Tempo de leitura: 2 minutos

O homem que foi flagrado por imagens de câmeras de segurança ao furtar cerca de 120 quilos de carne em um supermercado de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, foi identificado. Ele é um engenheiro de 72 anos e não teve o nome divulgado.

O homem será ouvido pela Polícia Civil, em Salvador, mas a data ainda não foi informada. Segundo o advogado do engenheiro, o cliente mora na capital baiana e cometeu o crime porque sofre de cleptomania – transtorno que leva a pessoa a ter um desejo incontrolável de cometer furtos.

Não há detalhes se o homem estava na cidade a passeio ou se tem familiares em Eunápolis. Ainda de acordo com o advogado, a família do homem vai pagar pelos produtos furtados no estabelecimento do sul da Bahia, mas não falou sobre data.

CRIME REGISTRADO PELAS CÂMERAS DE SEGURANÇA

O crime foi cometido no dia 3 de agosto, mas as imagens só foram divulgadas na última terça-feira (23), depois que a gerência do supermercado constatou a falta da mercadoria em uma checagem de estoque. A partir disso, os funcionários olharam as câmeras de segurança e perceberam a ação.

As imagens mostram o momento em que o homem chegou de carro e estacionou no supermercado. Um segundo homem e uma mulher também desceram do veículo e a polícia investiga se eles são comparsas do suspeito.

O homem que praticou o furto entrou no supermercado, pegou um carrinho de compras e agiu como cliente. Ele pegou 95 quilos de carne seca, 25 quilos de bacon, um fardo de papel higiênico e outro de biscoito. Sem passar por um caixa de pagamento, ele saiu pela porta de entrada do estabelecimento.

O suspeito não foi abordado por nenhum funcionário neste trajeto. As imagens mostram ainda o momento em que ele sai do supermercado. O homem guardou a mercadoria no carro e saiu do local. A gerência do estabelecimento registrou o crime na delegacia, e a polícia investiga o caso. Do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal do Júri condenou, nesta quinta-feira (25), um dos acusados de participação no assassinato de Bruno Lino de Andrade Loureiro, gerente de uma pousada em Canavieiras, no sul da Bahia. Erionaldo da Cruz dos Santos foi punido por homicídio triplamente qualificado.

O julgamento durou mais de 7h e os jurados votaram com a tese do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que apresentou um resumo das investigações feitas pela Polícia Civil. Erionaldo da Cruz foi condenado a cumprir pena em regime fechado.

Bruno Lino de Andrade foi assassinado em fevereiro de 2020. O réu Erionaldo da Cruz, que morava com a proprietária da pousada, foi preso dois dias após o corpo da vítima ser encontrado numa praia. A dona do estabelecimento é alemã e morava em Canavieiras na época do crime. Ela retornou para a Europa e também é suspeita de envolvimento no assassinato.

OUTROS ACUSADOS DO CRIME

Além de Erionaldo da Cruz e da dona da pousada, Jailson da Cruz e Társio Costa de Jesus são acusados de envolvimento no crime. A data do julgamento dos dois suspeitos não foi marcada pela justiça.

O corpo de Bruno Lino foi encontrado amarrado numa praia de Canavieiras. Ele sumiu depois ter ido a Itabuna e retornado para Canavieiras. A vítima, segundo a Polícia Civil, tinha procurações para administrar a pousada, que pertencia a empresária alemã.

Bruno Loureiro tinha o documento porque a dona do estabelecimento estava em situação irregular no Brasil e não poderia abrir contas e fazer transações financeiras, conforme informações do delegado. A polícia concluiu que Erionaldo da Cruz matou a vítima para assumir o controle da pousada em Canavieiras.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu hoje (25) que, antes de votar na eleição deste ano, o eleitor deverá deixar o celular com os mesários, entregando o aparelho junto com o documento de identificação.

A decisão foi tomada pelo plenário da Corte Eleitoral ao analisar consulta do União Brasil (UB). O objetivo da medida é garantir o sigilo do voto, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores. A mesma regra vale para outros equipamentos, como máquinas fotográficas.

A decisão foi unânime e seguiu o voto do relator, ministro Sérgio Banhos. Na próxima sessão administrativa, marcada para terça-feira (30), o plenário deve incluir a regra em um novo texto da resolução que está em vigor para as eleições 2022.

A nova regra complementa a determinação que já consta da Lei das Eleições (91-A da Lei 9.504/1997). A lei proíbe expressamente que os eleitores entrem na cabine de votação com o celular ou qualquer outro instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Em caso de descumprimento, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral, podendo a Polícia Militar ser chamada para solucionar eventuais questionamentos.

O artigo 312 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) determina que a pena para quem violar ou tentar violar o sigilo do voto pode ser de até dois anos de detenção.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O candidato do PT ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, cumpre agenda de campanha no médio sudoeste baiano, onde visitará seis municípios. Hoje (25), em Itapetinga, percorreu as principais ruas da cidade na companhia do senador Otto Alencar (PSD), postulante à reeleição, do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner, seus correligionários.

Ainda nesta quinta, Jerônimo foi recebido em Itororó pelo prefeito Paulo Rios. Filiado ao PP, partido que deixou a base do governo estadual, Paulo decidiu apoiar o petista na eleição deste ano. Além dele, outros nove dos treze prefeitos da região apoiam o ex-secretário da Educação da Bahia.

Jerônimo agradeceu pela recepção. “Essa maravilhosa receptividade do povo itapetinguense e itororoense nas ruas é o reconhecimento do trabalho que nós do Governo do Estado, em parceria com os prefeitos da região, temos realizado, não só em Itapetinga e Itororó, mas em toda a região. Muito feliz com todo esse carinho, que iremos retribuir com muito mais trabalho, a partir de janeiro de 2023″, prometeu.

Além de Itapetinga e Itororó, a Coligação Pela Bahia, Pelo Brasil visita nesta quinta as cidades de Firmino Alves, Nova Canaã, Iguaí e Ibicuí, onde Jerônimo, Otto, Rui e Wagner participam de um comício no início da noite.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A segunda audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor Participativo de Ilhéus será nesta quinta-feira (25), às 17h, no Centro de Convenções, localizado na Avenida Soares Lopes, no Centro. O grupo de trabalho responsável pelo novo plano vai apresentar o diagnóstico preliminar do zoneamento urbano.

O plano diretor é uma lei municipal que orienta a ocupação do território de determinado município. Elaborado de forma participativa, com o envolvimento da sociedade, é o principal instrumento de planejamento da ocupação e do desenvolvimento de uma cidade.

A última revisão do Plano Diretor Participativo de Ilhéus ocorreu em 2006 e sua validade expirou em 2016. O próximo plano também vai orientar o desenvolvimento da cidade por uma década. O trabalho é coordenado pelo vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB). O ex-vice-prefeito José Nazal (REDE) também participa do projeto. A audiência será transmitida pela Rede Portal. Confira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu campanha interna de multivacinação para os seus funcionários. Ao longo deste mês, os trabalhadores foram vacinados contra Meningite ACWY e Hepatite B. Também puderam atualizar a imunização contra a Covid-19.

A enfermeira Laís Nunes, do Núcleo de Epidemiologia do HRCC, explica que o trabalho é feito em parceria com a Rede de Frio da Secretaria de Saúde de Ilhéus. Já a imunização dos profissionais cabe ao setor de Medicina Ocupacional do Costa.

“A imunização contra meningite protege dos tipos ACWY da doença. Estamos em intensificação vacinal para esse público. Aplicamos a primeira dose da Hepatite B em julho, agora em agosto a segunda dose. Além disso, ofertamos o reforço da [vacinação contra] Covid-19 para aqueles que não estão com seu esquema vacinal completo”, acrescentou Laís Nunes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ibicuí, Marcos Galvão (PSD), afirmou nesta quarta-feira (24) que apoia a candidatura de Soane Galvão (PSB) a deputada estadual. Primos, eles lideraram uma caminhada no município do médio sudoeste baiano.

No ato, a primeira-dama e ex-secretária municipal de Ilhéus também recebeu apoio do vice-prefeito de Ibicuí, Salomão Cerqueira, da presidente da Câmara Municipal, Carolina Nascimento, e dos vereadores Júnior Lebre, Déi, Lon, Marcos Davi e Tatá.

Nascida em Itapetinga, Soane viveu parte da infância em Ibicuí. Segundo ela, foi a melhor época da sua vida. “Cada vez que venho, vejo que a cidade está cada vez melhor e isso me dá muito orgulho”, acrescentou, elogiando a gestão de Marcos.

Às 15h30min desta quinta-feira (25), Soane Galvão promoverá uma carreata em Ibicuí e, em seguida, um comício.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 4,1 pontos, na passagem de julho para agosto deste ano. Com essa que foi a terceira alta consecutiva, o indicador chegou a 83,6 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

A alta foi puxada pela melhor percepção dos consumidores em relação ao futuro. O Índice de Expectativas avançou 6 pontos e atingiu 92,6 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA), que mede a confiança no presente, subiu 1,4 ponto e chegou a 71,7 pontos.

Entre os quesitos que compõem o ICC, o melhor desempenho foi observado pelo ímpeto para a compra de bens duráveis, que subiu 11,3 pontos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), afirmou que as Polícias Militares de todos os estados brasileiros estão prontas para garantir segurança ao processo eleitoral deste ano.

Nesta quarta-feira (24), os comandantes-gerais das PMs participaram de reunião com os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente.

Coronel Paulo Coutinho (à direita) em reunião no TSE

“A reunião foi muito positiva. As Polícias Militares realizam o policiamento ostensivo antes, durante e após o pleito eleitoral em todo o país, além de apoiar a logística e as demandas de segurança pública da Justiça Eleitoral. Nossas corporações estão plenamente preparadas para garantir a segurança das eleições 2022”, reforçou Paulo Coutinho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O regulamento e a tabela de jogos do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna serão divulgados até sexta-feira (26), informou a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). O maior evento esportivo do sul da Bahia começará em 4 de setembro.

A competição deste ano terá 49 equipes, divididas em 24 grupos, mas com o Daniel Gomes, após sorteio, já classificado para a segunda fase. Enfrentará o melhor clube classificado na primeira fase. “O sorteio foi transparente, os critérios justos e puderam ser acompanhados pelos desportistas que aguardavam com ansiedade a competição esportiva tradicional da cidade, cuja primeira edição aconteceu em 1993”, afirmou o assessor técnico do Interbairros, professor Paulo Roberto Rezende, o Paulão.

Os jogos da primeira fase serão no sistema da ida e volta, segundo a organização da competição. Na segunda fase, com o critério de campos neutros. “Caso aconteça o fato de duas ou mais equipes terem a mesma condição, vamos fazer sorteio aqui na Secretaria”, explicou Paulão.

FINALÍSSIMA EM DEZEMBRO

Pelo calendário, a primeira fase do Interbairros 2022 será encerrada em 23 de outubro. A segunda fase, será disputada de 6 a 20 de novembro, com 24 equipes e 12 jogos. Já a terceira fase ocorrerá em 27 de novembro. A quarta fase será em 4 de dezembro (semifinais. O campeão da edição de 2022 será conhecido em 11 de dezembro, com a finalíssima no Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão).

SineBahia em Itabuna oferta 58 vagas de emprego e de estágio
Tempo de leitura: 5 minutos

Os municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié têm, pelo menos, 127 vagas de emprego e de estágio para esta quinta-feira (25), com a intermediação do SineBahia. O maior número de oportunidades é oferecido pela unidade do SineBahia de Jequié (61 vagas), tendo Itabuna na sequência, com 52, e Ilhéus, 14.

O atendimento presencial é feito no andar superior Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), para as vagas em Itabuna. Em Jequié, o cadastramento é feito na Avenida Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru, enquanto em Ilhéus se dá em frente à Praça Cairu, no Centro.

Os candidatos precisam comparecer ao SineBahia com carteiras de Trabalho e de Identidade (RG), CPF e comprovantes de endereço, residência e vacinação. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis nestas três localidades.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma estudante da Universidade Federal da Bahia (Ufba) morreu após sofrer uma queda dentro de um campus da instituição, no bairro de Ondina, em Salvador.

Emanuele Ribeiro de Jesus, de 23 anos, cursava o primeiro semestre de artes cênicas e estava no segundo dia de aula, na noite de terça-feira (23), quando o caso ocorreu. A situação é investigada pela Polícia Civil.

Segundo os pais da jovem, Edson Ferreira de Jesus e Marli Ribeiro de Jesus, ao cair a jovem bateu a cabeça no chão. Em entrevista, eles relembraram o caso.

“Deixamos ela dentro da faculdade faltando poucos metros para a sala de aula. Cinco minuto depois me ligaram, com o telefone dela, dizendo que ela ela estava desacordada. Cheguei lá e tinham muitos alunos tentando ajudá-la, mas não havia nenhum tipo de assistência médica dentro daquela faculdade. Corri para todos os lados e não tinha nenhum aparato médico para salvar minha filha”, relatou o pai.

Os pais de Emanuele contaram com o apoio de colegas da jovem para levá-la até o carro. Ela foi socorrida para o Hospital Português, mas não resistiu. Ainda não há detalhes sobre a causa da morte. “A única coisa que minha filha falou foi: ‘acelera, pai, que eu não aguento mais’. Minha filha ainda estava viva quando a levamos para o hospital”.

MORREU AO CHEGAR AO HOSPITAL

A mãe da estudante disse que a jovem permaneceu acordada durante o trajeto até o hospital, mas ao chegar na unidade ela não resistiu. Ainda segundo Marli Ribeiro, a filha não apresentava nenhum sangramento externo, apenas uma ferida na testa por causa da queda.

“Estava com a testa machucada, porque bateu no chão. A gente não sabe a causa da morte da minha filha. Ela teve parada cardiorrespiratória, intubaram ela e tentaram reanimá-la, mas ela não conseguiu voltar”, lamentou.

Por meio de nota, a Ufba lamentou a morte da estudante e disse que a família foi contatada pela pró-reitora de ações afirmativas e assistência estudantil, que está prestando acolhimento e apoio por parte da universidade. Ainda na nota, a instituição disse que aguarda os laudos sobre a causa do óbito e afirmou que apura as circunstâncias do fato.

Por fim, a Ufba afirmou que a jovem recebeu assistência de outros alunos e de vigilantes que trabalham no local. Os funcionários também acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para realizar os primeiros socorros, no entanto, a ambulância não chegou a tempo e a estudante foi socorrida pelos pais.

O enterro da estudante foi na tarde desta quarta-feira (24), no cemitério Bosque da Paz, também em Salvador. Do G1.

Tempo de leitura: 2 minutos

A justiça recebeu, nesta quarta-feira (24), denúncia contra 12 pessoas suspeitas de participação num esquema criminoso de fraudes em procedimentos licitatórios na Prefeitura de Euclides da Cunha, no interior da Bahia. A denúncia é um desdobramento da Operação Graft, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), no início deste mês.

Segundo as investigações, o esquema era perpetrado por meio de fraudes seriadas e sistêmicas em procedimentos de licitações, com manipulações dos Diários Oficiais do Município e superfaturamento de contratos. O MP-BA aponta que participavam das ações criminosas o ex-vice-prefeito de Euclides da Cunha José Alberto de Macedo Campos; os secretários municipais de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Hélio Fernando Cézar de Souza; e de Finanças, Anderson Oliveira Nascimento.

Os demais denunciados são o secretário-executivo da Secretaria de Obras, Sérgio Maurício de Mattos Fucs; o diretor de licitações e contratos do Município, Agnailton Evangelista dos Santos Júnior; o assessor jurídico da Prefeitura, Aldenor Lázaro Lima de Andrade; e o chefe da contabilidade municipal, Alexandre Abílio Pinheiro Aragão.

O rol de denunciados tem ainda os empresários Jânio Pedreira de Araújo, César Leandro Santana Cruz e Reinaldo Neto da Silva; além de Sérgio Rodrigues dos Santos Menezes, funcionário de uma das empresas participantes do esquema; e Tatiane Lima Pimentel, apontada como responsável por operacionalizar a lavagem de dinheiro.

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Entre os crimes denunciados à Justiça estão o de formação de organização criminosa, falsidade ideológica, peculato, fraude em licitação, inserção de dado falso em sistema de informações e lavagem de dinheiro. De acordo com o Ministério Público da Bahia, o prejuízo causado pelo esquema ao erário, somente em 2020, ultrapassa R$ 6,8 milhões, montante que corresponde a soma dos contratos decorrentes de pregões presenciais fraudados e de valor de obra de pavimentação asfáltica superfaturada em mais de 80%.

O MP-BA pediu à Justiça a condenação dos denunciados pelos crimes cometidos, pagamento de indenização no valor de R$ 6.840.993,39 e a perda do cargo, função, emprego ou mandato eletivo e a interdição para o exercício de função ou cargo público por oito anos.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Datafolha divulgou hoje (24) os resultados da sua primeira sondagem sobre a eleição deste ano ao Governo da Bahia. A pesquisa foi contratada pela Rádio Metropole, de Salvador.

Segundo o levantamento estimulado, o candidato do União Brasil, ACM Neto, tem 54% das intenções de voto, seguido pelo candidato a governador pelo PT, Jerônimo Rodrigues, com 16%. O terceiro lugar é do postulante do PL, João Roma, escolhido por 8% dos entrevistados.

Os candidatos Giovani Damico (PC) e Marcelo Millet (PCO) empataram com 1% da preferência dos entrevistados, enquanto Kleber Rosa (PSOL) não pontuou. Intenções de voto branco ou nulo chegam a 10%, mesmo percentual de eleitores que ainda não decidiram em quem votar.

Num eventual segundo turno, ACM Neto teria 67% dos votos contra 23% de Jerônimo, segundo o instituto. Nesse cenário, 6% votariam branco ou nulo, e 4% não sabem quem escolheriam.

Feita de 22 a 24 agosto, a pesquisa ouviu 1.008 pessoas e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

CABOS ELEITORAIS

Lula, Jerônimo e Rui no 2 de Julho em Salvador || Foto Ricardo Stuckert

A pesquisa também investigou a influência do governador Rui Costa e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, na tomada de decisão do eleitor baiano.

Se a eleição fosse hoje, o candidato indicado por Lula ao Governo da Bahia seria o preferido de 42% dos entrevistados. Outros 21% disseram que podem votar na candidatura recomendada pelo petista. Já 34% afirmaram que não votariam no candidato de Lula.

No caso de Rui, 29% dos entrevistados votariam no indicado pelo governador; 26% poderiam fazê-lo também; e 40% nunca votariam no nome apontado por ele.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Latam Airlines Brasil está com vagas de emprego abertas em diversas cidades brasileiras, inclusive Ilhéus. Na cidade do sul da Bahia, as oportunidades são para o cargo de agente de aeroporto, com reserva de vaga para pessoa com deficiência.

O processo seletivo exige ensino médio completo e disponibilidade para trabalho em regime de escala. É desejável que o(a) candidato(a) tenha interesse e desenvoltura no serviço de atendimento ao público.

De acordo com a empresa, o agente de aeroporto desempenha, principalmente, atividades operacionais relacionadas a check-in, check-out, embarque, desembarque e manuseio de bagagens, obedecendo a padrões estabelecidos, visando garantir a qualidade do atendimento ao cliente, segurança e a entrega dos resultados da Latam.

Ainda segundo a companhia, além de salário compatível com o mercado, os futuros empregados vão receber vale-transporte, assistência médica e odontológica, seguro de vida e auxílio-academia.

Interessados(as) na vaga de ampla concorrência devem se candidatar por meio deste link. Já a inscrição para pessoa com deficiência está disponível aqui. Nos dois casos, o prazo vai se encerrar ao final desta quinta-feira (25).