rivais.
HOMICÍDIO EM ILHÉUS
O final de semana também foi violento em Ilhéus. No Acuípe de Baixo, zona rural do município, um jovem identificado apenas como Adriano foi morto a tiros, por um homem, em plena luz do dia, na praça do povoado. O motivo do crime, cometido no sábado (14), teria sido uma dívida da vítima com traficantes da comunidade. Com informações do Verdinho.
Carros do Programa Nacional de Segurança com Cidadania são doados aos municípios e estados || Foto Lula Marques/ABr
Tempo de leitura: 2minutos
Termina nesta segunda-feira (16) o prazo para estados e municípios aderirem ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). O termo de adesão prevê cooperação entre a União e entes federados em ações cujos recursos provêm do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional Antidrogas.
Um dos projetos do Pronasci 2 é o bolsa-formação, que visa à qualificação profissional de integrantes das polícias militar, civil e penal, do corpo de bombeiros militar, dos órgãos oficiais de perícia criminal e das guardas municipais. Ao todo, serão disponibilizadas 100 mil bolsas-formação em todo o país.
A estratégia prevê o pagamento de bolsas, no valor mensal de R$ 900,00 durante o curso, em ações estratégicas de ensino que visam a aprimorar o Estado Democrático de Direito, o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a defesa dos direitos e garantias fundamentais, sobretudo, àqueles relativos à proteção de minorias e grupos vulneráveis.
O QUE É O PRONASCI 2
O Pronasci 2 destina-se a articular ações de segurança pública para a prevenção, o controle e a repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas. Alguns dos eixos prioritários incluem o enfrentamento e a prevenção da violência contra mulheres; o combate ao racismo estrutural e políticas públicas de segurança, com foco em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência.
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – caiu de 4,86% para 4,75% neste ano.
A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (16), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Para 2024, a projeção da inflação ficou em 3,88%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,5% para os dois anos.
A estimativa para este ano está no limite do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%.
Segundo o BC, no último Relatório de Inflação, a chance de o índice oficial superar o teto da meta em 2023 é de 67%.
A projeção do mercado para a inflação de 2024 está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.
Em setembro, o aumento de preços da gasolina pressionou o resultado da inflação. O IPCA ficou em 0,26%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual ficou acima da taxa de agosto, que teve alta de 0,23%.
A inflação acumulada este ano atingiu 3,50%. Nos últimos 12 meses, ela está em 5,19%, ficando acima dos 4,61% dos 12 meses imediatamente anteriores.
JUROS BÁSICOS
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros – a Selic – definida em 12,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). O comportamento dos preços já fez o BC cortar os juros pela segunda vez no semestre, em um ciclo que deve seguir com cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. Após sucessivas quedas no fim do primeiro semestre, a inflação voltou a subir na segunda metade do ano, mas essa alta era esperada por economistas.
Ainda assim, em ata da última reunião, o Copom reforçou a necessidade de se manter uma política monetária ainda contracionista para que se consolide a convergência da inflação para a meta em 2024 e 2025 e a ancoragem das expectativas. As incertezas nos mercados e as expectativas de inflação acima da meta preocupam o BC e são fatores que impactam a decisão sobre a taxa básica de juros.
De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, de agosto do ano passado a agosto deste ano, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.
Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.
Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2023 em 11,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica caia para 9% ao ano. Para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 8,5% ao ano para os dois anos.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
PIB E CÂMBIO
A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano ficou em 2,92%, a mesma das últimas três semanas.
Para 2024, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 1,5%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,9% e 2%, respectivamente.
Por fim, a previsão para a cotação do dólar está em R$ 5 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,05.
EMPREGO HOJE - Unidade do SineBahia no município de Ilhéus atende no SAC (imagem acima), na Rua Eustáquio Bastos || Imagem GMaps
Tempo de leitura: 5minutos
Pós-feriadão com oferta de 237 vagas de emprego e 5 de estágio em municípios do sul e sudoeste do estado, segundo o SineBahia. são 119 oportunidades em Jequié, 65 em Itabuna e 58 em Ilhéus.
São oportunidades em áreas como serviços, logística, indústria e construção civil, de acordo com a lista divulgada pelo SineBahia. O atendimento nas unidades dos três municípios vai até as 15h30min.
Para se cadastrar e disputar vaga, o candidato deve apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.
A unidade de Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, no Góes Calmon (Beira-Rio). Em Jequié, o atendimento é na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Já em Ilhéus, o candidato deve se dirigir para a Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.
Carlos André e Ana Júlia comemoravam quatro anos de relacionamento || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1minuto
Um casal de jovens foi executado ao retornar de Caraíva, em Porto Seguro, neste final de semana. Carlos André Santos e Ana Júlia Freire dos Santos residiam na vizinha Eunápolis e passavam o feriadão no distrito de Porto Seguro. Segundo familiares, viajaram para comemorar quatro anos de relacionamento. O crime ocorreu na estrada Caraíva-Aldeia Xandó.e
As primeiras informações são de que o casal teria sido morto ao retornar de Caraíva para Eunápolis. Os corpos foram encontrados fora do carro em que Ana Júlia e Carlos André viajavam, neste domingo. O veículo foi incendiado.
No corpo do ex-motorista de lotação e de aplicativo foi encontrado bilhete de suposta facção criminosa informando que brigas eram resolvidas com o uso de armas de fogo (“na bala”). A facção seria de Eunápolis.
“MEIGA E HUMILDE”
De acordo com informações obtidas pelo PIMENTA, Ana Júlia, de apenas 22 anos, era bastante querida pelos familiares e não se sabe de envolvimento dela com o crime.
Um tio de Ana usou as redes sociais para homenageá-la e a descreveu como meiga e humilde. “Sua partida para a eternidade foi tão trágica, mas Deus já reservou o seu cantinho no céu”, escreveu Pablo Freire.
A Polícia Civil em Porto Seguro investiga o crime. Até o fechamento desta matéria, a polícia ainda não havia informado se os autores do crime haviam sido presos.
Artilheiro Léo Gamalho abriu o placar para o o Vitória || Foto Victor Ferreira/EC Vitória
Tempo de leitura: < 1minuto
O Vitória está cada vez mais perto do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. Jogando neste domingo (15), no Estádio Barradão, em Salvador, o Rubro-Negro baiano venceu o Guarani por a 2 a 0, e segue na liderança isolada da Série B, com 5 pontos de vantagem para o segundo colocado, o Atlético Goianiense. O Vitória chegou aos 61 pontos.
O Vitória começou o jogo meio perdido, mas conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo, com o artilheiro Léo Gamalho, aos 18 minutos. A partida ficou mais fácil para o Rubro-Negro com a expulsão de Matheus Bueno, que já tinha amarelo e levou o segundo por reclamação após cometer uma falta, aos 26 minutos.
Com um jogador a mais, o Vitória sofreu pouco e teve a chance de ampliar o placar. Mas o segundo gol só saiu no início do segundo tempo. Osvaldo cobrou escanteio pela esquerda e o zagueiro Wagner Leonardo subiu mais alto que todo mundo para cabecear firme para o gol, sem chances para o goleiro Pegorari, do Guarani.
O Vitória volta a campo na próxima quinta-feira (19), quando enfrenta o Sampaio Corrêa, no Estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão. O time baiano está em contagem regressiva para retornar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. São seis partidas até o último jogo da Série B. O Rubro-Negro só depende de si para conquistar o título.
Mega-Sena sorteia R$ 33 milhões na terça-feira (17).
Tempo de leitura: < 1minuto
Moradores de cinco municípios do interior da Bahia estão entre os 89 acertadores de cinco das seis dezenas do concurso 2644 da Mega-Sena, sorteado na noite de sábado (14), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo. Os sortudos baianos são de Porto Seguro, Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Itanhém e Tucano. Em Itanhém, foram dois ganhadores. Cada acertador da quina receberá R$ 37.626,65.
Como não houve acertador das seis dezenas, o prêmio principal acumulou em R$ 34 milhões. Esse valor aplicado na poupança rende mais de R$ 200 mil no primeiro mês. Caso queira investir em imóveis para locação, com o valor do prêmio, o ganhador pode adquirir 70 apartamentos de R$ 452 mil, cada. O sorteio será na terça-feira (17).
As dezenas da Mega-Sena sorteadas no sábado foram: 04,17, 22, 28, 30 e 49. Houve 7.255 apostas acertadoras da quadra. Dentre os contemplados estão moradores de Coaraci, Gandu, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna e Itajuípe. Cada uma receberá R$ 659,40.
Faleceu na manhã deste sábado (14), em Ilhéus, o ex-vice-prefeito José Henrique Abobreira, aos 69 anos. Paciente renal crônico, ele foi vítima de complicações da doença. Morreu em casa, no Pontal, ao lado da esposa, Marlise, a quem amou por mais de 50 anos.
Foi no Pontal que Abobreira cresceu e fincou raízes. Nas suas memórias de infância, quando o antigo distrito ainda preservava, predominantemente, as características da comunidade de pescadores que lhe deu origem, o Pontal é descrito como um mundo à parte, a Macondo de um menino sonhador.
Há 31 anos, em 1992, saíram do bairro os votos que o elegeram vereador. Naquelas eleições, pouco depois de Francis Fukuyama decretar o Fim da História, Abobreira lançou o mote da Opção Socialista, que viria a orientar toda a sua trajetória política, fazendo da prática o critério da verdade. Ouvido pelo PIMENTA, o jornalista Emílio Gusmão resumiu o significado histórico do amigo: “Abobreira é o homem fundamental”.
LUTAS
Ainda no exercício do único mandato de vereador, Abobreira deve papel decisivo no movimento que reivindicou, ao Governo do Estado, o sistema de abastecimento de água do Pontal. Num ato político, em 1994, com a presença do governador Antônio Carlos Magalhães, o parlamentar ilheense liderou a manifestação que desafiava ACM a construir a rede de infraestrutura hídrica do bairro.
O tom desafiador, segundo Abobreira, era a única linguagem que políticos do campo da esquerda podiam usar nos embates com ACM, que acolheu a demanda da comunidade e determinou a execução das obras.
Eleito vice-prefeito de Ilhéus em 1996, em uma chapa liderada pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro, José Henrique Abobreira dedicou-se ao fomento da organização política das comunidades rurais de Ilhéus, inclusive as do Povo Tupinambá de Olivença.
A antropóloga Susana de Matos Viegas registra o apoio que recebeu, do então vice-prefeito, para fazer a pesquisa que fundamentou o Relatório de Identificação e Delimitação da Terra Indígena, cujo processo de demarcação dormita, desde 2009, em uma gaveta do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Nos últimos anos, as particularidades de seu quadro de saúde impuseram a Abobreira e aos familiares uma rotina de idas e vindas a hospitais. Além de Marlise, o socialista recebeu os cuidados dos filhos, Fred e Tatiana. Também encontrou nos netos, Gabi, Tonico e Bia, a força de que precisava para enfrentar as últimas batalhas.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
José Henrique Abobreira era servidor aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado. O corpo do ex-vice-prefeito é velado no SAF, no Alto da Conquista, e será sepultado no Cemitério São João Batista, no Nelson Costa, hoje (14), às 16h.
Representantes de quatro estados debatem ameaça da monilíase para o cacau
Tempo de leitura: < 1minuto
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), reúne, na segunda-feira (16), autoridades de outros três estados brasileiros, além de representantes da cadeia produtiva do cacau, para avaliar os riscos que a possível chegada da monilíase do cacaueiro representa para essa cultura e apontar soluções. O evento será na Governadoria, em Salvador, a partir das 9h.
O encontro contará com a participação de secretários de estado da agricultura do Pará, Espírito Santo e Rondônia. Junto com a Bahia, esses estados representam aproximadamente 98% da produção nacional de amêndoas de cacau. Eles geram uma receita anual que supera os R$ 23 bilhões e movimenta vários nichos de mercado.
A monilíase, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é uma doença que ataca os frutos do cacaueiro e do cupuaçuzeiro em qualquer fase de desenvolvimento A doença pode causar perdas de até 100% da produção. Causada pelo fungo Moniliophthora Roreri, ela está presente em todos os países produtores de cacau da América Latina, exceto no Brasil.
DESTRÓI LAVOURAS
Uma das características da monilíase é a agressividade com que destrói as lavouras. “Daí, a importância de discutirmos, desde já, o que os órgãos públicos e toda a cadeia do cacau podem fazer para manter o território brasileiro longe da doença, assim como, em caso de chegada dela, como podemos amenizar seus efeitos sobre a produção”, explica o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum.
O grupo de trabalho pretende enviar uma carta ao Ministério da Agricultura indicando medidas que podem ser tomadas para impedir o avanço da doença ou amenizar seus riscos. Também deve ser assinado um termo de cooperação técnica para alinhar as ações de prevenção entre os estados produtores de cacau.
Maria Bárbara Conceição é morta por cachorros de raça em Camamu
Tempo de leitura: < 1minuto
Uma mulher foi encurralada e morta, nesta sexta-feira (13), por três cachorros de raça, na comunidade de Ilha Grande, em Camamu, no baixo sul da Bahia. Maria Bárbara Conceição de Jesus, de 42 anos, foi atacada pelos animais da raça rottweiler quando andava com o companheiro. Ela sofreu ferimentos em várias partes do corpo. O homem não teria sido atacado.
Maria Bárbara ainda foi levada, numa embarcação particular, para a cidade de Camamu, onde uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) prestou os primeiros socorros a levou para um hospital, mas ela não resistiu aos ferimentos.
Familiares de Maria Bárbara dizem que a cerca do imóvel onde os cães ficam é frágil para o porte dos animais. Moradores informaram que os cachorros fogem com frequência e já chegaram a atacar outras pessoas. Os caseiros prestaram depoimento à Polícia Civil. A vítima deixa quatro filhos.
A Secretaria de Educação de Itabuna abriu inscrições para a Seleção Pública para os cargos de diretor e vice-diretor das escolas da Rede Municipal de Ensino. Podem se candidatar servidores efetivos do Magistério Público do município, com formação mínima em Pedagogia ou pós-graduação em Gestão Escolar.
As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (17), na sede da Secretaria de Educação. Junto com a ficha de inscrição preenchida, o candidato deverá entregar cópias de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência, além de diploma de licenciatura em Pedagogia ou em nível de pós-graduação.
Outro requisito para participar da seleção é ter, pelo menos, três anos de exercício efetivo do cargo de professor da Rede Municipal de Ensino. A experiência deve ser atestada por declaração da diretoria da escola onde o profissional trabalha.
Segundo o diretor-financeiro da Secretaria de Educação, Fábio Melo, a prova escrita será aplicada em novembro, no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron. A data ainda será divulgada pela empresa encarregada da organização do processo seletivo.