PetroRecôncavo adquire os 12 campos de extração de petróleo e gás do Polo Remanso
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Petrobras finalizou, nesta quarta-feira (22), a venda da totalidade de sua participação em 12 campos terrestres de exploração e produção localizados na Bahia. Agora, os ativos do chamado Polo Remanso são da PetroRecôncavo S.A.

A operação foi concluída com o pagamento de US$ 7,3 milhões para a Petrobras, já com os ajustes previstos no contrato. O valor recebido no fechamento se soma ao montante de US$ 4 milhões pagos à Petrobras na assinatura do contrato de venda. A companhia ainda receberá US$ 5 milhões um ano após o fechamento da operação, valor a ser corrigido com base nas condições previstas em contrato.

POLO REMANSO

O Polo Remanso compreende os campos terrestres de Brejinho, Canabrava, Cassarongongo, Fazenda Belém, Gomo, Mata de São João, Norte Fazenda Caruaçu, Remanso, Rio dos Ovos, Rio Subaúma, São Pedro e Sesmaria.

A Petrobras é operadora com 100% de participação nessas concessões e a PetroRecôncavo é contratada pela estatal desde 2000 para prestação de serviço nas operações de produção da maior parte dos campos deste polo. De janeiro a novembro de 2021, a produção média dos campos foi de 3,2 mil barris de óleo por dia e 90,7 mil m³/dia de gás natural.

No sentido horário, Naeliton (Itapé, deputado Rosemberg Pinto, Saulo Pontes e Tonho de Anízio (Itacaré) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e o deputado estadual Rosemberg Pinto, se reuniram com o superintendente de Infraestrutura e Transporte da Bahia (SIT), Saulo Pontes, para tratar da pavimentação asfáltica do trecho da BA-654, que liga o distrito de Taboquinhas à BR-101. O encontro contou com a participação do prefeito de Itapé, Naeliton Rosa, que discutiu com o superintendente Saulo Pontes sobre a recuperação de pontes danificadas pelas chuvas no município.

Durante o encontro, Tonho de Anízio disse que a pavimentação da ligação Taboquinhas-BR-101 é fundamental para garantir o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento do turismo do local, “gerando muito mais oportunidades, emprego e renda”.

De acordo com o prefeito, nessa estrada estão diversas comunidades rurais e residem centenas de moradores que precisam de um melhor acesso, facilitando o deslocamento, garantindo mais segurança e promovendo o desenvolvimento comercial, agrícola e turístico de toda a região. O prefeito ainda enfatizou os diversos atrativos turísticos no trecho até Taboquinhas, famosa mundialmente pelas oportunidades para o turismo de aventura e que atraem milhares de visitantes todos os anos.

Já com relação às chuvas, o prefeito de Itacaré e o deputado Rosemberg Pinto voltaram a solicitar o apoio do Governo do Estado para atender aos municípios afetados com as enchentes e deslizamentos de terras. O prefeito de Itapé, Naeliton Rosa, citou alguns estragos provocados pelas chuvas, danificando pontes que dão acesso a importantes regiões do município. Ele também solicitou o apoio do Governo do Estado para recuperar essas pontes e garantir mais segurança para os moradores.

Antecipação do pagamento foi anunciada pelo governador Rui Costa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) anunciou hoje (23), em publicação numa rede social, que os servidores do estado da Bahia vão ter o salário de dezembro antecipado para a próxima segunda-feira (27).

“Vamos antecipar o pagamento do funcionalismo público estadual! Os salários já estarão disponíveis no dia 27/12, próxima segunda-feira”, escreveu o petista.

SALÁRIO DISPONÍVEL NO SÁBADO (25) NO BB

Servidores na ativa e aposentados e pensionistas que recebem em conta no Banco do Brasil já poderão sacar o salário no sábado (25), conforme o governo estadual. A Bahia possui cerca de 270 mil servidores estaduais.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os Prefeitos e Prefeitas dos municípios consorciados ao Consórcio Litoral Sul (CDS-LS) se solidarizam com o Presidente da AMURC e Prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, cujo município tem sido vítima de ações violentas, provocadas por facções criminosas.

Para os gestores municipais, é importante que o Governo do Estado discuta urgentemente com os municípios, propostas e soluções que resultem na garantia da vida humana.

“É de suma importância ampliar o diálogo com o Governador Rui Costa e o Secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, no sentido de debater a segurança pública no Sul da Bahia, pois não há fatos isolados. As ações têm que ser sistêmicas e com o envolvimento de todos os entes federados”, declarou o Presidente do Consórcio Litoral Sul e prefeito de Itacaré, Antônio de Anísio.

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul integra a Amurc, e todos os municípios consorciados estão solidários ao Prefeito e Presidente, Marcone Amaral e prontos para atuarem em conjunto.

Em solidariedade: Almadina – Prefeito Milton Cerqueira; Aurelino Leal – Prefeito Rodrigo; Barro Preto – Prefeito Juraci da Saúde; Buerarema – Prefeito Vinicius Ibrann; Coaraci – Prefeito Jadson Albano; Floresta Azul – Prefeita Gicélia Santana; Ibicaraí – Prefeita Monalisa Tavares; Ilhéus – Prefeito Mário Alexandre; Itabuna – Prefeito Augusto Castro; Itacaré – Prefeito Antônio de Anízio; Itapé – Prefeito Naeliton Rosa; Itapitanga – Prefeito Ró de Beto: Maraú – Prefeito Manassés Souza; Ubaitaba – Prefeito Asclepíades Almeida (Bêda) e Uruçuca – Prefeito Moacyr Leite.

Agências bancárias abrem em horário especial nesta sexta-feira (24) || Foto Tânia Rego/ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

As agências bancárias abrem em horário especial nesta sexta-feira (24), véspera do Natal. O atendimento ao público será das 9h às 11h (horário de Brasília). Nos estados com fuso de uma hora em relação a Brasília, o atendimento será das 8h às 10h no horário local, assim como naqueles em que a diferença chega a duas horas.

Como ocorre todos os anos, as agências não abrirão no último dia de 2021 (31 de dezembro), segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Assim, o último dia com expediente bancário no ano será 30 de dezembro.

A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionam nos dias de Natal e de ano-novo.

CANAIS DE ATENDIMENTO

A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo, como água, energia e telefone, vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Augusto com o diretor do FNS, Dárcio Guedes, o secretário Davi Dultra e o procurador-geral, Álvaro Ferreira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), foi recebido em audiência em Brasília, nesta quarta-feira (22), pelo presidente Nacional do Fundo Nacional de Educação (FNDE), Marcelo Ponte, e pelo diretor do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Dárcio Guedes Júnior.

Acompanhado do secretário da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, e do procurador-geral do Município, Álvaro Ferreira, Augusto foi em busca de novos convênios para a cidade nos ministérios da Educação e da Saúde.

No encontro com o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, foi apresentado pelo prefeito e aprovado o projeto para a construção de duas novas escolas e duas novas creches. Já a reunião com o diretor do FNS, Dárcio Guedes, o prefeito de Itabuna conseguiu recursos no valor de R$ 4,8 milhões para custeio da Atenção Básica e Alta Complexidade da Saúde do município sul-baiano. Além disso, também foi encaminhado para empenho o valor de R$ 1 milhão, que será destinado ao programa de reestruturação da saúde da cidade.

“Nossa luta em busca de meios para proporcionar melhor qualidade de vida para o nosso povo é incessante. Mesmo na semana do Natal, viemos a Brasília e conseguimos recursos que irão proporcionar mais bem-estar a nossa gente”, disse Augusto.

PIS-PASEP pode ser sacado via aplicativo do FGTS
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os trabalhadores de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia poderão sacar, a partir desta quinta-feira(23), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. Cada trabalhador atingido pelas enchentes poderá retirar até R$ 6.220. Somente poderão sacar o FGTS os moradores de endereços informados pela Defesa Civil à Caixa Econômica Federal.

A retirada poderá ser pedida por meio do aplicativo FGTS até 10 de março de 2022. Basta o trabalhador abrir o aplicativo e escolher a opção “Meus Saques”, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Os documentos – foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador até 120 dias antes do desastre – poderão ser enviados pelo próprio aplicativo.

Caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge, será necessário também enviar certidão de casamento ou escritura pública de união estável. O documento também pode ser incluído no aplicativo.

Ao pedir o saque, o trabalhador poderá indicar o crédito em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco para receber os valores, sem nenhum custo. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Mais informações podem ser obtidas no site www.caixa.gov.br ou entrar em contato com a Caixa no telefone 0800-726-0207.

Lula, Moro e Bolsonaro rondam planos de democratas para 2022, segundo Malu Gaspar
Tempo de leitura: < 1 minuto

A colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, informa que parlamentares do DEM defendem que os diretórios estaduais do futuro União Brasil – que resultará da fusão do Democratas com o PSL – tenham liberdade para definir os rumos que tomarão nas eleições de 2022. Segundo a jornalista, a negociação de apoio a Sergio Moro, pré-candidato a presidente, e questões regionais ameaçam rachar o UB antes mesmo do nascimento do partido.

O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, não esconde de ninguém o desejo de que o UB indique o ou a vice da chapa liderada por Moro. O assunto foi objeto de reunião das cúpulas do PSL e do DEM, em Brasília, na semana passada.

Conforme apuração da jornalista, a aliança enfrenta muita resistência. “Parlamentares e pré-candidatos do DEM preferem que o partido fique solto para que cada diretório estadual escolha se vai com Moro, com Jair Bolsonaro ou até com Lula, a depender das costuras locais e do desempenho deles nas pesquisas”, escreveu Malu Gaspar. Clique aqui para ler a coluna desta quarta-feira (22) na íntegra.

Refinaria Landulpho Alves, vendida neste ano à iniciativa privada
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados vão encerrar o ano de 2021 em estado de greve nacional, em protesto contra as ameaças que o governo Bolsonaro tem feito sobre um possível plano de privatização da Petrobras. A deliberação foi aprovada nas assembleias concluídas nesta quarta-feira (22).

“Isso significa que, caso o presidente Jair Bolsonaro tenha a audácia de apresentar no Congresso Nacional o projeto de lei que prevê a venda da estatal, a realização de uma das mais fortes greves da história do setor já está sinalizada”, explica o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar.

Deyvid garante que a FUP e seus sindicatos jamais vão aceitar calados o projeto de privatização. “A Petrobras está sendo esquartejada e, enquanto isso, o povo ainda paga preços exorbitantes pelos combustíveis”, denuncia.

REFINARIA NA BAHIA FOI VENDIDA POR 50% DO VALOR DE MERCADO, DIZ FUP

O dirigente lembra que, no último dia 30, a Petrobras concluiu a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, para o fundo Mubadala, por US$ 1,65 bilhão. Segundo a FUP, o valor é cerca de 50% menor do que o atribuído à refinaria pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

Também em 2021 foram assinados os contratos para a venda da Refinaria Isaac Sabbá (REMAN), no Amazonas, e da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.

Conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de março de 2015 até novembro de 2021, a Petrobras se desfez de 78 ativos, sendo 70 no Brasil e oito no exterior. Desse montante, 76% foram vendidos durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, com o total de R$ 152 bilhões.

Medalhistas baianos ao lado da chefe de equipe Luciana Costa (ao centro)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com quatro canoístas, o estado da Bahia foi muito bem representado no Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, conquistando quatro medalhas: três de ouro e uma de prata. A competição aconteceu de 17 a 19 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai.

Estreante do campeonato, Adalberto Assunção, 13 anos, natural de Ubatã, conquistou o primeiro lugar no pódio duas vezes, nas provas do C2 1.000 e no C2 500m misto, em dupla, respectivamente, com o baiano Tailon Nascimento e com a paranaense Giovana Busko. Também faturou a prata, nos C2 500m, em parceria com o itacareense Lucas Santos.

Já no feminino, Adriely Viana, 16 anos, também de Ubatã, foi medalha de ouro na prova do C2 500, na qual formou dupla com Giovana Busko. No total, o Brasil conquistou 30 medalhas, sendo 14 de ouro, 9 de prata e 7 de bronze

PROJETO INCENTIVA PRÁTICA DA CANOAGEM NO SUL DA BAHIA

Liderados pela chefe de equipe Luciana Costa, todos os quatro canoístas baianos são alunos do Projeto Remando no Litoral Sul, apoiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O projeto oferece aulas de iniciação esportiva em canoagem a 360 alunos de baixa renda, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 18 anos, nos núcleos de Itacaré, Ubatã, Ubaitaba e Maraú.

Assembleia ocorrerá na sede da APPI, no Malhado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação dos Diabéticos de Ilhéus publicou edital de convocação para a assembleia geral do próximo dia 7 de janeiro, sexta-feira, às 9h, na sede da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI-APLB), localizada em frente à Praça do Tamarineiro, no bairro Malhado.

A presidente Célia Oliveira Cardoso, Celinha, assina a convocação enviada à imprensa nesta quarta-feira (22). Segundo ela, a assembleia vai definir a comissão eleitoral da entidade, além de formalizar a filiação de novos associados.

Campanha Natal do Bem Cana Brava presenteia crianças de Olivença e região || Imagem ilustrativa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Cana Brava Resort promoveu nova edição do Natal do Bem Cana Brava para centenas de crianças de comunidades de Ilhéus, no sul da Bahia. A campanha entregou mais de 500 presentes a pequenos cidadãos de Olivença e localidades vizinhas, a exemplo da Aldeia Tabajairi, do povo tupinambá.

“Fazer o bem é sempre importante e atender a crianças carentes da nossa região é ainda mais especial. É um prazer muito grande saber que vamos contribuir para um Natal mais doce e feliz de tantos pequenos”, explicou o empresário Ednei Espírito Santo, diretor-geral do resort.

As doações aconteceram nos dias 17 e 21 deste mês. A iniciativa fechou o calendário 2021 da política de responsabilidade social da empresa. “Nosso objetivo é auxiliar e criar um legado positivo para toda a região”, acrescentou o diretor comercial Rafael Espírito Santo.

Desconto será garantido em pagamentos feitos até 10 de fevereiro de 2022
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (22), em publicação numa rede social, o governador Rui Costa (PT) informou que o estado garantirá desconto de 20% ao contribuinte que pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) 2022 em cota única até 10 de fevereiro do próximo ano. “É o dobro do desconto que foi dado neste ano de 2021”, acrescentou o petista.

Para efetuar o pagamento do tributo, o contribuinte por emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) por meio do site da Secretaria da Fazenda da Bahia . Outra opção é se dirigir aos bancos credenciados pela Sefaz, a exemplo do Banco do Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna antecipou, para esta quarta-feira (22), o pagamento dos salários de dezembro. De acordo com o secretário municipal da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, somente com este pagamento estão sendo injetados cerca de R$ 25 milhões na economia local.

“A determinação do prefeito Augusto Castro é pagar o salário do funcionalismo em dia, dentro do mês trabalhado”, comentou, destacando que com o pagamento no dia 17 da segunda parcela do 13º salário, outros  R$ 9 milhões aqueceram as vendas do comércio de Itabuna.

Desde o início da gestão do prefeito Augusto Castro que a política de valorização do servidor tem sido implantada. “Pagamos em dia, dentro do mês trabalhado. E, se possível, em situações como esta, antes do prazo estabelecido”, comentou o Secretário Davi Dultra.

Já em março, por exemplo, determinou o pagamento do tíquete- alimentação para os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias. Os agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) também tiveram autorizado reajuste salarial de 4,52% referente à reposição inflacionária do ano de 2020.

Segundo a lei, aprovada pela Câmara de Vereadores, o reajuste de 3% também foi retroativo a janeiro deste ano, enquanto 1,52% a partir de janeiro do próximo ano.

Em julho, o prefeito Augusto Castro sancionou as leis Municipais 2.552 e 2.553, que concedem benefícios aos servidores. As leis autorizam a revisão anual do vencimento-padrão dos servidores em 4,52% e os novos valores do tíquete-alimentação de R$ 425,00 para quem tem salário até R$ 2.500,00 e R$ 300,00 para quem recebe acima.

Recepcionista do Hospital Materno-Infantil atende gestantes surdas em Libras || Imagem ilustrativa
Tempo de leitura: 2 minutos

A Defesa Civil da Bahia informou o falecimento de uma mulher que ficou soterrada após deslizamento de terra em Ilhéus, no sul da Bahia. O incidente aconteceu durante as fortes chuvas que atingiram a região há duas semanas. A vítima foi hospitalizada, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na segunda-feira (20). Agora, o estado soma 16 mortes causadas por enchentes ou deslizamentos de terra ocorridos neste mês.

Os demais óbitos foram registrados nos municípios de Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (1), Ruy Barbosa (1) e Itapetinga (1).

Até o momento, a Bahia tem 3.336 desabrigados, 11.217 desalojados, 3 desaparecidos e 278 feridos. O total de pessoas afetadas pelas chuvas no estado chegou a 378.997.

CADASTRAMENTO PARA ENTREGA DE ELETRODOMÉSTICOS E OUTROS DONATIVOS

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) apoia o serviço de cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade que residem nos municípios atingidos pelas fortes chuvas no extremo-sul da Bahia. O trabalho é realizado junto com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Entre os itens que serão doados estão fogões e geladeiras, considerados essenciais, além de colchões e botijões de gás.

O cadastramento, que está na fase inicial, já tem 385 famílias de quatro bairros do município de Itamaraju inscritas. O próximo município a receber as equipes será Jucuruçu.

A iniciativa obedece à Lei nº 14.390, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e sancionada pelo governador Rui Costa, em 14 de dezembro de 2021. A Sudec tem a prerrogativa de emissão de documento comprovando que os eletrodomésticos acima citados foram destruídos e levados pelas enchentes. Além disso, as famílias que querem receber os fogões e geladeiras precisam estar escritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Atualizado às 14h30min.