Professora Carmelita sofreu AVC na última sexta, em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A professora aposentada Carmelita Oliveira Ângela de Souza, de 71 anos, tem quadro de saúde estável, após ser vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), na última sexta-feira (6), em Ilhéus. Desde então, a ex-vereadora está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Costa do Cacau.

Apesar de estável, o quadro de saúde de Carmelita requer muito cuidado, afirmou o marido da professora, Ednei Mendonça, em entrevista ao PIMENTA, nesta segunda-feira (9). “Os médicos estão fazendo o acompanhamento neurológico. Hoje, ela vai ser submetida a uma arteriografia para verificar o dano do acidente vascular e ver os procedimentos que serão adotados posteriormente”, acrescentou Ednei, que é presidente do PT de Ilhéus.

Ednei manifestou otimismo com a recuperação da esposa. “Estamos muito confiantes, com muita fé em Deus, que Carmelita se recupere e possa estar em convívio conosco o mais rápido possível”, concluiu.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores, Carmelita foi candidata a prefeita de Ilhéus em 2012 e 2016. Na primeira eleição, recebeu 29.805 votos, ficando só atrás de Jabes Ribeiro (PP), prefeito eleito. Já no pleito seguinte, a petista obteve 3.343 votos e terminou na sexta posição. Na militância sindical, Carmelita presidiu a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB-Sindicato).

Tharciso atropelou e matou Ranitla em rodovia de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Justiça da Bahia negou recurso da defesa de Tharciso Romeiro Santiago Aguiar, que atropelou e matou a dentista Ranitla Scaramussa Bonella, em junho de 2022, em Ilhéus. A defesa do réu pediu ao TJ-BA que Tharciso fosse julgado por homicídio culposo, conforme o artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Caso o recurso tivesse sido aceito, o réu deixaria de ser julgado pelo Tribunal do Júri, responsável por crimes dolosos contra a vida. Ou seja, assim como o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e a primeira instância da Justiça em Ilhéus, os desembargadores entenderam que Tharciso assumiu o risco de matar alguém quando, supostamente, dirigia acima do limite de velocidade do local do atropelamento, na zona sul da cidade. A decisão foi publicada na última quinta-feira (5).

RELEMBRE O CASO

Nascida em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, Ranitla Bonella estudou Odontologia em uma faculdade privada de Ilhéus, onde morava. Com apenas 23 anos, a jovem já estava cursando uma pós-graduação. Ela foi atropelada na tarde de um sábado, no dia 11 de junho do ano passado, quando voltava da praia e atravessava a BA-001 em cima de uma faixa de pedestres.

Tharciso fugiu do local do atropelamento. Na época, ele alegou que teve medo de ser linchado pelas pessoas que testemunharam a morte da jovem. O motorista ficou foragido por 14 dias, antes de se entregar à Polícia Civil. No dia 29 de agosto de 2022, o Superior Tribunal de Justiça o libertou. Desde então, o empresário do ramo de eventos responde ao processo criminal em liberdade. Atualizado às 13h27min.

Tumor no pé direito já dificulta locomoção de paciente
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faz exatos 75 dias que Edimária Nascimento Silva, de 44 anos, está na fila da regulação da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Moradora do bairro São Caetano, em Itabuna, ela precisa remover um tumor de células gigantes do seu pé direito. O PIMENTA acompanha o caso desde o mês passado (relembre).

Edimária voltou a fazer um apelo em busca de informações da Sesab sobre o seu caso. “Estou aqui, novamente, porque não obtive, até o momento, nenhuma resposta da regulação. Estou precisando, urgentemente, passar por um [médico] especialista em pé, para fazer uma possível cirurgia”, explica a paciente do SUS.

À medida que o tempo passa, a situação da paciente se complica, pois o tumor não para de crescer. “O nódulo do meu pé está crescendo. Eu sinto muitas dores. Já está incomodando para caminhar. Eu estou no aguardo, esperando uma resposta. Espero que seja uma resposta positiva”.

OUTRO LADO

O PIMENTA tentou obter posicionamento da Sesab em três ocasiões. A primeira no dia 26 de setembro, a segunda no dia 29 do mesmo mês e a terceira na manhã de hoje (9). Até o momento, a Pasta não se manifestou sobre o caso.

Fachada da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A União dos Municípios da Bahia (UPB) emitiu nota técnica apontando, ao governo federal, necessidade de urgência na compensação das perdas acumuladas pelas prefeituras de todo o país no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A nota aponta nova queda do FPM no comparativo do primeiro decêndio de outubro com igual período do ano passado. O repasse previsto para ser creditado amanhã (10) é de R$ 4.105.735.394,17 ante R$ 4.734.550.242,07 em 2022. A queda atinge 13,28%.

“Diante da acentuada queda em mais um repasse, a União dos Municípios da Bahia (UPB) chama a atenção da sociedade, do Governo Federal e do Congresso Nacional para a inviabilidade econômica das gestões municipais. As sucessivas quedas dos recursos impacta negativamente na manutenção de serviços públicos à população, prejudicando o funcionamento das prefeituras”.

ATRASO NOS PAGAMENTOS

Para fazer frente à queda no repasse do FPM em 2023, aponta a UPB, metade dos municípios precisou cortar pessoal para reduzir custos nos últimos meses. Na Bahia, reforça a nota da entidade, o Fundo é a principal fonte de receita para cerca de 80% dos municípios. Baseada em levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a nota observa que a queda no repasse tem levado a atraso no pagamento de pessoal e de fornecedores.

“Enfrentando uma crise financeira gravíssima, os municípios cobram do Governo Federal a urgente recomposição das receitas do FPM, conforme o Projeto de Lei Complementar 136 aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, sendo que aguarda sanção presidencial. Do mesmo modo, os prefeitos entendem como fundamental a redução dos juros e ações que estimulem e retorno do crescimento econômico para que esse possa repercutir positivamente nas receitas municipais”, encerra a nota.

Roda de Conversa traz especialistas para falar de prevenção ao câncer de mama
Tempo de leitura: < 1 minuto

O curso de Medicina da Unex Itabuna promove, nesta terça-feira (10), a partir das 19h, uma roda de conversa de conscientização sobre o câncer de mama. “O que o não especialista precisa saber” é o tema do evento, no campus Saúde da Unex, na Avenida J.S. Pinheiro, bairro Lomanto.

A roda de conversa é aberta ao público e terá a participação dos mastologistas Rafael Argolo, Marcela Carvalho e Marluce Rodrigues, além do também médico Luciano Peixoto, diretor da Imasto Itabuna, clínica especializada na área.

Segundo o coordenador do curso de Medicina da Unex Itabuna, Eric Ettinger Júnior, a ideia é promover um bate papo em que especialistas também farão indicações de quando um médico generalista, que se encontra na emergência ou unidade de saúde deve encaminhar um paciente ao atendimento com o médico especialista.

– Não somente os nossos alunos terão acesso a informações e orientações, mas toda a comunidade receberá este alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o que contribui essencialmente para fortalecer esse movimento de conscientização – explica Eric.

Foto Marcello Casal Jr/ABr
Tempo de leitura: 4 minutos

Após renegociar quase R$ 16 bilhões na primeira fase e leiloar R$ 126 bilhões em descontos na segunda fase, o Desenrola, programa especial de renegociação de dívidas de consumidores, inicia a terceira etapa. Nesta segunda-feira (9), será lançada a plataforma online para o refinanciamento de dívidas bancárias e de consumo de até R$ 5 mil para devedores que ganham até dois salários mínimos.

Desenvolvida pela B3, a bolsa de valores brasileira, a plataforma está disponível no site www.desenrola.gov.br. Para acessá-la, o consumidor precisa ter cadastro no Portal Gov.br, com conta nível prata ou ouro e estar com os dados cadastrais atualizados. Em seguida, o devedor terá de escolher uma instituição financeira ou empresa inscrita no programa para fazer a renegociação. Em seguida, bastará selecionar o número de parcelas e efetuar o pagamento.

A página listará os credores que ofereceram os descontos por ordem de juros, do mais baixo para o mais alto. Na etapa de leilões, 654 empresas apresentaram as propostas, com o desconto médio ficando em 83% do valor original da dívida. No entanto, em alguns casos, o abatimento superou esse valor, dependendo da atividade econômica.

Os consumidores precisam ficar atentos. A portaria do Ministério da Fazenda que regulamentou o Desenrola dá 20 dias, a partir da abertura do programa, para que as pessoas peçam a renegociação de suas dívidas. Caso o devedor não renegocie nesse intervalo, a fila anda e a oportunidade passa a outras pessoas.

Leia Mais

EMPREGO HOJE - Unidade do SineBahia no município de Ilhéus atende no SAC (imagem acima), na Rua Eustáquio Bastos || Imagem GMaps
Tempo de leitura: 6 minutos

A semana de feriadão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, se inicia com oferta de quase 250 vagas de emprego em municípios do sul e sudoeste do Estado. Nesta segunda-feira (9), há 116 vagas em Jequié, 55 em Itabuna, 63 em Ilhéus e 15 em Itacaré, informa o SineBahia.

Quem se interessar pelas vagas ofertadas em Itacaré, dentre elas governanta, deverá buscar o SineBahia de Ilhéus, na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercador do Artesanato, para se cadastrar. O SineBahia de Itabuna funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá. A unidade de Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Para se cadastrar, o candidato deve apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho – física ou digital, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. Caso possua, também deve levar certificados de conclusão de cursos de qualificação na área pretendida. Clique em Leia Mais e confira a lista completa de vagas ofertadas.

Leia Mais

Mega-Sena acumula e sorteará R$ 52 milhões na terça-feira (24) || Foto Tânia Rego/AB
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia esteve perto de ganhar novos milionários na Mega-Sena. Apostas feitas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Varzedo, Vitória da Conquista e Salvador “bateram na trave” no concurso 2642, sorteado na noite de sábado (7), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo. Os baianos acertaram cinco das seis dezenas. Cada um receberá R$ 36.721,14.

Além da Bahia,no sorteio de sábado, houve 51 apostas feitas em outros estados que acertaram cinco das seis dezenas. Na quadra, houve 3.107 acertadores. Entre os ganhadores estão moradores de Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Itabuna e Itaju do Colônia. As dezenas sorteadas no sábado foram: 08, 13, 31, 33, 49 e 50. Como acumulou, o prêmio principal está estimado em R$ 6,5 milhões. O sorteio será na terça-feira (10).

NOVO MILIONÁRIO

Na quinta-feira (5), a Bahia ganhou um novo milionário. Uma aposta simples, com seis dezenas, feita por um morador de Salvador, pela internet, cravou as seis dezenas da Mega-Sena. O sortudo jogou R$ 5,00 e faturou exatos R$ 32.744.242,80.

Colégio Batista completa 30 anos com culto de gratidão e homenagens
Tempo de leitura: 2 minutos

O Colégio Batista de Itabuna (CBI) completa 30 anos de fundação neste domingo (8). Para marcar a data, um culto de gratidão será celebrado às 18h, na Igreja Batista Teosópolis, na Avenida Felix Mendonça, 75, bairro da Conceição, além de prestada homenagem a ex-diretores, funcionários e pessoas que contribuíram para o fortalecimento da instituição, considerada referência de ensino do sul da Bahia.

Meireles: formação emancipadora e de qualidade

Gerido pela Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (ABCT), braço social e cultural da Igreja Teosópolis, o Colégio Batista foi fundado em setembro de 1993 pelo pastor Hélio Lourenço Silva. Oferece do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Durante seus 30 anos, formou centenas de pessoas, já tendo encaminhado estudantes para prestigiadas universidades do Brasil e do exterior. Muitos deles, hoje, são profissionais renomados em suas áreas de atuação.

Uma das pessoas que acompanhou o início da sua construção, o pastor Geraldo Meireles, na época coordenador de Projetos da igreja, lembrou que foram realizados vários mutirões para as obras iniciais do colégio, sob a liderança do pastor Hélio Lourenço, mentor da sua fundação.

EDUCAÇÃO EMANCIPADORA – E DE QUALIDADE

O pastor Geraldo Meireles destaca a condição do Colégio  Batista como celeiro de talentos, “de onde já saíram alunos que, em pé de igualdade com as melhores escolas do país, puderam se tornar médicos, advogados, engenheiros, professores, administradores, pastores, especialistas, mestres, doutores…”, enumera. “Enfim, se tornaram o que sonharam, porque aqui receberam uma educação emancipadora e de qualidade”, completa.

A data especial, reforça Geraldo Meireles, deve ser comemorada. E explica o porquê: “Precisamos celebrar o passado com gratidão, com muita gratidão, para que possamos olhar o futuro com esperança”, disse ele que é servidor público federal aposentado da Ceplac e pastor titular da IBT.

PAPEL SOCIAL

A escola vem cumprindo seu papel social. Anualmente, a escola tem oferecido bolsas de estudo para estudantes carentes por meio de edital amplamente divulgado na imprensa. São bolsas parciais e integrais que garantem educação de qualidade a centenas de estudantes ao longo das suas três décadas de ensino.

“Queremos convidar toda a comunidade para participar desse momento de celebração”, pontuou o professor Aurélio Macedo que preside a ABCT.

Rebeca Andrade faz história Bélgica || Foto Reuters, Yves Herman
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ginasta Rebeca Andrade escreveu mais um capítulo glorioso na história da ginástica artística brasileira neste sábado (07). Ela é bicampeã mundial no salto em Antuérpia (Bélgica). A brasileira executou as duas tentativas de forma praticamente perfeita e obteve a média de 14,750 pontos.

A medalha de prata ficou com a multicampeã norte-americana Simone Biles com 14,549. A sul-coreana Yeo Seojeong, com 14,416 pontos, completou o pódio.

A campeã olímpica nesse aparelho nos Jogos de Tóquio já havia faturado o ouro também no Mundial de 2021. Nesta edição do Mundial, ela faturou a prata no individual geral e na disputa por equipes, ao lado de Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva, Jade Barbosa. Da Agência Brasil.

Bahia vence jogo emocionante contra o Goiás || Foto Felipe Oliveira/EC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em um jogo com duas viradas no placar e seis gols já no primeiro tempo, o Bahia venceu o Goiás, por 6 a 4, neste sábado (7), no Estádio da Serrinha, pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor de Aço chegou abrir 3 a 1, mas, empurrado pela torcida, o Esmeraldino reagiu, marcando 3 gols, ficando na vantagem de 4 a 3.

O Bahia devolveu a virada, vencendo o Goiás por 6 a 4. Os gols do Tricolor foram marcados por Everaldo (três vezes), Gilberto, Rafael Ratão e Biel. Guilherme, duas vezes, Matheus Babi e João Magno descontaram para os donos da casa.

Com o resultado, o Bahia subiu, temporariamente, para 15ª colocação, com 28 pontos. O Goiás estacionou em 27 pontos, na 18ª posição, na zona de rebaixamento. O Tricolor volta a campo somente no dia 18, quando recebe o Internacional, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Patrícia Ávila foi uma das vítimas do acidente em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

Dois acidentes de trânsito nas últimas horas, na BR-101, em Itabuna, deixaram cinco pessoas mortas e quatro feridas.  Numa colisão, no final da noite de sexta-feira (6), entre dois carros de passeio, teve como vítimas duas crianças, uma de seis, e outra de oito anos, além de uma empresária. As meninas viajavam no Fiat Cronos, de placa PLA-6I50, dirigido por Paulo Fernando, socorrido para um hospital em Itabuna, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).

Uma das vitimas do acidente da manhã deste sábado (7) || Foto em destaque Itabuna 24H

O Fiat Cronos estava no sentido Itabuna, na altura dos bairros São Lourenço e Santo Antônio, e o outro veículo estava em direção à Itajuípe. Os ocupantes do Cronos são moradores de Itabuna. Os veículos ficaram quase que completamente destruídos. A mulher que morreu no local é moradora de Itajuípe. Ela identificada como Patrícia Ávila e estaria dirigido o Citrõen Picasso, de placa DSW-4346.

Patrícia Ávila é muito conhecida em Itajuípe. É proprietária de um restaurante. Com a empresária, viajavam um bebê e outra pessoa, que foram levados para hospitais de Itabuna. Não há informações sobre o estado de saúde deles. A criança seria neto de Patrícia, que estava retornando de Itabuna para Itajuípe.

Acidente na manhã de hoje matou dois homens que estavam em uma motocicleta

O segundo acidente grave de trânsito ocorreu a poucos metros do primeiro, também na saída de Itabuna para Itajuípe. Dois homens estavam na moto de placa NZL-1384 e morreram no local. As primeiras informações são de que a motocicleta onde estavam colidiu com um carro de passeio. As vítimas são moradores do bairro Califórnia em Itabuna. Uma das vítimas foi identificadas como Rafael dos Prazeres Rodrigues, de 40 anos.

 

Corpo do médico Perseu será sepultado neste sábado em Ipiaú || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo do médico ortopedista Perseu Ribeiro Almeida, de 33 anos, executado em um quiosque, na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada de quinta-feira (5), será sepultado na manhã deste sábado (7), no Cemitério Jardim da Saúde, em Ipiaú, no sul da Bahia. O velório está ocorrendo para familiares e amigos, no Salão da Maçonaria, em frente à sede da prefeitura.

Para o público, o velório será aberto a partir das 7h. O sepultamento de Perseu Ribeiro Almeida está previsto para acontecer às 9h30min. O corpo chegou ao sul da Bahia na tarde desta sexta-feira (5). Foi transportado do Rio de Janeiro em voo fretado pelo Governo do Estado. Ele atuava na rede estadual de saúde, no Hospital Geral Prado Valadares, no sudoeste da Bahia. Além disso, trabalhava no Hospital Geral de Ipiaú, onde nasceu.

Perseu Ribeiro Almeida foi atacado quando estava na companhia dos também médicos Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Daniel Sonnewend Proença, 32, que sobreviveu e está internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra. Segundo a polícia, Perseu e os colegas foram mortos por engano. O médico baiano teria sido confundido com o miliciano Taillon de Alcântara Pereira Barbosa, de 26 anos.

Evento esportivo reúne em Ilhéus índios do sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Olivença, em Ilhéus, sediou a primeira edição dos Jogos Estudantis Indígenas da Bahia (JEIBA 2023). Encerrada nesta sexta-feira (6), a competição reuniu 300 estudantes de seis colégios da rede estadual de ensino de Ilhéus, Buerarema e Pau Brasil.

Os jogos ocorreram na Aldeia Tupinambá de Olivença e buscaram promover a integração dos alunos indígenas das aldeias Tupinambá e Pataxó e com a sociedade local e, especialmente, o respeito, a valorização da cultura, tendo a educação como uma das principais ferramentas para a afirmação cultural dos povos indígenas.

Para o estudante Amanary Pataxó dos Santos, de 16 anos, do 2º ano técnico em Agroecologia no Colégio Estadual da Aldeia indígena Caramuru Paraguaçu, os jogos indígenas são essenciais para o fortalecimento da nossa cultura e para o intercâmbio cultural entre nós, jovens indígenas. “São também uma oportunidade para criarmos novos laços de amizade e formação de novas lideranças, novos caciques e, assim, continuarmos a luta do nosso povo”.

Segundo o coordenador dos Jogos Estudantis Indígenas da Bahia do Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul (NTE-5), Cristovão Crispim de Carvalho Filho, o evento busca fortalecer a identidade cultural dos povos indígenas. “Esta primeira edição dos jogos estudantis indígenas em Olivença é uma oportunidade maravilhosa de valorização da cultura indígena. No nosso território, aqui no Litoral Sul, temos as etnias Tupinambá e Pataxó”, pontuou.

Participaram do evento esportivo estudantes dos colégios estaduais Tupinambá Serra do Padeiro; da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu; Indígena Tupinambá de Abaeté; Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo; Indígena Tupinambá de Olivença; e Indígena Amotara.

Polícia Civil cumpre mandados contra integrantes de facção criminosa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil cumpriu, nesta sexta-feira (6), mandados de prisão, no sul e sudoeste da Bahia, contra integrantes de uma organização criminosa integrada por pessoas de uma mesma família, acusada de tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios praticados em Ipiaú e cidades vizinhas. A Operação Héstia foi realizada em parceria com a polícia de São Paulo, e cumpriu 17 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão.

Dos mandados de prisão, quatro foram cumpridos nas unidades prisionais de Jequié e São Paulo. As operações foram realizadas também nos municípios de Itacaré, Valença, Maraú e Camamu. Durante as ações, os policiais elucidaram também o homicídio de Ítalo Batista, ocorrido no ano de 2021, em Ipiaú. Foram apreendidos aparelhos celulares e uma quantia de R$ 15 mil.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as ações são fruto de investigações iniciadas há mais de um ano e que foram intensificadas durante a primeira fase da Operação Paz, quando prisões de suspeitos nas cidades da jurisdição da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) foram solicitadas ao Poder Judiciário.

Participaram das ações policiais civis da 9ª Coorpin/Jequié, além da 10ª Coorpin/Vitória da Conquista, 21ª Coorpin/Itapetinga, 6ª Coorpin/Itabuna, 7ª Coorpin/Ilhéus, 5ª Coorpin/Valença e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin).