Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Educação de Itabuna abriu inscrições para a Seleção Pública para os cargos de diretor e vice-diretor das escolas da Rede Municipal de Ensino. Podem se candidatar servidores efetivos do Magistério Público do município, com formação mínima em Pedagogia ou pós-graduação em Gestão Escolar.

As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (17), na sede da Secretaria de Educação. Junto com a ficha de inscrição preenchida, o candidato deverá entregar cópias de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência, além de diploma de licenciatura em Pedagogia ou em nível de pós-graduação.

Outro requisito para participar da seleção é ter, pelo menos, três anos de exercício efetivo do cargo de professor da Rede Municipal de Ensino. A experiência deve ser atestada por declaração da diretoria da escola onde o profissional trabalha.

Segundo o diretor-financeiro da Secretaria de Educação, Fábio Melo, a prova escrita será aplicada em novembro, no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron. A data ainda será divulgada pela empresa encarregada da organização do processo seletivo.

Bahia tem 16 cidades autorizadas a receber novos cursos de Medicina || Foto ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Bahia, 16 municípios estão autorizados a receber novos cursos de Medicina de instituições privadas de ensino, conforme lista definida pelos Ministérios da Educação e da Saúde. Ao todo, o Governo Federal permitiu a abertura de 5.700 vagas, distribuídas em até 95 cursos. Itabuna e Ilhéus estão entre as cidades contempladas.

A Bahia foi o estado com mais vagas autorizadas, são 900 no total. A lista de municípios baianos também inclui Brumado, Camaçari, Cruz das Almas, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Jequié, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.

O Governo estabeleceu critérios para a definição das cidades. Eles levam em conta as necessidades de mais profissionais de saúde e a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) de cada região. Os municípios selecionados têm média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes; possuem hospital com, pelo menos, 80 leitos; e não são impactados pelo plano de expansão de cursos de Medicina nas Universidade Federais.

FIM DE PROIBIÇÃO

O então presidente Michel Temer (MDB) baixou, em 2018, portaria que proibiu a abertura de novos cursos de Medicina no Brasil por cinco anos. Esse veto caiu no dia 5 de outubro deste ano. Nesse período, apesar da proibição, faculdades conseguiram abrir novas vagas com o respaldo de decisões judiciais.

Nocha em foto do jornalista Walmir Rosário
Tempo de leitura: 4 minutos

 

 

Por muitos anos continuou a jogar os babas, sempre com a mesma categoria e virilidade de antigamente. Hoje critica o futebol jogado pra trás, sem arte, que não empolga os torcedores e nem produz grandes resultados.

 

Walmir Rosário

A célebre frase cunhada pelo zagueiro Moisés, em 1982, “zagueiro que se preza não pode ganhar o Belfort Duarte, aí perde o moral”, por certo não se aplicaria ao lateral direito itajuipense Nocha. Ele sabia como ninguém desarmar o adversário jogando o bom futebol, porém sabia ser viril quando a jogada merecia, muitas das vezes sem cometer falta, embora em alguns casos tivesse que parar o contrário com a energia necessária.

Nocha, que também atende por José Raimundo Freitas, do alto dos seus quase 81 anos, admite que sempre usou da habilidade e força necessárias para ganhar uma jogada nos clubes em que atuou, desde sua infância nos clubes de Itajuípe, até pendurar as chuteiras. E faz questão de ressaltar que nunca foi desleal com o adversário, pois sabia jogar futebol e não precisava recorrer à violência.

E foi justamente pela sua conduta em campo, destacando-se pelo futebol sério que jogava que foi descoberto pelos diretores do Bahia de Itajuípe, ainda menino, e levado para o time sensação do Sul da Bahia no final da década de 1950. E no Bahia de Itajuípe tanto fazia jogar no primeiro ou segundo quadro para ser reconhecido como um craque do futebol e cobiçado pelos clubes de Ilhéus, Itabuna e Salvador.

Seleção de Itabuna – Nocha, o penúltimo em pé, à direita || Arquivo Walmir Rosário

Na pujança do cacau, os cartolas do Bahia de Itajuípe – mesmo amador – iriam buscar um jogador que se destacava em qualquer cidade próxima, mantendo um verdadeiro “esquadrão de aço”. E como relembra Nocha, eles participavam da melhor vitrine do futebol do Sul da Bahia, recebiam constantes convites de outros clubes, na maioria das vezes bastante tentadores.

Ainda jovens, o que queriam eram jogar bola. E bem. Atrair a atenção dos amantes do bom futebol e ganhar presentes, fossem em dinheiro ou outros bens materiais como era praxe nos clubes amadores dirigidos por pessoas de grandes posses. Vencer uma partida era “bicho” garantido, um campeonato, então, o “carvão” caia direto. E na assinatura e renovação de contrato era só felicidade.

E assim Nocha recebe uma proposta tentadora do Janízaros, de Itabuna, e deixa o Bahia de Itajuípe. Com ele também mudam outros craques itajuipenses. No novo clube era uma garantia jogar na Seleção de Itabuna, que chegou ao Hexacampeonato ao vencer o Campeonato Intermunicipal Baiano por seis vezes seguidas. E Nocha era um desses craques vencedores.

Após vencer alguns campeonatos no Janízaros se transfere para o Flamengo de Itabuna, no qual também se torna vencedor de campeonatos. E Nocha nem se preocupa com a mudança de time, pois também jogava ao lado da “nata” do futebol itabunense, colegas na brilhante seleção de Itabuna. E era grande a rivalidade nesses clubes no campeonato de Itabuna, em que Janízaros, Flamengo e Fluminense se revezavam nos títulos.

E a rivalidade não era apenas nas torcidas. Dentro de campo, os colegas da seleção eram adversários e o lateral-direito Nocha tinha a obrigação de marcar o maior ponta-esquerda que se teve notícia em Itabuna, na Bahia e quiçá no Brasil, Fernando Riela. Mas essa contenda não abalava Nocha, que marcava seu oponente jogando o bom futebol. E a renhida disputa era equilibrada, com vantagens alternadas a cada jogo.

As décadas de 1950 e 60 foram notabilizadas pelo bom futebol, jogado por craques que prezavam a camisa que vestiam, principalmente na Seleção de Itabuna. E não era pra menos, a cada ano acumulava mais um título, vencido com galhardia, contra bons adversários, a exemplo de Ilhéus, Feira de Santana, Alagoinhas, Belmonte, Santo Amaro, São Félix, Jequié, dentre outros.

Merecem destaque a eterna rivalidade entre Ilhéus e Itabuna, duas das maiores seleções. E Itabuna sempre levou a melhor, desclassificando o selecionado ilheense, um timaço, como lembra Nocha, que faz questão de ressaltar nunca ter perdido uma partida para a seleção praiana. Outro destaque lembrado por Nocha foram as partidas contra os grandes times do Rio de Janeiro, em que jogavam de igual para igual. Sem medo.

Em 1967, com a fundação do Itabuna Esporte Clube, Nocha se profissionaliza e participa da primeira equipe que jogou o Campeonato Baiano de Profissionais, junto com outros colegas da Seleção de Itabuna. Quando sentiu que era chegada a hora de parar de jogar o futebol profissional, ainda no auge, deixa o Itabuna Esporte Clube. Poderia ter jogado mais um ou dois anos, mas preferiu sair por cima, deixando boa lembrança na memória dos torcedores.

Mas Nocha não abandonou o futebol e passou a atuar nos times amadores de Itajuípe, notadamente o Grêmio e o Santa Cruz, pelos quais disputou mais partidas. E por muitos anos continuou a jogar os babas, sempre com a mesma categoria e virilidade de antigamente. Hoje critica o futebol jogado pra trás, sem arte, que não empolga os torcedores e nem produz grandes resultados.

Prestes a completar 81 anos, Nocha mantém uma invejável forma física, passeia diariamente pelas ruas de Itajuípe, visita os amigos, faz compras e conversa sobre futebol. Com a simplicidade, diz não recordar muito do seu passado até a conversa fluir e relatar os bons tempos nos campo de futebol. Como diz o ditado: Quem foi rei nunca perde a majestade. E Nocha continua sendo uma referência no bom futebol do Sul da Bahia.

Walmir Rosário é radialista, jornalista, advogado e autor d´Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.

Manifestantes queimam pneus em frente à rodoviária
Tempo de leitura: < 1 minuto

Manifestantes tocaram fogo em pneus e pedaços de madeira para bloquear a entrada de Ilhéus pela BR-415, nesta sexta-feira (13), na Avenida Itabuna, em frente à rodoviária. O motivo do protesto teria sido a morte de uma pessoa atropelada. Os participantes do ato gritavam palavras de ordem, cobrando justiça.

A manifestação começou pouco antes das 8h e provocou longo congestionamento na chegada da cidade. A Polícia Militar enviou equipes ao local para negociar a liberação da pista com os responsáveis pelo protesto. A via foi liberada por volta das 10h.

Confira vídeo.

Unidade do SAC de Itapetinga, onde funciona unidade do SineBahia || Foto Carol Garcia/GovBA
Tempo de leitura: 4 minutos

 

Quase 200 vagas de emprego são ofertadas pelo SineBahia em unidades de municípios das regiões sul e sudoeste nesta sexta-feira (13). Das 198 vagas, 118 são em Jequié, 65 em Itabuna e 15 em Itapetinga em áreas como saúde, educação, logística e vendas.

Os interessados têm até as 15h30min para comparecer ao SineBahia em Itabuna e Jequié. Em Itapetinga, encerra às 13h o horário para se cadastrar para disputa das vagas anunciadas, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho (física ou digital), CPF e comprovantes de escolaridade e residência.

A unidade de Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, Góes Calmon (Beira-Rio). A de Jequié está situada na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A de Itapetinga funciona na Avenida Presidente Kennedy, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Pilhado, o sujeito foi a Otávio Moura, editor do Diário da Tarde, e disse para falar com Alberto Hoisel que o respeitasse, que era reserva moral da cidade e que não admitiria tal falta de respeito. Se o epigramista continuasse, ele iria responder. O editor apavorou.

 

Carlos Pereira Neto Siuffo

Alberto Hoisel foi o melhor epigramista que Ilhéus já teve. Era quase um gênio. Um dia chegou na cidade um sujeito que se achava muito importante e espalhou que era candidato a prefeito. Alberto publicou no Diário da Tarde: “Em Ilhéus qualquer sujeito/que quer ter notoriedade/espalha pela cidade/que é candidato a prefeito”.

Pois bem, na cidade, tinha um professor muito querido que, em toda eleição, anunciava que seria candidato. Às vezes desistia no meio do caminho. Noutras era lanterninha. A turma da maledicência procurou o lente e o convenceu que a quadrinha era para ele.

Pilhado, o sujeito foi a Otávio Moura, editor do Diário da Tarde, e disse para falar com Alberto Hoisel que o respeitasse, que era reserva moral da cidade e que não admitiria tal falta de respeito. Se o epigramista continuasse, ele iria responder. O editor apavorou. Esse era o grande problema. As palestras do professor levavam quatro horas, um latinídio só, e todo mundo dormia. Seus artigos ocupavam todas as páginas do jornal, que encalhava.

Otávio Moura procurou Alberto, contou o ocorrido e pediu para parar. Surpreso, o autor disse que o epigrama não havia sido feito para a ilustre figura, mas, se a carapuça tinha servido, o problema era dele. Aí publicou outro epigrama: “Essa gente que desista/seus gritos não fazem eco/em Ilhéus ninguém é paulista/para votar em Cacareco”. Cacareco era o nome da rinoceronte que, em 1959, recebeu quase 100 mil votos para a vereança na cidade de São Paulo.

O professor cumpriu a promessa e escreveu um artigo de seis laudas. Ocupou todas as páginas do diário, inclusive a manchete. Otávio falou para Alberto: “Eu não disse!”. De quebra, o epigramista lascou os últimos versos:  “Arrependo-me se peco/para que o céu me abençoe/se eu ofendi Cacareco/Cacareco me perdoe.”

Ao final, a pessoa a quem eram direcionados os epigramas desistiu da candidatura, e o nosso querido professor foi candidato. Novamente, ficou na lanterninha.

Carlos Pereira Neto Siuffo é professor da Uesc.

Santuário de Aparecida deve receber 250 mil pessoas || Foto Ken Chu/Secretaria Turismo SP
Tempo de leitura: < 1 minuto

A celebração da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no feriado prolongado que começa nesta quinta-feira (12), deve atrair 250 mil pessoas ao município de Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo. A estimativa é do governo do estado de São Paulo, que calcula que cerca de 2,3 milhões de pessoas devem viajar ao estado e movimentar mais de R$ 4 bilhões.

A projeção foi feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo. Em nota, o governo destaca que a ocupação média dos meios de hospedagem já está em 72%, e que a busca pelas 11 cidades que integram a Região da Fé deve atingir os 78%. O itinerário liga os visitantes aos municípios de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Piquete, Potim, Tremembé e Roseira.

A cidade de Aparecida é um dos principais destinos de turismo religioso de São Paulo e um dos que mais concentram fiéis católicos na América Latina. No município, fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo católico do Brasil e a maior igreja do mundo em celebração a Maria.

Além da Região da Fé, há a opção, para os católicos, do Caminho da Fé, que conecta mais de 50 cidades paulistas. Uma delas é o município de Águas da Prata, localizado na divisa com o sul de Minas Gerais, e que ganhou fama pelo ecoturismo e belezas naturais que oferece aos habitantes e visitantes. Para a região, a expectativa é de que a taxa de ocupação nos hotéis chegue a 95% durante o feriado. Informações d’Agência Brasil.

Ricardo Xavier fala sobre decisões tomadas em reunião extraordinária || Foto Andreyver Lima/Seja Ilimitado
Tempo de leitura: 2 minutos

O fim da parceria com o Grupo Amoedo pegou a torcida do Itabuna no contrapé. A expectativa de bom desempenho nas competições de 2024, justificada pelas duas últimas temporadas, deu lugar a dúvidas sobre o destino do clube. Menos de 24h após o anúncio do investidor Leonardo Amoedo, feito segunda-feira (9), o técnico Sérgio Passos também comunicou sua saída.

Ao PIMENTA, o conselheiro e diretor de Futebol do Itabuna, Ricardo Xavier, falou sobre a reunião extraordinária desta terça-feira (10), quando o Conselho Deliberativo do clube fixou os termos de uma contraproposta ao Grupo Amoedo. O objetivo, afirma o dirigente, é salvar a parceria no projeto da Sociedade Anônima de Futebol.

O colegiado decidiu manter o formato inicial do projeto, em que Amoedo entrou como parceiro e não um comprador do clube, explica Ricardo. Isso significa que o investidor, caso decida retomar a parceria, somente poderá vir a deter até 50% das ações da Sociedade.

“O conceito de parceria – e não de compra – foi discutido no projeto de formação da SAF”, sustenta o diretor. Para ilustrar a diferença, ele citou o exemplo do Fluminense de Feira de Santana, onde, diferente do Itabuna, os sócios aprovaram a venda de 90% das ações do clube.

NÚMEROS NA MESA

Os conselheiros também autorizaram a diretoria do Itabuna a oferecer um aumento da participação societária ao Grupo Amoedo. Na temporada de 2022, o clube recebeu pouco mais de R$ 700 mil do investidor, que, em contrapartida, passou a contar com 26,6% das ações da SAF, informa Ricardo Xavier. Agora, o Conselho propôs que o dinheiro colocado no time em 2023, R$ 1 milhão, eleve a cota do sócio a 40%.

Caso Amoedo aceite as condições, o investidor assumirá o controle do futebol do Itabuna com total autonomia, assegura Ricardo, ressalvando que isso implica em absorver eventuais lucros e prejuízos da empreitada. Os termos da proposta ainda serão apresentados formalmente ao empresário.

TEM VOLTA?

O PIMENTA questionou ao diretor de Futebol se o posicionamento detalhado acima contempla o que Leonardo Amoedo chamou de “divergências irreconciliáveis”. Ricardo respondeu que não tem elementos para determinar quais foram as divergências referidas, pois o comunicado do investidor não as especifica.

Com a ressalva de que se trata de uma suposição, o dirigente sugeriu que irreconciliáveis, neste contexto, podem ser as posições do Conselho do Itabuna e do Grupo Amoedo sobre a transferência de mais de 50% das ações da SAF ao sócio investidor, possibilidade vetada na reunião de ontem.

Jerônimo e Augusto participam de assinatura de contrato em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), participaram, nesta quarta-feira (11), em Salvador, da solenidade de assinatura do contrato que garante a expansão do fornecimento de gás natural na Bahia. O acordo envolve investimentos de R$ 155 milhões das empresas PetroBahia, Bahiagás e GN-Link em Itabuna.

O dinheiro será investido na construção e operação de uma unidade de processamento e distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC) na cidade sul-baiana, que, por sua localização estratégica, atenderá, também, às regiões extremo-sul e sudoeste do estado.

“Esse investimento é fundamental para o desenvolvimento econômico de Itabuna e do sul da Bahia. A interiorização da economia faz parte da política do governador Jeronimo Rodrigues”, disse Augusto.

Já o governador deu destaque ao impacto no mercado de trabalho. “Essa parceria possibilita a geração de emprego e oferece uma estrutura ao Estado capaz de atrair mais investimentos na indústria, comércio e agronegócio”, complementou Jerônimo.

A GNLink pertence ao grupo Lorinvest, enquanto a Bahiagás é uma estatal de capital misto e o tem o Governo da Bahia como acionista. Já a PetroBahia é dona da maior rede de postos de gás natural veicular no estado.

Paralisação afeta cerca de 200 alunos em Banco do Pedro, estima secretária de Educação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A sede da Escola Municipal do Banco do Pedro, na zona rural de Ilhéus, não recebe alunos desde segunda-feira (9), quando as aulas foram suspensas pela direção. A comunidade escolar alega falta de segurança para retomar as atividades, após um confronto armado, ocorrido na sexta (6), no distrito. O motivo do tiroteio teria sido a disputa pelo controle do tráfico de drogas na localidade.

Ouvida pelo PIMENTA, a secretária de Educação do município, professora Eliane Oliveira, confirmou as informações. O problema afeta cerca de duzentos alunos, conforme a gestora. No entanto, os estudantes que frequentam os anexos da Escola, que funcionam em locais diferentes, não tiveram as aulas interrompidas.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) busca saída para o problema em diálogo com a Polícia Militar, informa a titular da Pasta. A expectativa é de as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira (16).

Hoje (11), as atividades recreativas em alusão ao Dia das Crianças são desenvolvidas fora da sede da Escola e reúnem todos os alunos da comunidade, conclui a secretária municipal. Atualizado às 15h005min.

Evento em Itacaré ganha curadoria do Instituto Capim Santo || Foto Andrade
Tempo de leitura: 2 minutos

Celebração de aromas, sabores, sons e cultura, a 10ª edição do Festival Gastronômico de Itacaré, no finalzinho de novembro e início de dezembro, terá um ingrediente especial na estratégia de consolidação como produto turístico e de apelo nacional. O evento deverá ter, a partir deste ano, a curadoria de uma das principais grifes da gastronomia nacional, o Instituto Capim Santo.

O interesse da instituição foi confirmado ao PIMENTA, há pouco, pelo secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu. O evento começará em 30 de novembro e vai até 2 de dezembro, Dia do Samba, data que será marcada com show de um grande nome da música nacional.

Representantes do município e do Instituto Capim Santo se reuniram na manhã desta quarta-feira (11), em Itacaré. Além da curadoria, os atrativos e atrações do evento serão estrelas das redes sociais do Capim Santo no período do evento, caso se confirme a parceria. “Pela proposta, toda comunicação vai ser partilhada”, afirma o secretário Marcos Japu ao lado de Maurício Pessoa, do Instituto e nome reconhecido nacionalmente por comandar grandes eventos na área cultural.

Festival reúne o melhor da gastronomia em Itacaré || Foto Divulgação

SALTO DE QUALIDADE

A chegada do Instituto Capim Santo, diz o secretário, vai além da curadoria do evento. “Representa um salto de qualidade nos 10 anos do Festival e traz uma tranquilidade para essa parte técnica”, diz Marcos, acrescentando o papel desenvolvido pelo Instituto, em Itacaré, na formação de profissionais. “Pessoas simples, quilombolas, hoje são referências na gastronomia”.

O Instituto, braço da rede de restaurantes Capim Santo, trará sua expertise e, por meio de exposição em suas mídias, ajudará a consolidar o Festival como um dos produtos turísticos de Itacaré com expressão nacional. “O Capim Santo é instituto com grande relevância na gastronomia nacional”, reforça Marcelo Dias, diretor de Promoções Turísticas da Secretaria de Turismo de Itacaré. “Estamos muito felizes e empolgados com a possibilidade”, completa.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Festival Gastronômico de Itacaré começará em 30 de novembro com um cortejo cultural reunindo a Banda Didá e a atração local Dedo de Moça, além da presença de autoridades nacionais e estaduais e do prefeito Antônio de Anízio. O encerramento, no dia 2 de dezembro, terá uma grande expressão do samba nacional.

A abertura, explicam Maurício Pessoa e Marcos Japu, seguirá o mote do empoderamento feminino, com a Dedo de Moça e Banda Didá. Além do melhor sabor da terra, o festival, antecipa o secretário, terá dinâmicas de outras edições, com manifestações culturais, Feira da Agricultura Familiar e a Feira do Artesanato. “O interesse do Instituto em enviar a proposta é de extrema importância para o evento e para Itacaré. É instituição de envergadura, respeitada no Brasil e no mundo, e já com serviço social relevante no município”, finaliza Japu.

Homens foram presos em Camacan e Una || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar prendeu três suspeitos de envolvimento no roubo de uma carga de café, ocorrido segunda-feira (9), em Una, no sul da Bahia. Após denúncia, os policiais chegaram, nesta terça-feira (10), a dois homens que tentaram vender sete sacas de café em Camacan, a 64km de Una. Eles tentaram fugir, mas foram alcançados na rodovia que dá acesso a Camacan, por equipes da 62ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Com base na informação da dupla, os policiais descobriram que parte da carga roubada ainda estava em Una e acionaram a Cipe Cacaueira, que entrou em ação. Na sede do município, membros da Companhia Especializada da PM estranharam a movimentação de um homem em um estabelecimento comercial. Segundo a Polícia, ele tentava esconder sacas de café provenientes do mesmo roubo e foi preso em flagrante.

Os três suspeitos e a carga foram apresentados à Polícia Civil, que investiga o caso.

Trabalhadores da saúde protestam no Centro Histórico de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Servidores da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) continuam inconformados com a decisão da Pasta, de incluir a Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID) no cálculo do Piso Salarial da Enfermagem. Membros da categoria protestaram contra a medida, nesta quarta-feira (11), em Ilhéus.

O ato se concentrou nos arredores do Palácio Paranaguá, no Centro Histórico, onde os manifestantes exibiram mensagens de protesto. “A enfermagem baiana diz não à inserção da GID no Piso Salarial da Enfermagem”, diz uma das faixas usadas na manifestação.

RESPALDO

Manifestações semelhantes já ocuparam ruas de outras cidades baianas. A bronca dos trabalhadores é endossada pelo Conselho de Enfermagem da Bahia (Coren-BA). Conforme a entidade classista, ao incluir a GID no cálculo do Piso, a Sesab ignorou determinação da Advocacia Geral da União.

Ainda segundo o Conselho, a AGU estabeleceu que o piso salarial é composto pela soma do vencimento básico com as vantagens financeiras de natureza Fixa, Geral e Permanente. “No entanto, a Sesab, de forma inadequada, complementou gratificações no cálculo do piso salarial da Enfermagem, as quais não deveriam ser consideradas como parte integrante desse valor”, reiterou o Coren-BA, em carta aberta à Secretaria Estadual da Saúde (relembre).

REPASSE

O Governo Federal enviou R$ 253 milhões para pagamento do Piso da Enfermagem na Bahia. O valor contempla os servidores do Estado e dos 417 municípios baianos, além dos funcionários das unidades privadas que ofertam, pelo menos, 60% de seus serviços pelo SUS.

O piso dos enfermeiros foi fixado em R$ 4.750 por jornada semanal de 44h. Já os técnicos de enfermagem devem receber 70% desse valor, e os auxiliares e parteiras, 50%.

EMPREGO HOJE - Unidade do SineBahia no município de Ilhéus atende no SAC (imagem acima), na Rua Eustáquio Bastos || Imagem GMaps
Tempo de leitura: 5 minutos

Quarta-feira (11) com oportunidades de primeiro emprego e de estágio dentre as mais de 250 vagas anunciadas pelo SineBahia para os municípios do sudoeste, sul e extremo-sul. São 116 vagas em Jequié, 72 em Itabuna, 58 em Ilhéus e 12 em Porto Seguro.

Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia até as 15h30min desta quarta, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de endereço.

A unidade de Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Em Ilhéus, na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato. Quem reside em Jequié, deve se dirigir à Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A unidade de Porto Seguro atende no Shopping Central Park.

Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Nego Jó deixa como lembranças as brincadeiras
Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna perdeu, na noite desta terça-feira (10),  a dedicação, carisma, simplicidade, resenhas e o largo sorriso do servidor público municipal Rosenaldo Geraldo dos Santos, que foi internado às pressas no Hospital Calixto Midlej Filho depois de passar mal. Ele foi submetido a um procedimento de cateterismo, mas não resistiu. Nego Jó, como foi carinhosamente apelidado pelos familiares e amigos, estava lotado na Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), como agente de trânsito.

O PIMENTA apurou que o servidor público passou mal logo após chegar de uma viagem a Salvador, no domingo (1º). Minutos depois de descer do ônibus, desmaiou quando acessava a rampa da saída da rodoviária de Itabuna. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e levado para o hospital.

Servidor público era muito querido. Ele deixa viúva, filhos, netos e uma legião de amigos

O assessor de Comunicação da Settran, jornalista Wadson Santos, só tem adjetivos para definir o colega. “Era um cara maravilhoso, extremamente brincalhão. Todo mundo gostava dele na Secretaria. Pitoco, era apelido carinhoso que recebeu dos colegas. Estamos muito abalados. O secretário Thales Silva não para de chorar”, informou Wadson, muito emocionado.

Nego Jó sofria com algumas comorbidades, como hipertensão e diabetes, segundo informou o jornalista ao PIMENTA. Irmão do vereador Ronaldo Geraldo dos Santos, o Ronaldão (PL), Nego Jó deixa viúva, dois filhos e três netos. O velório acontece no Saf, na Avenida Juca Leão, no Centro Comercial de Itabuna. O sepultamento está marcado para esta quarta-feira, às 14h, no Cemitério Campo Santo.