Chesf é acusada de cometer erros que causaram desastre no sudoeste e sul da Bahia || Foto PMJ
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia criou, nesta sexta-feira (20), uma força-tarefa para investigar as causas e consequências das inundações ocorridas em Jequié, Ipiaú, Ubaitaba, Ubatã e outros município do sul e sudoeste do estado durante as chuvas ocorridas em dezembro de 2022. Os rios de Contas e Jequiezinho transbordaram e alagaram  centenas de imóveis em várias cidades,  causando prejuízos a inúmeros moradores e comerciantes.

A força-tarefa contará com a atuação de oito promotores de Justiça e tem o objetivo de apurar eventuais responsabilidades pelas inundações e a extensão dos danos causados à coletividade e às pessoas atingidas. As inundações deixaram centenas de desabrigados e desalojados em vários municípios.

Integram a força-tarefa os promotores de Justiça Fábio Nunes Guimarães, titular da Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente de Jequié; Lissa Aguiar Andrade, Fernanda Lima Cunha e Rafaella Silva Carvalho, que atuam em Ipiaú; Juliana Rocha Sampaio, Lucas Ramos de Vasconcelos, Carlos Alberto Ramacciotti e Otávio de Castro Alla, de Jequié.

Com o temporal de dezembro, cidades como Jequié, Ipiaú, Itacaré e Ubaitaba sofreram mais ainda com as inundações por causa do aumento significativo da vazão da Usina da Pedra, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O Estado da Bahia ajuizou ação judicial pedindo que a companheira seja responsabilizada pelos estragos causados.

Tony Salles vai comandar Banda Parangolé na Lavagem do Beco do Fuxico
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) anunciou a Banda Parangolé como primeira atração confirmada da 42ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico. O evento terá o apoio da Prefeitura de Itabuna e da Secretaria de Turismo da Bahia.

O presidente da FICC, Aldo Rebouças, disse que o tema deste ano será Maior Lavagem de todos os tempos. Segundo ele, neste ano o evento tradicional da cultura grapiúna vai se estender por três dias, de 9 a 11 de fevereiro, e mais atrações serão divulgadas em breve. A festa foi reconhecida como patrimônio histórico e cultural itabunense, em outubro de 2022.

Lavagem é patrimônio histórico e cultural de Itabuna || Foto Pedro Augusto

A Lavagem do Beco é realizada anualmente, antes do Carnaval, no reduto da boemia grapiúna, a Travessa Adolfo Leite, via habitada pelos frequentadores do ABC da Noite, boteco do lendário Caboclo Alencar.

Podem se inscrever estudantes acima de 16 anos, do ensino médio ou superior
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Educação de Itabuna divulgou abertura de processo seletivo para formação de cadastro reserva de estagiários. O estágio será remunerado e a seleção dos candidatos caberá ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Podem concorrer estudantes com 16 anos ou mais, das redes pública ou particular e do ensino médio ou superior. As inscrições estão abertas e seguirão até as 12h de 31 de janeiro, no site do CIEE.

O processo seletivo terá as etapas de análise curricular e de entrevista. A bolsa será de R$ 400,00 por mês para o estagiário de ensino médio, correspondendo a 20h de estágio por semana. Já a remuneração do estágio superior será de R$ 540,00 por 30h semanais. Ambas as categorias terão auxílio-transporte de R$ 80,00 por mês.

O certame reserva 10% dos cadastros de cada curso para pessoas com deficiência, mediante apresentação de laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, além do código da Classificação Internacional de Doenças (CID) correspondente.

A validade da seleção será de 12 meses, a partir da publicação do resultado final, e poderá ser renovada pelo mesmo período, caso a Secretaria julgue necessário. Segundo a Prefeitura de Itabuna, o edital está disponível na página do CIEE.

Jadson (azul) entra com registro da sua chapa na disputa à presidência da Amurc
Tempo de leitura: 2 minutos

A disputa pelo comando da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) caminha para ser eleição por aclamação dos novos dirigentes para o biênio 2023/2024. O prefeito de Coaraci, Jadson Albano (PP), registrou hoje a chapa com a qual disputará o comando da instituição. Até as 15h desta sexta-feira (20) era a única chapa inscrita. A eleição da entidade está marcada para o próximo dia 31.

A chapa encabeçada por Jadson tem o apoio de, pelo menos, 25 dos 35 prefeitos filiados à Amurc, conforme apuração feita pelo PIMENTA. É o nome defendido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para comandar a entidade em contraposição ao atual presidente, Vinicius Ibrann, histórico opositor petista e prefeito reeleito de Buerarema.

Além de Jerônimo, Jadson também contabiliza apoios do senador Otto Alencar (PSD), do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), da deputada estadual diplomada Soane Galvão (PSB) e do deputado federal Ronaldo Carletto (PP), dentre outras lideranças políticas estaduais.

MUNICIPALISMO FORTE

– Nossas principais bandeiras são o fortalecimento institucional da Amurc, com a expansão do número de associados. A entidade já teve 60 municípios [associados]. Cresceu nos últimos anos, mas queremos ampliar – disse ele.

Jadson Albano afirma que, caso seja eleito, a instituição deverá ter diálogo institucional forte com os governos estadual e federal. Defendeu o alinhamento de propostas na assistência social (“defesa dos mais pobres”) e ação para mitigar o desgaste sofrido pelos municípios na capacidade gerencial, principalmente depois das perdas com o Esocial, Censo do IBGE 2022 e adaptação ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic).

– Devemos buscar caminho ideal para todos (municípios, estado e União) para que, juntos, possamos sair dessa crise e ao final desses 2 anos os nossos municípios estejam apresentando quadro social muito bom para os munícipes. Os governos estadual e federal têm pauta social muito forte em defesa dos mais pobres. Essa questão social é que vai unir a todos – afirmou ele ao PIMENTA por telefone, há pouco.

APOIO NO ESTADO E EM BRASÍLIA

Ao ser questionado se não caminharia para eleição em chapa única, Jadson se revelou cauteloso. Até as 15h, afirmou, era a única chapa registrada. “Mas mineração e eleição, só depois da apuração”, afirmou usando um ditado famoso entre políticos.

Jadson revelou crer no apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia, para que municípios estanquem as perdas e possíveis quedas de receitas após o Censo 2022. Somente na Bahia, 101 municípios serão afetados pelas estimativas populacionais do IBGE para 2023, afetando fortemente o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Rui se demonstrou sensível a estas causas”, afirmou, lembrando, ainda, das gestões do novo ministro como governador da Bahia.

Bebeto Galvão: "me sinto um player político importante de Ilhéus" || Foto Reprodução/Redes Sociais
Tempo de leitura: 3 minutos

O vice-prefeito Adalberto Galvão, Bebeto, não esconde a vontade de governar Ilhéus, onde iniciou sua vida política, na década de 1980, no movimento sindical. Eleito vereador em 1992, recebeu votação expressiva na cidade para chegar à Câmara dos Deputados em 2014. Candidatou-se a prefeito em 2016, quando foi derrotado pelo prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), a quem se aliou em 2020. Dois anos depois, foi eleito primeiro suplente do Senado. Nas eleições do ano passado, foi entusiasta do ingresso de Soane Galvão nas fileiras de seu partido, o PSB, e da candidatura vitoriosa da primeira-dama a deputada estadual.

Mencionando essa trajetória e a aliança com Marão, o PIMENTA perguntou a Bebeto se ele se considera candidato natural à sucessão do prefeito. Ao responder, o vice fez a ressalva de que estamos longe de 2024 e disse que toda eleição deve ser discutida no ano em que será realizada.

Depois, afirmou que, devido à relevância de Ilhéus para a Bahia, a discussão sobre a disputa local passará, necessariamente, pelo conselho político dos partidos que integram a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Ninguém é candidato de si mesmo. Uma candidatura, sobretudo numa cidade do tamanho de Ilhéus, é fruto das circunstâncias políticas, do entendimento das forças políticas e da base a que estou vinculado historicamente, que é a do Governo do Estado”.

Os partidos existem, também, para disputar eleições e isso é legítimo, continuou Bebeto. “Se em 2024 o nome será de Bebeto ou não, aí é outra realidade. Mas, eu me sinto como um player político importante de Ilhéus, com serviços prestados, com trabalho. Não enxergo isso como naturalidade, enxergo como construção, porque aí tem os interesses do PSD, do PCdoB, PSB, PT, Avante, do PV, de todos esses partidos que, na minha opinião, têm legitimidade de apresentar a sua chapa”, concluiu.

O vice-prefeito também falou sobre seu papel na reeleição acachapante de Marão. “A minha participação [na chapa], sem falsa modéstia, foi fundamental para a reeleição de Mário”. Já o pleito de 2024 ainda não foi tema de conversa com o prefeito, assevera o socialista. “Agora, se você me perguntar: você gostaria de ser o prefeito da cidade? Todo mundo gostaria de ser prefeito de Ilhéus, mas entre desejar ser o prefeito e, na eleição, disputar e se tornar prefeito, tem um caminho a percorrer”, cravou Bebeto Galvão.

“NÃO PODEMOS VER O JOVEM NEGRO E POBRE COMO INIMIGO A SER ABATIDO”

Bebeto e Lula durante encontro do presidente com lideranças sindicais em Brasília, nesta quarta (18)

Ainda em 2015, quando era deputado federal, Bebeto apresentou projeto de lei para equiparar injúria racial ao crime de racismo. Após longo processo legislativo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, no último dia 11, a Lei nº 14.532/2023, que alterou a Lei nº 7.716/1989 (Lei de Crime Racial).

Além de tipificar injúria racial como crime de racismo, a nova legislação prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, e multa. Antes, a pena era de 1 a 3 anos. Uma das consequências práticas da equiparação, segundo Bebeto, é o fim da possibilidade do agressor ser liberado com pagamento de fiança. Quando o crime for praticado por duas ou mais pessoas, caso comum em arenas esportivas e outras espaços com multidões, a pena será aumentada da metade da previsão inicial, ou seja, poderá ser de 3 anos a 7 anos e seis meses.

Na Câmara dos Deputados, Bebeto integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a violência contra jovens. Um dos casos apurados ficou conhecido como Chacina do Cabula, ocorrido em fevereiro de 2015, em Salvador, onde 12 jovens negros foram mortos pela Polícia Militar. A corporação alegou que as mortes ocorreram em confronto, versão contestada por moradores da comunidade. Na época, ao comentar o caso, o então governador Rui Costa (PT), atual ministro-chefe da Casa Civil, comparou os policiais em situação de confronto a artilheiros diante do gol. O episódio e a frase costumam ser relembrados em debates sobre a política de segurança pública na Bahia.

Para Bebeto, o Governo Rui Costa foi extraordinariamente bem em quase todas as áreas, mas não enfrentou como deveria os desafios da segurança, como a qualidade da formação dos policiais. Segundo ele, esse é um problema das polícias militares de todo o país. Por isso, na sua avaliação, são urgentes uma mudança na educação policial e o fim dos autos de resistência. “Não é razoável se permitir identificar que o inimigo interno é o jovem preto. Isso tem agenda no processo de formação das polícias, que é preciso superar. Nós não podemos ver um jovem negro e pobre como inimigo interno a ser abatido”.

Hilton Coelho: pagamento do novo piso deve ser imediato
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) solicitou que o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador iniciem, neste mês de janeiro, o pagamento do novo piso salarial dos professores, fixado em R$ 4.420,55 pelo Ministério da Educação.

“A Lei é expressa ao afirmar que o ‘piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais’”, lembrou o parlamentar.

A Lei nº 11.738/2008 prevê complementação pela União de recursos aos entes federativos que não tenham disponibilidade orçamentária para cumprir os valores referentes ao piso nacional. “Ou seja, nada justifica o não pagamento. Indicamos e esperamos que se aplique, em caráter de urgência, todas as ações administrativas e legais necessárias garantir aos profissionais da educação o imediato pagamento do novo valor do piso estabelecido pelo Ministério da Educação”, concluiu o socialista.

Terroristas causaram destruição nos três poderes em Brasília || Foto Valter Campanato/ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (20) a Operação Lesa Pátria contra suspeitos de participação nos atos terroristas de 8 de janeiro passado, em Brasília (DF). Terroristas destruíram parte do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, após invasão e “dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições”.

Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, diz nota da PF.

A corporação informou ainda que a Operação Lesa Pátria tem caráter permanente, e que serão feitas atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

A PF pede à população que colabore com os investigadores, caso tenha informações sobre a identificação de “pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos”.

As denúncias podem ser encaminhadas para o email denuncia8janeiro@pf.gov.br.

ENTENDA

Desde que o presidente Lula foi eleito em segundo turno, no final de outubro, apoiadores do ex-presidente Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente.

As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no último dia 8. Com informações d´Agência Brasil.

Confira mais de 110 vagas de emprego nesta sexta em Itabuna, Ilhéus e Mucuri
Tempo de leitura: 4 minutos

A penúltima sexta-feira do de janeiro reserva 114 vagas para quem está buscando recolocação no mercado de trabalho em Itabuna e Ilhéus, na região sul, e Mucuri, no extremo-sul da Bahia. Os interessados nas vagas (confira lista completa mais abaixo) devem procurar a unidade do SineBahia em um destes municípios.

Para se cadastrar, necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e endereço e certificados de curso, caso possua. O atendimento nas unidades do SineBahia vai até as 15h30min de hoje. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira as vagas disponíveis.

Leia Mais

Tyrone Perrucho em foto que sugeria ter atravessado o caudaloso rio em Canes
Tempo de leitura: 4 minutos

 

Como se diz na política, ele não preparou em tempo um substituto à altura para agregar os seus amigos, que hoje vivem desgarrados, errantes de bar em bar.

 

Walmir Rosário

Na tarde de ontem (quarta-feira, 11 de janeiro), pasmem os senhores e senhoras, eu me encontrava no bar Mac Vita, como um simples expectador, assistindo a meus amigos Batista e Walter Júnior beberem um litrão de Coca Cola. Confesso que me sentia incomodado, haja vista considerar uma profanação de um dos botecos de memoráveis histórias festivas de Canavieiras, sede ocasional da Confraria d’O Berimbau e da Clube dos Rolas Cansadas.

Eis que de repente um carro dá uma parada e ouço algumas perguntas: Quem foi o melhor ponta-esquerda de Itabuna? E o melhor zagueiro? Respondo que Fernando Riela e Ronaldo Dantas, Piaba, dentre outros. E aí reconheço o autor das perguntas, o engenheiro agrônomo e advogado João Geraldo, que faz nova pergunta: “E quem mais desfrutou das noites e madrugadas de Canavieiras?”. E ele mesmo responde: “Tyrone Perrucho”.

João Geraldo segue caminho e nós continuamos nossa amena conversa tendo como testemunha um litrão de Coca Cola, embora, de antemão, confesso que não bebi. Na manhã desta quinta-feira recebo, via whatsapp, uma foto de Tyrone Perrucho, enviada por Alberto Fiscal. Já Raimundo Ribeiro, direto do Belém do Pará, responde presente na chamada. Foi aí que caiu a ficha: hoje é o segundo aniversário sem Tyrone Perrucho.

Tyrone era uma pessoa que se destacava por suas diferenças. Na foto acima, aparece ele como se estivesse saindo de uma epopeia de natação, após atravessar um braço de mar, cruzar de uma margem a outra de um rio. Que nada, era simplesmente uma foto para a sua gloriosa coleção. O dito cujo sequer sabia nadar; até que tentou, mas o professor gentilmente solicitou que ele buscasse algo mais parecido com suas habilidades.

Na realidade, o nosso ausente personagem gostava mesmo era de se dedicar à redação e edição do seu jornal, o Tabu, morto de morte matada assim que completou 50 anos. Foi um chega pra lá que deixou os leitores de boca aberta. Fora disso, nada mais lhe aprazia do que jogar conversa fora, de preferência num dos botequins em que “sentava praça” com frequente habitualidade, com a presença de amigos tantos.

Era pau pra toda a obra. Comemorava de tudo, datas festivas, aniversários, casamentos, batizados. Quando não os tinha, inventava, astuciava. Há décadas passadas escandalizou a sociedade canavieirense e o judiciário ao marcar seu casamento civil à beira da praia, ele, a coligada e convidados vestidos rigorosamente em trajes de banho. As autoridades forenses não permitiram e a praia da Costa continuou, apenas, como sítio de comemorações.

Ao planejar sua sonhada aposentadoria na Ceplac – após 30 longos anos de bons serviços prestados –, jurou que todos os dias beberia duas cervejas para abrir o apetite. Passou a comer pela manhã, ao meio-dia e à noite. Na ilha da Atalaia, onde se refugiou, mantinha contato com os amigos, via telefone, e-mail ou whatsapp, geralmente avisando o boteco que nos receberia, fazendo questão de informar que se tratava apenas um aviso e não convite.

Certa feita, comprou um carro novo em Salvador, apenas e tão somente para aproveitar a viagem de forma etílica e ainda convida o amigo da vida inteira, Antônio Tolentino (Tolé) para irem juntos. Tolé avisou que iria a Itabuna no domingo para assistir a um jogo do Itabuna, pois ainda não conhecia o novo (à época) Estádio Luiz Viana Filho. Tyrone diz que também gostaria de estar presente, mesmo sem gostar de futebol.

Chegaram em Salvador, pegaram o carro e viajaram com destino a Itabuna e Canavieiras, viagem que demorou quase uma semana. Conforme o garantido, chegaram a tempo de assistir à partida futebolística, mas caminhos diversos o tiraram do estádio, para a tristeza de Tolé, que somente foi conhecer o Itabunão um ano e meio depois, numa viagem feita em sigilo absoluto, para evitar a presença e interferência do amigo Tyrone.

Ao ler a crônica sobre a recuperação do famoso jipinho Gurgel, um dos mais antigos colegas da velha Divisão de Comunicação (Dicom) da Ceplac, Raimundo Nogueira, retrucou: “Não sei o porquê dessa implicância do amigo Perrucho com os carros. Também não sei o motivo que alguns colegas passaram a rejeitar as caronas por ele oferecidas, rumo quase sempre a uma boa farra…”.

E continuou. E por falar nessa matéria e o proverbial descaso de Tyrone Perrucho em cuidados com seus carros, certa feita aconteceram dois casos típicos. Primeiro, roubaram a antena da sua Brasília e ele, prontamente, colocou um fio de arame farpado no lugar, e como funcionou nunca mais tirou. Segundo, certa feita, alguém no banco traseiro deixou cair uma caixa de ovos caipira que se espatifou. Os ovos ali quebrados e mau cheiro correlato permaneceram no carro, intocados, por mais de dois meses. Sobrou mau cheiro e faltaram caronas.

Pois é! Dois anos sem o amigo e promoteur Tyrone Perrucho e a alegria que nos contagiava, por certo diminuiu bastante. Como se diz na política, ele não preparou em tempo um substituto à altura para agregar os seus amigos, que hoje vivem desgarrados, errantes de bar em bar. Também nem deu tempo, a tal da Covid-19 lhe pegou de jeito, levando para o outro mundo, se é que existe.

Até que ensaiaram uma campanha do tipo “Volte Tyrone Perrucho”, mas não funcionou. Fica apenas a eterna lembrança.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Amamentação reduz risco de mulher desenvolver câncer de mama
Tempo de leitura: 2 minutos

Fundamental para a proteção e desenvolvimento do bebê, o aleitamento materno também é responsável por benefícios para a saúde da mulher. O risco de surgimento de câncer de mama é 22% menor, comparado às mulheres que nunca amamentaram, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A proteção aumenta de acordo com o tempo de alactamento, chegando a 26%, caso o período tenha sido de, pelo menos, um ano.

Os estudos ainda apontam que a doença, quando se manifesta em pacientes que amamentaram mais de 6 meses, apresenta uma redução no risco de morte, índice até 3 vezes menor, comparado àquelas que tiveram história de amamentação inferior a este período.

Do mesmo modo, mulheres que amamentam têm menor risco de desenvolverem câncer de endométrio e de ovário, principalmente se a amamentação for prolongada. Ainda de acordo com a SBP, estudos mostram que os riscos para o desenvolvimento do câncer de ovário caem 2% para cada ano de amamentação.

Outras doenças também são impactadas pelo ato de amamentar. As chances para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, conforme estudos, têm uma redução de até 9% para cada ano de amamentação.

Leia Mais

Provas do concurso da PM serão aplicadas no domingo (22) Foto Joa-Souza_GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Milhares de candidatos farão, no domingo (22), provas objetivas e discursivas do concurso da Polícia Militar da Bahia e Corpo de Bombeiros. Eles estarão concorrendo a 2,5 mil vagas em batalhões de diferentes regiões no estado. As provas serão aplicadas em Itabuna, Ilhéus, Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Vitória da Conquista.

O Governo do Estado informou que 93,6 mil candidatos receberam um cartão informativo, no e-mail cadastrado no ato de sua inscrição, contendo a data, horário e local onde farão as provas. Os portões serão abertos às 8 e fechados uma hora depois. O candidato precisa comparecer ao local de prova com caneta transparente, com tinta preta ou azul, além de documento de identidade original, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho.

O concurso disponibiliza vagas para soldado da PM em Salvador, Região Metropolitana (RMS), além Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Barreiras). As vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e em Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa.

Fiscalização do período defeso do Caranguejo-uçá na Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) inicia na Bahia, no próximo domingo (22), o combate à pesca predatória do Caranguejo-uçá durante a andada deste ano de 2023. Período conhecido como de defeso.

A “andada” é o nome dado ao período reprodutivo do caranguejo-uçá, no qual os machos e fêmeas saem das tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à pesca predatória. Ela pode ocorrer de novembro a março, com picos em janeiro, e geralmente se inicia um dia após a lua cheia ou nova, prolongando-se por até seis dias.

As ações acontecerão de forma simultânea, com fiscalização nos portos, mangues e feiras livres de várias cidades. O objetivo é coibir a captura, armazenamento e comercialização da espécie no período da andada.

BARREIRAS NAS ESTRADAS

Barreiras de fiscalização serão instaladas em postos da faixa litorânea da Bahia visando impedir o transporte e comercialização irregular do caranguejo nas estradas. Além disso, serão realizadas ainda ações de educação ambiental e sensibilização junto às comunidades marisqueiras das regiões. Neste ano a fiscalização acontecerá entre os dias 22 a 27 de janeiro, 21 a 26 de fevereiro e 22 a 27 de março.

Em caso de flagrante, o indivíduo que não apresentar a declaração de seu estoque junto às Superintendências Federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento terá o material apreendido e estará sujeito ao pagamento de multa de R$ 500,00, por indivíduo da espécie protegida, conforme previsto no Decreto Estadual 14.024/2012.

Para denunciar crimes ambientais, basta acionar o Disque Denúncia do Inema, pelo número 08000 71 1400. Em caso de necessidade, a denúncia também pode ser realizada anonimamente.

Jogadores de Vitória e Itabuna no jogo de domingo passado (15) || Foto Pietro Carpi/ECV
Tempo de leitura: < 1 minuto

Representantes do sul da Bahia na Série A do Campeonato Baiano de Futebol 2023, Barcelona de Ilhéus e Itabuna Esporte Clube se enfrentam no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, às 16h deste sábado (21), pela terceira rodada da competição. Os ingressos custam R$ 20,00 (arquibancada coberta) e R$ 10,00 (geral) e estão à venda na Banca Espaço Cultural de Carlos, na Praça JJ Seabra, Centro; na Academia VIP, na Avenida Litorânea Norte, no Malhado; e nas lojas Buriti de Ilhéus e Itabuna.

O Itabuna começou bem no campeonato. Com seis pontos em dois jogos, está na segunda posição da tabela, só atrás do Bahia, que tem nove pontos e um jogo a mais. No domingo passado (15), o Dragão do Sul goleou o Vitória, por 4 a 1, em pleno Barradão. Já o Barcelona somou quatro pontos em dois jogos e é o quarto colocado.

O confronto sul-baiano vai marcar a volta do Estádio Mário Pessoa à cena do futebol profissional, como um dos palcos mais tradicionais do esporte na Bahia.

Construção de escolas foi um dos investimentos priorizados pelo Estado em 2022
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo do Estado atingiu a marca de R$ 10,2 bilhões destinados a investimentos em 2022, segundo consolidação de dados divulgada hoje (19) pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA). Conforme a pasta, trata-se de um recorde na política baiana. Do total, R$ 4,4 bilhões foram para as áreas de educação, saúde e segurança pública.

A pasta também apontou investimentos expressivos nas áreas de transportes, com R$ 2,5 bilhões; urbanismo, com R$ 1,4 bilhão; agricultura, com R$ 720 milhões; e saneamento, com R$ 692 milhões.

A Bahia ficou em primeiro lugar no país em investimentos como proporção das receitas, de acordo com estudo do Tesouro Nacional. O relatório comparou os valores investidos pelos governos estaduais com suas receitas totais, entre os meses de janeiro e outubro. Ao destinar 16% das receitas para investimentos neste período, o governo baiano obteve o maior índice do país.

O mesmo relatório do Tesouro Nacional mostrou que a Bahia foi o estado mais eficiente em quitar suas despesas e manter suas obrigações financeiras em dia. Com apenas 1% de obrigações pendentes, menor percentual do país, a Bahia ficou em primeiro lugar nacional também neste quesito. Na outra ponta deste ranking ficaram o Amapá, com 46% de obrigações pendentes, e em seguida São Paulo, com 17%, Minas Gerais, com 16%, e Rio de Janeiro, com 14%.

Conforme a Lei Nacional nº 4.320/1964, é considerado investimento público o uso de recursos no planejamento e execução de obras, inclusive a compra de imóveis; em programas especiais de trabalho; e na aquisição de instalações, equipamentos e material permanente, que acabam por ampliar o patrimônio do ente federativo. Essa classificação é diferente, por exemplo, das chamadas despesas de custeio, que, como o nome sugere, servem para manter e custear as atividades públicas, como a remuneração de servidores ou a compra de insumos.

Secretaria de Saúde promove mutirões contra o mosquito às sextas-feiras
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna atua em diferentes frentes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Hoje (19), agentes de combate a endemias fizeram ação educativa no Jardim do Ó, no Centro, para divulgar os mutirões feitos às sextas-feiras nos bairros.

Nesta sexta (20), 172 agentes vão trabalhar no mutirão no Alto Maron e nos bairros de Fátima, Califórnia e Nova Califórnia, Nas visitas, os servidores orientam os moradores sobre a necessidade de eliminar recipientes que podem virar criadouros do mosquito, como os que deixam água parada. Também pedem a ajuda da população para fiscalizar imóveis com possíveis focos do mosquito.

“As famílias são nossas maiores parceiras no combate ao Aedes. Por isso, é importante que o morador receba bem os profissionais de saúde e permita que fiscalizem quintais e dependências do domicílio, para que possíveis focos do mosquito sejam tratados”, conclamou a chefe do Programa de Endemias no município, Lucimar Santos Ribeiro.

A gestora acrescenta que os casos sintomáticos de dengue ou de outras arboviroses devem ser reportados à unidade de saúde do bairro onde o paciente mora. Segundo Lucimar, além de garantir atendimento médico à população, as notificações geram informações relevantes para o controle de casos e de focos do mosquito pelo Departamento de Vigilância à Saúde. “Com base nesses dados, direcionamos ações específicas que resultam no combate ao transmissor das arboviroses, evitando possível epidemia no município”, concluiu.