Brasil tem disputa eleitoral acirrada entre Bolsonaro e Lula
Tempo de leitura: < 1minuto
Nova pesquisa Datafolha revela cenário de completa estabilidade na disputa presidencial brasileira neste segundo turno. A exemplo da sexta-feira (7) da semana passada, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 49% das intenções de voto e o candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, mantém os 44% na pesquisa divulgada no início da noite desta sexta (14).
O percentual de indecisos passou de 2% para 1% e o de brancos e nulos oscilou de 6% para 5%, segundo o instituto em pesquisa encomendada pela Rede Globo e pela Folha de São Paulo.
Quando se leva em conta apenas os votos válidos, o placar também não se altera em relação à sexta da semana passada: 49% para Lula, 44% para Bolsonaro.
REJEIÇÃO
A pesquisa também aponta igual percentual de rejeição obtido na semana passada pelos candidatos. Bolsonaro é rejeitado por 51% e Lula por 46%.
A pesquisa ouviu 2.898 eleitores em 180 municípios de ontem (13) até hoje (14). A margem de erro é de dois pontos percentuais – para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de registro é BR-01682/2022.
Mais de 100 veículos reforçam frota da PM no sudoeste da Bahia || Foto Rafael Rodrigues
Tempo de leitura: 2minutos
Mais de 100 viaturas novas foram entregues, na tarde desta sexta-feira (14), em cerimônia no Comando de Policiamento Regional (CPR/Sudoeste). De acordo com o estado, o investimento na aquisição das viaturas é de R$ 16,5 milhões e atenderá 80 municípios.
Os carros modelos Renault Duster e GM S10 e motos BMW foram entregues pelo governador Rui Costa, pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.
“Esses novos e modernos veículos permitirão uma atuação ainda mais eficiente da PM, na missão de proteger vidas”, destacou o secretário Ricardo Mandarino.
Os veículos Duster e S10 reforçarão o patrulhamento preventivo nas áreas atendidas pelos 17º e 19º Batalhões da Polícia Militar (BPMs/Guanambi e Jequié) e pelas 8ª, 34ª, 46ª, 55ª, 77ª, 78ª, 79ª, 80ª, 93ª e 94ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs).
Já as 10 motocicletas serão utilizadas pelo Esquadrão de Motociclistas Falcão, unidade especializada em motopatrulhamento, sediada em Conquista.
Colunista explica as regras para uso das cadeirinhas e bebês conforto
Tempo de leitura: 2minutosÍcaro Mota é consultor automotivo
Desde abril de 2021 houve alteração na regra de uso das “cadeirinhas para crianças”, mas ainda vemos pessoas com dúvidas. Vou simplificar e procurar ajudar, pois a cadeirinha não é somente um acessório, e, sim, um dispositivo de segurança.
As estatísticas sobre mortes em acidentes de trânsito dizem que, diariamente, morrem 3 crianças e/ou adolescentes na faixa etária de 0 a 14 anos. Isso representa mais de 1.000 mortes/ano. Cerca de 36% desses casos são crianças em condições de passageiros. O uso da cadeirinha aumenta a segurança. Quando usada de forma correta, pode reduzir as chances do evento morte em até 71%.
É de uso obrigatório a utilização de cadeirinhas nas seguintes situações:
Bebê conforto – Indicado para crianças de até um ano de idade e até 13 kg.
Cadeirinha – Utilizada para crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg.
Assento de elevação – Indicado para crianças de 4 a 7 anos e meio de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36kg.
Crianças com mais de 7 anos e meio a 10 anos de idade devem andar somente no banco traseiro e usar o cinto de segurança.
Somente poderão ocupar o banco dianteiro a partir dos 10 anos, mas lembre-se que sempre será mais seguro (cientificamente falando) “andar” no banco de trás, até mesmo para os adultos.
Esteja ciente de que o descumprimento dessa regra gera multa de natureza gravíssima. O valor é R$ 293,47 e 7 pontos na CNH, além de remoção do veículo.
É importante ter a consciência de que além de evitar multas, as cadeirinhas são projetadas para salvar as vidas dos nossos pequenos.
Como em toda regra existe exceção, aqui não é diferente. Essas exigências não se fazem obrigatórias nos transportes coletivos (ônibus, vans e etc.) transporte escolar, táxis e veículos com peso bruto total acima de 3,5 toneladas.
Uma outra situação em que existe exceção é quando a quantidade de crianças excede a quantidade de bancos na parte traseira. A criança de maior estatura poderá utilizar o assento dianteiro.
O uso de cadeirinha nos carros de aplicativo – Uber, 99 etc – é obrigatório!
Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.
ACM Neto participa de caminhada em Itabuna nesta sexta-feira || Reprodução TV Bahia
Tempo de leitura: < 1minuto
O candidato a governador da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, fará caminhada em Itabuna, nesta sexta-feira (14). Inicialmente prevista para ocorrer na mais tradicional avenida do comércio central do município, a Cinquentenário, a atividade foi transferida para a região dos bairros de Fátima e Califórnia.
A caminhada está prevista para começar por volta das 16h, com início da concentração às 15h, em frente ao antigo Posto Cachoeira, na Avenida Juracy Magalhães, saída para Ilhéus. Será a única atividade pública do candidato nesta sexta. Logo após, conforme agenda, está prevista reunião com equipe de campanha, no início da noite.
Já o candidato do PT ao governo baiano, Jerônimo Rodrigues, concede entrevista para veículos do extremo-sul da Bahia e grava programa eleitoral. Às 16h, fará caminhada na Fazenda Grande do Retiro, às 16h. À noite, está previsto comício em Camaçari.
Mauro Horta e a urna revolucionária: desafio era superar a descrença || Foto Walmir Rosário e Ilustração
Tempo de leitura: 4minutos
Como se não bastassem as palavras chulas, ofensivas e obscenas, fui ameaçado de morte matada, caso não calasse a boca e parasse de injuriar os inocentes mortos, decentemente enterrados de acordo com o ritual cristão.
Walmir Rosário
Estávamos em setembro de 1999. À época, entre outras atividades, eu exercia o cargo de assessor de comunicação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabuna, uma instituição até hoje bastante ativa no setor econômico e social. Semanalmente, publicávamos um tabloide, de nome Momento Empresarial, com 12 páginas, encartado no jornal Agora, de bastante sucesso, e volta e meia nossa matéria de capa se tornava a principal manchete do Agora.
Na semana de 11 a 17 de setembro de 1999, a bendita capa apresentava a seguinte manchete: “Urnas funerárias fabricadas em isopor”. Celeuma é pouco para o fuzuê criado na cidade. E a confusão se iniciou ainda na elaboração da matéria, o que garantia o sucesso da publicação. Eu era o editor, redator, repórter, editorialista, articulista, produtor e mais que houvesse de necessidade na produção do jornal.
Imaginem, então o sufoco que passei desde a elaboração até a circulação do Momento Empresarial. E fiz tudo dentro da conformidade dos manuais da técnica e ética do jornalismo, com todos os detalhes. Um título decente, uma reportagem que ouviu todos os principais interessados, matéria principal equilibrada, secundária com sustentação científica e destaques. O grande problema era apresentar o simples isopor para substituir as tradicionais urnas de madeira.
O assunto chegou a meu conhecimento numas das concorridas reuniões de quintas-feiras da CDL, na qual o empresário Mauro Horta apresentou a novidade que prometia transformar Itabuna na primeira sede dessa inusitada indústria. Garantiu que com a tecnologia existente, a urna (caixão) de madeira seria substituída por outra, esta produzida a partir da espuma de poliestireno, conhecido popularmente como isopor.
O empresário revelou que a urna funerária de isopor estava patenteada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, e prometia revolucionar o mercado de “caixões”, principalmente junto aos menos favorecidos economicamente. Porém ele alertava que seria preciso vencer o aspecto tradicional e religioso, por despertar a desconfiança das pessoas em acreditar ser o isopor frágil, que não suportaria transportar o mais simples mortal ao cemitério, o que era um engano.
E as engenhosas urnas de isopor seriam entregues, como manda a tradição de nossa última viagem num caixão funerário de madeira, acrescida dos mais diversos acessórios, a exemplo de forro de cetim branco acolchoado por dentro, cetim roxo por fora e outros motivos religiosos como a cruz. A vantagem seria o baixo custo do sepultamento, que seria reduzido dos atuais R$ 170,00 a R$ 5 mil, para módicos R$ 80,00, um alívio para os menos favorecidos economicamente.
Ainda defendia o empresário, que devido ao baixo custo, o uso inicial das urnas de isopor deverá ser mais intenso entre os indigentes e a população de baixa renda, que geralmente procura o serviço social das prefeituras para custear o enterro. O invento de Mauro Horta já tinha ganhado, segundo afirmou, o apoio do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e de secretários municipais. “Um caixão tem que ser simples, singelo e barato, e esse é o ideal”, defendeu com ardor.
A preservação do meio ambiente era outro carro-chefe da invenção, evitando que no processo de desencarne os líquidos contaminassem o solo e o lençol freático. Esse processo seria realizado em apenas 90 dias, ao contrário dos cinco anos de hoje. Com o aumento dos problemas urbanos, a nova urna funerária resolveria a questão do espaço nos cemitérios, que segundo os cálculos do empresário, a relação de espaço poderá ser reduzida em até 16 vezes.
E o projeto de Mauro Horta ia além da produção de urnas funerárias de isopor e pretendia colocar no mercado um serviço de seguro funerário, no qual as pessoas de baixo poder aquisitivo pagariam um valor mensal para adquirir o seu “caixão”, despreocupando a família no caso de sua morte, que não teria de arcar com despesas inesperadas. A intenção era aliar os custos à funcionalidade, no sentido de beneficiar a população.
Entretanto, para a colocar fábrica de Itabuna em funcionamento, o empresário estava em busca de recursos para implantar o projeto, que poderá gerar cerca de 400 empregos, entre a fabricação de cinco mil urnas mensais e demais tipos de embalagens que serão produzidas. E se tivesse dificuldade em implantá-la na cidade, poderia levá-la para o Rio Grande do Sul, cujo governador já teria manifestado interesse no projeto.
Para os céticos, a urna funerária de isopor seria apenas uma brincadeira ou falta de respeito às tradições e religiões. Pouco importavam que a urna fosse moldada e injetada, com três pares de alça, revestimento interno em cetim, externo em pigmento roxo e visor de acrílico ou suportasse, com segurança, 220 quilos. Daí a desconfiança dos investidores e dos demais segmentos interessados, a exemplo das funerárias e parentes dos defuntos.
O maior problema da reportagem foi tentar convencer os donos de funerárias a tecerem comentários a respeito do ambicioso projeto do empresário Mauro Horta. Por telefone, mesmo me identificando como sendo o jornalista Walmir Rosário (conhecido de sobra), assessor de comunicação da CDL de Itabuna, não consegui nenhuma palavra a respeito do tema da reportagem que elaborava.
Pelo contrário, ouvi muitos xingamentos com palavras de baixo calão, impublicáveis nesta singela e familiar crônica, para o bem e o respeito que devo aos meus queridos e respeitáveis leitores. Como se não bastassem as palavras chulas, ofensivas e obscenas, fui ameaçado de morte matada, caso não calasse a boca e parasse de injuriar os inocentes mortos, decentemente enterrados de acordo com o ritual cristão.
Assim que o jornal Agora foi publicado, com manchete do caderno Momento Empresarial, a confusão foi grande e os debates se afloraram, divergindo desde o novo padrão de sepultamento até a matéria jornalística. Confesso que me resguardei por uns dois dias e ficou nisso mesmo. O certo é que o empresário Mauro Horta não conseguiu o financiamento para o seu projeto, nem em Itabuna ou nos pampas gaúcho.
E os mortos sequer puderam inaugurar uma nova tecnologia funerária.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
Fórmula desenvolvida pela FGV-SP aponta Jerônimo com mais de 80% de chance de vencer disputa contra Neto
Tempo de leitura: < 1minuto
Uma fórmula criada pelo Centro de Política e Economia do Setor Pública, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) mostra o petista Jerônimo Rodrigues com 81,4% de chance de ser eleito o novo governador da Bahia em 30 de outubro.
ACM Neto teria 18,6% de chance de levar a disputa nesta segunda rodada eleitoral.
A eleição em primeiro turno na Bahia terminou com Jerônimo à frente – e a menos de 45 mil votos de liquidar a disputa ainda em 2 de outubro, quando obteve 49,45% dos votos válidos. Na outra ponta, ACM Neto ficou com 40,8% dos votos válidos.
O cálculo é feito levando em conta o percentual de votos válidos recebidos pelo líder do primeiro turno e a diferença em relação ao segundo colocado, segundo seus criadores.
A fórmula foi criada pelos cientistas políticos George Avelino, Guilherme Russo e Jairo Pimentel Junior. O modelo, aponta a Folha de São Paulo, tem taxa de acerto elevada e funciona também para disputas municipais e nacionais.
DISPUTA PRESIDENCIAL
Na disputa à presidência da República, a fórmula da FGV-SP aponta o ex-presidente Lula com 76,7% de chance de faturar a disputa. Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, teria, por essa fórmula, 23,3% de chance.
Confira as vagas em Itabuna, Ilhéus e Jequié nesta sexta (14)
Tempo de leitura: 5minutos
Moradores de municípios do sul e do sudoeste da Bahia têm, pelo menos, 101 oportunidades de emprego e de estágio remunerado nesta sexta-feira (14). De acordo com o SineBahia, as vagas estão distribuídas por Itabuna (68 vagas), Ilhéus (24) e Jequié (9).
O SineBahia de Itabuna atende no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio) e o de Ilhéus fica em frente à Praça Cairu, no Centro. A unidade de Jequié funciona na Avenida Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru. O atendimento em todos eles vai até as 15h30min desta sexta-feira.
O candidato precisa se apresentar na unidade com documento oficial de identificação com foto, carteira de Trabalho (digital ou impressa), CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. Clicando em Leia Mais, abaixo, você confere todas as vagas disponíveis para hoje. A relação é divulgada pelo próprio SineBahia.
Motorista por aplicativo foi morto no centro comercial
Tempo de leitura: < 1minuto
Pânico e correria na noite desta quinta-feira (13), nas imediações da rodoviária, na Avenida Amélia Amado, no Centro Comercial de Itabuna. As pessoas que passavam pela rua ou estavam no interior de estabelecimentos comerciais se assustaram com tiros deflagrados contra um motorista de transporte por aplicativo, que tinha acabado de chegar a um posto de combustível. A vítima foi identificada como Tameus Santos de Oliveira, de 34 anos.
Assassinado na noite desta quinta-feira (13)
De acordo com testemunhas, Tameus de Oliveira foi ao local buscar um passageiro que tinha solicitada uma suposta corrida. Ele foi atingido em várias partes do corpo, principalmente no peito, braço e cabeça. Os disparos teriam sido feitos por mais de uma pessoa, mas ainda não há informação se o envolvido na morte foi quem solicitou a corrida. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas nada pôde fazer.
A Polícia Militar fez buscas em ruas próximas ao crime, mas até o fechamento desse texto não tinha prendido ninguém. O corpo de Tameus de Oliveira foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna. A Polícia Civil vai recorrer a câmeras de segurança de estabelecimentos próximos ao local do crime para tentar identificar os atiradores.
O Ministério da Saúde liberou a aplicação de vacinas contra a covid-19 da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos de idade que tenham comorbidades. Ainda não há informações sobre quando a pasta receberá e qual o total de vacinas específicas para esse público.
A ampliação de uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra a covid-19 foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro. Desde a liberação, há um impasse no Ministério da Saúde sobre a incorporação da vacina no plano de imunização.
Em nota, nesta quinta-feira (13), a pasta informou que solicitará à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) a avaliação de possível ampliação do uso da vacina pediátrica nessa faixa etária. Até que seja analisado pela comissão, a vacinação estará restrita ao publico com comorbidades.
DOSAGEM DIFERENTE
A vacina para crianças de 6 meses a 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas. A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser aplicada em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas).
Eleitor poderá ter transporte gratuito no dia 30|| Foto Nelson Jr./TSE
Tempo de leitura: < 1minuto
Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem escolher o seu candidato no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. A justificativa precisa ser feita até o dia 1º de dezembro para que o eleitor continue com o título regularizado.
Quem não fez a justificativa no dia da eleição pode usar o aplicativo e-Título ou o sistema Justifica, da Justiça Eleitoral. É preciso anexar o requerimento de justificativa e a documentação comprovando o motivo para a ausência.
Caso não se justifique, ou se a justificativa for indeferida, o eleitor deverá pagar multa, no valor de até R$ 3,51. Em caso de três ausências consecutivas sem justificativa e sem pagamento das multas, o título eleitoral será cancelado.
Situação eleitoral irregular impede a emissão de documentos como identidade e passaporte, o ingresso em cargo público, a participação em concorrências públicas e a renovação de matrícula em alguns estabelecimentos de ensino, entre outras penalidades.
AUSÊNCIA NO PRIMEIRO TURNO NÃO TIRA DO ELEITOR DO VOTO
Os turnos da eleição são considerados eleições independentes uma da outra. Assim, a ausência no primeiro turno não tira do eleitor o direito nem a obrigação de participar do segundo turno. Uma ausência também do segundo turno precisa ser justificada à parte. Caso o eleitor se abstenha dos dois turnos de votação, precisa apresentar à justiça eleitoral duas justificativas separadas.
O prazo para a justificativa da ausência do primeiro turno é o dia 1º de dezembro. Já a justificativa para o segundo turno precisa ser feita até o dia 9 de janeiro de 2023.
O segundo turno acontece no próximo dia 30. A abstenção eleitoral no primeiro turno foi de quase 32,8 milhões de pessoas, ou 21% do eleitorado. Proporcionalmente, foi a taxa mais alta em 24 anos.
Localizado nesta quinta-feira (13), na zona rural, em Ipiaú, no sul da Bahia, o corpo de Cleuber Sousa de Oliveira, de 18 anos. O rapaz estava desaparecido desde a última segunda-feira (10). Em estado decomposição, o corpo estava enterrado em uma cova rasa. Um par de sandálias e um boné, que segundo familiares pertenciam ao jovem, foram encontrados próximo ao local onde o corpo estava.
A confirmação da identidade de Cleuber Sousa deve ocorrer por meio de exames de DNA. De acordo com amigos, o jovem saiu de casa de carona numa motocicleta, na final da tarde da última segunda e não mais foi visto. A mãe de Cleuber Souza, Cibele Pinheiro de Souza, de 41 anos, também sumiu no mesmo dia, no período da manhã. A polícia ainda tenta descobrir o paradeiro da mulher. Com informações da TV Santa Cruz.
Concurso da PM e do Corpo de Bombeiros oferta 2,5 mil vagas
Tempo de leitura: < 1minuto
As inscrições para o concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia foram abertas nesta quinta-feira (13). O certame é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). São 2.000 vagas para soldado da PM e 500 para o Corpo de Bombeiros. O prazo vai até as 14h do dia 11 de novembro.
O edital completo do concurso pode ser consultado no site da FCC e no Diário Oficial do Estado. Podem concorrer às vagas candidatos que tenham ensino médio completo ou formação técnico profissionalizante, em uma instituição reconhecida pela Ministério da Educação, além de cumprir outros pré-requisitos no edital.
Com taxa de inscrição de R$ 90,00, as provas do concurso deverão ser aplicadas no dia 22 de janeiro de 202.
O certame da PM oferta vagas em Salvador e região metropolitana, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Para o Corpo de Bombeiros, há vagas em Salvador e região metropolitana, Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Itabuna, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas.
Lula e Jerônimo levam milhares ao circuito Barra-Ondina || Foto Ricardo Stuckert
Tempo de leitura: < 1minuto
O ex-presidente Lula levou milhares de pessoas ao circuito Barra-Ondina, em Salvador, na tarde/noite de ontem (12), durante caminhada com o candidato a governador da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues.
Dirigente do PT na Bahia, Éden Valadares calcula que, pelo menos, 200 mil pessoas tenham participado da atividade na capital baiana, no Dia das Crianças. De branco ou de vermelho, militantes de Salvador e de várias regiões do estado se reuniram no ato em apoio às candidaturas de Lula (presidente) e Jerônimo (governador).
É, até aqui, o maior ato das eleições 2022 em solo baiano.
Principal nome do reggae brasileiro, Edson Gomes está confirmado no Festival
Tempo de leitura: < 1minuto
O 1º Festival de Reggae de Itacaré confirmou a sua primeira atração, o cantor e compositor baiano Edson Gomes, uma das lendas do estilo no Brasil. O Festival começará em 12 de novembro e vai até o dia 14, com promoção da Secretaria de Turismo e Cultura de Itacaré.
O inédito Festival de Reggae promete movimentar Itacaré e toda região, atraindo turistas e amantes da música, sobretudo, os apaixonados por reggae. Nas redes sociais o evento já mobiliza grupos de nativos e turistas, rendendo comentários positivos e expectativas do público.
Crianças têm semana de diversão e presentes no Hospital Maternoinfantil em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1minuto
Os corredores já estão decorados e ganharam um colorido especial. A proposta é que, as crianças internadas no Hospital Maternoinfantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, mesmo estando temporariamente em um hospital, tenham uma semana divertida e alegre, tornando o ambiente ainda mais agradável e divertido.
Para tanto, a equipe multidisciplinar do hospital, unidade construída ano passado pelo governo do Estado e administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS), iniciou uma campanha estimulando a própria equipe de trabalhadores a doar brinquedos, que serão distribuídos entre os pacientes. Um posto de coleta foi montado da sala do Serviço Social.
Durante toda a semana haverá atividades lúdicas e educativas no HMIJS. No final da tarde de hoje (10) houve brincadeira na área verde do hospital. Estão previstas ainda sessões de boate e cinema e encontros com palhaços. Médicos, enfermeiros e psicólogos passarão a atender, a partir de hoje (11), caracterizados com temas infantis.
De acordo com os organizadores, estão internadas no Setor de Pediatria do Hospital Maternoinfantil, crianças com idades entre 3 meses e 13 anos. A campanha visa estimular um momento de festa com ações de humanização, acolhimento, alegria e empatia, marcas defendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas ações de humanização, de acordo com a enfermeira Sheila Melo, melhoram a qualidade de vida durante a internação, influenciando positivamente no tratamento e recuperação dos pacientes. Apesar de o Dia das Crianças transcorrer na próxima quarta-feira (12), a entrega dos brinquedos arrecadados entre os funcionários ocorrerá no próximo dia 14.