Além de drogas, policiais apreenderam prensa hidráulica no local || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ação conjunta da Cipe Cacaueira e do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) desmantelou laboratório de refino de drogas no Manoel Leão, em Itabuna, nesta quinta-feira (19). Os policiais faziam diligências no bairro e encontraram o estabelecimento clandestino.

No local, além de maconha, cocaína e acessórios, as equipes da PM encontraram uma prensa hidráulica, equipamento usado para compactar as substâncias entorpecentes, de modo a facilitar o armazenamento e o transporte das drogas.

Segundo o major Fábio Rodrigo de Melo Oliveira, comandante da Cipe Cacaueira, os drogas iriam abastecer o tráfico nos bairros Lomanto, Novo Lomanto e Santa Catarina.

Dorival Filho revela conversa sobre a Uesc com deputado Jorge Solla
Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor Dorival Filho é entusiasta da criação de mecanismo que facilite o ingresso de estudantes do sul da Bahia na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Segundo ele, essa é uma maneira de assegurar acesso ao ensino superior a quem mora na região, cumprindo um dos papéis da Universidade, que é o da interiorização da educação.

Com larga experiência na preparação de estudantes para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Dorival conhece de perto o drama de jovens que, durante anos, tentam ingressar em cursos concorridos da Uesc, como o de Medicina, e não conseguem, apesar dos longos períodos de estudo. Dessa forma, muitas vagas da Universidade são ocupadas por estudantes de outras regiões do país.

Dorival levou o assunto ao deputado federal Jorge Solla (PT-BA), com quem se reuniu em Salvador, nesta quinta-feira (19). Na conversa, ouviu do parlamentar que a Universidade Federal da Bahia (UFBA) adota sistema de bonificação regional nos campi de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e no interior do estado.

– Até as unidades que recebem verba federal têm bonificação regional. Enquanto isso, a Uesc, que é uma universidade estadual, sustentada com o dinheiro do Estado da Bahia, ainda não adotou a bonificação regional. Tive essa conversa com o deputado Jorge Solla e vamos encaminhar isso para a Secretaria de Educação [do Estado], com a professora Adélia [Pinheiro], para sensibilizar a Uesc para a adoção da bonificação regional – declarou o professor de Biologia em vídeo publicado numa rede social. Confira.

Receita Federal encerra nesta quinta as inscrições em concurso público
Tempo de leitura: 2 minutos

Termina hoje (19) o prazo para as inscrições para o concurso público da Receita Federal. São oferecidas 699 vagas, das quais 230 vagas de auditor-fiscal e 469 vagas de analista-tributário, com remuneração inicial de R$ 21.029,09 e de R$ 11.684,39, respectivamente.

As inscrições podem ser feitas até as 16h (horário de Brasília), pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa de inscrição é de R$ 210 para o cargo de auditor-fiscal e R$ 115 para analista-tributário.

Para participar, os candidatos precisam ter nível superior, em nível de graduação, em qualquer área do conhecimento. O concurso será realizado em duas etapas. A primeira etapa possui três fases: prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e pesquisa de vida pregressa, de caráter eliminatório.

As provas serão realizadas em todas as capitais do país, na data provável de 19 de março, de manhã e à tarde.

A segunda etapa do concurso será o curso de formação profissional, de caráter eliminatório. Um edital específico será publicado para convocação desta etapa. Ela será desenvolvida na modalidade online síncrona e assíncrona, ensino a distância, com provas realizadas online e presencialmente, em até cinco polos – Brasília (DF), Manaus (AM), Recife (PE), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

O curso abrangerá ainda uma semana de integração presencial dos candidatos. No ato da matrícula, o candidato deverá ordenar em ordem decrescente de preferência os cinco polo em que deseja realizar as provas presenciais e participar da semana de integração. A distribuição em cada polo considerará a classificação obtida na primeira etapa do concurso, a ordem de preferência indicada pelo candidato e a disponibilidade de vagas em cada polo a ser definida pela administração.

Bichinhos acolhidos pela ONG consomem 15 kg de ração por dia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ONG Planeta dos Bichos entrou em contato com o PIMENTA para divulgar pedido de ajuda à população de Ilhéus e região. A entidade, que tem 12 anos de história, acolhe cães e gatos abandonados e, neste momento, abriga 70 bichinhos. Os animais consomem 15 kg de ração por dia. Também há despesas com água, eletricidade, material de limpeza, medicamentos e consultas a veterinários.

Para se manter, a ONG vende rifas e conta com a ajuda de amigos, além de doações. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone (73) 9 8841-7967 ou pelo Instagram (@planetadosbichosios). Também há pontos de coleta de ração na sede do Grupo Amigos da Praia (GAP), ao lado da Catedral São Sebastião; e na Calzin Cortes e Assados, em frente ao Supermercado Meira, no bairro Nelson Costa.

Outra canal de colaboração é o PIX pelo CNPJ da ONG: 35.774.889/0001-49 ou usando o cartão de crédito no site oficial da Planeta Bichos.

Criminosos fazem arrastão na Ponta da Tulha, em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Ponta da Tulha é um refúgio de itabunenses no belo litoral norte de Ilhéus, mas nem apenas o Porto Sul tem tirado o sono de quem reside ou tem casa de veraneio por lá. Nesta semana, vários moradores relataram a ação de criminosos, que promoveram “arrastão” no final da manhã desta terça-feira (17). 

A ação, segundo moradores, começou nas proximidades da praia. Após tomar o celular de uma jovem e agredir um adolescente, os criminosos seguiram por uma das ruas e invadiram uma casa, onde obrigaram as vítimas a ajoelharem. Na sequência, tomaram telefones, joias e relógios, além de outros pertences das vítimas. 

O arrastão teve a participação de três criminosos, que, após a “limpa”, correram em direção a uma picape Chevrolet D-20. Ainda conforme testemunhas, além dos três assaltantes, havia uma mulher na camionete, que dava retaguarda aos bandidos.

O clima de insegurança levou parte das vítimas a não registrar a ocorrência.

Confira 110 vagas para trabalhador em Ilhéus e Itabuna hoje
Tempo de leitura: 4 minutos

Os dois principais municípios do sul da Bahia reservam total de 110 vagas de emprego pelo SineBahia nesta quinta-feira (19). São 89 vagas para trabalho com carteira assinada em Itabuna e 21 em Ilhéus, conforme lista divulgada pelo órgão estadual.

As vagas podem ser conferidas clicando em Leia Mais, no final do texto, e os interessados têm até as 15h30min de hoje para se cadastrar numa das unidades do SineBahia. Importante levar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de vacinação, escolaridade e endereço para fazer o cadastramento.

O SineBahia de Itabuna funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Em Ilhéus, o serviço estadual atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu e ao prédio da Justiça Federal, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas para hoje.

Leia Mais

Lojas Americanas sofre derrota no âmbito judicial
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça suspendeu uma decisão da 4ª Vara Empresarial que determinou a imediata restituição de todo e qualquer valor que os credores eventualmente tiverem compensado, retido e/ou se apropriado do Grupo Americanas após a empresa revelar, no dia 11 de janeiro, ter descoberto rombo contábil no valor de R$ 20 bilhões.

A decisão da 4ª Vara empresarial foi mantida por uma decisão da 15ª Câmara Civil, mas uma liminar a favor do Banco BTG Pactual foi emitida pelo desembargador Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Com o deferimento da liminar, a determinação de imediata restituição de todo e qualquer valor que os credores eventualmente tiverem compensado, retido e/ou se apropriado fica suspensa somente em relação ao BTG Pactual, que ajuizou o mandado de segurança contra a decisão.

O magistrado determinou também o bloqueio no valor de R$ 1,2 bilhão, correspondente à compensação de créditos do BTG, na conta do banco credor até o julgamento do mérito da ação no colegiado do Órgão Especial do TJRJ.

A 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro havia determinado a suspensão de qualquer bloqueio, sequestro ou penhora de bens do Grupo Americanas, assim como a obrigação do pagamento de dívidas, até que um eventual plano de recuperação judicial seja apresentado pelo grupo em prazo de 30 dias. O BTG Pactual entrou com recurso contra a decisão, mas o pedido foi negado. Desta forma, o banco ajuizou o mandado de segurança, agora acolhido, com a concessão do efeito suspensivo da decisão na 2ª instância.

Mais 250 acusados de participar de atos terroristas são denunciados || Foto Ton Molina | AFP
Tempo de leitura: 3 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prosseguiu nesta quarta-feira (18) com a análise sobre a situação dos presos por envolvimento em atos de terrorismo e na destruição de prédios públicos. Até agora, foram decididos os casos de 574 presos: 354 tiveram a prisão em flagrante convertida preventiva e 220 pessoas obtiveram liberdade provisória mediante medidas cautelares. A previsão é de conclusão da análise dos casos de todos os detidos até sexta-feira (20).

Desde as prisões nos dias 8 e 9 de janeiro, foram realizadas, sob a coordenação da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 1.459 audiências de custódia, sendo 946 feitas por magistrados do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e 513 por juízes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Os casos serão analisados pelo STF, que está responsável por decidir quem segue preso e quem eventualmente pode responder em liberdade. As decisões estão sendo remetidas ao Diretor do Presídio da Papuda e ao Diretor da Polícia Federal. Além disso, o ministro determinou que a Procuradoria Geral da República (PGR), a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sejam intimadas para pleno conhecimento das decisões.

MANTIDAS AS PRISÕES

Até o momento, 354 prisões em flagrante foram convertidas para prisões preventivas para garantia da ordem pública e para garantir a efetividade das investigações. Nos casos, o ministro apontou evidências dos crimes previstos nos artigos 2º, 3º, 5º e 6º (atos terroristas, inclusive preparatórios) da Lei 13.260/2016, e nos artigos do Código Penal: 288 (associação criminosa); 359-L (abolição violenta do estado democrático de direito); 359-M (golpe de estado); 147 (ameaça); 147-A, inciso 1º, parágrafo III (perseguição); e 286 (incitação ao crime).

Leia Mais

Mega-Sena sorteia R$ 33 milhões na terça-feira (17).
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e sorteará R$ 51 milhões no sábado (21). Duas apostas feitas em Salvador acertaram cinco das seis dezenas no sorteio realizado na noite desta quarta-feira (18), no Espaço de Loterias Caixa, na cidade de São Paulo. Cada um receberá R$ 31.797,29.

Em todo o país, houve 136 apostas com acerto de cinco dezenas e cada receberá 31.797,29. Na quadra houve 9,200 mil ganhadores e cada um embolsará R$ 671,49. As dezenas sorteadas na noite de hoje foram: 02, 06, 10, 14, 34 e 56.

Entre os ganhadores na quadra estão moradores de Aurelino Leal, Camacan, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itapetinga, Itororó, Mascote, Ubaitaba, Ubatã e Uruçuca. O jogo simples da Mega-Sena, com a marcação de seis números, custa R$ 4,50.

LOTOFÁFIL

O prêmio da Lotofácil será dividido entre seis apostadores, um deles de Juazeiro, na Bahia. Os demais são de Brasília (duas apostas premiadas), Belém (PA), Cacoal (RO) e Herval do D’Oeste (SC). Cada aposta receberá R$ 266.309,56. Houve 288 acertadores de 14 números e cada um embolsará R$ 1.661,87. Os números sorteados foram: 02, 03, 04, 05, 09, 10, 11, 14, 15, 16, 17, 20, 21, 22 e 24. A aposta simples da Lotofácil custa R$ 2,50.

Inscrições no Sisu começam no dia 17 de janeiro|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) antecipou os calendários de inscrições para os primeiros processos seletivos deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com a antecipação dos prazos, os processos seletivos ganham maior alinhamento com os calendários acadêmicos das instituições de ensino públicas e privadas.

O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023 e o resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Anteriormente, esse resultado estava previsto para ocorrer apenas no dia 7 de março.

As inscrições para o Prouni serão abertas ainda em fevereiro, no dia 28, e terminarão em 3 de março. Também em março, ocorrerá o Fies, as inscrições terão início no dia 7 e terminarão no dia 10. Em datas mais próximas da abertura das inscrições, o MEC divulgará os quantitativos de vagas a serem ofertadas na primeira edição de 2023 dos processos.

Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se planejar para concorrer a milhares de vagas para ingresso no ensino superior, ofertadas pelo MEC. Em todos os processos seletivos, a classificação é realizada com base na nota obtida na edição do Enem de 2022 e para o Prouni serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021.

Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever. As inscrições para todos os três processos seletivos são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no portal Acesso Único.

Marreco (à esquerda) presta homenagem ao velho amigo Edimar Margotto
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Participamos juntos de grandes momentos, principalmente na Igreja Católica, onde fazíamos parte de um grupo de catequese que ministrava cursos para o matrimônio.

 

Adolfo José Gomes (Marreco)

Ontem (17), foi um dia triste. A notícia do falecimento de Edimar me fez lembrar e refletir como a vida é curta.

Parece que foi ontem. Final de 1972 (50 anos) chegava em um OPALA aquele rapaz jovem, magrelo, narigudo, que vinha para substituir na sociedade o nosso Saudoso Epitácio.

Edmar era um sujeito educado, comedido e até meio tímido. Confesso que tinha mais identificação com o Ervino, mas reconhecia em Edimar um sujeito muito competente e extremamente focado no trabalho.

Tivemos um convívio diário (04 anos) como patrão e empregado. Foram momentos inesquecíveis de muita confiança, respeito e compromisso. Aprendi muito com ele sobre disciplina.

Em 1976 deixei a Itadil para buscar novos horizontes, e Edimar sempre foi um grande incentivador. Passamos de Patrão e empregado para amigos.

Participamos juntos de grandes momentos, principalmente na Igreja Católica, onde fazíamos parte de um grupo de catequese que ministrava cursos para o matrimônio.

Lembro um dia que marcou com tristeza todos nós, o falecimento de sua primeira esposa, Terezinha, uma jovem com apenas 29 anos. Como sofreu o coitado.

Edimar se tornou um dos grandes empresários de Itabuna, mas sua maior contribuição com a comunidade foi o período longo que passou como PROVEDOR da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, colocando seu tempo, seu prestÍgio, sua competência a serviço da região cacaueira.

Casou com Dr. Mércia e formou uma bela família (Junior e Nana), meninos que vi crescerem e que darão continuidade ao belo LEGADO do pai.

A vida é assim, como na música TOCANDO EM FRENTE:

“Um dia a gente chega, no outro vai embora, cada um de nós compõe a própria história, e cada ser em si, carrega o dom de ser capaz e de ser feliz”

Vá em paz, Edimar. Você cumpriu com galhardia sua missão e merece viver feliz na ETERNIDADE.

Até um dia, companheiro.

Adolfo José Gomes “Marreco” é empresário.

Lula recebe dirigentes sindicais no Palácio do Planalto || Imagem TV Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com mais de 600 dirigentes sindicais de todo o país, nesta quarta-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília. Diferente de aparições públicas recentes, ele dispensou discurso escrito no pronunciamento aos trabalhadores, que reivindicam nova política de valorização real do salário mínimo e outras medidas, como a revogação de dispositivos da reforma trabalhista de 2017, a exemplo do que autoriza que negociações coletivas prevaleçam sobre a legislação mesmo quando estabeleçam termos menos vantajosos que a lei aos empregados.

As centrais sindicais defendem que o salário mínimo chegue a R$ 1.342,00 ainda neste ano. Desde de 1º de janeiro, o valor oficial saiu de R$ 1.212,00 para R$ 1.302,00. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o presidente não se manifestaram publicamente sobre essa reivindicação, mas também saíram em defesa de política de aumento real do poder aquisitivo dos trabalhadores.

Lula relembrou o cálculo adotado pelos governos do PT, que somava a inflação do ano à variação média do Produto Interno Bruto (PIB) nos dois anos anteriores para chegar ao percentual de reajuste do salário mínimo, o que assegurava aumento real de seu poder de compra.

Para discutir a fórmula de reajuste do salário, o Ministério do Trabalho vai montar uma comissão de negociação, reunindo representantes do Governo, dos sindicatos e dos empresários. O presidente também reafirmou o compromisso de isentar do Imposto de Renda quem recebe até cinco salários mínimos, compensando a perda de arrecadação com maior contribuição dos mais ricos. Segundo Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acertou ao afirmar que a reforma tributária deve ser aprovada ainda neste semestre.

No final do discurso, Lula conclamou os dirigentes sindicais a mobilizar a sociedade em defesa das pautas da classe trabalhadora. Segundo ele, a retomada de direitos eliminados nos últimos anos e a conquista de novos dependerão, também, da capacidade dos trabalhadores de pressionar o Governo.

– É preciso que vocês aprendam a fazer muita pressão, se não a gente não ganha isso. Vocês têm que fazer pressão em cima do Governo, porque se vocês não fizerem pressão, a gente pensa que vocês estão gostando. Não tenham nenhuma preocupação de falar: porra, nós não podemos pressionar, porque o Lula é o presidente. Não! É exatamente porque o Lula é presidente que vocês têm que fazer pressão, porque, com outro presidente, vocês não conseguem fazer pressão, porque a borracha bate muito forte. Vocês sabem disso – concluiu Lula.

Confira a gravação do encontro nas imagens da TV Brasil.

Jerônimo reúne secretários para alinhar resposta do Estado a conflito no extremo-sul baiano || Foto Lina Magali
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com secretários, nesta quarta-feira (18), para alinhar as providências do Governo da Bahia para intervir na situação de conflito no extremo-sul do estado, onde indígenas do povo Pataxó lutam pela retomada de territórios e sofrem represálias de grupos armados.

Ontem (17), dois atiradores mataram os jovens pataxós Nawir Brito de Jesus, de 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, 25, na BR-101, entre os municípios de Itabela e Itamaraju. Na reunião de hoje, que contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o Governo reforçou a determinação de prioridade à investigação do duplo homicídio.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso. “Desde ontem, quando fui informado dos acontecimentos com indígenas no extremo sul baiano, determinei que a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos acompanhem e apurem este fato lastimável e inaceitável. Determinamos também imediato reforço do patrulhamento ostensivo na região, que já está em curso. Não iremos tolerar qualquer tipo de violência!”, escreveu.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que as forças de segurança atuam conjuntamente no extremo-sul baiano. “O policiamento também foi reforçado através da Polícia Militar (PM), que já reforçou as equipes da força-tarefa naquela região a fim de evitar outros delitos dessa natureza”, acrescentou.

Trabalho foi retomado após interrupção causada pelas chuvas, segundo empresa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipe da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) trabalha na recuperação do piso da Rua E do Loteamento Jardim Cordier, no Bairro Jaçanã, em Itabuna, onde foi instalada nova rede adutora do Projeto Mais Água para a Cidade, iniciativa da empresa com a Prefeitura. A tubulação vai ser usada no abastecimento do reservatório que será colocado na parte alta do loteamento, na segunda etapa do projeto.

De acordo com o gerente de Saneamento da Embasa, Tauan Sampaio, a recuperação da via foi iniciada logo após a instalação da adutora, mas teve que ser interrompida devido às chuvas que atingiram a região no final do ano passado.

Além de consertar o piso da rua, continua o gerente, os trabalhadores também constroem nova rede de drenagem e expandem a rede de coletora de esgoto. “Estamos canalizando os drenos e ligando a rede de esgotamento sanitário, que estará conectada à rede existente na parte baixa da via”, explica Tauan.

Jovens pataxós foram assassinados na BR-101, próximo a Itabela
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os jovens pataxós Nawir Brito de Jesus, de 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, 25, foram mortos a tiros, nesta terça-feira (17), quando seguiam em uma motocicleta pela BR-101, em Itabela, no extremo-sul da Bahia. Segundo testemunhas, os autores dos disparos foram dois homens, que também estavam em uma moto e atiraram nas vítimas pelas costas.

Nawir e Samuel se deslocavam do Povoado de Montinho para uma das fazendas retomadas pelo povo Pataxó na região e foram atacados na altura do km 787, por volta das 17h.

IDOSO É PRESO COM 6,7 MIL MUNIÇÕES E ESPOLETAS

Munições e espoletas apreendidas com idoso próximo aa local onde indígenas foram assassinados || Foto SSP-BA

Após os assassinatos dos indígenas, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) reforçou o policiamento ne região de Itabela e, na madrugada desta quarta-feira (18), a Polícia Militar prendeu um idoso com 5 mil espoletas e 1,7 mil munições dos calibres 36, 32, 28 e 22.

O suspeito estava em um carro e foi parado na altura do KM 744 da BR-101, próximo ao distrito de São João do Monte. O material apreendido estava no banco traseiro do veículo. Até o momento, não há provas que liguem a apreensão ao ataque aos dois indígenas.