Criança morre afogada em piscina de clube em Porto Seguro || Foto Radar News
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um menino de cinco anos morreu afogado na piscina da Associação Clube dos 40, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, na tarde de sábado (14). Kaio Lima Alcântara chegou a ser socorrido para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, que fica perto do local, recebeu atendimento médico, mas não resistiu. No clube acontecia uma confraternização de funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A mãe da criança, que trabalha no setor de limpeza do SAC, também participava do encontro e estaria afastada da piscina no momento de incidente. “Ela viu uma aglomeração perto da piscina e correu para ver o que era, constatando que algumas pessoas já tinham retirado o garoto água e tentavam reanimá-lo”, afirmou uma testemunha ao Radar News.

Ainda segundo a testemunha, no momento do afogamento, havia outras pessoas dentro da piscina. “O menino estava na parte rasa. Outra criança percebeu que ele se afogava e tentou puxá-lo”, relatou.

A direção do clube informou que o espaço tinha sido reservado exclusivamente para a confraternização do Sac. Ainda de acordo com o clube, não há imagens do afogamento, pois não existem câmeras de segurança instaladas no entorno da piscina por questão de privacidade.

A polícia vai abrir inquérito para apurar o caso. A mãe, que está muito abalada emocionalmente, ainda não teve condições de prestar depoimento. As informações são do Radar News.

Itabuna precisa vencer o Bahia para se classificar para a segunda fase do estadual || Foto reprodução TV-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Numa tarde muito inspirada, o Itabuna não tomou conhecimento do Vitória e aplicou uma goleada no adversário, no Estádio Barradão, em Salvador, neste domingo (15).  O Dragão do Sul venceu o Rubro-Negro por 4 a 1 pela segunda rodada do Campeonato Baiano. Os gols do Itabuna foram marcados por  Joadson, João Victor e Cesinha (duas vezes). Vicente descontou para o Vitória.

O placar poderia ser ainda maior se Cesinha não tivesse perdido uma chance incrível quando o jogo estava dois a zero. Um dos destaques da partida foi o goleiro Thiago Passos, que não teve culpa do único gol marcado pelo Vitória. O goleiro fez boas defesas, principalmente no primeiro tempo.

Com o resultado deste domingo, o Itabuna assume a liderança do Campeonato Baiano, com 100% de aproveitamento em duas rodadas, com seis pontos.  No próximo domingo (21), às 16h, o Dragão do Sul faz o clássico regional contra o Barcelona de Ilhéus, que neste sábado (14) venceu a Juazeirense por 1 a 0.

O Barcelona tem 4 pontos e, por enquanto,  ocupa a vice-liderança. O clássico contra o Itabuna, no próximo final de semana, será no Estádio Mário Pessoa, que passou por obras e foi liberado para receber  jogos do Campeonato Baiano.

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS

A prova do Revalida será no dia 5 de março || Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

Começa amanhã (16) e termina na próxima sexta-feira (20) o prazo de inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Revalida. Veja no final do site.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 410, deve ser paga até o dia 26 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), e a prova será aplicada no dia 5 de março nas seguintes localidades: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o profissional que desejar participar do exame precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma de graduação em medicina expedido por uma instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem ou órgão equivalente.

ETAPAS

O exame é composto por uma etapa teórica e outra prática que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

A primeira etapa (teórica) consiste em avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, composta por cinco questões.

Quem for aprovado na primeira etapa estará apto para se submeter a avaliação prática. O edital com o cronograma para a realização da segunda etapa ainda será divulgado pelo Inep. Acesse aqui para a inscrição.

Aplicado desde 2011, o Revalida tem por objetivo subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Da Agência Brasil.

O casal está em Ilhéus, de onde Isaquias fez o anúncio
Tempo de leitura: < 1 minuto

Medalhista olímpico e dono de seis mundiais, o canoísta baiano Isaquias Queiroz anunciou, em suas redes sociais, na tarde de sábado (14), que será pai pela segunda vez. Ele postou imagem beijando a barriga da esposa com a legenda: grávidos de novo. Fala pessoal! A grande surpresa que eu tinha para vocês era essa. Agora, a família aumentou. Eu e minha esposa vamos ter um baby… Estou muito feliz por essa benção em nossas vidas…”

O canoísta de Ubaitaba destaca ainda que a chegada de mais um integrante na família dará mais força para seguir em frente e conquistar grande jornada. Isaquias Queiroz sonha e trabalha para torna-se um dos maiores medalhistas da história do esporte brasileiro. Já é o maior atleta baiano.

Isaquias Queiroz que se tornar o maior medalhista brasileiro || Foto Getty Images

Dono de quatro medalhas Olímpicas, ele quer, em Paris, na França, conquistar mais duas e superar as cinco dos velejadores Robert Scheidt (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze) e Torben Grael (duas de ouro, uma de prata e duas de bronze).

O atleta está casado com Laiana Guimarães desde outubro de 2021, mas o relacionamento dos dois tem muito mais tempo. Eles são pais de Sebastian, de 5 anos. “E vamos remar porque agora vem mais um”, disse.

Jerônimo e Lula lançam programa habitacional em Feira de Santana na próxima sexta-feira (20)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Feira de Santana foi a cidade escolhida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para relançar o Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida. Durante cerimônia no município baiano, prevista para acontecer na próxima sexta-feira (20), será feita a entrega de moradias populares construídas em 2016. A Bahia será o primeiro estado do Nordeste visitado pelo presidente da República após a posse.

A escolha da segunda maior cidade da Bahia para cerimônia foi articulada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. O governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), também estará em Feira de Santana. O evento contará com a participação de moradores, deputados federais e estaduais e lideranças políticas regionais.

A expectativa é que a Bahia recebe grandes investimentos do governo federal, pois foi um dos estados onde Lula obteve uma das melhores votações nas eleições do ano passado. O petista ficou com 72% dos votos no segundo turno da disputa eleitoral. Além disso, ajudou a eleger o governador Jerônimo Rodrigues e o senador Otto Alencar (PSD).

LULA NÃO VEM MAIS NA SEXTA-FEIRA

O presidente Lula não estará mais em Feira de Santana na próxima sexta-feira (20). Uma vistoria constatou que os imóveis foram abandonados pelo Governo Bolsonaro e vão precisar de reparos antes de ser entregues aos futuros moradores. O empreendimento foi construído em 2016 e não foi entregue à população pelo governo anterior.

Por conta do abandono e da falta de providências, parte da estrutura física foi comprometida, necessitando de reparos. A expectativa é de que, em um prazo de até 30 dias, os reparos sejam concluídos e o espaço seja inaugurado. Por isso, a data de entrega ainda será definida. Atualizado às 11h49min.

Depois de vacilar na estreia, Barcelona vence fora de casa no Campeonato Baiano || Fotoreprodução TVE-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Barcelona é o novo ´líder do Campeonato Baiano de Futebol. O time de Ilhéus seguirá na ponta da tabela até a complementação da segunda rodada da competição, neste domingo (15). Jogando  no Estádio Adauto Moraes, na noite deste sábado (14), a equipe do sul da Bahia bateu a Juazeirense por 1 a 0.

Com o resultado hoje, o Barcelona chegou aos 4 pontos em dois jogos, mas pode ser ultrapassado por outras equipes que entram em campo amanhã, incluindo o Itabuna, que soma três pontos e enfrenta o Vitória, no Barradão, em Salvador. A partida está marcada para às 16h.

Outros jogos deste domingo são Atlético de Alagoinhas x Bahia de Feira de Santana, Jacobinense x  Doce Mel, Jacuipense x Bahia.  Itabuna, Jacuipense e Bahia estrearam no campeonato estadual deste ano com triunfos. Portanto, a equipe que vencer neste domingo assume a liderança da competição. Assista aos melhores momentos com imagens exclusiva da TVE-BA.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um morador ou moradora de Ilhéus está fazendo festa neste final de semana. Uma aposta feita no município do sul da Bahia faturou R$ 668.058,79, no sorteio realizado neste sábado (14), no Espaço de Loterias da Caixa, em São Paulo. O outro apostador que acertou os 15 números é de Jundiai (SP), e também faturou R$ 668.058,79.

Outros 389 apostadores acertaram 14 números e receberão valores entre R$ 1.028,84 e R$ 2.057,68. As dezenas sorteadas na noite de hoje foram:  02, 03, 05, 06, 08, 09, 11, 13, 16, 17, 18, 21, 23,  24, 25.  O próximo sorteio será realizado na segunda-feira (16) e o prêmio está estimado em R$ 1,5 milhão.

TRÊS BAIANOS ACERTAM CINCO NÚMEROS NA MEGA-SENA

A Mega-Sena acumulou mais uma vez. Mas na Bahia tem três apostadores comemoraram porque acertaram cinco das seis dezenas sorteadas, na noite deste sábado (14). Eles desembolsaram R$ 4,50, e cada um faturou R$ 65.428,68. Dois dos sortudos são de Salvador, e o terceiro de Irará.

Em todo o país, há 58 acertadores das cinco dezenas. Os números sorteados foram: 03, 20, 45, 52,53 e 58. Na quadra, houve 4.595 acertadores que receberão valores entre R$1.179,78 e R$ 3.539,43 Entre os ganhadores da quadra há moradores de municípios de Canavieiras, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Ubaitaba, Eunápolis, Caravelas, Jequié, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itamaraju.

O próximo concurso da Mega-Sena sorteará, na quarta-feira (18), R$ 42 milhões para quem acertar as seis dezenas. A aposta simples custa R$ 4,50 e pode ser feita nas lotéricas em todo o país.

Um dos objetivos da medida é aumentar arrecadação do município, segundo Prefeitura
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus publicou, nesta sexta-feira (13), decreto que prorroga o Programa Especial de Recuperação de Crédito Judicial (Refis) do município até 31 de janeiro. Problemas no sistema de gestão (software) do setor de Tributos e a suspensão do expediente bancário no final do ano passado são alguns dos motivos considerados para a prorrogação, segundo o decreto.

Ainda conforme a publicação, a medida também busca reduzir disputas judiciais e estimular a solução extrajudicial de controvérsias entre contribuintes e o município, além de incrementar a arrecadação municipal. Para obter mais informações sobre o Refis, o contribuinte deve se dirigir ao setor de Tributos da Prefeitura, que funciona no Palácio Paranaguá, no Centro, no turno vespertino.

Sorteio contemplou 3.666 estudantes inscritos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar da Bahia publicou, em seu site institucional, a relação de contemplados no sorteio de 3.666 vagas para 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e a Creche Nossa Senhora das Graças (CMEI). Clique aqui para acessar a página que reúne as listas de cada cidade.

Após a confirmação, os pais ou responsável legal pelo candidato deverão se dirigir à unidade escolar escolhida no ato da inscrição (CPM ou creche), entre os dias 16 a 19 de janeiro de 2023, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, excepcionalmente, no dia 20 de janeiro, das 8h às 12h

O sorteio eletrônico das vagas foi realizado às 10h no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e transmitido ao vivo pela internet. Ao todo, 47.047 estudantes se inscreveram para concorrer ao sorteio de vagas, sendo que 42.239 para as unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e 4.808 para a creche da PM.

Além das cinco unidades em Salvador, a Polícia Militar tem colégios nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

Anderson Torres é preso pela Polícia Federal || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi preso pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Brasília, na manhã deste sábado (14), ao chegar de viagem dos Estados Unidos. A prisão cumpre mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que investiga o ato golpista do domingo passado (8), quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos três poderes da República.

Delegado da Polícia Federal, Anderson Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal até domingo e foi exonerado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) horas antes de o mandatário ser afastado do cargo também por decisão de Moraes. Ambos são suspeitos de envolvimento no ato golpista.

Na última terça-feira (10), durante buscas na casa do ex-ministro, a Polícia Federal encontrou minuta de decreto por meio do qual o então presidente Jair Bolsonaro imporia estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com objetivo de reverter o resultado da eleição. Ao comentar o conteúdo do documento, Anderson Torres afirmou que ele estava em uma pilha de papeis que seriam descartados.

Projeto da ponte Salvador-Itaparica foi um dos mencionados por Jerônimo na reunião || Imagem TVE
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (13), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com o presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Sergio Días-Granados, para discutir possíveis parcerias em projetos de desenvolvimento sustentável. Realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o encontro também contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e de secretários estaduais.

Durante a reunião, os gestores conversaram sobre o acesso a tecnologias verdes para projetos de infraestrutura urbana que levem em consideração as mudanças climáticas e priorizem o turismo sustentável. O projeto da ponte Salvador-Itaparica também foi tema da reunião desta sexta.

Este foi o primeiro encontro do Governo do Estado em 2023 com o CAF. A instituição financeira multilateral reúne vinte países da região, inclusive o Brasil, e é sediada em Caracas, capital da Venezuela.

Programação especial é voltada para o público infanto-juvenil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os finais de semana do verão têm atrações para o público infanto-juvenil no Shopping Jequitibá, em Itabuna. De hoje (13) a domingo (15), a Escola Kumon oferece oficinas de Matemática, Inglês, Linguagem e Coordenação Motora, além de promover brincadeiras. Às sextas e aos sábados, as atividades vão das 15h às 19h e, aos domingos, das 13h às 16h30.

Para fechar a programação desta semana, a turma do Teatro e Fantasia encenará a peça Espelho, espelho meu, no domingo (15), às 17h. Todas as atividades são gratuitas.

Peça “Espelho, espelho meu” será encenada neste domingo (15)

A programação da campanha Verão Jequitibá 2023 ocupa o piso superior do Shopping e seguirá até o final deste mês. A Casa do Japonês e o Sesi apoiam a iniciativa.

Veto abrange todo tipo de comercialização, segundo Prefeitura de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus informa que a coordenação do projeto Pôr do Sol da Sapetinga vetou a comercialização de produtos, inclusive bebidas alcoólicas, durante o evento marcado para as 17h deste sábado (14). Também será proibida a instalação de barracas e estruturas similares no espaço público.

De acordo com a Prefeitura, a proibição visa garantir o bom andamento do projeto e o bem-estar da coletividade. Fiscais de posturas do município atuarão para coibir a instalação das barracas.

A medida também segue recomendações da Polícia Militar para manter a segurança no local e entorno do evento, segundo a Prefeitura. Apesar da proibição da comercialização, o público poderá levar bebida e comida para consumir durante o show da banda ilheense Carbono 14.

Manutenção do carro em dia é imprescindível para evitar dores de cabeça
Tempo de leitura: 2 minutos
Ícaro Mota é consultor automotivo

Hoje é sexta-feira 13. E, para você não ter azar com o seu carro sempre, é ideal que as manutenções estejam em dias. Pois, bem. Hoje vou trazer algumas dicas para nortear você sobre o seu carro.

1- Para o motor funcionar com “saúde”, a água e o óleo devem estar sempre nas medidas corretas e usado por especificação. Pode ser verificado no manual e/ou com profissionais competentes;

2- Os freios devem estar sempre em bom estado para evitar acidentes;

3- As palhetas do para-brisa, faróis e lâmpadas devem ser verificados semanalmente;

4- Os pneus sempre calibrados como manda o manual e sempre em bom estado, além de alinhados e balanceados; e

5- Troque todos os filtros rigorosamente para que se evite prejuízos causados por sujeira.

Veja que é importante esses itens estarem sempre bons para que o seu veículo esteja sempre preparado para encarar qualquer viagem de forma segura e confiável.

Se você é do tipo que não sabe por onde começar e realmente o carro está bom ou precisa de manutenção? Vá até o seu mecânico de confiança e peça um check-up, pois, cada carro tem uma aplicação diferente, a quilometragem de trocas são distintas. Existem produtos que são trocados pelo tempo e não pela quilometragem. Então, literalmente, cada caso é um caso.

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Clique e confira mais no Instagram.

Estado oferta 15.365 vagas em 40 cursos profissionalizantes
Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para os cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino seguem até este sábado (14). De acordo com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), serão sorteadas 15.365 vagas para quem já concluiu o Ensino Médio na rede pública e deseja uma formação profissional. As inscrições devem ser feitas pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

As vagas são para os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e unidades compartilhadas, localizados em 94 municípios da Bahia. Ao todo, são 40 cursos, de 13 eixos tecnológicos.

Dentre os cursos, estão os de Administração, Análises Clínicas, Enfermagem, Edificações, Agroecologia, Agropecuária, Instrumento Musical, Informática, Gastronomia, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Nutrição e Dietética, Logística, Panificação, Produção de Áudio e Vídeo, Dança e Teatro.

O sorteio eletrônico será feito na próxima segunda-feira (16). Os candidatos contemplados deverão comparecer no centro ou unidade compartilhada para os quais se inscreveram e fazer a matrícula nos dias 26 e 27 de janeiro. As aulas iniciarão no dia 6 de fevereiro.