Propaganda induz consumidor a erro sobre material usado em geladeira, segundo MP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) moveu ação judicial contra a Magazine Luiza e a Midea Ar Condicionados para exigir a correção de anúncios sobre material usado na fabricação de geladeira. De acordo com o promotor de Justiça Cristiano Chaves, a varejista e a fabricante informam, em peças publicitárias, que o eletrodoméstico é fabricado com material inoxidável, mas, na verdade, é apenas pintado em inox. A informação, segundo o promotor, induz o consumidor a erro e configura propaganda enganosa.

A ação pede que a Justiça determine a correção em todas as propagandas de divulgação, eletrônicas e impressas, e também que sejam excluídas de todas as publicidades a informação de que o produto é de inox.

Para Cristiano Chaves, a prática comercial das empresas é claramente ilícita. “As propagandas omitem informações fundamentais sobre o produto ofertado, induzindo a erro a coletividade de consumidores que, seguramente, acredita e confia que a geladeira é produzida em inox, e não apenas pintada, o que não consta do markenting utilizado pelas empresas-rés”, acrescentou.

O MP-BA também solicitou que a Justiça estabeleça multa de R$ 5 mil por cada dia de descumprimento de eventual decisão contrária às empresas.

Corpo de Edimar será sepultado nesta quinta-feira (19) em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo do ex-provedor da Santa Casa de Itabuna, agropecuarista, empresário Edimar Luiz Margotto, de 77 anos, será sepultado nesta quinta-feira (19), no Mausoléu, na ala dos ex-provedores, no cemitério Campo Santo, em Itabuna. Ele teve a morte confirmada na noite de terça-feira (18), em Vitória, no Espírito Santo, onde foi passar o final do ano com a família.

O corpo de Edimar Margotto chega a Itabuna nesta quarta-feira (18) e será levado para a Capela do Hospital Manoel Novaes para cerimônia restrita aos familiares e profissionais da Santa Casa de Itabuna. Em seguida, será levado para o velório no Saf, na rua Juca Leão, no Centro Comercial. O corpo deve ser sepultado na manhã desta quinta-feira.

Capixaba de Colatina, Edimar foi provedor por mais de uma década (1992-2001) e deu contribuições importantes na área de saúde no interior da Bahia. Ele deixa dois filhos. O advogado Edimar Margotto Júnior e a médica Stephânia Margotto, além da viúva, a médica Mércia Margotto.

Mega-Sena acumula e sorteará R$ 52 milhões na terça-feira (24) || Foto Tânia Rego/AB
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (18), a Mega-Sena, que está acumulada, pode pagar R$ 42 milhões no concurso 2556. Os sorteios serão realizados a partir das 20h, no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança da Caixa, receberá pouco mais de R$ 286 mil de rendimento no primeiro mês. Se quiser investir em transporte de pequenas cargas, o valor será suficiente para adquirir uma frota de 2.800 motocicletas ao custo de R$ 15 mil cada.

O valor da aposta simples na Mega é de R$ 4,50. Hoje, o jogo pode ser feito até as 19h, em lotéricas ou pela internet.

Estudante e mãe foram sequestrados por bandidos na BR-101, no sul da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

A professora universitária Michele Moreira, de 45 anos, o filho dela, Pedro Oliveira, 21, viveram momentos de pânico durante a noite de segunda-feira (16), quando saíram de Salvador com destino a Ilhéus, via BR-101. Os dois passaram férias no Maranhão, e foram sequestrados quando trafegavam pela rodovia, já no sul da Bahia.

Por volta das 20h30min, depois que passaram por Itamarati (distrito de Ibirapitanga), o carro de Michele (modelo Onix, placa QTY-1C47) foi interceptado por outro veículo com cinco bandidos fortemente armados. Quando o carro dos assaltantes estava emparelhado com o da professora, um dos bandidos apontou uma arma de fogo e aos gritos conseguiu que ela parasse no acostamento, relataram ao Blog do Gusmão.

Com mãe e filho rendidos, três roubaram o carro interceptado e dois levaram as vítimas no outro veículo. Segundo Michele, os bandidos entraram numa estrada de terra e fizeram uma viagem de 90 minutos (aproximadamente) até uma área de mata sem qualquer iluminação. Durante o trajeto, várias vezes Pedro foi ameaçado de morte, levando Michele a implorar pela vida do filho.

DIFICULDADE NA MATA FECHADA

Em seguida, Michele e Pedro foram jogados na mata com a expectativa de serem baleados a qualquer momento. Pedro, que tem 5 graus de miopia, teve os óculos roubados, e por isso, se deslocou com extrema dificuldade pela área de floresta. No deslocamento, Michele tropeçou e ficou muito arranhada.

Cerca de 30 minutos depois, os dois perceberam silêncio e decidiram ficar parados dentro da mata. Após outro tempo de espera, decidiram caminhar sem rumo até encontrar algumas casas numa localidade que eles não sabem identificar.

Michele e Pedro pediram socorro e não foram atendidos nas primeiras tentativas. Após muita insistência e desespero, uma moradora deu uma lanterna para que eles andassem até o asfalto. Os dois caminharam cerca de 40 minutos até a rodovia.

No percurso Michele caiu num pequeno barranco e quase torceu o pé. Ao chegarem no asfalto, pediram socorro aos caminhões que passaram, não foram atendidos e continuaram andando até um assentamento rural conhecido como Entre Rios.

Novamente pediram socorro em frente às casas que encontraram, até que um homem chamado Rubens se sensibilizou com a situação, conseguiu acalmá-los e os transportou até Ubaitaba, onde registraram ocorrência no comando da Polícia Militar. Rubens também emprestou um celular para que Michele e Pedro via Instagram mantivessem contato com a família em Ilhéus.

Familiares foram buscá-los em Ubaitaba e os dois chegaram em Ilhéus às 4h da madrugada desta terça-feira (17).

Os bandidos levaram celulares, uma determinada quantia em dinheiro, um notebook, documentos, cartões de crédito e o carro de Michele, que é professora do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Pedro estuda Direito na mesma instituição.

Segundo a Polícia Civil de Ubaitaba, seis assaltos do tipo, com mortes, aconteceram nessa região nos últimos dois meses. As vítimas disseram que os assaltantes são jovens. As informações são do Blog do Gusmão.

Adolfo Menezes, 4º da esquerda para a direita: ação contra medida do TCU || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) deverá recorrer à Justiça contra o Tribunal de Contas da União (TCU) devido a mudanças no coeficiente de 100 municípios baianos que deverão ter redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A mudança se deve a estimativa populacional usada pela corte de contas para definir o repasse mensal do Fundo a estes municípios (confira lista dos afetados ao final).

A medida foi determinada pelo presidente da Alba, o deputado Adolfo Menezes (PSD). O parlamentar tomou a decisão após audiência com os prefeitos de Amargosa, Júlio Pinheiro; Danilo Italiano, de Nova Itarana; Cláudio Serrada, de Ruy Barbosa; Leonardo Cardoso, de Gandu; e Alessandro Correia, de Brejões, além da superintendente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Raquel Santana, e do deputado estadual Júnior Muniz (PT).

– A UPB estima que mais de 100, dos 417 municípios baianos, devem receber menos verbas do FPM, com perdas previstas de quase R$ 500 milhões, impactando em serviços como saúde, infraestrutura e assistência social. No Brasil, são cerca de 800 municípios. A Assembleia Legislativa da Bahia, junto com a UPB e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), vai encampar essa luta jurídica contra a União, dirigida ao Tribunal de Contas da União (TCU). Com os orçamentos municipais de 2023 já aprovados, como os prefeitos irão fechar as suas contas? – questiona o presidente da Alba.

MUNICÍPIOS IMPACTADOS

O prefeito Júlio Pinheiro, de Amargosa, diz estar fazendo malabarismo financeiro para tentar cobrir a perda de R$ 4 milhões do FPM. “O TCU e o IBGE utilizaram-se de dados inacabados do Censo 2022, afetando o planejamento dos nossos municípios e quebrando o princípio da anualidade. É muito importante que a Assembleia Legislativa da Bahia, com a atitude tomada pelo presidente Adolfo Menezes, cerre fileiras em defesa dos municípios para que os nossos cidadãos e cidadãs não sejam prejudicados”, argumenta Pinheiro.

Na Bahia, os municípios afetados com a redução do FPM são: Adustina, Amargosa, Amélia Rodrigues, Andaraí, Antas, Aporá, Aramari, Arataca, Banzaê, Barra, Belmonte, Bom Jesus da Serra, Bonito, Brejões, Brejolândia, Buerarema, Caculé, Caetanos, Caldeirão Grande, Camacan, Camamu, Campo Formoso, Canarana, Candeias, Candiba, Canudos, Catu, Central, Conceição do Almeida, Cotegipe, Cruz das Almas, Dário Meira, Dias d’Ávila, Esplanada, Gandu, Heliópolis, Igrapiúna, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Itabela, Itaguaçu da Bahia, Itamaraju, Itapebi, Itapetinga, Itiúba, Ituberá, Jaguaquara, Jandaíra, Laje, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Maiquinique, Mairi, Malhada, Manoel Vitorino, Maragogipe, Marcionílio Souza, Mascote, Mirangaba, Monte Santo, Mundo Novo, Muritiba, Nilo Peçanha, Nova Canaã, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Paratinga, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Pintadas, Piripá, Piritiba, Planalto, Pojuca, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Terezinha, Santaluz, Santo Amaro, São Félix, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Sebastião Laranjeiras, Serra Dourada, Serrolândia, Simões Filho, Souto Soares, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Tucano, Ubatã, Umburanas, Urandi, Utinga, Valente, Várzea da Roça e Vera Cruz.

Confira as vagas de emprego nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Porto Seguro hoje
Tempo de leitura: 4 minutos

A quarta-feira (18) reserva mais de 120 ofertas de trabalho em três dos maiores municípios do sul e do extremo-sul da Bahia. São 82 vagas em Itabuna, 31 em Porto Seguro e 16 em Ilhéus.

Os candidatos devem procurar a unidade do SineBahia em um destes três municípios. O horário de atendimento vai até as 15h30min.

Nas três localidades, o SineBahia funciona no SAC.

Os documentos exigidos para cadastramento e disputa de vaga vão de carteiras de Identidade e de Trabalho a CPF e comprovantes de escolaridade, residência e vacinação contra a covid-19. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas.

Leia Mais

MEC anuncia novo piso salarial dos professores || Geraldo Magela/Agência Senado
Tempo de leitura: 2 minutos

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alega que não há base legal para o reajuste do piso nacional do magistério de 14,95% em 2023. A medida – homologada na Portaria 17/2023, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (17), trará impacto anual de R$ 19,4 bilhões apenas aos cofres municipais, segundo a entidade. O novo piso será de R$ 4.420,55 e foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (reveja aqui).

A Confederação Nacional de Municípios afirma que vem se posicionando sobre a inconstitucionalidade do reajuste desde janeiro de 2022, quando o Ministério da Educação anunciou o reajuste de 33,24% para o referido ano. De acordo com a entidade, o reajuste foi concedido apesar de haver parecer contrário da Advocacia-Geral da União (AGU).

A entidade diz que os governos Bolsonaro e Lula têm, portanto, a mesma posição em relação ao reajuste do piso do magistério, preferindo não considerar o pacto federativo para não confrontar o movimento sindical dos professores.

Reclama que o piso do magistério não impacta as contas do governo federal, pois quem paga são Estados e Municípios. Já quando se trata de medidas que impactam as finanças da União, como o salário mínimo e o valor per capita do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), há indefinição sobre o reajuste.

Leia Mais

Lei Orçamentária Anual é sanciona, mas tecnologia perde recursos || Pedro França/Agência Senado
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (17), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para este ano. Ele vetou um total de R$ 4,266 bilhões em despesas propostas, além do provimento de 512 cargos federais.

A maior parte dos recursos vetados iria para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O dinheiro seria para ações de fomento de pesquisa, contratos com organizações sociais e obras. O motivo do veto, segundo o Executivo, é um descumprimento da proporção entre operações reembolsáveis e não reembolsáveis, algo que é exigido pela legislação que regulamenta o FNDCT.

Outros R$ 60 milhões iriam para o Ministério da Economia para fomento ao associativismo e ao cooperativismo. O argumento para o veto é que essas áreas estão sob a competência do Ministério do Trabalho.

O veto também incide sobre verbas destinadas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com corte de R$ 15 milhões; ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que sofreu redução de R$ 8 milhões; e ao Fundo Penitenciário Nacional, que perdeu R$ 250 mil.

VETO A PREENCHIMENTO DE 512 CARGOS EM UNIVERSIDADES

Lula também vetou a previsão de provimento de 512 cargos, sendo 417 em seis universidades federais de cinco estados e 95 na Agência Nacional de Mineração (ANM). Outros 1.829 cargos nas mesmas universidades que seriam criados também foram vetados.

A justificativa para o veto aos cargos nas universidades é que essa medida impactaria “significativamente” o planejamento e a gestão do quadro de pessoal permanente do Executivo.

No caso da ANM, o Planalto lembrou que dispositivos que embasavam aumento de despesa com pessoal na agência haviam sido vetados em uma lei de 2022. Pela mesma razão, o presidente Lula vetou a destinação de R$ 59,2 milhões para reajuste salarial nas carreiras da ANM.

O texto sancionado mantém a previsão de pagamento do Bolsa Família de R$ 600 durante todo o ano de 2023, mais um pagamento adicional no valor de R$ 150 mensais por criança de até 6 anos, conforme aprovado pelo Congresso em dezembro.

Tempo de leitura: 2 minutos

Foi confirmada, no início da noite desta terça-feira (17), a morte do agropecuarista e empresário Edimar Luiz Margotto, de 77 anos, que por mais de uma década comandou a provedoria da Santa Casa de Itabuna. Ele estava no Espírito Santo, onde foi passar as festas de final de ano com a família.

Lá, os médicos constataram, durante exames de rotina, que Edimar Margotto estava com obstruções em artérias do coração. O empresário passou por cirurgia bem-sucedida, mas outras complicações clínicas agravaram seu quadro de saúde. Capixaba de Colatina, Edmar chegou a Itabuna ainda muito novo e foi provedor da Santa Casa da cidade por mais de uma década.

De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, entre os feitos das gestões de Edimar Margotto estão a implantação do Serviço de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança e criação do Projeto Mãe Acompanhante, no Hospital Manoel Novaes. Ele também inaugurou a Unidade Mista Ailton de Melo Messias, no anexo do Calixto Midlej Filho, e foi um dos responsáveis pela aquisição de equipamentos, implantação de vários serviços nas unidades hospitalares.

A unidade mista abriga até hoje o Banco de Sangue, Laboratório de Análises Clínicas, auditório, administração, Pronto Atendimento, unidades de quimioterapia e hemodiálise, dentre tantos outros importantes serviços que atendem milhares de usuários. Edimar Margotto também foi um dos fundadores do Plansul.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO EM ITABUNA

O empresário e agropecuarista deixa deixa dois filhos, Edimar Margotto Júnior e a médica Stephânia Margotto, e a esposa, a médica Mércia Margotto. O corpo de Margotto será sepultado na ala dos ex-provedores, nesta quinta-feira (19), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.  O corpo de Edimar Margotto chega a Itabuna nesta quarta-feira (18) e será levado para a Capela do Hospital Manoel Novaes para cerimônia restrita aos familiares e profissionais da Santa Casa de Itabuna. Em seguida, será levado para o velório no Saf, na rua Juca Leão, no Centro Comercial.

“O provedor da Santa Casa de Itabuna, em nome da Irmandade, corpo clínico e demais profissionais da instituição, expressa os sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos de Edimar Margotto. Que Deus, na sua infinita misericórdia, conforte a todos neste momento de tristeza e dor”, diz um trecho da nota de pesar divulgada pela instituição há pouco.

Também em nota, o prefeito Augusto Castro informou que, “com um misto de surpresa e muita tristeza, recebei, no início desta noite, a notícia do falecimento do empresário, pecuarista e ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Cidadão empreendedor e exemplo de vida que adotou a nossa cidade com amor e paixão”. Atualizado às 10h29min de quarta-feira (18).

Foragido da justiça é preso pela PRF em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta terça-feira (17), no km 52 da BR-415, em Itabuna, no sul da Bahia, um homem, de 35 anos, foragido da justiça do Espírito Santo. O procurado da justiça capixaba é acusado de roubo qualificado.

O homem estava em um veículo Hyundai HB20, de cor prata. Os policiais rodoviários, ao consultar o sistema, encontraram um mandado de prisão referente ao crime de roubo qualificado, cometido na zona rural de Rio Bananal. O acusado foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil em Itabuna, de onde será transferido para o Espírito Santo.

Confira números atuais do Censo 2022 em Ilhéus e Itabuna || Fotos Jozé Nazal e PMI
Tempo de leitura: 3 minutos

Dados atuais do Censo 2022 indicam que Itabuna continua mais populosa do que Ilhéus, contrariando prévia divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 28. Segundo a estimativa de dezembro passado, Ilhéus teria 197.163 habitantes e Itabuna, 185.500.  No entanto, nesta terça-feira (17), o recenseamento itabunense chegou a 178.237 habitantes. Já Ilhéus, até o último sábado (14), tinha 167.205 moradores recenseados.

Os dados recentes foram obtidos com exclusividade pelo PIMENTA e são a contagem bruta da população, enquanto a prévia de dezembro combinava os dados coletados até aquele momento com estimativa do número de habitantes das cidades onde o Censo ainda não havia sido concluído, caso dos dois maiores municípios sul-baianos. Naquela altura, o IBGE corria para enviar a estimativa ao Tribunal de Contas da União (TCU), pois as estimativas populacionais dos municípios têm implicações para a repartição de receitas públicas.

“O Instituto estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe do IBGE concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios”, explicou, à época, o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte. Segundo ele, a solução foi a que chegou mais perto de retratar a realidade dos municípios.

Ao PIMENTA, o coordenador de subárea do Censo em Ilhéus, Davi Limeira, corroborou a informação do dirigente nacional, enfatizando que a estimativa de dezembro levou em consideração os dados disponíveis naquele momento, o que obrigou o IBGE a utilizar a combinação de dados coletados com estimativas, acrescentando os números estimados aos obtidos.

“Aquilo foi uma prévia. Não significa que o número [de habitantes] vai aumentar, pode diminuir, inclusive. Como o trabalho vai progredindo, você tem uma taxa de acréscimo menor, porque são menos fatores influenciando na estimativa. Se antes faltavam 20% [da população] e agora faltam 2%, é claro que esse acréscimo vai ser menor”, disse.

QUEDA EM ITABUNA

Até esta terça-feira (17), Itabuna tem 4 (1,05%) dos seus 379 setores não finalizados, segundo informou ao PIMENTA o coordenador de subárea Marcos Breno. Os setores restantes estão concentrados na zona urbana e são os de áreas nobres da cidade, especialmente as de condomínios fechados. Para vencer a resistência dos moradores dessas localidades, os recenseadores contam com a ajuda de agentes comunitários de saúde e de endemias, que têm acesso mais fácil aos imóveis, pois são reconhecidos.

Os domicílios ocupados de Itabuna onde os recenseadores não conseguiram entrevistar ninguém, por recusa ou por ausência de moradores durante as tentativas de entrevista, são 1.297. Já a média de moradores por domicilio do município é de 2,59. As duas variáveis podem ser consideradas para estimar o número de pessoas que ainda não foram contadas.

Assim, em tese, Itabuna teria 3.359 moradores não recenseados. Um refinamento dessa estimativa poderia ser obtido com a média de moradores por domicílio dos setores territoriais não concluídos, dados aos quais não tivemos acesso. De todo modo, como restam apenas 4 setores não finalizados, a queda da população itabunense em relação ao Censo de 2010 tende a ser significativa. Hoje, parece improvável que o levantamento em curso aponte algo perto dos 204.710 habitantes de 13 anos atrás.

ALTA EM ILHÉUS

Ilhéus vive situação contrária e já viu crescer em quase dez mil habitantes a população estimada em 2021 (157.639). Até sábado (14), 33 (7,9%) dos seus 415 setores não estavam finalizados. No mesmo dia, eram 3.342 os domicílios ocupados sem entrevistas; e a média de moradores por domicílio do município estava em 2,70.

“A gente precisa finalizar a coleta até dia 20 [sexta-feira], mas talvez não seja possível. A expectativa é de que a gente termine até o final de janeiro, no máximo”, declarou ao PIMENTA o coordenador de subárea do Censo 2022 em Ilhéus, Davi Limeira.

Segundo ele, os recenseadores enfrentaram e ainda enfrentam muita dificuldade para se locomover no território extenso de Ilhéus, o que prejudica o trabalho nas comunidades de difícil acesso. Muitas vezes, para chegar em lugares afastados da zona urbana, o IBGE teve que contratar motoboys para transportar os recenseadores.

Funcionários de escolas ajudam pais ou responsáveis a matricular estudantes pela internet
Tempo de leitura: 2 minutos

O período de matrícula de novos alunos ou de transferência na rede estadual de educação da Bahia começou ontem (16) e seguirá até a próxima terça-feira (24). Como essa etapa da matrícula é feita exclusivamente pela internet, as escolas reservaram espaços para auxiliar estudantes e responsáveis a fazer o procedimento.

“A matrícula é totalmente online, realizada numa plataforma que foi aperfeiçoada pela Secretaria da Educação nos últimos anos, justamente para dar um conforto às famílias, para que elas façam da própria casa, usando o celular ou um computador. Quem porventura tiver qualquer dificuldade pode recorrer a uma escola estadual e realizar sua matrícula com ajuda da gestão da escola”, explica o superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação (SEC), Manoel Calazans.

Ontem (16), a matrícula foi exclusiva para pessoas com deficiência. Hoje (17), matricularam-se alunos que já estudam em colégio estadual e escolheram outra escola da mesma rede. Amanhã (18) e quinta (19) são os dias reservados para estudantes que concluíram o 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental em escola municipal que não oferece a série subsequente.

O calendário da matrícula online continuará na sexta-feira (20) para novos estudantes do Ensino Fundamental e, nos dias 23 e 24, para novos alunos do Ensino Médio. Quem já estuda na rede estadual e não mudou de escola teve a matrícula renovada em dezembro, automaticamente.

DOCUMENTAÇÃO

A confirmação da matrícula dependerá da entrega da documentação exigida, no prazo estabelecido no comprovante de matrícula, na unidade escolar em que o estudante foi matriculado. Serão necessários: via original do Histórico Escolar; vias originais e cópias legíveis da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e da Carteira de Vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.

Presidente Lula se reunirá com dirigentes sindicais nesta quarta (18) || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para esta quarta-feira (18), em Brasília, dirigentes de centrais sindicais pretendem solicitar que o salário mínimo no país chegue a R$ 1.342,00 ainda em 2023.

Desde 1º de janeiro, a remuneração mínima saiu de R$ 1.212 para R$ 1.302, um reajuste de R$ 7,42%, ou seja, 1,41% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que foi de R$ 5,93% no ano passado.

Recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Governo avalia aumentar o salário para R$ 1.320,00, mas não confirmou o novo reajuste.

Além de discutir o valor do mínimo neste ano, os sindicalistas também pretendem fechar acordo que assegure nova política de aumento real do poder aquisitivo da classe trabalhadora.

Professora Nilza Maria orienta turma infantil de natação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Projeto Aquático, da Prefeitura de Itabuna, retomou suas atividades na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano, e na piscina do antigo Colégio Ciso, com aulas gratuitas de natação e hidroginástica, de segunda a quinta, nos turnos matutino e vespertino. As turmas têm quase 500 alunos matriculados, de diferentes idades.

O secretário de Esportes de Itabuna, José Alcântara Pellegrini, explica que a demanda do projeto tem sido grande. “Em razão disso, serão reabertas mais vagas para a hidroginástica”, antecipou. “Tivemos alguns alunos que deixaram pendências de documentação e isso nos dá uma folga para matricular outras pessoas nesta modalidade”, acrescentou. As matrículas serão feitas na Vila Olímpica, a partir desta quarta-feira (18), e seguirão até 30 de janeiro, das 9h às 13h.

A professora de Educação Física Nilza Maria Campos, coordenadora do Projeto Aquático, lembra que a prática de natação e hidroginástica melhora a qualidade de vida das pessoas. “Entre os principais benefícios, estão o fortalecimento dos músculos, a melhora do sistema respiratório e da circulação sanguínea, elevação da autoestima, além da perda de peso”, assinalou.

Estelionatário foi preso em flagrante em hotel de luxo em Itacaré, no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um estelionatário de Itororó, no centro-sul da Bahia, foi preso nesta segunda-feira (16) após aplicar golpes em um hotel de luxo em Itacaré, no sul da Bahia. A casa “caiu” quando os funcionários do estabelecimento estranharam a ostentação do jovem em três dias e acionaram a Polícia Civil, que identificou o golpe.

– Ele gastou a quantia de R$ 13 mil em três dias. Ao solicitar os dados, identificamos que o cartão que ele estava utilizando era clonado de uma vítima do Rio de Janeiro – explicou o titular da Delegacia de Polícia Civil em Itacaré, Ricardo Ribeiro.

A namorada do golpista chegou a ser conduzida para unidade policial. Após ser ouvida, ela foi liberada por não ter conhecimento da fraude. Ele escolheu para o golpe o hotel que é destino de estrelas globais e hospedou, há alguns dias, o DJ Alok e família. A diária do hotel não sai por menos de R$ 2,8 mil neste verão.

O golpista segue na carceragem da Delegacia de Itacaré, onde aguardará audiência de custódia.